Motor Mercedes-Benz Sprinter 311 CDi


A mecânica de um motor é algo extraordinário aos olhos de um entusiasta de automóvel, uma verdadeira obra prima da engenharia. Entretanto, o técnico deve seguir a risca as recomendações técnicas do fabricante para garantir a qualidade do serviço de reparação.    

Vista eixo de comando motor Sprinter CD 311.

Detalhe ponto no eixo de comando de escape.

Detalhe: orifício para introduzir a ferramenta de sincronização no eixo de comando de admissão.

Vista da marca de referência do OT no eixo motor.

Bombas de combustível - baixa e alta pressão
O sistema common rail usa a bomba CRS de alta pressão Bosch CP1K e a alimentação de combustível de baixa pressão são feito pela bomba pré-alimentadora de engrenagens.

Para suprir falha de alimentação de combustível, a adaptação do separador de água é bastante comum, necessário devido a deficiências apresentada pelo filtro original.

Separador de água de série em versões mais novas
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78 comentários:

Anônimo disse...

queria sabe se vai algum tipo de ferramenta pra colocar a sprinter cdi 311 no ponto pois estou com um problema montei o motor coloco no ponto e o as val batem no pistao e tranka o motor so de vira com a chave

Aparecido Oliveira disse...

existe ferramenta sim. veja foto no post motor sprinter cd311, aí tem detalhe do sincronismo. note que pode introduzir um pino no orificio do comando estando a marca de OT alinhada.

Aparecido Oliveira disse...

existe ferramenta sim. veja foto no post motor sprinter cd311, aí tem detalhe do sincronismo. note que pode introduzir um pino no orificio do comando estando a marca de OT alinhada.

Anônimo disse...

gostaria de saber se a 311 é um motor bom que nem a 313 ,pq ja ouvi alguns comentario q a 311 nao étao boa , gostaria d saber se é verdade obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, o desempenho de um veículo depende da potência/torque do motor e peso do veículo. Note que a sprinter CDI 311 pode ter um motor de 109 CV ou de 129 CV, a CDI 313 o motor é de 129 CV. Atente para estes pontos para ter uma comparação adequada.

wellington Luiz disse...

Boa tarde tenho uma 311 e me falaram que a bateria tem que completar com água a bateria ainda e original de fabrica?

Aparecido Oliveira disse...

Wellington as baterias que necessitam manutenção, devem ser verificadas periodicamente quanto ao nível da solução. Caso esteja abaixo deve ser regularizado acrescentando apenas água destilada. No caso de bateria sem manutenção (selada) dispensa esta necessidade, pois a evaporação é reduzida.Atente para o tipo de bateria que está usando e siga as recomendações do manual de proprietário.

Renê Locadora disse...

Ola!! Bom dia me chamo Renê gostaria de tirar uma duvida sobre o motor de minha sprinter 311 CDI quando ligo a mesma ela em lenta fica oscilando gostaria de alguma informação sobre oque pode estar ocorrendo caso vocês possam me ajuda eu ficaria agradecido

Aparecido Oliveira disse...

Renê, existem três possibilidades para o alto consumo de lubrificante: vazamento em juntas/mancal/etc., fuga no mancal da turbina, fuga pelos anéis do cilindro do motor.
Pelos anéis do motor pode exalar um cheiro forte e pela turbina costuma expelir fumaça pelo escape.Verifique se o coletor está impregnado de óleo.

Igor Ueki disse...

Adquiri uma Sprinter 313 CDI logo quando peguei o veiculo apresentou falhas com entrada de ar e perda de potencia, descobrimos o defeito estava no pescador do tanque de combustível, fiz a troca de todas as mangueiras e conexões assim eliminado as falhas de entrada de ar o veiculo voltou a funcionar perfeitamente, porem nota-se quando se desliga o motor o diesel retorna para filtro racor, o filtro de combustível fica vazio, se ficar algumas horas sem funcionar para dar a partida é necessário fazer a sangria e eliminar o ar, muitos me falaram que o defeito é no cabeçote racor outros dizem para eliminar e fazer a ligação direta no filtro de combustível, porem fiz o teste e o problema persiste, inclusive notei que muitas 311 não possuíam o racor, observando na internet achei alguns fóruns onde diziam que a MB adaptava uma bomba auxiliar para injetar o diesel eliminando assim esse problema, por acaso você tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Grato Igor

Aparecido Oliveira disse...

