Construa um simulador de sensores

Muitos sensores fornecem à unidade de gerenciamento do motor uma tensão (voltagem) contínua para o cálculo da grandeza correspondente. Qualquer desvio na tensão do sensor gera imprecisão nos cálculos e no comando das funções programadas. A substituição é um recurso bastante empregado para avaliar se o componente está defeituoso.

Um simulador de sensores pode evitar a troca desnecessária de componentes e também ajudar na verificação das funções do módulo. Potenciômetros, sensores de carga, de temperatura, nível e outros similares podem ser simulados com o uso de décadas resistivas ou uma fonte de tensão variável. Também pode ser empregado um potenciômetro multivoltas, um elemento simples que permite ajustes precisos e sem interrupção do sinal.

Veja esquema de ligação:
Esquema do simulador de sensores.

Os resistores de 100 Ohm são opcionais, devem ser usados como proteção de curto circuito acidental ao ligar a uma fonte de tensão.
O número dos bornes dependem do potenciômetro adquirido. No esquema acima a resistência aumenta no sentido horário de giro do potenciômetro.   

Material:
Potenciômetro fio 5 ou 10 KOhm – 10 voltas
2 Resistores 100 Ohm (marrom,preto,marrom) – 1/8 W
Outros: Caixa, bornes 4 mm (pode ser usado outra medida de sua preferencia) – vermelho, verde, preto, espaguete isolador, Knob, fio #22 flexível.

Detalhes de montagem do simulador com potenciômetro, o qual uso no meu trabalho.Montagem:
Veja figura 1. Isolar os terminais dos resistores de 100 Ohm com espaquete ou a capa de um fio, deixando descoberto 3 mm em cada ponta. Soldar uma das extremidades de um dos resistores no pino (1) (capa preta) e o outro ao pino (3) do potenciômetro (capa vermelha). Solde no terminal do cursor um pedaço de fio de ligação fino (fio azul).
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Na foto 2 pode ser visto os detalhes de montagem na caixa (usei uma caixa reciclada de uma velha fonte). Faça a furação de acordo com os componentes que disponha. Monte o potenciômetro e os bornes de conexão. Solde as outras extremidades dos resistores nos bornes preto e vermelho respectivamente. Solde o fio azul do cursor no borne verde (central)
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A foto 3 ilustra a caixa acabada.
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Preparar cabos com pino banana 4 mm em uma ponta e na outra use o terminal de acordo com os conectores no veículo.

Prova e uso:
Ligue o borne vermelho ao positivo de uma fonte de tensão/bateria de 5 ou 12 V, e o borne preto ao negativo. Com um multímetro ligado entre o borne preto e verde, gire o potenciômetro para obter uma tensão variável próxima de zero e o máximo de alimentação.  
Veja uso nos links que segue:

63 comentários:

  1. Muito obrigado Aparecido, nao somente por esta mas por todas as postagens que sao muito boas. parabens

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  2. Edmarcos

    Bela postagem,simples e eficiente.
    Obrigado por ter nos informado atraves do forum JOB.
    Boa sorte...

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  3. VC PODERIA ME MANDAR O ESQUEMA DE LIGAÇÃO E A FORMA DE MONTAR O SIMULADOR

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  4. Veja a atualização do post, qualquer duvida entre em contato.

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    1. Amigo fiz com um 5k porém sem resistor , o potenciômetro literalmente pegou fogo quando liguei ao terminal positivo e negativo da bateria poderia me ajuda ?

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  5. Aparecido , o simulador funciona como uma década resistiva ? Teríamos então uma resistência variável de 0 a 100 ohm ? É isto ? Obrigado .

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  6. Grande Marcelo, tudo bem? sim funciona como uma década se você usar um potenciômetro de 5K (5000 Ohm) poderá variar de 0 a 5000 ou de 10K (poderá variar de 0 a 10.000. com 5 K abrange quase tudo em termos de sensor de temperatura e no caso de sensores acima de 5 K daria para fazer parcial. Outra opção é usar um potenciômetro de 10K e colocar um resistor de 10 K em paralelo com o potenciômetro quando quiser uma faixa mais curta. Por exemplo para simular o sensor de nível eu coloco um resistor de 570 Ohm em paralelo e aí tenho uma variação de 0 a 500 Ohms.

