Motor Mercedes-Benz Sprinter 311 CDi


A mecânica de um motor é algo extraordinário aos olhos de um entusiasta de automóvel, uma verdadeira obra prima da engenharia. Entretanto, o técnico deve seguir a risca as recomendações técnicas do fabricante para garantir a qualidade do serviço de reparação.    

Vista eixo de comando motor Sprinter CD 311.

Detalhe ponto no eixo de comando de escape.

Detalhe: orifício para introduzir a ferramenta de sincronização no eixo de comando de admissão.

Vista da marca de referência do OT no eixo motor.

Bombas de combustível - baixa e alta pressão
O sistema common rail usa a bomba CRS de alta pressão Bosch CP1K e a alimentação de combustível de baixa pressão são feito pela bomba pré-alimentadora de engrenagens.

Para suprir falha de alimentação de combustível, a adaptação do separador de água é bastante comum, necessário devido a deficiências apresentada pelo filtro original.

Separador de água de série em versões mais novas
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38 comentários:

Anônimo disse...

queria sabe se vai algum tipo de ferramenta pra colocar a sprinter cdi 311 no ponto pois estou com um problema montei o motor coloco no ponto e o as val batem no pistao e tranka o motor so de vira com a chave

Aparecido Oliveira disse...

existe ferramenta sim. veja foto no post motor sprinter cd311, aí tem detalhe do sincronismo. note que pode introduzir um pino no orificio do comando estando a marca de OT alinhada.

Aparecido Oliveira disse...

existe ferramenta sim. veja foto no post motor sprinter cd311, aí tem detalhe do sincronismo. note que pode introduzir um pino no orificio do comando estando a marca de OT alinhada.

Anônimo disse...

gostaria de saber se a 311 é um motor bom que nem a 313 ,pq ja ouvi alguns comentario q a 311 nao étao boa , gostaria d saber se é verdade obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, o desempenho de um veículo depende da potência/torque do motor e peso do veículo. Note que a sprinter CDI 311 pode ter um motor de 109 CV ou de 129 CV, a CDI 313 o motor é de 129 CV. Atente para estes pontos para ter uma comparação adequada.

wellington Luiz disse...

Boa tarde tenho uma 311 e me falaram que a bateria tem que completar com água a bateria ainda e original de fabrica?

Aparecido Oliveira disse...

Wellington as baterias que necessitam manutenção, devem ser verificadas periodicamente quanto ao nível da solução. Caso esteja abaixo deve ser regularizado acrescentando apenas água destilada. No caso de bateria sem manutenção (selada) dispensa esta necessidade, pois a evaporação é reduzida.Atente para o tipo de bateria que está usando e siga as recomendações do manual de proprietário.

Renê Locadora disse...

Ola!! Bom dia me chamo Renê gostaria de tirar uma duvida sobre o motor de minha sprinter 311 CDI quando ligo a mesma ela em lenta fica oscilando gostaria de alguma informação sobre oque pode estar ocorrendo caso vocês possam me ajuda eu ficaria agradecido

Aparecido Oliveira disse...

Renê, existem três possibilidades para o alto consumo de lubrificante: vazamento em juntas/mancal/etc., fuga no mancal da turbina, fuga pelos anéis do cilindro do motor.
Pelos anéis do motor pode exalar um cheiro forte e pela turbina costuma expelir fumaça pelo escape.Verifique se o coletor está impregnado de óleo.

Igor Ueki disse...

Adquiri uma Sprinter 313 CDI logo quando peguei o veiculo apresentou falhas com entrada de ar e perda de potencia, descobrimos o defeito estava no pescador do tanque de combustível, fiz a troca de todas as mangueiras e conexões assim eliminado as falhas de entrada de ar o veiculo voltou a funcionar perfeitamente, porem nota-se quando se desliga o motor o diesel retorna para filtro racor, o filtro de combustível fica vazio, se ficar algumas horas sem funcionar para dar a partida é necessário fazer a sangria e eliminar o ar, muitos me falaram que o defeito é no cabeçote racor outros dizem para eliminar e fazer a ligação direta no filtro de combustível, porem fiz o teste e o problema persiste, inclusive notei que muitas 311 não possuíam o racor, observando na internet achei alguns fóruns onde diziam que a MB adaptava uma bomba auxiliar para injetar o diesel eliminando assim esse problema, por acaso você tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Grato Igor

Aparecido Oliveira disse...

