Para facilitar o trabalho do aplicador e reduzir custos, fabricantes de sondas oferecem programas de fornecimento de sondas universais. Entretanto, o técnico deve usá-lo com muito cuidado, pois é comum enganar-se ao escolher a sonda universal.
Os erros mais comuns ocorrem com as sondas de 4 fios devido:
• Existem dois tipos no mercado, a de dióxido de zircônia e a de titânio.
Ambas são sensíveis ao teor de oxigênio no gás de escape, porém quanto ao funcionamento são totalmente diferentes, a de zircônia é geradora de eletricidade, funciona como uma pilha, e a de titânio é uma resistência variável. Uma resistência substituiria a bateria do seu celular? Claro que não, então, podemos dizer que as sondas não são intercambiáveis.
• As sondas de 4 fios são diferentes também quanto à ligação do negativo do sensor, que pode ser isolado ou aterrado na carcaça. A aplicação equivocada pode resultar em: instabilidade da marcha lenta, falhas de aceleração, consumo alto de combustível, emissões irregulares, falhas de regulagem Lambda. Faça um teste de continuidade e compare com a sonda original.
• As potências dos PTCs de aquecimento das sondas variam. Uma potência alta pode danificar a sonda por superaquecimento e a baixa potencia não irá aquecer-la suficientemente, ocasionando erros de mistura. Algumas unidades de comando monitoram o aquecedor e pode detectar o erro na potencia do PTC.
Em todo caso, é recomendável: apagar a memória de erro, fazer um teste de condução no veiculo e repetir o autodiagnóstico antes de encerrar o serviço.
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