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  7. Aparicio bom dia qual o resistor e o diodo que coloco para proteger um rele em uma simuladora

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  8. Fábio, não está claro se você está se referindo a este simulador ou a bobina de um relê, se for este simulador é o que está descrito no texto (100 Ohms). Se for na bobina do relê pode ser usado qualquer diodo de uso geral (1N4001, 1N4148)sem resistor ou se usar um resistor de 560 Ohms em paralelo com a bobina estará limitando a tensão a 30 V de pico. Se for outra coisa que queria por favor reformule a pergunta.

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  9. Sou técnico em Automobilístico especialista em injeção Eletrônica e faço uso deste dispositivo a muitos anos. Gostei muito do seu blog se precisar de alguma informação estou a disposição. Bellicar@bol.com.br. São pessoas assim não exclusivistas que fazem a diferença. Fica com Deus abraço.

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  10. Dr. Auto, obrigado pela abertura dos seus préstimos, da minha parte também estou as ordens.

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  11. Olá Aparecido primeiramente quero parabenizar pelo seu trabalho.E confesso que nunca vi postagens tão bem explicadas é diretas. Mais pois bem, gostaria de dar uma sugestão se você gostaria de postar um esquema de um simulador de rotação, isso seria muito interessante para nós. obg.

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  12. eletrocar, grato por suas palavras de carinho. Simular um sensor hall/indutivo simples é fácil e o circuito seria bem simples. Fazer um simulador mais poderoso para atender as necessidades de sistemas hall/indutivo com rodas dentadas de diferentes números de dentes, seria mais complexo. A construção tipo hobby seria dispendiosa e os gastos se aproximaria muito de um modelo profissional. Sua sugestão está registrada, vou implementar algo que seja mais simples na medida do possível.

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  13. Olá Aparecido! Estou entrando na área de climatização automotiva e por enquanto não posso adquirir um bom scanner. Por isso tenho que utilizar os métodos convecionais tipo ponta de teste, multímetro... e agora vou passar a usar também esse simulador para os sensores de temperatura A/C (0-5v)e também para o transdutor de pressão variável(até 12v). Isso fazendo os testes em linha no circuito (isolando os sensores), com o sinal vindo da UCE passando pelo simulador e retornando para mesma(UCE).
    Minha pergunta seria: posso montar 1 com as características do esquema postado ou o que vc acharia melhor pra me atender? Até mais!

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  14. Fabiano você pode montar e testar como o o que foi proposto. Se aparecer alguma necessidade especial poderá fazer modificação necessária.

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  15. Colega, muito util sua informação, gostaria de saber se é possivel ( e facil de instalar junto um painel digital para contrrole. Obrigado

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  16. Gasttron, não entendí o que você quer fazer???
    que painel? que veículo? para que finalidade?

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  17. Aparecido, Seria para saber qtos volts esta sendo utilizado, dai qdo girasse o botão do potenciometro, já dava para ver o valor. Obrigado

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  18. Gasttron é um componente multiuso, pode ser usado para simular um valor de resistência, tensão, temperatura, pressão, etc. assim o usuário pode adicionar o medidor de acordo com a situação ou mesmo nem usar a referência de voltagem se assim desejar.

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  19. Amigo, esse esquema pode ser usado no lugar de um sensor hall?magnético? Grato

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    1. Não, como pode ver no post alguns exemplos, serve apenas para gerar um sinal de voltagem variável ou sinal analógico.

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  20. muito bom estou montando um simulador e vc ajudou muito com esta postagem

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  21. Ola amigo.... sou leigo nesse assunto..... mas preciso simular resistencia para um marcador de combustivel.... se eu montar exatamente igual esse da sua imagem ....vai funcionar ? se puder dar uma dica ficaria muito agradecido.....abcs

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    1. Hélio, para o marcador de combustível teria que usar um potenciometro de 500 ohm e Eliminar os resistores de 100.

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    2. Ola amigo , também queria fazer um simulador de nível de combustível , seria um potenciômetro de 500K hom ? ou é outra especificação ?

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    3. Aparecido muitíssimo obrigado ,ja estou seguindo seu canal .

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    4. Aparecido ,para que serviria o borne sinal? E como devo proceder para simular a boia de nível de combustível ?

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    5. sinal é a referência variável de resistência ou tensão para testar a entrada de medição do módulo/painel. E ela que fará o indicador de combustível variar, por exemplo.

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    6. BOA TARDE APARECIDO OLIVEIRA, eliminando o resistor de 100ohm não iria possivelmente fecha curto dentro do potenciometro conforme o aumento da resistência feito pelo mesmo?

      e se eu quiser simular a resistência com escala de 1 a 99.999 ohms devo usar um potenciometro de 100k correto ?

      desde já agradeço e lhe informo que sou leigo no assunto!