Renê seria bom fazer um diagnóstico com scanner para avaliar. A oscilação de marcha lenta pode ocorrer por diferença de débito nos injetores, problema mecânico no motor, bomba de alta pressão, problema elétrico, etc. Frente a tantas possibilidades seria difícil sanar o problema.

Aparecido Oliveira disse...

Igor, não ví nenhuma com bomba auxiliar. Com certeza existe fuga ainda ou problema na válvula de retenção do racor. Veja a possibilidade de mudar de marca. Sugiro o Parker.

Anônimo disse...

Ola, estou com um problema, o ponto do motor parece esta td ok, conforme explicado na pagina, mas o motor esta rui de pegar e qndo pega fica fumaceando branco e castanhando, vc tem alguma dica do que pode estar acontecendo??.. será que esta fora de ponto?

Aparecido Oliveira disse...

Colega, a fumaça branca é indício de possível entrada de ar na alimentação de combustível, consumo de lubrificante, combustível frio, qualidade do combustível. Quanto ao ruido pode haver alteração na pressão do rail ou pressão do coletor muito alta. Verifique se há erros registrados, faça a leitura da pressão do rail e coletor de admissão para entender o que está errado. Revise filtro de ar e admissão quanto a entupimento.

Anônimo disse...

Bom dia... algumas pessoas dizem que o motor da sprinter 311 cdi é igual o da 313 cdi,oque diferencia é o modulo que se eu chipar a 311 fica igual a 313... gostaria de saber se essa informação procede...

Aparecido Oliveira disse...

Colega, os dois modelos usam o motor OM611LA 2.2L conforme informa descritivo da MB, entretanto não tenho informações suficiente para afirmar se são exatamente iguais. Consulte um especialista em motor. Quanto a chipar o módulo, , me desculpe, prefiro não opinar, "não é minha praia".

glaucio sousa disse...

Boa noite, minha 313 ficou 30 dias parada e agora apos carregar a bateria e dar partida ela vaza toda a agua do radiador em um parafuso que esta situado no bloco do lado direito do motor, alguem por me ajudar e me dizer o que ode ser?

Aparecido Oliveira disse...

Glaucio todo o circuito de arrefecimento é selado, fuga de água quer dizer que rompeu a vedação. pode ser a junta danificada, falta de aperto na tampa/cabeçote ou bloco/tampa trincado. Procure a ajuda de um mecânico para identificar a causa exata.

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber o que pode esta fazendo o motor da minha van 311 bater ? já comprei os bico já comprei um radiador novo o meu mecanico disse que os tuches estão bom alguem poderia me ajudar pois ela ainda continua batendo

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo para determinar a causa exata, só mesmo trabalhando na máquina. Pode ser um problema mecânico no motor ou do sistema de injeção. Encontre uma oficina especializada e equipada para fazer o diagnóstico eletrônico e mecânico.

Anônimo disse...

tenho uma cdi311 2002 o torque esta muito fraco,quando o motor esta quente demora muito pra subir o giro e então o carro ñ desenvolve podem me ajudar,obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, pode má admissão de ar, pressão do coletor, débito dos injetores ou bomba de alta pressão, baixa pressão/vazão de alimentação. Revise filtro de ar, combustível, monitore a pressão no coletor/turbocompressor, pressão verifique se radiador não tem obstrução ou fuga de ar. Se tudo tiver bem considere um possível problema com o motor.

Nelson disse...

Muito boa sua pagina, parabéns! Estou comprando uma Sprinter 311 2004 com 280.000Km. Aparentemente ela está muito bem cuidada, porém tenho algumas dúvidas se esse é realmente um bom carro, qual a durabilidade do motor e se dá muito problemas no CDI... poderia me ajudar? O que observar especificamente nela e melhor; o que perguntar ao vendedor na hora da compra? Não achei informações suficientes, um grande abraço!

Anônimo disse...

ola pessoal
eu montei um motor desse e de comeco ele funcionou normal mas depois de alguns minnutos ele travou ai na hora q fui ver a engrenagem auxiliar q fica de baixo dos comandos tinha funtido ai peguei e troque a engrenagem
montei novamente ai ocorreu o mesmo problema alguem pode me dar uma ajuda do que possa ser isso

Aparecido Oliveira disse...

