Sonda Lambda com defeito

Frequentemente ocorrem casos em que, mesmo após a troca da sonda Lambda, o defeito ou sintoma de falha permanece, inclusive o erro da sonda volta a ser memorizado na UCM.

Qual é a razão? 
A sonda lambda é o sensor usado para detectar o teor de oxigênio no gás de escapamento. O sinal gerado pela sonda é usado pela unidade de comando do motor para calcular a relação de mistura ar-combustível queimada no motor. Desvios da mistura programada são corrigidos através do controle do volume de combustível a ser injetado. Um erro atribuído a sonda lambda será gerado, caso não seja possível a compensação da mistura.
O que significa isso? 
Por exemplo: Ao falhar a vela de ignição de um cilindro, haverá um aumento do volume de oxigênio no gás de escape. A sonda lambda emitirá um sinal detectando o excesso de ar, e o módulo de controle do motor interpretará como sendo uma mistura pobre. A reação do controle do sistema será aumentar o volume de combustível injetado, como medida de correção.

Sabendo como reage o comando do sistema, podemos deduzir neste exemplo, por mais que se aumente o volume de combustível injetado a mistura não será compensada, pois existe uma falha de combustão. Possivelmente causará aumento no consumo de combustível, falhas no funcionamento do motor e irá memorizar erros relacionados a sonda, tipo: mistura pobre ou sonda defeituosa.
Leitura da memória de defeitos na UCM, erro de sonda lambda
De maneira idêntica qualquer outra falha que altere fortemente a mistura, pode gravar um erro de mau funcionamento atribuindo-o à sonda Lambda, como: mistura muito rica, muito pobre ou sonda defeituosa. Veja figura do scanner acima. 

Possíveis causas que induzem a sonda lambda ao erro de funcionamento:
Sensores ou atuadores com defeito, mecânica do motor com defeito, sistema de ignição defeituoso, fuga de ar no coletor de admissão ou escape, sistema de arrefecimento do motor defeituoso, sistema de combustível com pressão muito alta/muito baixa/com fuga, etc.

O que fazer?
Investigue todos os elementos que tenham relação com a falha memorizada, corrija o problema encontrado. Não se deve trocar a sonda Lambda, exceto se testes específicos comprovarem que ela esteja defeituosa ou sofreu algum dano em consequência do mau funcionamento.

Veja também:
Mais erros que abordam a sonda lambda
Erros de adaptação do A/F em carros flex fuel
Sonda lambda após o catalisador

488 comentários:

  1. Aparecido,

    Quando é trocado um sensor Sonda Lambda, é necessário "resetar" ou zerar o módulo de injeção? ele guarda alguma informação sobre a sonda anterior?

    grato,
    ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Em condições normais, ao funcionar o motor a correção da mistura é feita imediatamente e após cumprir o ciclo de trabalho programado os valores adaptativos (aditivo/multiplicativo), se houver, são atualizados. Em alguns sistemas existe a possibilidade de apagar os parâmetros adaptativos da sonda, porém não é obrigatório. Entende-se que ao regularizar o funcionamento do motor os valores adaptativos que se deram devido ao mau funcionamento não deve existir ou serão pequenos, portanto ao apagar-los evita-se um longo processo de adaptação que naturalmente irá ocorrer.

    ResponderExcluir
  3. Aparecido, comprei um uno 1.5 96 para trabalhar(gasolina).Ao ligar de manhã pega fácil mas fica acelerado(como se tivesse um afogador puxado)por uns 5 minutos.Depois normaliza.
    Depois de quente as vezes fica ruim pra pegar(fica como se estivesse afogado). Tá bebendo.
    Tem uma mangueirinha fina que sai do duto de ar(junto com uma grossa que vai pra parte de trás do motor que tem uma tela-filtro por dentro).Então essa mang.fina tá bloqueada por dentro. Se tiro o bloqueio a marcha lenta fica instável. Será a sonda culpada desses problemas?
    Muito obrigado.
    Fabiano - BH

    ResponderExcluir
  4. boa noite amigo. comprei um fox 2007/08 a pouco tempo 1.0 e estou notando que ele esta consumindo mt. na gasolina na estrada ele nao passa de 10 km por litro. ja troquei as velas, cabo de velas e filtro de ar e nada resolve, sera que pode ser essa tal de sonda lambda? eu tbm tenho um gol g5 2009 que e praticamente o mesmo carro e nao e assim. notei que o fox anda com o giro do motor mais alto do que o gol. a 100 kms por hora por exemplo o gol permanece em 3000 giros e o fox 4000 giros ? to achando nada normal mais nao sei mais o que fazer pra ele melhorar. tem alguma dica, essa diferença no giro tem haver ou e anomalia ? por favor me ajude. obrigado. se puder me envie um e-mail com a resposta por gentileza. e-mail. anjelo.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Angelo, sua observação quanto a rotação é válida para o mesmo tipo de câmbio e com a marcha igual.Compare com outro carro do mesmo modelo. Faça a leitura do A/F (com scanner)para certificar se corresponde ao combustível que está usando.É comum o erro de adaptação de combustível,se este for o caso, os fatores que podem causar esta falha são inúmeros. Como você citou, a sonda lambda está entre as possibilidades, porém certifique-se que não haja falha mecânica no motor ou em um dos componentes do sistema de injeção. Comece com o scanner para evitar gastos desnecessários.

    ResponderExcluir
  6. Bem,boa noite!
    Meu nome é Fábio e tenho um palio weekend 04/05 flex + GNV e estou tendo uma dor de cabeça danada. Pra começo eu troquei velas e cabos originais a duas semanas. e o "problema" persiste.ao passar o escâner aparece Falha na sonda lambda este problema esta a mais de 8 meses e não consigo resolver.já serei o modulo já fiquei andando só com etanol sem usar o GNV só Gasolina. quando acende a luz da injeção o carro quase para mais não morre. Oque faço????

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Fábio primeiro você tem que se certificar da boa condição mecânica do motor: compressão dos cilindros,fuga, válvulas, ausência de fuga no coletor admissão/escape. Revise as modificações que porventura foram feitas para introduzir o GNV, emulador da sonda por exemplo, que possa prejudicar o sinal da sonda.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia estou com problemas com o meu ford ka 2010 ele esta gantao de mas,na gasolina ,ele ta fazendo a mesma media tanto no alcool como na gasolina ja mandei revisar e o mecanico trocou as velas ,cabos e bobina, sera que poder ser o caso de trocar a sonda lambda? O carro esta com 82mil k/m isso faz diferenção?

    ResponderExcluir
  9. Alex se o motor está com a mecânica em ordem não importa o km. São tantos as peças que poderiam ser o problema que é inviável trocar uma a uma até encontrar o defeito, por isso existe o scanner. Com conhecimento pode ser feito um diagnóstico mais certeiro. No post foi resaltado estes pontos. Procure uma oficina especializada em diagnóstico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O scanner e uma bosta,tenho um gol g3 mi estava consumindo muito passei o scanner em quatro oficinas inclusive em uma autorizadae todas diziam que está ok mais o consumo e a falha continua,então li sobre a sonda lambda e sem ajuda de mecânico descobri o defeito que nen o scanner descobriu. Era a sonda com defeito foi so eu trocar e o carro voltou ao normal. Scanner não é 100% confiável....

      Excluir
  10. ola amigo, meu nome e claudemir. tenho ums strada 99, 1.5 oconsumo esta em 8.3 km por litro tem cheiro forte no escapamneto sinal de sonda lambda, o caro amda normal derepente perde força em rotação lenta da estouros no escape como descargas. derepente normaliza,as veses e presciso desçigsr o caro dai ele anda normal denovo, pasei por um mecanico ele mexeu em um sensor e regulou melhorou 1o dias derepente do nada aconteceu de novo fato isolado e não ocoreu mais no escaner apareceu falha na sonda lambda falha na lux do painel eum outra falha que não lenbro agora, nesse caso especifico a somda pode estar boa ainda mesmo acusando esta falha e o problema ser em outro conponente aguardo resposta

    ResponderExcluir
  11. Claudemir, o erro de sonda não significa que ela está com defeito, qualquer falha que impossibilite a regulação da mistura pode registrar este erro.
    Verifique o sistema de ignição - velas, cabos, bobina.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Aparecido, tenho um polo 1.6VHT 2009, e o mesmo vem apresentando falhas na marcha lenta e consumo elevado.
    Ja troquei velas, cabos e limpei os bicos, mudei o combustivel pra gasolina e voltei pro alcool, troque de posto e nada, pode ser sonda lambda ou bobina?
    Qual o mais provavel?
    Alguma outra dica?
    Grato
    Fernando

    ResponderExcluir
  13. Fernando o ponto de partida é verificar com o scanner se o AF corresponde ao tipo de combustível usado.A partir daí ver os demais parâmetros e erros gravados.

    ResponderExcluir
  14. Ola boa noite tenho um corolla 1,8 2005, apresentou falha na injeção fiz o rastreamento e acusou falha da sonda lambda, comprei uma sonda universal, só que quando transito na cidade não aparece a falha mas se andar em distancia maiores com mais velocidade a falha aparece. Um mecânico me informou que só vai resolver se eu comprar a sonda original. Gostaria de uma opnião

    ResponderExcluir
  15. Jarbas você não disse qual sonda usou (modelo-fabricante). Se a sonda universal é recomendada pelo fabricante para este carro e foi instalada corretamente não há problema. Erros de sonda vão ocorrer por outras razões mesmo que a sonda esteja em ordem, como descrito no post.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Aparecido! Tenho um ford ka 2011, e estou com a luz no painel do motor de ignição acessa indicando mau funcionamento da slim. Notei que ocorrem falhas na aceleração e estando na 2ª ou 3 ª marcha, escuto estouros no escapamento. Isso ocorreu depois de quase encher o tanque de gasolina, porém já usei toda a gasolina do tanque e já abasteci 3 vezes com gasolina aditivada e o problema persiste. Tem alguma dica p/ eu ver ou não ser enganado por mecânicos.
    Muito obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo pode ter ocorrido um erro de adaptação de combustível. Para saber é preciso usar o scanner para confirmar se os valores de AF corresponde ao de gasolina.
    Se tiver fora force a adaptação com o scanner e ande com o carro para ver se vai permanecer, caso contrário há algum tipo de falha.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela resposta Aparecido, eram as velas e os cabos. O carro ficou 100%.

    ResponderExcluir
  19. Ademilson(Campinas).29 de maio de 2013 às 16:45

    Olá Aparecido!O meu carro é um Corsa sedam 1999,os seus problemas são:
    -Alto consumo de combustível.
    -Perda de força ao nos primeiros 10 minutos(preciso deixar um tempo ligado).
    -Cheiro muito forte de Gasolina.
    -Fumaça muito escura saindo do escapamento.
    -Ascende a luz da injeção.
    Por favor me ajude desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Ademillson, pode ser um afogamento do motor ou falha de ignição. As falhas mais prováveis para o afogamento são: sensor de temperatura do motor defeituoso ou circuito interrompido, alta pressão de combustível. Teste o sensor e o circuito e examine a manqueiras de retorno do combustível e regulador de pressão. Se estiver em ordem avalie o sistema de ignição: velas, bobinas e cabos de ignição.

    ResponderExcluir
  21. Olá aparecido! Tenho um focus 2003 1.8 16v Zetec. Apos o motor chegar a sua temperatura normal de funcionamento ele dá uma pequena falhada em marcha lenta quase imperceptível, pode ser a sonda lambda? As velas foram trocadas, os bicos limpos, cabos de vela estão em ordem e o consumo esta normal 9,5 na cidade e 12,5 estrada...

    ResponderExcluir
  22. Milton todos que me consultam gostaria que eu pudesse dar um diagnóstico exato, isto não existe. Trocar peças aleatoriamente nem pensar! O que pode ser dito é as causas prováveis e que deve ser investigada com conhecimento e equipamentos adequados. Com relação a sua pergunta sobre a sonda Lambda a resposta é: muito raro que ela faça falhar o motor. O que deve ser feito é um escaneamento do sistema para ver se há algo anormal com relação a mistura ar/combustível ou erros gravados que sejam compatíveis com esta situação. É a maneira de direcionar o diagnóstico de outra forma é "chutômetro".

    ResponderExcluir
  23. Olá Aparecido,
    Comprei um Corsa Classic 2009/2009 que funcionava com o GNV, porem agora retirei o GAS somente uso gasolina, com isso começou a apresentar o defeito na Sonda Lambda, troquei por duas vezes e a mesma apresenta defeito, o mecânico alega que o modulo esta gravado o uso de GAS e por isso estar queimando a SONDA, quando faço a troca da SONDA eu consigo rodar por uns 200 a 300 km mas assim que ligo o Ar-Condicionado começar apresentar o defeito de SONDA queimada (o carro desliga, e não consigo ligar ate que o carro esfrie, com o carro frio consigo andar por mais uns Km porem volta desligar novamente.) Mediante estar descrição acima o que devo fazer, o que devo verificar ???

    ResponderExcluir
  24. Rubens, a sonda não queima assim, com o uso do gás e UC gasolina ligada ocorre uma adaptação de mistura errônea que fica gravada no módulo. O que deve ser feito é certificar que o motor não foi afetado com o uso do gás (costuma danificar válvulas de admissão) e examine e limpe os injetores, se necessário, podem ter sido afetado pelo uso do gás. Examine a pressão e vazão da bomba de combustível. Faça o scaneamento da unidade de comando do motor e limpe os parâmetros adaptativos (reset)do corpo de borboleta e adaptação Lambda. Verifique se não há entrada de ar no coletor (furos feitos para adaptar o kit gás ou membrana do kit furada). Revise a abertura das velas (fechadas para uso no gás)ou troque as mesmas se tiver muito tempo de uso. Em resumo: se a mistura não estiver correta vai dar erro de sonda, sempre.

