Teste da sonda lambda LSU com o multímetro

Cada vez mais presentes nos veículos atuais a sonda lambda de banda larga (LSU- designação Bosch) requer um diagnóstico cuidadoso em cada uma de suas etapas de controle.

As cores dos fios se referem à cablagem da sonda Bosch.



Borne 1 – Preto
Borne 3 – Cinza
Borne 4 – Branco
Borne 5 – Amarelo
Borne 6 – Vermelho


Abaixo seguem os valores de testes teóricos, medidos no conector da sonda com um multímetro digital, independente da marca ou modelo de veículo.
1 - Com motor funcionando, sem desconectar a sonda:
  • Positivo do multímetro entre borne 5 e negativo do multímetro à massa (chassi): Valor 1,5 V ou 2,5 V. Depende do tipo de unidade de comando do veículo.
  • Negativo do multímetro entre borne 5 e positivo no borne 1: Valor 0,45 V.
  • Negativo do multímetro entre borne 5 e positivo no borne 6. Varia de acordo com a relação Lambda.
    Mistura rica: 0 a – 600 mV (negativo).
    Lambda 1(mistura estequiométrica): 0 (zero).
    Mistura pobre: 0 a + 600 mV (positivo).
  • Positivo do multímetro entre borne 3 e negativo à massa (chassi): tensão da bateria (13,5 a 15V)
  • Positivo do multímetro entre borne 4 e negativo à massa (chassi): pulsos PWM – multímetro indica o valor médio entre 0 e 14 V. Freqüência: 100 Hz.Largura dos impulsos, variam conforme a temperatura da sonda: 0 a 99%.
2 - Com o motor parado, sonda desconectada medir:
  • Resistência do PTC entre os bornes 3 e 4: valor 3 a 6 Ohm a 25 °C.
  • Resistência calibrada (Rs) no conector da sonda, entre os bornes 6 e 2: Valor 30 a 300 Ohm.
Veja também o teste com osciloscópio.
Veja também valores de teste com o scanner

4 comentários:

José disse...

boas tardes gostava de perguntar se existe alguma forma de enganar a sonda tipo ligar resistencias ou diodos de modo a enganar a leitura eu estou a fabricar umas células de hidrogenio e estou a ter dificuldades com a sonda devido á leitura que vai com mais oxigenio que o narmal e depois a sonda compensa com mais gasolina e isso não faz reduzir o consumo como nos carros mais antigos
obrigado pela atenção

José manuel

Aparecido Oliveira disse...

José a sonda gera tensão em função do oxigênio presente nos gases de escape, ante mistura pobre haverá enriquecimento da mistura (maior consumo) um emulador que simule um sinal manteria a correção inativa.

Anônimo disse...

Boa noite Aparecido.

gostaria de saber se há como fazer um hall meter com a sonda lambda lsu(banda larga), sei fazer a ligação da sonda 4 fios e da certo para a leitura de 0mv a 1000mv com o multimetro, mas não consigo achar o esquema de ligação da lsu. são 6 fios, como adapta-los para esta leitura com o multimetro?

Obrigado!

Aparecido Oliveira disse...

Não sei ao certo a que se refere, posso dizer que a sonda banda larga é basicamente duas sondas em uma. O fato é que a câmara de referência tem uma construção diferente.Se possível faça um teste como se fossem sondas duplas. Para mais detalhe me envie um e-mail.