Renê seria bom fazer um diagnóstico com scanner para avaliar. A oscilação de marcha lenta pode ocorrer por diferença de débito nos injetores, problema mecânico no motor, bomba de alta pressão, problema elétrico, etc. Frente a tantas possibilidades seria difícil sanar o problema.

Aparecido Oliveira disse...

Igor, não ví nenhuma com bomba auxiliar. Com certeza existe fuga ainda ou problema na válvula de retenção do racor. Veja a possibilidade de mudar de marca. Sugiro o Parker.

Anônimo disse...

Ola, estou com um problema, o ponto do motor parece esta td ok, conforme explicado na pagina, mas o motor esta rui de pegar e qndo pega fica fumaceando branco e castanhando, vc tem alguma dica do que pode estar acontecendo??.. será que esta fora de ponto?

Aparecido Oliveira disse...

Colega, a fumaça branca é indício de possível entrada de ar na alimentação de combustível, consumo de lubrificante, combustível frio, qualidade do combustível. Quanto ao ruido pode haver alteração na pressão do rail ou pressão do coletor muito alta. Verifique se há erros registrados, faça a leitura da pressão do rail e coletor de admissão para entender o que está errado. Revise filtro de ar e admissão quanto a entupimento.

Anônimo disse...

Bom dia... algumas pessoas dizem que o motor da sprinter 311 cdi é igual o da 313 cdi,oque diferencia é o modulo que se eu chipar a 311 fica igual a 313... gostaria de saber se essa informação procede...

Aparecido Oliveira disse...

Colega, os dois modelos usam o motor OM611LA 2.2L conforme informa descritivo da MB, entretanto não tenho informações suficiente para afirmar se são exatamente iguais. Consulte um especialista em motor. Quanto a chipar o módulo, , me desculpe, prefiro não opinar, "não é minha praia".

glaucio sousa disse...

Boa noite, minha 313 ficou 30 dias parada e agora apos carregar a bateria e dar partida ela vaza toda a agua do radiador em um parafuso que esta situado no bloco do lado direito do motor, alguem por me ajudar e me dizer o que ode ser?

Aparecido Oliveira disse...

Glaucio todo o circuito de arrefecimento é selado, fuga de água quer dizer que rompeu a vedação. pode ser a junta danificada, falta de aperto na tampa/cabeçote ou bloco/tampa trincado. Procure a ajuda de um mecânico para identificar a causa exata.

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber o que pode esta fazendo o motor da minha van 311 bater ? já comprei os bico já comprei um radiador novo o meu mecanico disse que os tuches estão bom alguem poderia me ajudar pois ela ainda continua batendo

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo para determinar a causa exata, só mesmo trabalhando na máquina. Pode ser um problema mecânico no motor ou do sistema de injeção. Encontre uma oficina especializada e equipada para fazer o diagnóstico eletrônico e mecânico.

Anônimo disse...

tenho uma cdi311 2002 o torque esta muito fraco,quando o motor esta quente demora muito pra subir o giro e então o carro ñ desenvolve podem me ajudar,obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, pode má admissão de ar, pressão do coletor, débito dos injetores ou bomba de alta pressão, baixa pressão/vazão de alimentação. Revise filtro de ar, combustível, monitore a pressão no coletor/turbocompressor, pressão verifique se radiador não tem obstrução ou fuga de ar. Se tudo tiver bem considere um possível problema com o motor.

Nelson disse...

Muito boa sua pagina, parabéns! Estou comprando uma Sprinter 311 2004 com 280.000Km. Aparentemente ela está muito bem cuidada, porém tenho algumas dúvidas se esse é realmente um bom carro, qual a durabilidade do motor e se dá muito problemas no CDI... poderia me ajudar? O que observar especificamente nela e melhor; o que perguntar ao vendedor na hora da compra? Não achei informações suficientes, um grande abraço!

Anônimo disse...

ola pessoal
eu montei um motor desse e de comeco ele funcionou normal mas depois de alguns minnutos ele travou ai na hora q fui ver a engrenagem auxiliar q fica de baixo dos comandos tinha funtido ai peguei e troque a engrenagem
montei novamente ai ocorreu o mesmo problema alguem pode me dar uma ajuda do que possa ser isso

Aparecido Oliveira disse...