    ResponderExcluir
  25. Aparecido, tenho um civic 99, ele apresenta falha nas trocas de marchas, e quando arranco o carro é necessário subir o giro para que não engasgue, quando o giro sobe em torno de 3000 ele para, apresenta um pouco de perda da potencia e está bebendo muito está fazendo media de 7,5 quando o normal é de 10,5, ja troquei cabos e velas e nada, pode ser a sonda lambda? ouvi falar que esse carro apresenta muito esse problema de sonda. Grato desde já.

    ResponderExcluir
  26. Por favor, tenho um golf 2.0 ano 2000, falha só qdo está frio depois que esquenta fica quase que normal, apresentando umas pequenas falhas qdo paro com ele, mesmo pq é automático, andando em alta até fica razoável, já troquei velas, cabos, bobina, e ainda continua, melhorou bem mas ainda pela manhã fica como se 1 cilindro não funcionasse, sem contar o cheiro de combustivel muito forte e se acelerar estoura o escape, acha que pode ser sonda ? que dica pode me dar ? luz da injeção não acende, nem depois de ficar desligado muito tempo ou pela manhã, qdo é muito pior, agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  27. Olá Aparecido, Gostaria de orientação. Tenho um Agile LTZ,fabricado em dezembro de 2010, está com 43.000 km, uso na maioria das vezes gasolina aditivada Petrobras ou Shell, nunca usei álcool. Aos 40.000 km fiz revisão troquei velas, cabos de vela, filtro de combustível, filtro de ar e tudo estava normal. Entretanto há uma semana o veículo acendeu luz da injeção, apesar disso não apresentou nenhuma falha na performance, pegando facilmente, subindo ladeiras facilmente, arrancadas normais etc. No teste de scanner bosche indicou falha na sonda lambda e catalisador; o mecânico apagou o erro e disse que observasse para ver se o defeito votasse; 2 dias depois novamente acendeu a luz e levei a outra oficina que na leitura indicou de novo defeito na sonda lambida e catalisador, demais parâmetros avaliados estavam normais.
    Em busca de informações aqui na internet encontrei várias informações inclusive que a sonda lambida é um componente que dura mais de 80.000 km, e em outros sites que muitas vezes a sonda lambida é condenada e trocada sem ter problemas. Como é um componente que tem um custo não muito barato (700,00) estou na dúvida o que devo fazer. O mecânico disse que deveria trocar a sonda lambida e observar, se o problema persistisse teria de trocar também o catalisador ( 800,00).
    Há possibilidade de agua em período de chuva afetar este componente?
    Trocar o combustível de gasolina para álcool resolveria o problema?
    Já lí em outro site que este problema de catalisador é um problema crônico nos veículos GM- Agile.
    Que vc me orienta?
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  28. Teixeira, não basta ler e apagar a memória de erros, é necessário interpretar alguns parâmetros para entender o que se passa. Trocar a sonda e o catalisador será um erro. Consulte um técnico experiente que possa ler e interpretar os valores adaptativos da mistura. Nos veículos flex é comum haver adaptação errônea da mistura. No post você pode ver as principais problemas que causa um desvio da mistura e portanto, pode deslocar o ponto de operação da sonda. O erro registrado a princípio somente quer dizer que a sonda detecta uma mistura fora da faixa de tolerância. O teste da sonda é simples, sendo um gerador de eletricidade (uma pilha) ela deve gerar uma voltagem sob mistura rica, se isto acontece a sonda está boa.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo, o cheiro forte de combustível e estouro no escapamento indica um excesso ou queima incompleta em um ou mais cilindros. Se a falha é percebida em um cilindro verifique a possibilidade de ser injetor gotejando ou sujo ou defeito no mecânico no cilindro do motor. examine a vela quanto a carbonização ou molhada de combustível. Certifique que a abertura das velas estão conforme determinado pelo fabricante. Em caso de falha generalizada em todos os cilindros, verifique se a temperatura motor está correta: pode existir uma inconsistência por falha do sensor de temperatura do motor ou falha no sistema de arrefecimento (válvula termostática, por exemplo). Verifique o sistema de combustível quanto a pressão de funcionamento e fuga de combustível no regulador de pressão, é comum fuga através do diafragma do regulador para o coletor de admissão.

    ResponderExcluir
  30. boa noite! tenho um palio weekend 97 1.5 já fiz todo serviço de injeção troquei velas cabos uma bobina mas o carro ficou consumindo muito combustível foi passado o escâner acusou sonda lambda. troquei e o carro continua bebendo muito, falhando e dando estouros pelo escapamento. mas quando desligo a sonda o carro fica bom. o que sera isso...

    ResponderExcluir
  31. Juninho a sonda somente indica que a queima está mal. Revise considerando o que sugere este post. Se o problema não existia antes da revisão, então considere que algo não ficou bem.

    ResponderExcluir
  32. Tenho um gol g4 2006 1.6, ele esta com a aceleração oscilando muito hora aceleração alta hora aceleração baixa quando vou deixar em pondo morto ele continua ociando ate apagar quando ando ele continua aceleração baixa e alta e fica tipo dando uns trancos perdendo a força fica oscilando muito levei na oficina foi feito a troca da velas feito a limpeza dos bicos troca dos filtros de ar e de combustível foi passado no computador e dava falhas no sensor map q regula a entrada e saída d ar mas foi feito a troca por novo e continuou apresentando a falha essa e aunica falha q apresenta no computador o que vc acha q pode ser a central ou a sonda lambda???

    ResponderExcluir
  33. Anônimo, a rotação do motor é controlada pelo corpo de borboleta aceleradora, se esta não se mantém é possível que este se encontre sujo ou defeituoso. Faça, se necessário, a limpeza do corpo de borboleta e reset do mesmo (ajuste básico feito com o scanner) se persistir verifique se as engrenagens da bobrboleta estão em ordem, costumam quebrar ou emperrar.
    Verifique se não há fuga no coletor de admissão, isto faz o carro ficar acelerado/instável e dar erros de sensor MAP, também.

    ResponderExcluir
  34. Ola, tenho um corsa e dpois de uma colisao, a parte externa da sonda lambda aquela que parece cerâmica quebrou mas sem danificar o fio.já se passou 1ano e funcionando normal mas, ultimamente ta rateando minha dúvida e será q a sonda tá com defeito ?

    ResponderExcluir
  35. Daniel, independente do aspecto da sonda é aconselhável fazer um diagnóstico com o scanner. Se está falhando é provável que encontrará registros de mistura/regulação Lambda, más isto isoladamente não atesta que a sonda está defeituosa. Revise velas e cabos de ignição, pressão de combustível, mangueiras do coletor de admissão, etc.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Aparecido, tenho um Palio Weekend 2001, 1.6 16v, o carro aqueceu, tive que fazer a parte de cima do motor, fiz limpeza de bico as velas tem 4 meses de uso, depois disso o carro começou a consumir bastante gasolina até que começou a engasgar e sair fumaça preta. no gnv ele funciona normalmente. levei em uma convertedora de gás, eles me informaram que era variador de avanço, mesmo assim na gasolina ficou engasgando, eles passaram o computador e informou que é a sonda lambda que esta ruim agora.

    ResponderExcluir
  37. Matheus, verifique os parâmetros adaptativos de sonda na unidade de comando da injeção, aí terá indicação do desvio da mistura. Pode ser que você ainda tenha problemas com o motor, pois a queima irregular altera a regulagem lambda levando a registro de erro neste setor. Verifique a resposta de sinal da sonda frente a mistura rica e pobre, isto te dá um status da como está a sonda. Caso não haja mudança no sinal, a sonda pode estar com problemas.

    ResponderExcluir
  38. Prezado Aparecido

    Meu Marea 2.4 Automático estava com o consummo muito acima da (minha) média, cheiro e fumaça de excesso, embora o desempenho fosse ótimo. Troquei a sonda planar e velas antes de instalar meu scanner. O cheiro e fumaça foram resolvidos e percebi no scanner que a válvula do blow-by estava permitindo muita entrada de ar, mesmo com a borboleta a 0 graus. Solucionei isso também e todos os parâmetros agora estão dentro dos limites, à exceção do TI (3,3 ms para um máximo objetivo de 3,18). Suspeito de pressão de combustível ou bicos sujos (embora esteja muito bom em alta). Só uso combustível de confiança. Algum outro palpite certeiro? Grato!

    ResponderExcluir
  39. Walter você está no caminho certo. Quanto ao tempo de injeção a diferença é muito pequena. Check os parâmetros adaptativos da regulagem lambda é aí que você notará se há divergências significantes na queima. Se tiver a opção zere os parâmetros adaptativos.

    ResponderExcluir
  40. Aparecido, tenho um Pálio Fire Young 2002, oito válvulas. Há um ano aproximadamente, ele começou a ratear e, de repente, funcionava normal. Ficou assim por uns três meses, até ficar rateando direto. Depois de muitas mexidas e opniões (Aqui em Rio das Ostras tem muitos ""mechanicos"", mecânicos mesmos, são raros), troquei as velas e cabos, que normalizaram todo o funcionamento do carro. Porém de três em três meses, volta a acontecer. Basta trocar as velas e o problema é corrigido. Pelo que sei, não é normal trocar as velas com tanta constância. Quando passo o scanner, não acusa defeito, mesmo quando o rateado acontece. É como eu disse: -troco as velas, fica perfeito. O que me intriga e ninguém sabe me explicar é porque dá o mesmo defeito a cada 3 ou 4 meses e preciso trocar as velas. Tens alguma idéia?
    Obrigado pela atenção!
    Willians.

    ResponderExcluir
  41. Willians, pode ter relação com a demanda de alta tensão, velas novas vão trabalhar com um nível mais baixo de alta tensão e a medida que se desgasta a demanda vai aumentando. Andar com o carro falhando pode danificar a bobina, devido a fugas internas de alta tensão. Possíveis causas para o que relata: a demanda de alta tensão das bobinas está abaixo do normal, bobina de ignição apresenta fuga de alta tensão, velas de ignição com abertura acima do recomendado, quilometragem de uso das velas excedida, uso de combustível contaminado, compressão do motor. Checar alimentação da bobina e conexões a massa, analisar o estado da vela quanto a possibilidade de contaminação do pé do isolador (veja imagens no site do fabricante) e desgaste/abertura do eletrodo. Quanto a fuga interna na bobina se não tiver como testar substitua a/as bobinas.

    ResponderExcluir
  42. Boa Tarde meu nome é josé tenho um PEUGEOT 206 1.0 a luz de injeção não está apagando depois dos 5 segundos previsto apos dar o primeiro giro na inginição , ela só apaga apos eu dar partida no motor , e o carro fica acelerado ...oque séra o problema ?

    ResponderExcluir
  43. Olá, possuo um gol star 1997 1.6 ap mi, ele esta bebendo um pouco mais do que o normal, e quando estou andando com ele que eu tiro o pé do acelerador ele estoura, acho que é pelo escapamento. Ja troquei cabo, vela, tampa e rotor do distribuidor e regulado o ponto do motor e nada resolveu, sera que pode ser a sonda ou oque?

    ResponderExcluir
  44. anônimo, melhor ler a memória de erros e os valores dos sensores, senão terá que checar tudo.

    ResponderExcluir
  45. semdireção, é uma falha típica de ignição. Como já trocou as principais peças seria bom conferir o sincronismo do motor, montagem do distribuidor (alinhamento da ponta do rotor com pino ds tampa) , aterramento da bobina e módulo. Pode ser falta de potencia da bobina tbm. Checar a alimentação de combustivel e pulverização dos injetores, mistura ruim não queima.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Aparecido, meu nome é Itamar Moreira.

    Comprei um Siena 1999 fiz revisão completa nele cabos de vela, vela, filtros de ar, combustível e óleo e fiz limpeza de bico e tbi enfim revisão completa.

    porem com tudo isso o consumo dele continua alto, com 36 litros ele fez 250 km só. Estou muito preocupado e pra ajudar ontem estava rodando normalmente com ele parei e depois fui ligar de novo, fiquei uns 20 minutos ate ele pegar novamente. reparei que esta com o cheiro muito forte no escapamento como se fosse do catalizador.

    pode ser a sonda lambda???

    Abraços

    ResponderExcluir
  47. Anônimo a sonda apenas detecta o estado da mistura, se há algo errado com a queima certamente a sonda irá refletir esta situação. O que deve ser feito é encontrar o que está errado, por exemplo se desligar a sonda a persistir o problema verá que não é ela o problema. Você descreve um caso de afogamento, pode ser uma falha do sensor de temperatura, sistema de arrefecimento, mecânica do motor, excesso de pressão de combustível, gotejamento do injetor, falta de potência da bobina, alimentação do sistema, etc. Não basta trocar peça é necessário levantar todas as possibilidades e testar cada uma delas individualmente, por isso o scanner é muito útil, vai evitar trocar os componentes a esmo.

    ResponderExcluir
  48. Aparecido vou postar sua resposta as minhas dúvidas, para que vc. possa lembrar.
    Willians, pode ter relação com a demanda de alta tensão, velas novas vão trabalhar com um nível mais baixo de alta tensão e a medida que se desgasta a demanda vai aumentando. Andar com o carro falhando pode danificar a bobina, devido a fugas internas de alta tensão. Possíveis causas para o que relata: a demanda de alta tensão das bobinas está abaixo do normal, bobina de ignição apresenta fuga de alta tensão, velas de ignição com abertura acima do recomendado, quilometragem de uso das velas excedida, uso de combustível contaminado, compressão do motor. Checar alimentação da bobina e conexões a massa, analisar o estado da vela quanto a possibilidade de contaminação do pé do isolador (veja imagens no site do fabricante) e desgaste/abertura do eletrodo. Quanto a fuga interna na bobina se não tiver como testar substitua a/as bobinas.

    Esqueci de dizer que este defeito é intemitente. Às vezes saio com ele rateando, normaliza andando e às vezes, acontece o contrário, saio com ele normal volto rateando. Há momentos em que ando sem nada acontecer.

    Tem alguma outra idéia?