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    7. só se você errar ao ligar em uma fonte com o positivo ou negativo no cursor do potenciometro. Para simular valores altos o unico problema seria a sensibilidade, ao menor movimento varia muito e seria super dificil ajustar um valor pequeno. Para resolver isto teria que usar varios potenciometros em série. Ficaria caro e compensaria comprar uma década de resistências.

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  22. ola amigo me tire uma duvida posso usar ele para enganar o MAP,pois eu pretendia aumentar a dosagem de conbustivel e ponto do carro

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    1. Douglas
      vc conseguiu enganar a central para economizar combustivel fiz no meu carro só com o potenciometro de 20K ficou bom uns dias agora bagunçou a rotação

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  23. Duglas, o sinal do map é dinâmico, varia com a carga do motor. Já o simulador é estático só pode ser alterado manualmente. Como pretende resolver isto?

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  24. parabens amigo estamos precisando de pessoas assim que ajude os mecanicos no dia a dia pois equipamentos estao custando muito caros

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  25. Muito bom essa dica, fiz um como no esquema, e gostaria de saber se posso trocar o resistor de 100ohms por um de menor valor, pq com o de 100 o valor mínimo que consigo é de 124 ohms, ou usar sem resistor mesmo, se teria algum problema.desde já agradeço

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  26. pode usar sem resistor Thiago, ele é opcional.

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  27. Aparecido muito bom a explicaçao,mim tira só uma dúvida para usar como simulador de sensor de nivel o resistor de 500ohm eu colo co em paralelo em quais pinos do potenciometro

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  28. da pra testar marcado de combustivel e como seria ligado no marcadro pra testar

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    1. João, você desliga o conector do tanque e liga nos dois fios finos que vai para o painel. Usa o sinal é claro e um dos laterais. Para isto deveria usar um potenciômetro de 500 Ohms. para usar este que mostro aqui poderia ligar um resistor de 560 Ohms em paralelo com os dois fios que vai usar para teste.

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  29. Boa tarde, gostaria de saber se é possível simular 0,5v? No caso seria para testar o map com o motor em marcha lenta, assim simulando 0,5v fixo sem alteração.

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  30. ola aparecido para simular uma rpm do motor este serve ou qual voce endica br.

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  31. ola aparecido para simular uma rpm do motor este serve ou qual voce endica br.

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    1. iezo para rpm precisa de um pulsador de acordo com o tipo de sensor

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    2. Bom dia! Show de bola, Não podia ser melhor. Suas postagem para mim que estou começando, incentivam muito, pois são da melhor qualidade. Parabéns, ganhou mais amigo.

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  32. Boa noite, estou usando um pot de audio de 5KA no lugar desse outro pois nao encontrei por aqui, testei o marcador de temperatura e combustivel do painel e tive resultados bons, existe alguma forma de testar o RPM e velocimetro ?

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  33. E não precisa do lm317, será que não queima fácil esse sistema achei bem simples e até montei ele mas não usei ainda, como vai aquecer um pouco né, parabéns pelo trabalho

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    1. este não serve como fonte de alimentação, pois é uma fonte de sinal onde a corrente é muito baixa. veja video de uso.

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  34. Olá amigo gostaria que me ajudasse fiz com potenciômetro 10 k resistores 100 ohms como dize só que meu a regulagem da 20- negativo até 45 graus aí não consigo acionar ventoinha o que será que deu errado pois fiz certinho como mostra na foto e os teste e ligação estão certo também se puder me ajudar te agradeço

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    1. colega a unica explicação é que sua resistência mínima está alta: Fecha todo o potenciômetro e meça, tem que chegar próximo de 150 Ohms, se não chega tem algo errado, revise se os resistores estão corretos ou se não tem nada errado com o potenciômetro. é só medir.

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  35. Posso usar esse sistema para simular o potenciômetro de da linha Monza Kadett ....

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  36. Oi aparecido é um prazer assistir seus vídeos é muito inteligente obrigado!

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  37. boa noite amigo gostaria de tira uma duvida sobre em caso de uma ecu de abs esta com problema posso fazer um jamper da can high de entrada com a can high de saida e can low de entrada e can low saida desde que eu desligue a alimentação completa da ecu so para confirma ser esta com defeito

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    1. se for a mesna rede, pode. Mas isso pode criar outro problema na rede. Não é a melhor maneira de fazer isto.

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  38. Olá, da pra simular o sinal da sonda pós catalisador?

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