Nelson, um bom carro é muito relativo, depende do que você espera dele. Desempenho, economia, espaço, capacidade de carga, consumo, custo e dificuldade de manutenção, preço de revenda, etc. Muitas destas respostas você encontra no site da montadora e em publicações de renomadas revistas sobre automóveis. Com certeza para algumas você mesmo tem a resposta e basta comparar com outros modelos pretendido. No fim com o tempo aprendi que conta mesmo é a preferência, uma espécie de identidade que estabelecemos com certas marcas ou modelos, não importa o que digam. Comprar um carro usado não é uma tarefa fácil, apesar de leis que regulamentam a transação é sempre bom saber mais sobre a reputação do vendedor, afinal alguns problemas estão ocultos e só serão identificados após um certo tempo de convivência com o veículo. Durabilidade é muito relativo depende muito de como o veículo foi usado e sua manutenção. O que falam pode ser bem diferente do que entendemos, por exemplo: um veículo revisado não significa que não necessite manutenção ou não irá quebrar nada a curto prazo. Afinal qualquer veículo com certa rodagem apresentam desgastes generalizados. Um histórico que comprove a manutenção realizada anteriormente ajudaria muito , pena que nem todos possuem.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, examine o sistema de lubrificação quanto a entupimentos, pressão, vazão e fugas de óleo.

Nelson disse...

Obrigado pelas respostas anteriores Aparecido! Eu li bastante a respeito do carro e o que me deixou em dúvida e o motivo da pergunta é em relação ao CDI, não cheguei a conclusão se ele é problemático ou não...Abraços!

Anônimo disse...

Olá tenho uma cdi 311 e ela esta morrendo do nada ascende a luz edc e ela desliga o painel continua asceso assim que ela desliga em movimento eu viro a chave e ela volta a pegar. ja troquei o filtro e não parou.quando ela fica parada de um dia para o outro vou dar na partida viro a chave ascende o painel normal mas o edc não apaga e não da sinal nenhum.volto a chave ate que faz um barulho de acionamento ai o edc apaga e ela funciona normal.Se alguem tiver alguma soluçao eu agradeço.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, se o motor de partida não é acionado ao tentar ligar pode ser que o imobilizador está bloqueando, se for este o caso aparece a mensagem no painel "start erro". Verifique os fusíveis quanto a mau contato e os conectores do módulo. Certifique se existe algum tipo de chave segredo que corta a alimentação do módulo. Com o veiculo ligado tente provocar a falha movimentando chicote elétrico, forçndo levemente o conector do módulo e fusíveis.

chalegre90 disse...

meu nome é junior chalegre e gostaria de relatar que ao trocar o oleo do motor da minha sprinte 311cdi motor om611 o frentista deixou quebrar a ponta do suporte do refil do filtro,quebro aproximadamente uns 7 cm na ponta onde existe um anél,no entanto ele montou o suporte assim mesmo,eu gostaria de saber se isto poderia trazer alguma má consequencia ao motor pois o mesmo começou a bater,grato

Aparecido Oliveira disse...

Chalegre, para não cometer nenhuma injustiça é melhor confiar a um mecânico que examine com cuidado para comprovar os fatos.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Sérgio, tenho uma 313 CDI 2010, ao acerelar o motor em movimento faz um chiado semelhante ao jato de agua dos postos de lavagem de veículos, o q pode ser ?

Aparecido Oliveira disse...

Sergio pode ser vazamento de compressão do motor pelo mau assentamento dos injetores. Para confirmar, retire a tampa de cobertura do motor e verifique jogando água sobre o alojamento dos injetores.

Aparecido Oliveira disse...

Sérgio se for este o caso (fuga de compressão pelos injetores) não tente reapertar os parafusos de fixação do mesmo, os injetores que tiver fuga deve ser removido para limpeza e também limpar o assentamento no cabeçote do motor, caso contrário se corre o risco de espanar o parafuso da tampa e ter que desmontar a tampa para reparo.

Anônimo disse...

Boa noite, minha sprinter 310 esta vazando atrás do suporte do filtro lubrificante, gostaria de saber se ali vai uma junta, ou um anel de vedaçao,,,,obrigado fico no aguardo

Leticia disse...

ola amigo tenho o pobreminha na minha splinter 311 não consico localisar o sensor de ole já levei a algumas oficinas e tambem não sabe onde se localiza para subistituição, ten que ter este sensor caso contrario a lus não acenderia obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo deve ter anel de vedação ou junta, não pode ser metal/metal.

Aparecido Oliveira disse...

Leticia, se você se refere ao sensor de óleo da M. Benz sprinter 311 CDI, está localizado embaixo do motor (carter) do lado da correia.

Rogerio Nepomuceno disse...

minha sprinter 413 depois que esquenta ela ñ liga mais,depois de 5 min ele liga normal.
o que pode ser???

Aparecido Oliveira disse...