    ResponderExcluir
  49. willians, casos intermitentes tem relação com fugas de alta tensão ou mau contato nas conexões a massa (chassi). Mantém as verificações sugeridas para bobina, cabos e velas. Com o carro falhando sem desligar procure movimentar os cabos e conectores da bobina. Revise as ligações a massa.

    ResponderExcluir
  50. bom dia aparecido
    eu tenho um palio 99 1.0 e ele estava dando umas falhas em subidas de vez em quando... me falaram pra lixa a sonda lambda eu fiz isso e o carro ficou mais forte e por enquanto n apresentou falhas isso quer dizer que o problema era mesmo da sonda lambda? tenho que trocar ela o mais rapido ou posso esperar dar falhas?
    obrigado

    ResponderExcluir
  51. Pálio 99, se houve melhora, então os orifícios da ponta da sonda Lambda estava obstruído. Se você notou que havia excesso de carbonização é um indicador que o motor pode estra trabalhando com mistura rica, ou combustão de baixa temperatura, ou expelindo óleo. Verifique estes pontos, quanto ao motor comprove a compressão do motor, verifique o coletor quanto a presença de óleo proveniente do respiro.

    ResponderExcluir
  52. Pálio 99, quanto a sonda se carbonizada comprove se está funcionando o aquecedor dela (fios brancos geralmente (recebe 12 V). ao normalizar o funcionamento provavelmente aconteça uma auto limpeza e não seria necessário trocar-la.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite,tenho um voyage Imotion 2011 1.6, desde que comprei o carro apesar da luz de injeção sempre ta acesa, o carro sempre teve ótimo funcionamento ao uso da gasolina, só que, a dois meses instalei GNV, e converti o carro no alcool, só que notei que o carro ta com mais potencia no gás, quando jogo pro alcool, além da potencia ta fraca, o carro fica dando uns estouros, as vezes morre, e quando utilizo o gás não tem isso, só que quando passo dos 100km o carro ta dando tremedeira, o mecânico do gnv falou que é problema na sonda, vou levar amanhã no cara da inveção, mas tenho receio de o problema nao ser resolvido, meu carro ta muito ruim, será que é a sonda mesmo???

    ResponderExcluir
  54. Rodrigo é difícil dizer qual é o problema, deve ser feito um check-up na mecânica do motor, sonda, velas, adaptações sempre geram problemas.

    ResponderExcluir
  55. Aparecido, vou postar novamente meu comentário, para clarear as coisas.

    willians disse...

    Aparecido, tenho um Pálio Fire Young 2002, oito válvulas. Há um ano aproximadamente, ele começou a ratear e, de repente, funcionava normal. Ficou assim por uns três meses, até ficar rateando direto. Depois de muitas mexidas e opniões (Aqui em Rio das Ostras tem muitos ""mechanicos"", mecânicos mesmos, são raros), troquei as velas e cabos, que normalizaram todo o funcionamento do carro. Porém de três em três meses, volta a acontecer. Basta trocar as velas e o problema é corrigido. Pelo que sei, não é normal trocar as velas com tanta constância. Quando passo o scanner, não acusa defeito, mesmo quando o rateado acontece. É como eu disse: -troco as velas, fica perfeito. O que me intriga e ninguém sabe me explicar é porque dá o mesmo defeito a cada 3 ou 4 meses e preciso trocar as velas. Tens alguma idéia?
    Obrigado pela atenção!
    Willians.
    21 de setembro de 2013 09:10



    Aparecido, como o problema persiste, eu mesmo resolvi investigar. Achei na descarga, (saída do coletor, exatamente na curva que fica atrás da sonda lambda, uma rachaduea de mais ou menos uns 3 centímetros. E na junta do coletor com esse trecho da descarga onde fica a sonda, tem fumaça preta, como se escapasse fumaça. Pode ser o problema?

    ResponderExcluir
  56. Olá, me chamo Fangio e tenho um Voyage e ele funciona legal com alcool mais quando coloco gasolina ele falha não anda mais fica ligado, acelero e ele não responde, ai desligo, ligo novamente e ele anda normal e depois começa td dinovo e fica estancando.
    Sera que é sondalambda?
    Obrigado..

    ResponderExcluir
  57. Anônimo, a sonda Lambda está no final do controle ela reage a qualquer anormalidade da combustão do motor. A possibilidade dela provocar este tipo de falha é mínima. Se seu carro é flex deve ser checado se não há erro de adaptação de A/F ou falhas que porventura impede a adaptação. Melhor caminho é usar um scanner para o instruir o diagnóstico.

    ResponderExcluir
  58. Willians, a rachadura no escape poderia alterar a regulagem da mistura porém é pouco provável que influa na centelha da vela. De qualquer maneira um diagnóstico da mistura pode te dizer muito mais do que fazer suposições. Se tiver opção de colocar outros tipos de velas seria conveniente, tecnicamente eu faria um diagnóstico mais profundo com osciloscópio para avaliar a queima. Há falhas intrigantes que somente um diagnóstico com equipamentos adequados podem dar uma solução cabal. De qualquer maneira o reparo do escapamento tem que ser feito pois vai influenciar no funcionamento do motor.

    ResponderExcluir
  59. Olá Aparecido. Tenho um tempra 2.0 16v e já troquei velas, cabos, sensor temp, sensor temp ar, tampa distr, rotor, sensor de rotação e bobina porém a falha continua. Acontece assim: Dada a partida o carro fica uns 40 seg redondo e então baixa o giro e começa a falhar e perde força deixando um cheiro forte de gasolina, ainda não tive a oportunidade de coloca-lo no scanner mas quero fazer isso. Pelos sintomas, pode ser a sonda?

    ResponderExcluir
  60. Cleiton a função da sonda lambda é corrigir a mistura ar/combustível, portanto dificilmente seria responsável em causar falhas de funcionamento. Ao desconectar a sonda a correção da mistura deixa de existir, assim ao constatar que o motor falha mesmo sem ela, ficaria evidente que a causa é outra. Avalie o sistema de combustível quanto a gotejamento ou excesso de vazão do bico injetor, fuga no regulador de pressão, pressão de combustível , aspiração de combustível proveniente do canister, aspiração de vapores de combustível do cárter (óleo do motor contaminado com combustível em excesso).

    ResponderExcluir
  61. Prezado Aparecido, comprei um corola 2003 recentemente , e o mesmo apresentou um defeito intermitente de manhã na primeira partida, o motor liga normalmente mas ao mudar a marcha para D a luz da injeção acende e o motor morre , meu mecânico falou que precisava de uma revisão , pois bem , comprei tudo original ( óleo, velas, filtros , pastilhas etc . ) após a revisão o defeito permaneceu .

    erro 1315 literatura .

    um eletricista trocou a sonda e o defeito sumiu por alguns dias (menos de uma semana )

    a luz da injeção acendeu e o motor apagava

    voltei no eletricista ele trocou a sonda na garantia

    (delphi ) sonda universal

    não durou uma semana e o problema voltou .

    comentei com o eletricista e ele me disse que poderia ser o catalisados entupido .

    providenciei a troca do catalisador por um outro usado do corola (2008)

    e o motor soltava muita fumaça branca pelo escapamento .

    deduzi que o motor estava fumando e por este motivo o maradona não aguentava cheirar tanto ! rs

    é assim que o mecânico se refere a sonda .

    foi trocado todos os vedadores de válvulas , estavam todos muito ressecados .

    não adiantou, o motor continua a fumar ,

    foi trocado os anéis e bb e resolveu o problema da queima de oleo .

    agora a questão ! posso colocar a segunda sonda que o eletricista trocou na garantia (dephi universal) ?

    ela volta a funcionar novamente ?

    ou posso comprar uma n g k ?

    a original da toyota DENSO custa 410,00 e uma N G K 156,00 no mercado car

    desde ja agradeço




    ResponderExcluir
  62. Anônimo, a sonda não era a causadora do problema portanto pode ser usada sim, desde que seja recomendada para esta aplicação. Não sei o estado que se encontra a sonda, se estiver muito contaminada por fuligem ou óleo pode ser que não volte a funcionar. Vale a pena tentar, inclusive a original se ainda a tiver.

    ResponderExcluir
  63. Aparecido , muito obrigado pela pronta resposta e atenção.

    estou usando a sonda de um outro corola , sonda original Denso, no entanto hoje de manhã deu o mesmo problema , acender a luz de injeçåo e morrer , isso ocorre somente de manhã e só no D , depois que o motor esquenta não acontece mais , fui para a oficina e passei o scanner , acusou erro 1315-literatura. pesquisando no google constatei que este erro esta relacionado ao 4 cilindro -falha de ignição , preciso de ajuda de como resolver esta falha ou problema , desde ja agradeço .

    Nilson

    ResponderExcluir
  64. Nilson, a sonda não faz o carro morrer da forma que você descreve, a pista é o código de erro 1315 - falha de ignição no cilindro 4. Com este erro a UCM corta a injeção no cil. 4 como medida de emergência. Procure a causa deste problema: pode ser mau contato no conector, fuga de corrente na vela/bobina, mau contato a massa ou alimentação da bobina.bobina 1 é positivo e 4 negativo alimentação, 2 e 3 são sinais de comando e supervisão (osciloscópio). troque a bobina de lugar com outro cilindro, se a falha mudar para o outro cil. pode ser a bobina.

    ResponderExcluir
  65. Olá Aparecido, tenho um crossfox 2007 que comprei a 4 meses, o qual começou a acender a luz EPC. Não lembro exatamente se foi por um problema da luz de freio, só sei q acende, passa um tempo apaga, e acende novamente. Em raros momentos, antes de acender o carro desacelerava. Pois bem, semana passada eu tive um problema com a luz indicadora de temperatura e o mecânico verificou um vazamento de água, tinham feito um "remendo" na câmara de água, foi então que troquei junto com a o sensor de temperatura, achamos que poderia resolver o problema da luz EPC, de fato começou a acender com menos frequencia.

    Mas foi então que passamos um scanner e acusou a tal SONDA LAMBDA, para constatar realmente o problema, ele apagou e resetou, me dizendo que se acendesse novamente precisaria passar o scanner pra tentar verificar o q realmente pode ser. Este teste foi na última segunda feira (11/11/2013), após sair e andar com o carro, a bendita luz EPC acendeu, mas somente em um trecho que ando aqui na minha cidade, não dura 2 minutos ela apaga, ñ tem acendido mais com a mesma frequencia...

    Pergunta: Esta luz EPC, de fato é pra não acender em nenhum momento quando se está em movimento? Ou ela acender e apagar rapidamente não chega a ser um problema? Devo levar pra scanear novamente pra constatar de fato qual o problema??

    É isso... agradeço a sua paciência e atenção aos seus usuários. Obrigado

    ResponderExcluir
  66. Oi Aparecido, hoje cedo tive o mesmo problema da luz da injeção acender de novo e o motor falhar , estou com a sonda universal delphi que o scanner mostrou ela trabalhando a todo vapor , não sei porque o modulo sempre registra o erro 1315 , voce reseta o erro e tudo funciona normal , no dia seguinte acende a luz de injeção scanei e o erro aparece , assim sucessivamente , foi feito a troca das bobinas de lugar , a 4 na 3 e a 3 na 4 , foi checado as velas, fios , massa , e nada foi encontrado . e o problema continua .

    Hoje cedo fomos a um desmanche e pegamos um modulo de uma fielder, esta pendurado debaixo do porta luvas , passamos o scanner e não apareceu o erro 1315 , e tudo funcionando muito bem , como o problema só acontece de manhã cedo sempre , amanha vou saber se era este o problema . (modulo).

    grato.
    Nilson

    ResponderExcluir
  67. Olá, boa noite Aparecido.
    Tenho um FOX 08/09 e ele esta dando uns estouros sempre que acelero, basta dar uma acelerada mais forte e da uns estouros. O que seria? velas? Outra duvida, é que o motos esta esquentando demais, o que pode ser? esse aquecimento prejudica o veiculo inteiro. obrigado.

    ResponderExcluir
  68. Ismael a lâmpada EPC não deve acender com o motor funcionando, se acontece indica o registro de falha relacionada ao aceleração eletrônica. A princípio podemos pensar no pedal acelerador e corpo de borboleta, porém outros componentes estão implicados, como: sensor MAP, interruptor de freios, sensor de temperatura. Problemas mecânicos no motor ou fuga de ar no coletor de admissão influem no funcionamento dos sensores que por sua vez afeta a aceleração. O sistema elétrico é outra possibilidade a considerar. O erro de sonda é indicador de que algo não está bem com a queima, preste atenção na adaptação de combustível de longo prazo (aditiva e multiplicativa) como indicadores da condição de funcionamento do motor e sistema. caso haja adaptação significativa faça a revisão nos componentes citados. Uma revisão geral é recomendável: respiro do motor, óleo, canister, pressão de combustível,A/F, bateria, alternador, etc.

    ResponderExcluir
  69. Colega, nas duas questões colocadas primeiro deve ser resolvido o problema do aquecimento do motor. Verifique a temperatura efetiva do sistema com um termômetro laser (pela leitura no scanner também dá prá ver e checar se não há problema com o sensor de temperatura do motor) e se os ventiladores do radiador estão atuando e mantendo a temperatura, aprox. 90 graus. Possíveis problemas: radiador entupido, nível do líquido de arrefecimento ou bolhas de ar no sistema, verifique a limpeza e se a proporção de aditivo está na proporção correta. A tampa do sistema de arrefecimento possui uma válvula para pressurizar o circuito e pode estra danificada.
    Quanto aos estouros, se persistir após a manutenção do arrefecimento, examine o sistema de ignição: velas, cabos, bobina.

    ResponderExcluir
  70. Aparecido , o defeito não era no modulo , o motor liga normalmente em 1200 rpm e cai para 900 apôs esquentar , coloco R vou até outro lado da rua normal , e só mudar a marcha para D e o motor apaga depois de insistir ele acaba saindo em D e não da mais o problema o dia inteiro , no dia seguinte é a mesma novela .




