BMW 328i Consumo e CO alto

Veículo: BMW 328i ano 95, sistema MS41

Bem curioso este caso, com consumo elevado e CO en torno de 10% a UCM diagnosticava falha de ignição no cilindro 1.

Mesmo permutando a bobina e a vela de ignição com outro cilindro, a falha persistia no cil. 1. Suspeitando das condições do motor, foram realizados testes de compressão e vazamento de cilindros que apresentaram resultados satisfatórios.

A verificação geral dos sensores e atuadores através do multímetro e scanner revelou que a tensão de sinal do medidor de massa de ar se mantinha entre 0,2 a 0,4 V acima do valor teórico para marcha lenta. Com a ajuda de um simulador (potenciômetro) foi enquadrada a tensão teórica do medidor de massa, notando-se assim a caída dos níveis de CO para valores próximos ao nominal e o cancelamento do erro.

Solução: Substituído o medidor de massa de ar.

Comentário: As diferenças próprias existente entre os cilindros, seja ela de natureza mecânica ou relacionada à admissão da mistura, tornavam este cilindro mais suscetível à falhas de ignição causadas pelo enriquecimento da mistura. O erro do medidor de massa inexiste para a UCM enquanto a tensão se encontra na faixa de 0,3 e 4,7V, portanto não é detectado.

Veja também:
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20 comentários:

  1. por favor preciso de informações sobre um bmw 328 esplicação sobre um botão ao lado da lavanca de marcha do cambio automatico

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  2. Poderia dar mais detalhes, modelo, ano, versão, como é o botão. Deseja saber a função?

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  3. Aonde posso achar o cabo do freio de mao da bmw 328 serie 3 e36 ano 96 ja procurei em minha cidade e na net e n encontro

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  4. Daniel, ????. apelemos para os colegas leitores: quem souber por favor coloque um post para o nosso colega.

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  5. Boa tarde, Aparecido. Parabéns pela iniciativa!
    Tenho uma BMW 328i E46 99, estou achando o consumo dela um pouco alto. O básico como filtros e velas foram trocados. Qual é um consumo normal para esse carro? está fazendo em torno de 5,5 km/L na cidade.

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  6. Lucas, consumo de um carro é muito relativo, depende de como você anda, da qualidade do combustível, sistema agregado como cambio, estado do motor, estrada, etc. Por princípio você deve scannear o sistema para verificar como está o funcionamento da regulagem lambda e sua adaptação, aí dará para ter uma idéia se existe problema na injeção. Verifique também se os demais sistemas estão em ordem. Você pode consultar o manual deste carro no link a seguir: http://www.bmwsections.com/resources/#vehicle_information_tools

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  7. Obrigado, Aparacido.
    Estou achando estranho porque mesmo sem trânsito e com uma tocada bastante leve ela tem tido esse consumo. Mas vou checar com um mecânico.
    Em algum daqueles links eu encontro os dados de funcionamento normais do carro? Como as leituras consideradas normais nos sensores de O2, entre outros.
    Aproveitando o contato, tenho uma dúvida, para onde vai a linha de vácuo que sai do tubo de admissão logo depois do sensor MAF? No meu carro só sai uma linha, diferente de outros que eu vi onde tem um conector em F de onde saem duas linhas. Obriagado novamente, um abraço!

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  8. Lucas há muitas informações no link é preciso explorar, infelizmente falta dados técnicos para reparação. Quanto a leitura que podem ser consideradas normais se divide em duas partes: experiência do mecânico e as confrontadas com manual de serviço. Para sensor de O2 tenho alguns post no blog que trata deste perfil, você pode ver no tag "sonda lambda". Quando a detalhes da mangueira da admssão varia com a versão do motor, seria necessário o modelo detalhado do veículo/motor/versão/VIN...

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  9. Aparecido,meu nome é Ramiro,tenho uma 328i 1997/98,que está com um defeito estranho.Logo depois que eu comprei o carro, ela começou a gastar muito combustível, e o escapamento ficou escuro, parecendo carro a diesel.Contatei o ex dono,e ele me disse que o carro ficou assim,e era o maf,e ele tinha trocado.Só que nessa troca,a luz do ASC parou de acender,e o botão não funciona,mas o controle atua nas rodas.Passei o scanner no carro,e acusou o maf,que eu troquei e não resolveu o problema,e o câmbio fica estranho com o maf ligado,retém as marchas, fica como se estivesse no modo Sport. Gostaria que vc me ajudasse nesse assunto.

