As cores dos fios se referem à cablagem da sonda Bosch.
Borne 1 – Preto
Borne 3 – Cinza
Borne 4 – Branco
Borne 5 – Amarelo
Borne 6 – Vermelho
Abaixo seguem os valores de testes teóricos, medidos no conector da sonda com um multímetro digital, independente da marca ou modelo de veículo.
Borne 3 – Cinza
Borne 4 – Branco
Borne 5 – Amarelo
Borne 6 – Vermelho
Abaixo seguem os valores de testes teóricos, medidos no conector da sonda com um multímetro digital, independente da marca ou modelo de veículo.
1 - Com motor funcionando, sem desconectar a sonda:
- Positivo do multímetro entre borne 5 e negativo do multímetro à massa (chassi): Valor 1,5 V ou 2,5 V. Depende do tipo de unidade de comando do veículo.
- Negativo do multímetro entre borne 5 e positivo no borne 1: Valor 0,45 V.
- Negativo do multímetro entre borne 5 e positivo no borne 6. Varia de acordo com a relação Lambda.
Mistura rica: 0 a – 600 mV (negativo).
Lambda 1(mistura estequiométrica): 0 (zero).
Mistura pobre: 0 a + 600 mV (positivo). - Positivo do multímetro entre borne 3 e negativo à massa (chassi): tensão da bateria (13,5 a 15V)
- Positivo do multímetro entre borne 4 e negativo à massa (chassi): pulsos PWM – multímetro indica o valor médio entre 0 e 14 V. Freqüência: 100 Hz.Largura dos impulsos, variam conforme a temperatura da sonda: 0 a 99%.
2 - Com o motor parado, sonda desconectada medir:
- Resistência do PTC entre os bornes 3 e 4: valor 3 a 6 Ohm a 25 °C.
- Resistência calibrada (Rs) no conector da sonda, entre os bornes 6 e 2: Valor 30 a 300 Ohm.
Veja também o teste com osciloscópio.
Veja também valores de teste com o scanner
boas tardes gostava de perguntar se existe alguma forma de enganar a sonda tipo ligar resistencias ou diodos de modo a enganar a leitura eu estou a fabricar umas células de hidrogenio e estou a ter dificuldades com a sonda devido á leitura que vai com mais oxigenio que o narmal e depois a sonda compensa com mais gasolina e isso não faz reduzir o consumo como nos carros mais antigos
ResponderExcluirobrigado pela atenção
José manuel
José a sonda gera tensão em função do oxigênio presente nos gases de escape, ante mistura pobre haverá enriquecimento da mistura (maior consumo) um emulador que simule um sinal manteria a correção inativa.
ResponderExcluirBoa noite Aparecido.
ResponderExcluirgostaria de saber se há como fazer um hall meter com a sonda lambda lsu(banda larga), sei fazer a ligação da sonda 4 fios e da certo para a leitura de 0mv a 1000mv com o multimetro, mas não consigo achar o esquema de ligação da lsu. são 6 fios, como adapta-los para esta leitura com o multimetro?
Obrigado!
Não sei ao certo a que se refere, posso dizer que a sonda banda larga é basicamente duas sondas em uma. O fato é que a câmara de referência tem uma construção diferente.Se possível faça um teste como se fossem sondas duplas. Para mais detalhe me envie um e-mail.
ResponderExcluirMuito legal sua explicação!!!!
ExcluirOi, tudo bem? Para iniciar minha postagem. Eu estou com um problema com um carro à diesel, se trata de um ônibus 15190 MAN D08, ele está dando exeço de combustível e quero saber se o teste da sonda lambda da linha diesel é o mesmo procedimento de teste da sonda da linha bi-combustível?
ResponderExcluirServilio, a sonda é usada para detectar o teor de NOx e controlar a injeção de ARLA no escapamento. Eu diria que procedimento de teste não é diferente e sim o abjeto da regulagem que não se relaciona diretamente com ajuste de débito de combustível.
ResponderExcluirPreciso de um um emgamador de sonda lambda fiz uma célula de hidrogênio , a sonda reconhece que esta indo muito oxigênio e manda mais combustível meu carro e um palio 8v 1.0 sonda com 4 fios
ResponderExcluirWelington, sinto muito, não acompanho este seguimento.
ResponderExcluirMeu caro tem banda larga originalmente, eu poderia ligar o pino 1 ,5 e 6 em um halmeter paralelo banad larga a fim de obter leitura em um visor sem desconectar da ecu?
ResponderExcluirAcredito que não dá certo, vai interferir na regulagem da mistura.
ExcluirQuero saber como faço para testar o sensor de nox a diesel,ja que ele é acoplado a um módulo.
ResponderExcluirLuis, na sonda só é possivel testar a alimentação do módulo, comunicação CAN e o scaneamento, nada mais.
ResponderExcluirpessoal , alguem tem algum esquema para fabricar um testador de marcha lenta (motor de passo ) linha fiat
ResponderExcluirse tiverem algum por gentileza rocbhmg@hotmail.com
Boa noite. Eu tenho uma sonda dessa, porém está sem o conector. Como faço para adaptar um outro conector qualquer e adicionar corretamente o resistor?
ResponderExcluircomplicado, talvez poderia usar kit de sonda universal, porém só existe para 4 pinos. O resistor como saber o valor? são calibrados na fábrica. Sinceramente, melhor comprar uma sonda.
ExcluirBoa noite Aparecido, gostaria que me ajudasse no seguinte, instalei um sistema de vapor de gasolina no meu jetta que possui sonda banda larga, porem a mistura fica travada em rica, ocasionando o modulo entrar em emergência e injetando mais combustível, existem vários "enganadores de sonda" a venda no mercado, que no caso da sonda convencional, interrompe-se o fio que manda o sinal de 0 a 1 volt, liga um fio do lado da sonda e outro do lado do modulo, e em um potenciômetro no enganador pode-se aumentar ou diminuir esse sinal que vai pro modulo, ... alguns desses "enganadores de sonda" dizem poder ser usado em sonda banda larga e outros não, minha dúvida é em qual dos fios devo fazer essa ligação na sonda banda larga ????
ResponderExcluirme desculpe mas não posso te ajudar.
ExcluirBom dia! Minha sonda é planar e nas especificação diz ser de 10 a 12 ohms, a minha esta com 3 ohms seria um problema para condenar a peça? Obrigado !
ResponderExcluirveja mais postagens minha sobre sondas. Sua fonte de especificação está equivocada. A resistência depende da temperatura. Está funcionando? não é motivo para condenar.
ExcluirOlá amigos boa noite.estou com um Punto Fiat 1.4 v.gostaria de informação das cores da sonda lambida pós católica na sonda as cores são branco preto vinda.
ResponderExcluirOlá amigos boa noite.estou com um Punto Fiat 1.4 v.gostaria de informação das cores da sonda lambida pós católica na sonda as cores são branco preto vinda.
ResponderExcluirquantos fios, numero de referência da sonda, fabricante? A melhor forma é consultar o esquema elétrico, alternativamente sugiro consultar o catálogo de sondas da thonsom, lá vc encontra as cores dos cabos de todas as sondas.
ResponderExcluirBoa tarde fiz todos os teste passo a passo como está explicado deu tudo certo mas continua a falha da sonda lambda do golf 4 1.4 16 v falha p0036 a sonda pelo seu teste está tudo ok pode ser o módulo?.
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