    ResponderExcluir
  71. Amigo, meu carro um Palio Weekend 04/05, após colocar sistema de gás, e trocar cabos de vela e velas, quando coloco o carro para funcionar no álcool ou gasolina, horea funciona perfeitamente e do nada começa ma embolar absurdamente. Posso passar do gás para o liquido e já começa tb embolar. No gás nunca tenho esse problema. Já tentei de tudo, levei em oficinas e nunca descobrem o motivo,m dizendo que o carro está perfeito e não está. A sonda lambda ela pode funcionar e do nada começar a enviar informações erradas? O sistema de gás tem o emulador de sonda lambda e por isso não apresenta problemas. O que pode ser? Será a sonda lambda mesmo? Devo trocar?

    ResponderExcluir
  72. Wilson, a sonda não apresenta este tipo de problema. O que você descreve é uma falha típica de mau contato no sistema elétrico.Este tipo de falha é difícil de ser detectada. O que deve ser feito é revisar a fiação movimentando o chicote e conectores na intenção de provocar e identificar a falha. A questão é: em que local estará esta falha? se não for o local correto não terá sucesso. A chance é que se possa scannear o sistema durante uma falha e determinar a área possível. Isso requer muito tempo e sorte, já que a falha é esporádica.Uma falha registrada pode ser a dica. Como seu problema começou após a instalação do gás, revise os ponto modificados na instalação em busca de mau contato nos conectores e emendas de chicote que porventura não estejam bem feitas, este é um ponto crítico pois qualquer emenda deve ser soldada ou ter conectores apropriados.

    ResponderExcluir
  73. Nilson, tá difícil! cuidado e paciência nesta hora! A falha de ignição persiste, posso pensar que é real, o cilindro não trabalha como devia e grava o erro, portanto estenda a verificação para o sistema de combustível (válvula de injeção, pressão de combustível, etc.). O motor pode ter problema, como saber? verifique a pressão de óleo, nível de óleo, mecânica - medir compressão e vazamento de cilindro, entrada de ar no coletor, etc. verifique a pressão do coletor na ocasião da falha, não estará normal com o motor falhando, mas terá uma referência para apoiar no diagnóstico. Com o motor frio a circulação de óleo anormal pode fazer o motor falhar e quente melhora. A pressão de óleo influi no avanço do comando (pode ser testado com scanner) e abertura das válvulas. Sensor de temperatura do motor está em ordem? posição da boboleta aceleradora? checar com o scanner para saber se está bem, é possível que não se registre erros. Sempre existe a possibilidade de passarmos por cima do problema, portanto mudar a tática de teste ao refazer a verificação é recomendável. Há defeitos que requerem um pouco mais de equipamento e também mais técnica de diagnóstico, as vezes pensamos que trocar peças vai resolver o problema e por fim a falha é algo inesperado.

    ResponderExcluir
  74. Aparecido . o motor esta ok, quando comprei o carro pedi ao mecânico para fazer a revisão , troca de óleo , filtros (ar e gasolina), pastilhas limpeza de bicos , aditivo do radiador, ao perceber tal defeito de morrer de manhã e passar o scanner e acusar este erro P1315 literatura , e a sonda estava muito lenta , resolvi trocar a sonda por uma paralela (delphi), não durou uma semana o a sonda deu defeito , voltei no eletricista e foi substituída por outra sonda nova da mesma marca, e o eletricista comentou que o catalisador meu estava entupido , e isso fora a causa o defeito na sonda (super aquecimento)pois bem , o mecânico me vendeu um catalisador de um corola 2007 depois de instalado o motor soltava muita fumaça pelo escape em alta rotação , e o óleo baixando ...
    foi trocado todos os vedadores de válvulas e o motor continuou fumando , pedi para trocar os aneis e depois disso o motor não queima mais óleo ,
    mas desde o inicio este erro permanece

    estes dias tenho eu verificado as conexões (chicotes) sensores etc ,

    e encontrei um fio do plug de encaixe na bobina 3 dês encapado (são 4 fios ,o ultimo do lado direito )
    isolei o fio com fita isolante . havia um fio terra com o conector de alumínio quase encostado no sensor vvti , retirei o filtro de ar e o sensor próximo (map) limpei tudo , lixei os contatos do terra (massa) , retirei as bobinas e passei uma lixinha nos conectares , desconectei quase todos os sensores examinei e recoloquei .

    hoje sai com o carro , manobrei na garagem e na rua , andei por aqui e o motor não apresentou o defeito

    se não acender a luz de injeção no painel e o motor não morrer mais acredito que eu resolvi o problema .

    vou testar mais uns dias e te falo se o defeito sumiu.

    agradeço muito sua atenção e ajuda ,

    Nilson

    ResponderExcluir
  75. Aparecido, tenho um golf 2012 e o mesmo acendeu a luz da sonda lambda qdo o nível de gasolina estava baixo e o motor ficou tipo "ratiando". Abasteci o carro mas a luz não apagou e o motor está com barulho normal. Tenho que trocar a sonda?

    ResponderExcluir
  76. Não funciona assim, é necessário ler o memória de erros do sistema de injeção para saber do que se trata.A troca de peça por intuição pode causar prejuízo e perda de tempo.Procure uma oficina especializada para fazer um diagnóstico adequado.

    ResponderExcluir
  77. olá Aparecido, cara tenho um templa turbo e esta com um defeito meio cabuloso, com o motor frio sai normal aceleração perfeita, depois que esquenta acelera anda uns 50 metros e cai a aceleração quase morrendo, depois acelera de novo e anda mais uns 50 metros e cai de novo, no diagnostico da o erro do sensor de rotação, foram substituidos sensor de rotação, filtro de ar e combustivel, bomba de combustivel e limpeza dos bicos e nada de melhoras me de uma dica por favor obrigado Alex.

    ResponderExcluir
  78. Aparecido o problema do golf foi resolvido dpois d ter colocado gasolina em posto de bandeira não branca, foi acelerado numa oficina elétrica e a luz apagou.

    ResponderExcluir
  79. Alex o correto é fazer medições e leitura de parâmetros com o scanner para entender o que acontece realmente. Liste as possíveis causas e teste os componentes, pois as vezes o problema está no sistema, porém não naquela peça que foi trocada, por exemplo: foi trocado bomba, filtro, etc. porém foi medido a pressão e vazão de combustível? temos ainda pré-filtro, manqueiras, tanque,? o tanque pode estar entupido ou o seu respiro. Só medindo para ter certeza que está tudo bem o a linha de alimentação. Procure perceber se há falta ou excesso de combustível. Mistura muito rica não queima e exala um odor forte de combustível. Muito pobre também não queima e não seria tão forte o cheiro. Examine o estado da turbina, está livre, veja se não há pressão excessiva, fuga de ar, ao pressurizar o coletor. Examine o escape quanto a possível entupimento. Se persiste o erro de sensor de rotação teste o chicote, procure por pontos sujeitos a movimento e procure sacudir para forçar uma possível falha em marcha lenta. Examine os conectores quanto a mau contato. Não troque peça sem testar, com sorte daria certo, más pode te custar muito mais caro.

    ResponderExcluir
  80. Obrigado pelo retorno, as vezes a solução é simples, porém como há uma infinidade de falhas possíveis exageramos e começamos pelas mais complicadas.

    ResponderExcluir
  81. boa tarde aparecido , tenho um fiat stillo 09, ontem ele apresentou falta de força e levei a uma ofina e o foi passado o scanner e detectou falha na sonda lambda, o sistema de velas e cabos foram trocados a menos de um ano. Neste caso a sonda lambda pode ser realmente o problema?

    ResponderExcluir
  82. ola boa tarde sou NAIR TROQUEI O ESCAPAMENTO DO MEU VEICULO ASTRA 99 FOI COLOCADO UM GENERICO DEPOIS DISSO ESTOU ACHANDO QUE MEU VEICULO ESTA UM BEBERAO CONSUMINDO MUIRO COMBUSTIVEL SERA QUE TEVE ALGUM ERRO NO SERVIÇO OU NAO TEM NADA A VER

    ResponderExcluir
  83. Dercílio, a sonda apenas faz um ajuste fino na mistura ar/combustível estabelecida pelo sistema de injeção. Qualquer falha no motor que afete a queima e que não possa ser corrigido pela ação da sonda será registrado como erro de correção pois esta já atingiu seu valor máximo de compensação. Procure a causa do mau funcionamento do motor, sistema de combustível ou sensores usado no cálculo do volume de combustível, entrada de ar no coletor, etc. veja os detalhes do post. Ao solucionar o problema o erro de sonda se apagará automaticamente.

    ResponderExcluir
  84. Nair, erro é possível caso haja entrada de ar na região da sonda, normalmente é trocado a parte terminal do escape que geralmente não afeta o local onde se encontra a sonda. Tape a boca do escapamento e verifique se não há vazamento de gases em algum ponto próximo da sonda. Por outro lado a aplicação não original pode mudar a velocidade do fluxo de gases do escapamento e alterar a regulagem da mistura, porém em limites pequenos pode ser compensado pela regulagem normal da sonda lambda. O que pode ser feito neste caso é verificar os parâmetros adaptativos da sonda para avaliar esta possibilidade, consulte uma oficina especializada pois isto só pode ser feito com scanner.

    ResponderExcluir
  85. Boa noite Aparecido...
    Tenho um alfa 147 1.6ts, 120cv... Que agora parece que anda "embruxado". Ele quando frio custa a pegar, relantim incerto ate que estabiliza... Os primeiros km manda rateres a frente e não desenvolve... Depois dd quente esta praticamente normal tendo apenas o inconveniente que se nota o motor a puxar mas o carro em si não desenvolve... Ja liguei o carro a maquina e são sempre os mesmos 2erros que me aparecem ( p1177 e p1178 - correcçao mistura e força)... O que acha que pode ser? Obrigada... Joana V.

    ResponderExcluir
  86. Joana, a mistura ar/combustível está fora da faixa de trabalho. Possíveis falhas: pressão de combustível, bomba de combustível, filtro, regulador de pressão de combustível, injetores obstruídos, sensor de temperatura do motor, medidor de fluxo de ar fora da faixa de trabalho, compressão do motor, catalisador obstruido.

    ResponderExcluir
  87. Aparecido , descobri onde estava o defeito , há uma mangueira conectada ao coletor de admissão e na outra ponta conectada a uma válvula atras do motor ,na tampa de válvulas , seu nome é p c v ou respiro ,

    desconectei esta mangueira e havia borra de óleo queimado em forma de pasta , limpei a e troquei a válvula , pronto !! o defeito sumiu .

    quero agradecer sua ajuda que me foi de grande valia e desejar um feliz natal e um prospero ano novo para voce e família.

    obrigado
    Nilson

    ResponderExcluir
  88. Bom Dia Aparecido meu carro é um palio de modelo 2012 1.0 ,quando saio com ele e fico andando por muito tempo ele perde toda força eu posso colocar primeira que ele nao vai!logo depois desligo ele e espero alguns segundos e ai ele volta ao normal.
    O que deve ser ninguem consegue me falar o que é de verdade?

    ResponderExcluir
  89. Obrigado pelo retorno Nilson, foi o tal do inesperado... Infelizmente a maioria das oficinas reparam neste pequeno detalhe que deveria ser visto em qualquer manutenção. Se preocupam em trocar vela, limpar injetores, filtros, etc. mas isto raramente veem.

    ResponderExcluir
  90. Andreia, observe se acende alguma lâmpada no painel? Independente disto um diagnóstico com scanner ajuda a determinar a área de falha. Falhas desta natureza requer paciência, procure uma oficina especializada em diagnóstico que se interesse por solucionar este problema. Erro relacionado ao acelerador eletrônico costuma dar este sintoma. O sistema elétrico deve ser testado quanto a possível interferência do alternador ou bateria. De um modo geral uma revisão é recomendável para que se possa testar todos os sistema que tem relação com a natureza da falha. O sucesso vai depender da atenção dada pelo técnico.

    ResponderExcluir
  91. Aparecido, espero que possa me ajudar, estava viajando com meu carro quando no meio de ultrapassagem (rotação alta) o motor apagou, parei o veículo no acostamento, verifiquei tudo e tentei liga-lo, funcionou normal, mas com uma rotação irregular e produziu um pouco de fumaça, em seguida normalizou. Dois dias depois, liguei o carro e estava acesa a luz de injeção, verifiquei a rotação e constatei que estava limitada a 5.000 rpm, passei o carro no rasther e acusou falha na sonda lambda 2(pós-catalizador), troquei a sonda, resetei o erro, normalizou, andei um pouco e ele limitou novamente, botamos no scanner novamente, apresentou erro na sonda lambda 1 dessa vez, troquei, e ele continua gerando o erro na sonda, já limpei o bicos, problema continua, o que devo fazer? Lembrando que ele está limitando o rpm em 5000. Obs: o carro é um gol g5 1.6 power ano 2011. As velas e cabos de vela estão com 35 mil km de uso, ambos originais.

    ResponderExcluir
  92. João, como você pode ver no post, o erro de sonda ocorre devido a falha de combustão do motor. Quanto as velas e cabos está no limite de uso e podem ter problemas, substitua-os antes de seguir os passos sugeridos na matéria.

    ResponderExcluir
  93. Eu tenho um palio 1.0 16V, eu ando com ele e ele acende a luz da injeção e a rotação e temperatura param de funcionar ai ele dá um tranco. oq pode ser ?

    ResponderExcluir
  94. Rômulo, é necessário submeter o carro a um diagnóstico para determinar o que precisa ser feito, há uma infinidade de possibilidades. Procure uma oficina especializada e de sua confiança.

    ResponderExcluir
  95. Ola estou com um problema com meu Agile LTZ 10/10 com a luz da injeção ! e acusa erro na SONDA 2 ... pois bem troquei a sonda e reapareceu um dia depois o mesmo erro, fiz limpeza de bicos, corpo de aceleração, troquei VELAS, CABOS, BOBINA de ignição e novamente outra sonda lambda 2 .. e adivinha ? o defeito voltou acusando novamente a SONDA 2 ... o que pode ser ??