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  10. Anônimo a ajuda que precisa é de alguém que trabalhe no carro e vai fundo neste problema. Sensor acusa erro, trocou, continua o erro, é preciso avançar nos testes para saber o que está causando tal problema. Verificar se o módulo recebe o sinal do sensor, testar o sistema elétrico se for incoerente a informação, verificar a pressão do coletor, se incoerente verificar se existe fuga de ar, se ok, testar compressão do motor, e por aí vai. Encontre um mecânico de verdade e que tenha equipamentos para encarar esta empreitada. daí em diante é só meter a mão na massa.

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  11. olá.
    procurando por informações acerca da possível causa do problema em meu carro, me depare com esse blog excepcional. antes de mais nada, parabéns pelas respostas coerentes e sensatas.

    Gostaria de um auxilio para solucionar um problema que surgiu em meu carro, uma BMW 323 iSport 98:
    derrepente, o painel de instrumentos simplesmente desligou... as luzes piloto, de freio, oleo, tc, funcionam perfeitamente, apenas os relógios e odometro não funcionam. outra coisa q pude observar é se desligar a ignição com os farois acesos, essas luzes piloto permanecem acesas como se a ignição estivesse ligada.

    procurei por fusiveis queimados, mal contato em relés, mas não encontrei nada.
    retirei o painel e os conectores estavam perfeitamente encaixados.

    Depois de deixar o carro com a bateria desconectada durante a noite afim de eliminar possível interferência de eletricidade estática, vi q hj pela manha, a luz de aviso de alta temperatura permanece ligada mesmo com o carro desligado, luz essa q não acendia assim q o problema surgiu.

    gostaria de saber por onde começar a procurar, tendo em vista que na região onde moro não existem oficinas especializadas em bmw, e como eu trabalhei algum tempo em mecânica e sou fascinado pelo ramo, costumo fazer as manutenções por conta própria.

    desde já agradeço a atenção.



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    1. Marcelo, é comum defeito de conexões a massa no chicote do painel ou um circuito que tem ligação com o mesmo. Se não for isto, o que é mais provável, terá que scannear para evitar enganos com suposições.

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  12. Boa tarde minha 328i oscila lenta e não tem nada de força as vezes..bebe muito e acusa sensor de escape...já troqueisolenoide vamos. ...sensor de exaustao tudo original...continua o erro no scaner falha posicionamento sensor exaust As vezes anda bem...Alguém teria algo para me ajudar....só não desmontei o vamos todo pra ver se pode ser o reparo Alguém poderia ter uma opinião?
    Obrigado

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    1. o sensor a que se refere é o sensor de posição da egr? se for pode estar travando aberto.

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  13. Pois é troquei os dois sensores do comando...admissão e exaustão e as duas solenidades no vamos...
    O sr acha que pode ser na parte mecânica do vanos que o pistão possa tarde travado e assim não fazer o avanço? O scanner continua marcando camshaft position sensor
    Mas é tudo novo menos a parte mecânica

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  14. Pode ser que me expressei mal...mas é o sensor de fase do comando do escape que tá dando esse erro no scanner e sucessivamente as vezes perda de potência e dificuldade pra pegar e oscilação na lenta.
    Obrigado

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    1. revise o conector e cabos de ligação quanto a mau contato ou interrupção. Se a parte elétrica estiver ok deve ir para a mecânica.

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    2. Se você está usando um sensor chinês comprado de mercadolivre ou lojas de injeção eletrônica por aqui, recomendo que faça o teste com um sensor original BMW. Esses paralelos costumam dar problemas intermitentes. Revise o chicote todo também.

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  15. Só pra compartilhar com vista...fiz o seguinte teste,desliguei o conector do referido sensor do escape,por incrível que pareça o carro está com a lenta excelente força em baixa só em alta falta resposta.Bebe bastante.
    Quanto aos sensores coloquei um da marca Heycco e um original BMW.
    Como falei antes não deu resultado.
    Vou analisar chicote até no módulo pra ver se acho algo de anormal.
    Grato.

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