Nelson, um bom carro é muito relativo, depende do que você espera dele. Desempenho, economia, espaço, capacidade de carga, consumo, custo e dificuldade de manutenção, preço de revenda, etc. Muitas destas respostas você encontra no site da montadora e em publicações de renomadas revistas sobre automóveis. Com certeza para algumas você mesmo tem a resposta e basta comparar com outros modelos pretendido. No fim com o tempo aprendi que conta mesmo é a preferência, uma espécie de identidade que estabelecemos com certas marcas ou modelos, não importa o que digam. Comprar um carro usado não é uma tarefa fácil, apesar de leis que regulamentam a transação é sempre bom saber mais sobre a reputação do vendedor, afinal alguns problemas estão ocultos e só serão identificados após um certo tempo de convivência com o veículo. Durabilidade é muito relativo depende muito de como o veículo foi usado e sua manutenção. O que falam pode ser bem diferente do que entendemos, por exemplo: um veículo revisado não significa que não necessite manutenção ou não irá quebrar nada a curto prazo. Afinal qualquer veículo com certa rodagem apresentam desgastes generalizados. Um histórico que comprove a manutenção realizada anteriormente ajudaria muito , pena que nem todos possuem.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, examine o sistema de lubrificação quanto a entupimentos, pressão, vazão e fugas de óleo.

Nelson disse...

Obrigado pelas respostas anteriores Aparecido! Eu li bastante a respeito do carro e o que me deixou em dúvida e o motivo da pergunta é em relação ao CDI, não cheguei a conclusão se ele é problemático ou não...Abraços!

Anônimo disse...

Olá tenho uma cdi 311 e ela esta morrendo do nada ascende a luz edc e ela desliga o painel continua asceso assim que ela desliga em movimento eu viro a chave e ela volta a pegar. ja troquei o filtro e não parou.quando ela fica parada de um dia para o outro vou dar na partida viro a chave ascende o painel normal mas o edc não apaga e não da sinal nenhum.volto a chave ate que faz um barulho de acionamento ai o edc apaga e ela funciona normal.Se alguem tiver alguma soluçao eu agradeço.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, se o motor de partida não é acionado ao tentar ligar pode ser que o imobilizador está bloqueando, se for este o caso aparece a mensagem no painel "start erro". Verifique os fusíveis quanto a mau contato e os conectores do módulo. Certifique se existe algum tipo de chave segredo que corta a alimentação do módulo. Com o veiculo ligado tente provocar a falha movimentando chicote elétrico, forçndo levemente o conector do módulo e fusíveis.

chalegre90 disse...

meu nome é junior chalegre e gostaria de relatar que ao trocar o oleo do motor da minha sprinte 311cdi motor om611 o frentista deixou quebrar a ponta do suporte do refil do filtro,quebro aproximadamente uns 7 cm na ponta onde existe um anél,no entanto ele montou o suporte assim mesmo,eu gostaria de saber se isto poderia trazer alguma má consequencia ao motor pois o mesmo começou a bater,grato

Aparecido Oliveira disse...

Chalegre, para não cometer nenhuma injustiça é melhor confiar a um mecânico que examine com cuidado para comprovar os fatos.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Sérgio, tenho uma 313 CDI 2010, ao acerelar o motor em movimento faz um chiado semelhante ao jato de agua dos postos de lavagem de veículos, o q pode ser ?

Aparecido Oliveira disse...

Sergio pode ser vazamento de compressão do motor pelo mau assentamento dos injetores. Para confirmar, retire a tampa de cobertura do motor e verifique jogando água sobre o alojamento dos injetores.

Aparecido Oliveira disse...

Sérgio se for este o caso (fuga de compressão pelos injetores) não tente reapertar os parafusos de fixação do mesmo, os injetores que tiver fuga deve ser removido para limpeza e também limpar o assentamento no cabeçote do motor, caso contrário se corre o risco de espanar o parafuso da tampa e ter que desmontar a tampa para reparo.

Anônimo disse...

Boa noite, minha sprinter 310 esta vazando atrás do suporte do filtro lubrificante, gostaria de saber se ali vai uma junta, ou um anel de vedaçao,,,,obrigado fico no aguardo

Leticia disse...

ola amigo tenho o pobreminha na minha splinter 311 não consico localisar o sensor de ole já levei a algumas oficinas e tambem não sabe onde se localiza para subistituição, ten que ter este sensor caso contrario a lus não acenderia obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo deve ter anel de vedação ou junta, não pode ser metal/metal.

Aparecido Oliveira disse...

Leticia, se você se refere ao sensor de óleo da M. Benz sprinter 311 CDI, está localizado embaixo do motor (carter) do lado da correia.