    ResponderExcluir
  96. FX, como você percebeu é isso que menciono no post, se a mistura está fora da faixa de trabalho, se ocorre uma falha mecânica no motor, fuga no coletor de admissão,qualidade do combustível, adaptação de combustível- flex, etc. irá acusar erro de regulagem, o que recai sobre a sonda. Na sonda posterior ao catalisador esta estaria detectando um esgotamento do mesmo ou até uma fuga de ar no escape. O que é preciso fazer é investigar e corrigir a origem do problema. Faça medição onde há suspeita, a troca de peça sem um diagnóstico correto somente encarece o reparo. Veja as dicas do post, temas relacionados e comentários publicados.

    ResponderExcluir
  97. ola tenho um fazer 250 2011 ela estava acusando defeitos na injeção e alto consumo de conbustivel, após o mecanico observar eles descobriu um defeito na sonda lamina, logo foi realizado a troca da mesma, porem apos a troca o auto consumo da moto ainda continuou acima do normal, ela esta fazendo 20km/l existe uma forma de camuflar ou desativar um erro da moto,quais os possiveis motivos do alto consumo ja q eu ando em uma velocidade em media de 100 a 125 km/h?

    ResponderExcluir
  98. Samuel, não há como desativar. Deve ser corrigido a fonte do problema. Veja o último post sobre o funcionamento da sonda, o mesmo princípio é aplicado para motos. Verifique os componentes que possa influenciar na mistura, como: obstrução no injetor, pressão/vazão de combustível, filtro de ar, sensores de temperatura/carga. motor, qualidade do combustível, etc.

    ResponderExcluir
  99. Olá, Ótimo blog, encontrei muita informação util.
    Tenho uma saveiro 2011/2012 comprada a 1 semana. Está ligada a luz da injeção, levei na oficina, foram ressetados alguns códigos, andamos cerca de 10Km e a luz voltou a ficar ligada. Na oficina foi ligado novamente o scanner e o código ativo era 0135 porem a descrição não foi informada. Pesquisando na net encontrei que seria sonda com problema porem depois de algumas pesquisas estou em duvida se compro a sonda ou primeiro troco velas e cabos (a oficina não tem a sonda, somente via encomenda). Será que pode ser velas? Você já viu esse código de erro? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  100. Claudir, o código P0135 se refere ao circuito de aquecimento da sonda lambda. Verifique chicote, conectores, fusível, e meça a resistência do aquecedor da sonda (geralmente fios brancos)para identificar a causa.
    Certifique se a sonda aplicada está correta para o veículo.

    ResponderExcluir
  101. Ola aparecido. meu nome é carlos.
    possuo um fox 2010 1.0 gasolina e gnv. cerca de um mes atras, foi trocado vela, cabo bateria e feito descarbonizaçao quimica. ha uma semana , quando motor esta frio, ele so pega quando automaticamente vai para o gás. na gasolina só pega quando o motor ja esta quente. foi feito limpeza de tbi, bicos e a pressao da bomba de gasolina esta ok. no gas ele roda perfeitamente. na gasolina ele engasga, perde rotaçao, fica dando sobressaltos e em ponto morto, o motor as vezes apaga. seria ponto de injeçao? seria emulador?

    ResponderExcluir
  102. Carlos, estas adaptações são complicadas, pode ser influenciada pelo tipo de vela e abertura dos eletrodos. A questão do emulador veja como está a adaptação da mistura. Gasolina, quanto tempo está no tanque, a falta de uso pode deteriorar a gasolina. Não há erros gravados na UCM?

    ResponderExcluir
  103. Bom dia! Tenho um Peugeut 206 1.6 automatico 2008 e no sábado passado, ao manobrar para entrar na garagem, o carro começou a "engasgar". Entrei e desliguei o carro. No domingo ao tentar sair o carro não quis ligar. Telefonei a um amigo mecânico que me aconselhou a forçar a partida do carro e acelerar por 15 minutos sem me importar com o cheiro do escaparemo, e assim fiz, porém mesmo depois deste procedimento carro continuou do mesmo jeito. Na segunda feira tentei ligá-lo novamente, porém aí ele nem ligou mais... Levei ontem para a oficina e o carro passou o dia lá sem que eles conseguissem identificar o problema!!!

    ResponderExcluir
  104. Marly, Defeitos recorrentes tem solução rápida geralmente. As vezes o diagnóstico pode demorar devido a uma falha incomum. É preciso encontrar a causa do problema e dar a solução. Se precisar de mais informação estou as ordens.

    ResponderExcluir
  105. Olá, tudo bem? Tenho um Golf GTI 2.0 95, e ele esta apresentando falha em baixa rotação e as vezes morre, as vezes de manhã ele demora a pegar, tanto no GNV quanto na GASOLINA, e quando estou dirigindo, sinto que quando passa dos 2 mil giros, tem alguém segurando o carro e de repente solta, e ele desenvolve normal, o consumo está alto, vi em alguns foruns que pode ser o sensor TPS,e o mecanico disse que tem que trocar a sonda lambda, isso procede, e comum esse problema quando esta com problema na sonda? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  106. Anderson , a sonda lambda não interfere na partida, portanto não é plausível.
    Quando ao TPS pode ser testado ou desligue o conector e verifique o comportamento do motor. Verifique o estado das velas de ignição, possível fuga de corrente na bobina ou cabos de vela.

    ResponderExcluir
  107. Aparecido, boa noite!
    Parabéns pelo blog, vi que está sempre ativo e ajudando quando está ao seu alcance!!! Eu tenho um Gol G3 99/00 Gasolina 1.0 16v. Comprei o mesmo há +ou- 1 ano e ele fazia 11KM/LT na cidade, desde uns 20 dias pra cá meu carro começou a falhar na lenta e está bebendo muito, eu enchi o tanque e rodei 70KM e qdo fui completar deu 13 litros!!!!

    Um mecanico passou o scanner me disse que é a Sonda, e segundo o scanner a sonda esta entre 0 e 20 MV. Posso considerar a troca da sonda ou levo em outro mecanico?? Grato

    ResponderExcluir
  108. Allan sem testes complementares não dá para dizer que tenha problema na sonda. Falhamento do motor significa que a queima é ruim, logo sobra muito oxigênio no escape e a sonda vai travar com tensão baixa - fica a dúvida sonda travada devido a falha ou com defeito?
    Revise a ignição: cabo, vela, bobina, fuga de ar na admissão, etc. encontre a causa da falha e a sonda é a última coisa a ser vista. Teste a sonda em outra rotação em que o carro não falhe e vê se ela reage, se a tensão aumenta ela não tem problema.

    ResponderExcluir
  109. Allan sem testes complementares não dá para dizer que tenha problema na sonda. Falhamento do motor significa que a queima é ruim, logo sobra muito oxigênio no escape e a sonda vai travar com tensão baixa - fica a dúvida sonda travada devido a falha ou com defeito?
    Revise a ignição: cabo, vela, bobina, fuga de ar na admissão, etc. encontre a causa da falha e a sonda é a última coisa a ser vista. Teste a sonda em outra rotação em que o carro não falhe e vê se ela reage, se a tensão aumenta ela não tem problema.

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde Aparecido, ótimo Blog, parabéns !!

    Tenho um Gol G5 e acabei batendo batendo a frente a um mês, batida que não afetou o motor, fiz a lanternagem e quando peguei semana passada a Luz de injeção acendeu, e ele está consumindo muito combustível, hj levei para o mecânico e ele disse que na batida o sensor lambda queimou e o sensor da embreagem tbm, mas ele me disse que não influencia na autonomia..Minhas dúvidas são se é realmente esses sensores ? e se influência na autonomia ?...

    ResponderExcluir
  111. Aparecido, obrigado pelo retorno!
    Cabos e velas estão ok!!

    Segundo o scanner a sonda ficava uns 10 ou 15 segundos sem funcionar e voltava em seguida e ja parava de novo...

    De qualquer forma eu comprei uma nova sonda, amanhã vou deixar no mecanico para ele trocar e ver...Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  112. Adilsom vai depender do software da unidade de comando e do estado do sensor lambda. O sinal baixo do sensor causa um enriquecimento da mistura e aumento de consumo, porém ao registrar o erro a correção da mistura pode ficar bloqueada no limite máximo ou limpar a correção realizada. Para saber com certeza é preciso ler a adaptação de mistura. Se o sensor tem problema troque e após normalizar acompanhe o consumo do veículo.

    ResponderExcluir
  113. Meu nome é Icronio - tenho uma montana 2008 1.4, de manhã, somente pega após 5 minutos de partida, quando funciona não há qualquer defeito, problema que se repete após esfriar, em mais ou menos 2 horas, já troquei sonda lanbda, corpo da borboleta, sistema de partida a frio, que não funciona, providenciei programação do modulo, troquei velas e cabos. ainda assim persiste o defeito. "SOCORRO - help"

    ResponderExcluir
  114. Icronio, você já conferiu se o A/F está correto para o tipo de combustível que está usando? O sistema de partida a frio só vai funcionar se a adaptação estiver para mais de 80% de álcool e temperatura abaixo de 20 graus.
    Outras possibilidades:combustível insuficiente ou em excesso na partida, verifique pressão, vazão e estanqueidade da bomba. Teste a vazão dos injetores. Leia os parâmetros com o scanner e examine a memória de erros. Não exite em fazer as medições necessárias pois será o caminho mais rápido e eficiente para resolver o problema.

    ResponderExcluir
  115. Aparecido tenho ums corola 2004 seg ele começou apresentado uma falha quando eu engatava a ré ele engasgava um pouco depois normalizava,levei na oficina pra tirar uns vazamento nas juntas do cárter, e tampa da pulia e válvula, na hora de ligar o carro o problema piorou engasgando tanto pra frente no D quanto na ré o mecânico passou o Scanner e apresentou a sonda lambda com defeito a substituiu e continuou o problema , ja conferiu as velas, limpou os bicos, bomba de gasolina... ate descarbonizou o motor msm tanto limpo ate agora nada, tem alguma ideia?

    ResponderExcluir
  116. Anônimo, esta situação é complicada!
    pode ser uma simples entrada de ar no coletor, fuga de corrente na alta tensão ou um componente defeituoso. Deve ser feito uma verificação em cada item sob suspeita testando cada uma das possibilidades. Verificar comando variável se está funcionando corretamente, estanqueidade da válvula canister, respiro do motor, corretor da marcha lenta, corpo de borboleta, sensor de carga, mecânica do motor, etc. Não pense em trocar peças e sim testar cada ítem que possa contribuir para este problema. O scanner acusou a sonda porque a queima está irregular devido a falha, situação normal nestes casos.

    ResponderExcluir
  117. obrigado aparecedo, vamos verificar.

    ResponderExcluir


  118. Oi! Meu carro é um corsa sw 01/02, 18 válvulas, sou única dona, e o problema é – ele dá partida normalmente de manha, roda normal quente, se desligar quente ele pega, só que depois de um tempo maior funcionando quente. principalmente com o ar condicionado ligado, a aceleração começa a cair, oscilar, não adianta acelerar porque a aceleração não sobe e aí morre e depois não dá mais partida. Só depois de uns 20 minutos ou mais, ou seja, quando o motor fica mais frio é que consigo dar a partida novamente. O problema só aparece depois do carro funcionar quente por um tempo mais longo, antes não. O mecânico testou as velas, bomba de gasolina, motor de arranque, alternador etc, e não achou nada, mas trocou o sensor da marcha lenta e não resolveu. Quando o problema aparecer e se for esta bobina de ignicao, como daria para saber? Ela esquenta ou algo é mais perceptível? Difícil achar a máquina para testar essa bobina! Só tive 3 problemas com esse carro em todos esses anos, é um carro reserva que sempre funcionou bem demais e não vou vende-lo. Pode me ajudar?? Tks! Luiza




    Deixe sua opinião

    ResponderExcluir
  119. Luiza taí uma situação delicada. Este tipo de falha na maioria das vezes é causada por fuga de corrente na bobina de ignição,cabos de vela ou vela. Dificil é ter certeza se é a bobina. Infelizmente não há recursos suficiente para testar a bobina adequadamente em uma oficina. O que se faz na prática é substituir-la caso não encontre outra anormalidade.Além disso cabos de velas e velas devem ser trocados caso tenha kilometragem significativa e por razão de custo sugiro trocar cabos e velas e aguardar se persistir a falha então troque a bobina.

    ResponderExcluir
  120. Olá, estou com uma dúvida um tanto quanto complicada. Comprei um Fox Prime I-Motion 12/13 e notei que ele está consumindo muito combustivel, rodei uns 260Km e o marcador já está quase na reserva (Gasolina Aditivada), percebi também que quando parado o motor está com uma vibração um pouco alem do normal. Fui na oficina e no scanner não acusou nada. Poderia por favor me auxiliar?

    Obrigado,


    Diego

    ResponderExcluir
  121. Diego verifique se o AF está para gasolina.

    ResponderExcluir
  122. Aparecido, como faço para verificar?

    Agradeço pelo seu retorno.

    ResponderExcluir
  123. Bom dia Sr. Aparecido.
    Primeiramente, agradeço pela ajuda e atenção com todos.
    Tenho um megane 1.6 16v 2011 e após abastecer 50 reais num posto duvidoso na estrada, acendeu a luz indicadora de defeito na saída de gases, levei a um eletricista que passou a maquina e me informou que há erro nas 2 sondas lambdas, a do coletor e do catalisador. Resetou o sistema, a luz apagou e voltou a acender. O que pode ser ? Moro a 250 km da concessionária e não sei se troco as sondas (há 2 mesmo ?) ou se peço uma limpeza de bicos. Fico no aguardo e muito obrigado, Leandro.

    ResponderExcluir
  124. Leandro, não há motivo para trocar a sonda. Se o combustível é duvidoso, deve ser esgotado. Se o carro é flex pode ser que o AF está travado, reponha o combustível e ajuste o AF de acordo com o abastecimento através do scanner.

    ResponderExcluir
  125. Diego a sonda pode ser verificada com multímetro, sinal com osciloscópio, e através do scanner.
    Deve ser levado em consideração a velocidade de mudança do sinal, a duração do ciclo, adaptações da mistura registradas na UCM e erros memorizados. Conforme o caso deve ser usado analisadores de gases e outros equipamentos para assegurar que não haja defeito mecânicos ou elétricos que afetem o funcionamento da sonda.
    Na verdade não é possível testar a sonda de forma isolada, ela depende do funcionamento do motor como um todo.

    ResponderExcluir
  126. Aparecido, muito obrigado pelo retorno, vou verificar.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  127. Aparecido,

    Boa Tarde.

    Tenho um Polo hatch 1.6 2003.
    Não chega alimentação na sonda Lambida nem na buzina.
    No scaner não consegue detectar porque fica zerado. O carro não fica na marcha lenta e está com consumno elevado.
    Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  128. Savio se você se refere ao circuito de aquecimento, então verifique o fusível pode ter queimado. Se for este o caso certifique que não haja curto na instalação e cheque a resistência do aquecedor da sonda.

    ResponderExcluir
  129. Aparecido, já verificamos a sonda lambida e ela está com mau funcionamento, não tem variação pelo scaner. parece que não tem alimentação, porém trocamos e o problema continuou. O carro só pega se acelerar. Pega rápido acelerando. Funciona bem quando está frio (conta giros em torno de 1000). A medida que vai esquentado os giros vão diminuindo e quando o carro está quente, ele simplesmente não tem marcha lenta. Se não mantiver o pé no acelerador ele morre. Em alta rotação funciona maravilhosamente bem sem falhas e com bom desempenho.

    ResponderExcluir
  130. Sávio, o carro está funcionado mau e afeta a sonda e não o contrário. Verifique o que está errado: mistura muita rica ou pobre? como está a temperatura do motor lida pelo scanner? problema com corpo de borboleta - está limpo? respiro do motor, válvula do canister? tempo de injeção, pressão de combustível? erros memorizado? Faça a varredura das leituras com o scanner.

    ResponderExcluir
  131. newylton...bom dia , olha estou com problema no meu polo 1.6 8v 2005, ele quando andando a vel +/_ 100km/h perde potencia reduzo machas acelero e nada ele cai para uns 70 km/h, desligo o carro e ele volta com toda potencia, logo depois volta novamente o problema. Então levei no mecânico,testamos pressão da bomba de combustivel,colocado o rastreador dar o sequinte erro 16684- fracasso combustão.reseta o sistema e o defeito na carro continua. foi testado bubina,e continua na mesma...vc sugere eu fazer o que.

    ResponderExcluir
  132. Newylton, o código se refere a falha de combustão. Se o carro anda bem e o defeito aparece em determinada velocidade ou após um tempo de uso pode ser problema de ignição: você menciona que testou bobina? foi colocado outra ou feito algumas medições? Examine vela de ignição e cabos, verifique possível mau contato nos conectores da bobina e unidade de comando ou das conexões a massa. Parece fuga de alta tensão, por isso se seus cabos de vela e vela já ultrapassou uns 20.000 km pense na possibilidade de trocar-los e use peças de primeira linha.

    ResponderExcluir
  133. Olá Aparecido, tudo bem?
    Tenho um peugeot 206 1.4 8v 2005.
    Estou enfrentando um problema há alguns dias. Tudo isso ocorreu após um abastecimento. Já estava há 3 abastecidas colocando a Shell Power, que é aditivada e na ultima vez, qd estava no caminho de volta pra casa, acendeu a luz que indica problema na ignição e o carro começou a ratear, não massando mais que 5 segundos nessa condição. Qd cheguei em casa, desliguei o carro pra abrir o portão, qd fui ligá-lo novamente, deu um apagão, já na 2ª tentativa ele ligou.
    Qd fui checar a bateria, apresentava muito zinabre no polo negativo e reparei que o zinabre se estende pela fiação, fiz uma limpeza com água quente somente no polo e os apagões pararam.
    Porém, ainda ocorrem as falhas no motor, como se estivesse funcionando com apenas 3 cilindros e acende a luz, isso somente qd o carro esquenta e não é de modo fixo, porém com mais frequencia.
    Como já havia marcado a troca de correia dentada pra hj, pedi ao mecanico para passar o scanner. Apresentou problema no 3º cilindro e como não apresentou mais o problema (pelo menos ali pra ele) ele disse que ia resetar a central pelo scanner mas.... o scanner não foi capaz de realizar tal tarefa, apenas informa o problema e diz que o sistema é muito rico em informações. Então, ele sugeriu desconectar a bateria por um longo período de tempo, para que a central se resete. Então, ao vir pra casa, o carro apresentou ainda o defeito e fiz o que o mecanico sugeriu. Neste caso, o Sr tem alguma sugestão do que possa ser?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  134. ola tenho um gol g5 1.0 e o mesmo esta com um bica da bobina de ignição queimado. oque pode ocorrer com o carro se eu rodar com esse defeito?

    ResponderExcluir
  135. Bom dia Aparecido, meu nome é Gilmar, comprei um Alfa Romeo 145 ano 96, fiz cabeçote, troquei todas as correias, velas , cabos, troquei o alternador, fiz o motor de arranque,embreagem, troquei o escapamento todo,porem um detalhe me deixa confuso, pela manhã na primeira partida o carro pega normal, mas depois que esquenta ao dar a partida preciso pisar levemente no acelerador. Amigo tem alguma sugestão??? Obrigado.

    ResponderExcluir
  136. Flávia, para apagar a falha a luz indicadora deve ter apagado, o que significa que a falha não está presente. Alguns sistemas pode exigir que o veículo passe por três ciclos de condução sem manifestação do defeito para dar como falha inexistente. O fato de apagar a memória de falhas passada não interfere no funcionamento do carro. O correto é apagar os valores adaptativos que alteram o funcionamento do carro durante uma falha ou após um reparo. Este tipo de reset só pode ser feito com o scanner, não se apaga ao desligar a bateria. Dado que apresentou falha de ignição no cil. 3, sugiro que avalie a vela e a bobina. Velas com alta índice de desgaste ou carbonizada pode danificar a bobina de ignição se não substituída a tempo.

    ResponderExcluir
  137. Douglas, Pode ocorrer fugas de alta tensão e consequentemente falhas o cilindro.

    ResponderExcluir
  138. Anônimo, o atuador de marcha lenta é responsável pelo fluxo de ar para partida e marcha lenta. Avalie se o canal de ar deste componente não está sujo ou com problemas mecânico ou elétrico. Possui duas bobinas para regular a passagem de ar. Certifique-se que não exista alteração no batente da borboleta aceleradora e o corpo de borboleta esteja limpo.

    ResponderExcluir
  139. Olá Aparecido, muito obrigada pela rápida resposta.
    Realmente, creio que ter mantido a bateria desconectada por 4 horas, não tenha apagado os dados... rsss..
    Agora a tarde, vou levar ao mecânico, já fui e falei com ele e ele disse-me o mesmo que vc, só não disse que isso poderia com o tempo estragar com minha bobina.
    Vamos fazer a substituição de todas as velas, limpar os bicos, efetuar a troca de filtro de combustivel e testar a minha bobina em outro carro e rezar muito pra que meu pug fique curado... rsss.
    Mais uma vez, muito obrigada por suas dicas. Qd temos um pouco mais de informações, compreendemos um pouco mais as coisas, o que facilita a conversação.
    Muito $uce$$o a vc e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  140. Oi,boa tarde,tenho um palio 2005/2006 8v 1.0,flex,rodo apenas com gasolinacomum ,meu carro ta consumindo muito 9.5km/l,o carro ta andando normal, fiz a troca de vela,cabo de vela,limpeza de bico,limpeza de tbi, troquei o filtro de ar, a uns 6 meses e rodo apenas 20km por dia. O que devo fazer?Obrigado

    ResponderExcluir
  141. Claudio, você já fez o básico, pode ser a qualidade do combustível ou excesso de pressão do sistema de combustível. Faça medição de pressão e vazão do sistema.
    Com o scanner Verifique se o A/F se está para gasolina mesmo e, se não há adaptação lambda. Checa o escapamento quanto a fuga e se a sonda lambda está em ordem. Compressão do motor, fuga de ar na admissão, sensor MAP estão em ordem?

    ResponderExcluir
  142. Olá Aparecido, tudo bem?
    Levei o "bichinho" ao mecânico, trocamos as velas que ainda eram as vindas de fábrica, apesar das revisões feitas na cc, filtro do combistível e limpeza dos bicos e TBI. Antes da limpeza de bico, solicitei ao mecênico que fizesse o teste antes da limpeza, pra vermos se realmente havia algum sujo, mas estavam ok. Após isso, o carro continuou a falhar, então ele colocou a bobina de outro peugeot e rodei pra testar e o carro ficou redondinho, então fizemos a substituição da bobina tb, porém os falhamentos persistiram até o dia seguinte. Passei no eletricista e como o meu cabo do negativo que sai da bateria estava meio contaminado por zinabre, fizemos a substituição dele. Voltei à mecanica e fizemos novamente a leitura, apresentando agora falha no 2º cilindro (anteriormente tinha sido no 3º). Então, o mecanico apagou as mensagens de erro. Isso ocorreu antes de ontem e até hj o carro não apresentou mais nenhuma falha.
    Muito obrigada pelas dicas e parabens pela iniciativa...
    $uce$$o!

    ResponderExcluir
  143. Grato por seu retorno.Vai ficar tudo bem.

    ResponderExcluir
  144. Boa noite!
    Deixei hoje meu Voyage 2010 e o mecânico falou que precisa trocar a sonda porém ele falou que precisa trocar as duas, esse carro tem 2 sonda?

    ResponderExcluir
  145. Danilo em 2010 começou a exigência legal para que os veículo tenham duas sondas.Previa-se que 60% dos veículos fabricados neste ano devia sair com duas sondas. A partir de 2011 vale para 100% dos veículos.

    ResponderExcluir
  146. Boa tarde,eu tenho um golf 2.0 ano 2000,quando ele ta frio a lenta fica beleza não apaga,depois q esquenta ele apaga toda hora que pisa no freio,ja levei numa mecânica de confiança testaram todos os sensores e acusou o sensor maf,na verdade esse sensor não tem nem um ano que troquei só que ele não e original e meu mecanico disse que essas pecas tem q ser original se não for elas não duram muito tempo ou não trabalha corretamente, comprei a peça original na verdade o dobro mais carro q uma paralela agora e só istalar e ver no que vai dar, outra pergunta o catalisador do meu soltou o miolo como meu carro ele tem duas sonda lambda uma no coletor de escap e a outra na saida do catalisador serra q esse poblema q estou tendo pode ser o catalisador danificado,ja meu mecanico disse q não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
  147. Edinaldo, tudo tem influência, um pequeno problema aquí outro alí, vai resultar em algo grande, pode ser que você substitua o sensor MAF e o carro melhore um pouco, porém a solução é eliminar todos os problemas potenciais. Que tal limpar corpo de borboleta, injetores, revisar velas e cabos, limpar atuador de marcha lenta, substituir o catalizador, verificar se não há fuga de ar no coletor, revesar blow-by (respiro do motor).

    ResponderExcluir
  148. Boa noite,tenho um golf 2.0 2001,ele morre em movimento independente de estar quente ou frio,percebo quando ele vai morrer porque a rotação vai caindo e não responde,quando morre é só esperar mais ou menos 1 minuto e ele pega normal,isso acontece diariamente,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  149. Colega, se não fizer um diagnóstico para saber se ocorre um erro específico, teria que revisar tudo: sensor de rotação, sistema de combustível, coletor de admissão,bobina, cabos, velas, sistema elétrico, possui bloqueador?, etc.
    Porque tem que esperar, tem sintoma de afogamento?

    ResponderExcluir
  150. Entendi...ele tem alarme de fabrica,quando ele morre e em seguida dou partida e ele pega e já morre,aí espero um pouco e ele pega normal,percebi tbm cheiro de combustivel pelo escapamento,já foi trocado a bomba de combustivel completa e sensor de temperatura da agua!!Será que possa ser tbm o sensor de fluxo de ar?

    ResponderExcluir
  151. Não se trata de trocar peças, primeiro precisa encontrar a causa. Revisou o circuito do sensor de temperatura, pode estar com mau contato e irá afogar do mesmo jeito?? Quanto ao sensor de fluxo, sim é possível mas deve ser testado ou medido o tempo de injeção para saber se tem influência. Se a suspeita é de afogamento, tente dar partida em seguida pisando no acelerador para que entre ar, isto vai desafogar. Se mesmo assim não funcionar pode ser que está injetando normal mas falta faísca para inflamar a mistura. Revise o sistema de ignição: bobina, velas desgastadas, muito aberta, carbonizada. Manter a sequencia de forma ordenada, testando os componentes suspeitos com cuidado, será mais eficaz.

    ResponderExcluir
  152. boa tarde amigo, então tenho um fiesta endura 1996, e ontem estava fazendo o teste da sonda lambda ela ficou cravada em o,987 mv não variava será que ela está com defeito, este carro está gastando muito 5 km por litro em média, ele foi descarbonizado, troquei atuador de marcha lenta, limpei bicos, velas estão boas, bobina também, troquei as mangueiras da admissão pq achei que estava entrando ar falso, também tem aquele interuptor do pedl da embreagem pra que serve? eu conecto e a lenta sobe demais, eu deslçigo e faço um jump no conector e a lenta baixa, este sensor é importante pra injeção?esta são minhas dúvidas. obrigado.

    ResponderExcluir
  153. Alejandro, seguro a sonda não tem defeito, ela gera tensão alta frente a uma mistura rica e isto está acontecendo: o consumo está alto e a sonda expressa isto. Identifique o faz a mistura ficar rica: teste o sensor de temperatura do motor ou verifique se a temperatura lida pelo scanner está correta para o motor, verifique se a pressão de combustível não está alta, se o regulador de pressão não está furado, óleo do motor contaminado com combustível, se não está aspirando combustível pela válvula do canister, Map defeituoso ou errado para o carro. Testou o injetor quanto a gotejamento? conferiu se a aplicação está correta?

    ResponderExcluir
  154. OBRIGADO AMIGO, O SENSOR DE TEMPERATURA QUE VC SE REFERE É O MESMO QUE MARC NO PAINEL E FAZ LIGAR A VENTOINHA? NESTE CARRO?ME PARECE QUE TEM UM NO BLOCO DO MOTOR TAMBÉM? A RESPEITO DOS BICOS FORAM TESTADOS E TODOS DERAM DENTRO DA FAIXA DE VAZÃO NORMAL, A MINHA SONDA LAMBDA ESTÁ EXTREMAMENTE CARBONIZADA ,ASSIM COMO AS VELAS ELAS FORAM LIMPAS E UM DIA DEPOIS JÁ ESTAVAM CARBONIZADAS, INDICANDO EXCESSO DE COMBUSTÍVEL POR ISSO A MINHA DÚVIDA A RESPEITO DA SONDA. ESTE CARRINHO É COMPLICADO, E O TAL DO SENSOR DA EMBREAGEM AQUELE QUE FICA NO PEDAL PQ QUNDO LIGO AUMENTA A LENTA E QUANDO FAÇO JUMP NO CONECTOR ELA ABAIXA, SERÁ QUE SÃO CONSEQUENCIAS DESTE AUMENTO NA MISTURA TAMBÉM? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  155. Alejandro, o interruptor da embreagem serve para ajustar a rotação do motor ao pisar na embreagem, evita uma subida repentina da rotação. Isto não tem influência na mistura. A mistura tende a elevar a rotação, más o atuador de marcha lenta deve estabilizar. Quanto ao sensor de temperatura, com o carro em marcha lenta, desconecte aquele que você acha que é, se estiver certo o eletroventilador vai disparar.

    ResponderExcluir
  156. Olá Aparecido, tudo bem?
    Já fiz umas 3 postagens aqui, a principio dando um aval positivo ao carro, mas infelizmente, continuo com o problema. Vou fazer um pequeno feedback:
    Peugeot 206 1.4 8v 2005. Apresentando falhamento. Luz ignição acende, ele falha, porém somente com o carro quente.
    Scaner: 1ª passada (problema 3º cilindro e mistura rica) 2 Passada, após troca de peças (problema 2º cilindro).

    Fizemos limpeza nos bico e TBI. Trocamos óleo, filtros de ar e óleo, velas, bobina (com cabos acoplados), filtro combustivel, combustível e posto de gasolina. Rss

    Ontem, voltei ao mecânico e ele sugeriu que eu buscasse outra bobina, pois poderia ter vindo com defeito de fabricação, no entanto o problema persiste.

    Não sei mais o que fazer com tanto "achismo", daqui a pouco, terei gasto o preço de um carro novo com meu veinho...rssss

    Você teria alguma dica do que mais poderia ser? dos testes que devo solicitar para evitar troca de peças sem necessidade?
    Mais uma vez, muito obrigada

    ResponderExcluir
  157. Flávia, eu entendo a dificuldade, supor quais peças pode afetar o funcionamento de um setor é o primeiro passo, porém não deve ser substituída sem que seja testada. Sem ferramentos adequadas perde-se a referência, e aí,bom poderíamos argumentar o fato da bobina ter defeito se a procedência é de qualidade duvidosa ou não se tem melhor opção, e se trocado não der certo, passa-se a etapa seguinte: pode ser as velas!? e assim por diante. Infelizmente pouco oficinas tem equipamento e conhecimento para testar adequadamente. Resultado: o achismo e a troca de peça prevalece, enfim a perda de tempo e dinheiro é incalculável. Buscar outras possibilidades é o raciocínio lógico, e eu posso sugerir medições e verificações como: medir corrente da bobina, sinal de controle, verificar mecânica do motor, fuga no coletor, verificar a queima da vela, etc. mas para isto é preciso recurso técnico, não adianta sugerir se falta o material "humano" e principalmente o equipamento. Com certeza se o profissional que te acudiu tivesse tal recurso, a falha já estaria solucionada.

    ResponderExcluir
  158. Mais uma vez Aparecido, obrigada...
    Suas respostas vem sendo muito úteis...
    Realmente, por aqui onde moro, há muita mão de obra, porém falta muito equipamento e conhecimento técnico profissional, por se tratar principalmente de Peugeot.

    Com suas dicas e de outros sites que venho visitando, já sei o que procurar. Sei agora de equipamentos e testes a serem realizados, que antes de colocar o carro pra arrumar, vou v=perguntar sobre a existencia destes equipamentos e possibilidade de testes.
    Quanto às velas, foi feita a checagem visual mesmo. Mesmo as que troquei, estavam com aparencia normal (e olha que o carro está com 90 mil rodados e as velas ainda eram Peugeot.. rsss)

    Essa semana vou buscar, mesmo que distante, oficina equipada e pronta a realizar os testes.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  159. Boa noite Aparecido, estou com um grande problema. Estou com um gol na minha oficina a mais de uma semana e não consigo solucionar o problema, oque acontece com ele e o seguinte a porcentagem de alcool cai para 64% e o combustivel do tanque esta somente com alcool e apresenta o codigo de falha aquecedor da sonda lambda 16519 e 16517 como falha passada e as vezes nao consigo apagar mesmo o codigo estando no passado e o carro fica ruim para andar para sair.
    Ja troquei cabos, velas, bobina,corpo tbi, sonda original, catalizador,modulo revisei todo chicote, testei a resistencia da sonda nova, chega 12v no aquecedor da sonda,pulsante negativo do modulo chega, aterramento tbm e ela tem sinal com o multimetro bem variando de 1a9mv com o rasther a leitura de temperatura do catalizador chega a 520graus, comparei com a de um outro carro do mesmo sistema é igual, ja não sei mais o que fazer gostaria de uma opinião para poder me ajudar.

    Grato: João Paulo.
    Obs: o gol e um gv 2008 1.6

    ResponderExcluir
  160. aparecido boa tarde, então levei meu fiesta até um amigo mecanico e ele conseguiu resolver a questão do alto consumo era 5 km por litro, e passou a fazer acho que 13. ele me disse que a sonda lambda não estava funcionando, também me disse que a central estava com problemas e o sinal da sonda não chagava nem saia dela e que ele fez um aterramento e mandou por fora o sinal da sonda pra central algo assim, na verda não entendi muito, também a borboleta tinha sido feito um furo o qual ele tampou, trocou o tps também , agora a lenta está 100% melhor pelo menos até agora não me deu mais problemas, ele me aconselhou a trocar minha central más não de urgencia, que talvez a minha desse pra consertar que poderia ser algumas soldas com problemas, a única coisa que eu notei estes dias é que as vezes quando tiro o pé do acelerador com a marcha engatada o carro anda sozinho da até um disparada,porém depois de um tempo volta ao normal, oq eu poderá ser isso? será que o atuador de marcha lenta está demorando pra fechar a passagem de ar?ou será o tps?poderia me ajudar nesta questão,no mais por enquanto estou feliz com o carrinho que apesar de muito falarem mal é ótimo e confortavel e muito economico.aguardo sua resposta. obrigado.

    ResponderExcluir
  161. Ola Aparecido. Tenho uma Saveiro 1.6 flex com gnv e de um mês para cá, após colocar álcool emum posto que nunca tinha abastecido o carro começou a falhar quando está com o motor frio, quando está funcionando com o álcool. Vale dizer que não utilizo gasolina, por orientação da convertedora do gnv. Após esquentar o motor o funcionamento regulariza. Com gnv, mesmo com o motor frio ele funciona normalmente. Já sequei o tanque várias vezes e já reabasteci em outros postos de combustíveis, já troquei velas, cabos de velas e filtro de ar e o problema persiste, não sei mais o que fazer. O que pode ter acontecido? Não gostaria de levar o carro em nenhuma oficina sem ter uma idéia do que está acontecendo, pois não tenho nenhum mecânico de confiança e podem querer condenar algo que não tem nada a ver com o problema. Preciso de sua ajuda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  162. OLA APARECIDO QUERIA TE PERGUNTAR O SEGUINTE TENHO UM VOYAGE ANO 88 A ALCOOL ,,SO QUE TODA VEZ QUE SAIO COM CARRO SE EU TIRAR O PE DO ACELERADOR OU PARAR O CARRO ELE MORRE ... O QUE SERA ISSO ???

    ResponderExcluir
  163. Bom dia aparecido. Tenho um gol (copa g4) 06/06, que depois de eu ter e enchido o tanque com gasolina aditivada começou a apresentar corte de rotação, troquei todo kit de velas e cabos, fiz a limpeza de bicos, troquei o filtro de gasolina, coloquei uma sonda lambda nova (a antiga havia queimado), esvaziei o traque e completei com gasolina comum, aparentemente tinha resolvido o meu problema, porem, depois de 500km rodados o carro voltou a apresentar o problema de corte de rotação de novo, praticamente toda a vez que balança ou passar por uma depressão ou estradade calçamento, ainda não testei uma bobina nova, masme diz, o que mais pode ser?

    ResponderExcluir
  164. Henrique o procedimento correto é scannear o módulo para ver que erro está registrando. Pelo que diz se trata de uma falha intermitente, possivelmente de sensores de rotação. Não quer dizer que seja ele, pode ser um curto circuito do chicote, mau contato no conector ou até mesmo correia dentada.O scanner é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  165. Colega (Fiesta)ao desacelerar o sistema deve assumir a função de amortecimento da aceleração e corte de combustível para evitar este efeito. Para que isto aconteça precisa reconhecer que a borboleta aceleradora se fechou ou o pedal acelerador está na posição de repouso (quando se trata de acelerador eletrônico) e interruptor da embreagem, alguns usam também a referencia do sensor de velocidade do carro. Verifique se o potenciômetro de borboleta está em ordem, interruptor de embreagem, se o atuador de marcha lenta não tem defeito mecânico.

    ResponderExcluir
  166. Rodolfho, é preciso checar a adaptação de combustível (A/F) para saber se está ajustada para álcool (A/F=9). pode estar alterada. Outra possibilidade é a vazão dos injetores alterada.

    ResponderExcluir
  167. Adriana se for carburador, deve ser regulado a mistura e a rotação de marcha lenta. Também é possível que necessite fazer manutenção completa carburador.

    ResponderExcluir
  168. João Paulo, A estratégia deste sistema é levar a mistura para o campo intermediário ao reconhecer falha de sonda. Você deve verificar o que está errado com a sonda ou no sistema como um todo. O sinal da sonda deve variar de 100 a 900 mV, e deve ser relativamente rápido. Os erros indicam que a sonda está lenta e a causa poderia ser um problema de aquecimento. Possíveis causas a considerar: Sensor MAP defeituoso, fuga no coletor de admissão/escape, pressão de combustível, vazão dos injetores, correia dentada/sincronismo do motor, sensor de rotação, válvula do canister com fuga, respiro do motor, óleo contaminado, motor defeituoso, fio do negativo da sonda em curto com o chassi.

    ResponderExcluir
  169. Aparecido, comprei um palio 2010/11 e a luz da injeção só fica acesa orem ja troquei velas e cabos e o problema persiste seria a sonda lambda com defeito?

    ResponderExcluir
  170. Edilson, existem dezenas de situações que faz acender a lâmpada. Faça um diagnóstico com o scanner para saber que erro existe, somente após conhecer a falha é que se pode cogitar algo.

    ResponderExcluir
  171. Ola Aparecido, tenho um Fiesta 1.6 e após a instalação do kit GNV, o carro está cortando giro em 4000 rpm, quando funciona com etanol, no gnv ele funciona perfeitamente. O que poderá estar acontecendo? Já o levei em uma oficina e foi passado o scanner, mas não detectou nenhum problema. Obrigado.

    ResponderExcluir
  172. Rodolfho, possivelmente se trata de falha de ignição. Revise o estado e abertura das velas de ignição.

    ResponderExcluir
  173. boa tarde aparecido,continuo com minha saga pra tentar arrumar meu fiesta 96 endura, agora aconteceu o seguinte, ele começou a falhar e motor morreu, me deixando na mão,kkkk, tentei dar partida más ele pegava a morria ,ele não levantava o giro, levei no mecanico e ele disse que era o sensor de borboleta (TPS)que já tinha sido trocado,ele trocou porém ele me disse que a central não estava recebendo as informações dos sensores por isso o carro não se acerta, ele me disse que teve que deixar o carro mais acelerado pra poder segurar a lenta, então peguei o carro pra andar e parece que estou andando a cavalo,ele da solavancos que parece que vai cair o motor, quando ele está parado fica dando uma falha que parece falha de cilindro, troquei bobina e cabos más nada mudou,levei em outro mecanico e ele me disse que desconfia de ser o cabeçote,talvez valvula que não está vedando direito ou a junta ,talvez já que ele viu agua saindo do escape,isso seria norma más parece que é mais que o normal,será que estou no caminho correto pode ser cabeçote? eu já roquei os seguintes itens, atuador marcha lenta,sensor de borboleta,bobina,cabos,sonda lambda sensor de temperatura entre outros,já que ele parecia estar com problemas de injeção,ficou bom ,até este momento que ele apresentou este problemão, por gentileza será que pode ser central com problema?chegou a ser cogitado isto ? pode ter queimado?

    aguardo a sua resposta,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  174. Colega você está no caminho certo porém é necessário fazer os testes necessários sempre que suspeita de um componente, reflita, você já trocou muitas peças pelo método da tentativa e erro, e se tiver enganado sobre o motor!!!. Procure uma oficina que possa medir a compressão e vazamento dos cilindros antes de ir adiante. Se tivesse junta queimada poderia dar problemas no sistema de arrefecimento como ferver a água.

    ResponderExcluir
  175. Bom dia.

    Aparecido, eu tenho um Corsa Classic 2009 e, coincidentemente, após a troca da sonda lambda o carro apresenta o seguinte problema:
    Durante o dia, eu tenho que ligar o carro de 5 em 5 horas, senão o carro só liga na base do empurrão.
    Durante a noite, eu tenho que ligar de 3 em 3 horas senão, terei que chamar alguém para empurrar o carro comigo.
    O mecânico testou a bobina, sensor de temperatura, verificou na "central do carro" e esta não apresenta erro ou não está gravando o erro, apesar de informar "mistura pobre". Imaginei que poderia ser a bateria, troquei a bateria e funcionou direito durante dois dias e depois voltou ao mesmo problema. O eletricistas verificou que não há fuga de corrente e nem queda. Mas ele me perguntou se eu havia trocado a sonda lambda - por isso esse e-mail.
    Notei que o carro está consumindo bem acima do normal.

    ResponderExcluir
  176. prezado amigo , aparecido, então achamos o problema do fiesta, podem não acreditar más era problema nos balanceros do comando, no lugar que ele bate na valvula estavam com um desgaste tipo um buraco de 1/2 milimetro, então quando o carro funcionava havia aquele pequeno deslocamento e a pontinha da valvula saia do desgaste(buraco) e prendia as valvulas de escape, o mecnico percebeu isso quando tentou regular valvulas ele regulava na lamina e quando regulava a proxima a anterior prendia, ele retirou o comando desmontou pra visualisar melhor e viu os buraquinhos que tinham na cabeçinha dos balanceiros ele com uma lixa e muita paciencia tirou esta diferença montou no cabeçote deu partida e pronto sumiu a falha , motor redondinho,valvulas reguladas, será que este era o problema desde o principio? que não deixava o motor se ajeitar com lenta ruim, etc que parecia problemas de injeção?já andei 40km e o motor está respondendo legal. espero ter achado o problema.abraço.

    ResponderExcluir
  177. Jonis, seria flex seu carro?
    Pode ter relação com o enriquecimento durante a partida a frio.
    Sendo flex está com o A/F incompatível com o combustível que está abastecido, faça a adaptação com o scanner.
    Se não for flex, revise a pressão de combustível, vazão dos injetores, certifique se a sonda usada está correta para o carro. Verifique se a regulagem Lambda está funcionando normalmente.

    ResponderExcluir
  178. Boa Noite!Meu nome e Daniel tenho um Tempra i e 8v 96 esta acontecendo um problema com ele esta parecendo q quando preciso fazer uma ultrapassagem ,o carro esta cortando a gasolina isto tambem pode ser a sonda lambda?

    ResponderExcluir
  179. Helder - Caro Aparecido, boa noite.
    vinha notando o motor do meu voyage 1.6, 2009 falhando.
    como abasteço no mesmo posto a muito tempo. não suspeito do combustível. Tinha uma viagem agendada. e após revisão com troca da embreagem, velas,filtro de ar, porém ainda notei um pequeno balanço no motor. Após testes, trocamos a bobina de ignição por uma outra usada , e após alguns testes e passar o scanner, zerando as configurações na central, iniciamos a viagem. Após uns 50 Km rodados o motor perdeu o torque e caiu a rotação, passando imediatamente de 100Km/h para 20 Kmh.
    Retornei e trocamos a bobina de igniçao mas notamos que quando estamos com uma velocidade de 80Km]h, 5 marcha, em uma pequena subida, passando para 4 marcha, o carro não retoma a velocidade com a memsa potencia. Não fiz nenhuma limpeza de bicos injetores ou TBI. Abraço Helder

    ResponderExcluir
  180. Helder a sonda lambda não atua em carga alta. Pelo que diz a falha acontece após algum tempo, pode ser uma falha de ignição. Vcê revisou os cabos de velas? verificou a adaptação de combustível/adaptação lambda? Isto te dará uma noção do está acontecendo tipo mistura muito rica ou pobre. Zerar as adaptações reque que se faça a mautenção como a que mencionou: limpeza de injetores, corpo de borboleta, blow by. Verifique a pressão e vazão de combustível.

    ResponderExcluir
  181. Daniel, falta de potência não tem relação direta com sonda. Revise pressão e vazão de combustível, filtro de ar, manutenção do injetor e sistema de ignição.

    ResponderExcluir
  182. ola aparecido

    fui seu aluno no ultimo curso injeção...
    estou com um fox 1.6 2005 injeção boch me 7,5,10 e esta com o seguinte problema..
    ele corta aceleraçao e acende luc epc...verifiquei no scanner da 2 erros..sensor rotação fora faixa e sensor rotaçao sem sinal....ja troquei dois sensores e nada resolveu...tem alguma luz?

    obrigado abraço

    ResponderExcluir
  183. Everton é possível que o erro seja consequência de falha no motor. A princípiose deve verificar continuidade do chicote, contatos do conector do sensor e UCM, sinal do sensor de fase e rotação com osciloscópio quanto ao sincronismo e qualidade do sinal ( sem osciloscópio verifique o sincronismo do motor visualmente). Outras causas sensor MAP defeituoso, fuga de ar no coletor, respiro do motor, válvula do canister, motor com problema, falha de ignição. Veja também adaptação de combustível para ter ideia do que está acontecendo com a mistura.

    ResponderExcluir
  184. MARCELO FIT AUTOMÁTICO 200410 de junho de 2014 às 15:13

    Boa noite Aparecido ... estou com um problema que tem me tirado o sono.
    Tenho um Honda Fit 2004 automático (gasolina),há uns 3 meses atrás ele apresentou luz de injeção acesa,mas só acendia quando eu pegava pista e andava uns 10km,no o inicio quando acendia a luz da injeção,era somente a luz e não sentia nada de anormal com o carro ...pois bem logo que pude fui ao mecanico e expliquei a ele o que estava acontecendo,e ele passou o escaner e acusou sonda lambda... ele disse que o problema poderia ser outra coisa e não a sonda porque ele é muito resistente e dificil de dar tao problema ... e disse que poderia ser combustivél...fiz um teste por mais 1 mes e troquei de posto,usando 3 posto para ver se melhorava,nao melhorou a luz continuava acendendo e agora com mais frequencia,era eu sair com o carro e a luz já acendia e agora começei a sentir o carro ruim,acelereção bem baixa quando freiava ou ia passar em lombadas,e a marcha lenta estava oscilando mto chegando a quase morrer o carro mais se recuperava,era freiasr o carro e quase morria o motor...voltei ao mecanico,novo escaner e novamente sonda lambda,o mecanico disse que deveria fazer algumas coias antes de trocar coisas mais caras sem ter certeza ... foi feito os seguintes serviços: limpeza de bicos,troca das 8 velas,troca do filtro de ar ...na limpeza dos bicos ele viu q um bico estava travado e nao se destravou,trocou esse bico e hj dia 10/06/14 busquei o carro e paguei 641,00 reais pelos serviços...
    já quando entrei no carro e dei a partida no motor notei que o giro ainda continuava lento e a marcha lenta caia de 1x1000 a 0,5x1000,sai com o carro e cai na pista que fica uns 7 km da oficina,nesse trageto a luz nao acendeu,cai na pista e acelerei pois foi na pista que tudo começou,dito e feito nem andei 10km e a luz acendeu de novo e continua como estava o carro...
    Aparecido me ajude por favor o que pode estar acontecendo ???
    o carro continua da mesma forma,ruim,sem força,oscilando em marcha lenta,em N fica normal,quando coloco em D ou em R cai o giro e fica fraco ...
    por favor se você puder me dar uma ajuda fico muito grato ...
    abrigado ...
    parabéns ...

    ResponderExcluir
  185. Marcelo, os trabalhos executados está coerente. O fato de dizer que pode ser isto ou aquilo é parte do diagnóstico mas somente faz sentido se for feito os exames necessários para que se comprove a teoria. Infelizmente se cogita um problema de bobina, por exemplo, a dificuldade de testar-la é tamanha que a opção seria a troca de todas, onerando a manutenção. Quanto ocorre os primeiros sintomas é recomendável investigar de imediato, pois em muitos casos há complicações e o custo final se torna muito alto devido a danos consequentes. Opte sempre pela manutenção preventiva: troca de óleo, filtros, velas ,etc. antes que manifeste qualquer falha.
    Bom, se em N está normal e em D,R oscila pode ter algum problema com o cambio. Normalmente ao colocar em condição de saída a carga do cambio deve ser compensada com aumento de injeção e com leve aumento da rotação do motor, sendo que para isto tem que haver reconhecimento desta ação por meio de sensor. Possivelmente pode haver perda desta informação ou a transmissão tem algum problema que afeta a marcha do motor. O fato de acender a lâmpada e acusar sonda indica mistura irregular ou deficiência de queima. Com relação ao bico: travado aberto ou fechado? aberto poderia ter contaminado o óleo do motor e com o motor quente daria um sintoma de afogamento. Sugiro que volte a oficina para que possa prosseguir com os diagnóstico, infelizmente nem sempre é assim tão fácil.

    ResponderExcluir
  186. Bruno ......amigo comprei um idea 1.4 2006 com gasolina ele faz 8 com litro e quando misturo com álcool ele faz 5 com litro. ...levei no mecanico e ele colocou o aparelho e disse que era sonda lambida. .fiz a uns três meses limpeza e troca de vela e cabo e filtros....ele ta com 75 km rodados....sera que é isso ou procuro outro mecanico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro ta normal fora o auto consumo...uma máquina guela

      Excluir
  187. Bruno, é difícil dizer se a sonda defeituosa causa o alto consumo ou se este causa a falha da sonda. Eu fico com a segunda opção. Verifique se o AF corresponde ao tipo de combustível usado e se não está travado/não adaptado devidamente. Considere outras falhas possíveis como sensor MAP, fuga de ar no coletor,etc. Os itens mencionados devem ser revisados pois também podem causar tal sintoma.

    ResponderExcluir
  188. Meu nome é frank....tenho um idea 2006 1.4 flex....o consumo normal é 10 12 com litro. ...esse meu tá fazendo 6 8 com litro....levei no mecanico e disse que era sonda lambida e disse que tem que ser a original. ..fiz limpeza e troquei tudo na injeção faz uns 5 meses....o mecanico falou se trocar a sonda e continuar o problema entao deve ser a correia que ta desalinhada...o que devo fazer

    ResponderExcluir
  189. Frank, se a sonda usada é indicada pelo fabricante, não creio que cause problema. É possível testar a sonda e saber previamente se ela está funcionando mal seja por defeito dela ou no sistema. A mesma coisa para o sincronismo do motor. Outra coisa que deve ser feito é quanto a adaptação de combustível, verifique se o A/F está compatível com o combustível que está usando, se necessário faça a adaptação forçada para ver como vai se comportar. Caso o ajuste não se mantenha deve ser revisado velas e cabos, possível fuga de ar no coletor, pressão de combustível, MAP, óleo do motor contaminado com combustível, etc.

    ResponderExcluir
  190. Olá amigos, possuo um Focus Zetec 1.6, está com o consumo muito elevado, já passei o Scanner e nada apareceu, fiz algumas trocas de peças (velas, cabos, limpeza de bicos, filtro do ar, mas de nada adiantou! Meu mecânico opinou fazer a troca do sensor de poluição porém teria que desmanchar meio motor para isso, não queria estar mexendo sem saber o que poderia ser na real, será que pode ser problema na sonda? Seria mais fácil a troca dela do que do sensor. Agradeço.

    ResponderExcluir
  191. Olá Aparecido, tenho um polo 1.6 2009, e ele está com as seguintes características : fraco desempenho na estrada, consumo em média 10 % pior que o apresentado no computador de bordo, ponta do cano de descarga carbonizado, e quando seu motor está frio, o motor está nos 850 rpm, e quando está na temperatura ideal, a marcha lenta fica nos 600~650 rpm. Com a sua experiência, o que acha que pode ser ? Obrigado

    ResponderExcluir
  192. Anônimo, foi lido os valores adaptativos da mistura com o scanner? E a pressão e vazão de combustível está ok? Como está a temperatura de trabalho do motor, é normal? Qualidade do combustível?
    Há muitos fatores que influenciam no consumo.

    ResponderExcluir
  193. Pedro, a princípio deve ser rastreado com scanner para verificar o registro de erros e fazer uma leitura dos parâmetros em geral. Outra opção é examinar o estado das velas, cabos, filtros, injetores,pressão de combustível, corpo de borboleta, e fazer a manutenção ou troca dos componentes que se faz necessário. Atente para a recomendação de troca dos componentes, se atingiu o km então substitua-os.

    ResponderExcluir
  194. Obrigado Aparecido, deve ser algo relacionado a pressão de combustível, bomba mandando combustível com muita vazão ou muita pressão, algo do tipo mesmo, porque os outros componentes estão ok. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  195. Anônimo parabéns pelo sucesso e sua dedicação. Quanto ao scanner é apenas um medidor como um multímetro e leitor da memórias de erro da UCM. Ele serve como auxiliar de diagnóstico. Quem tem a obrigação de encontrar o defeito ainda é o mecânico com todo conhecimento e experiência, sem isto nada feito.

    ResponderExcluir
  196. Olá Aparecido, meu nome é Diogo, tenho palio fire ex 2002, 1.0, 8v gasolina, fiz o motor a mais ou menos 1 anos e meio,e a três meses está apresentando defeito o meu problema é que quando está frio o carro está com uma fumaça muito escura, quando esquenta normaliza e quando o carro está frio anda normal mais quando esquenta atinge os 90 graus começa a falhar, parece que está amarrando, quando pego um farol na subida tenho que desligar e ligar para ele sair, e quando está parado o motor as vezes fica tremendo muito e oscila o volume da aceleração como se eu tivesse acelerando, não é forte a aceleração mais da pra notar com facilidade, passei no Scanner e a sonda lambda está 0 mv, troquei sonda coloquei da NTK, bomba de combustível, bateria, filtro de injeção, vela, mangueira do filtro de ar, a pedido do mecânico e nada resolveu, depois o mesmo falou que era o modulo mandei reseta e nada de resolver, levei no auto elétrico e não mostrou problemas, já fui em mais de 5 mecânicos e nenhum conseguiu descobrir, não sei mais o que fazer, por favor me ajude.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.