Rogério, fale mais sobre seu problema, o que você quer dizer, não gira o motor de partida? ou gira normalmente e não pega? Você observou se o display emite alerta de erro, ou luz da injeção acesa.

Dj joe santos disse...

Bom dia amigo !! tenho uma Sprinter cdi 311 a pouco tempo e fiquei 05 dias sem liga-la e agora quando dou partida não da giro nenhum, acende o painel normalmente, não acende nada de anormal,liga tudo normal, pode ser a bateria?? e se for bateria tem algum procedimento diferenciado para troca ??? grande abraço e obrigado !!

Aparecido Oliveira disse...

DJ joe, certifique-se de que não há mensagem de erro no display, start erro" problemas com imobilizador/chave.
Cambio está em neutro? interruptor do cambio está normal? Verificou fusíveis?

andre rezende disse...

Ola quero compra uma Springer mais ele 2009 e tem 600 mil rodado mais ta nova e quando liguei ele subiu uma fuma preta e caro um reparo devo comprar meu medo e o motor ele não saber já foi feito. e quanto tempo que dura um motor eu andei nele ele estar muito boa o do resto por favor me de uma sugestão grato ???

Aparecido Oliveira disse...

André é muito relativo, não dá para dizer quanto deve durar um motor, depende do histórico de manutenção e uso. O que você deve fazer é pedir o auxílio de uma oficina mecânica para avaliar as condições do motor, mesmo assim não há garantias.

MOACIR SILVA disse...

boa noite tenho um a sprinter 313 cdi e quero saber se tem como dar um reset no módulo, ou algum jeito de apagar o EDC sem passar por algum aparelho, muito obrigado pela atenção.

Aparecido Oliveira disse...

Moacir, não dá. A lâmpada EDC somente acende na presença de falha e só pode ser apagada após a solução do problema, mesmo com o aparelho. Se a falha é mais grave o veículo funciona em regime de emergência e reduz a potência do motor. Em alguns casos o veículo funciona aparentemente normal porém não apaga a luz sem que seja resolvido o problema.

MOACIR SILVA disse...

Boa noite, consegui resetar o defeito EDC da sprinter 313 cdi ligando o contato 10 vezes sem dar partida e na decima segunda vez dando partida, funcionou e a luz não acendeu mais, muito obrigado por sua atenção.

Aparecido Oliveira disse...

Moacir, sinceramente não tenho informação que isso seja possível, obrigado pelo retorno, vou averiguar mais sobre esta possibilidade.

Felipe disse...

Boa tarde, tenho uma sprinter 313 CDI-2005, esse motor vem original com o filtro separador ou preciso instalar ?
tive q trocar 2 bicos com 4 meses de uso, 40mil km rodados, pois o motor tem somente um filtro de combustivel, estou achando que pode ser água no sistema que está afetando os bicos.

Aparecido Oliveira disse...

Felipe, em muitos casos não vem com filtro, caso não apresente problemas de partida não há problema. O fato de ter trocado dois bicos pode ter relação com um monte de coisas. O bombista poderia te dar uma noção da causa do dano com base no defeito apresentado. Além disso se fosse água teria danificado outros componentes como bomba de alta e de baixa pressão. Reveja seus procedimentos de manutenção como: quantos kilômetros tem rodado os bicos e bomba sem manutenção? quando precisa faz todos os bicos ou somente o que está falhando, usa bicos novos, usados ou conserta? usa peças originais ao consertar? troca filtros regularmente? usa filtro original?Como vê existem outros fatores a considerar.

JOSE ALEXANDRE DEL VECCHIO disse...

Ola tudi bem , quero te parabenizar pois e muito util seu blog, tenho uma 313 as vezes a rotaçao fica so ate os 3000 rpm, oque poderia ser, quantos litros de oleo vai no motor.
Obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Jose Alexandre, existem várias possibilidades, o correto seria fazer um diagnóstico para identificar a causa. Algumas possibilidades: filtro de combustível saturado, bomba alimentadora de baixa desgastada, excesso de fuga nos injetores, pescador do tanque sujo, etc. Um teste prático é deixar o conector do sensor de baixa pressão desligado, fica abaixo do coletor de admissão, a lampada ficará acesa porém não limita a rotação caso esteja relacionado com a bomba de baixa. A quantidade de óleo é de aprox. 9,8 litros.

Marcelo Jung disse...

ola!!
meu nome é Marcelo minha sprinter 2007 cdi 313,quando fica parada por algum tempo aproximadamente 10 horas, O DIESEL RETORNA PARA O TANQUE!
ja troquei filtro de diesel, filtro de separador de água, sensor do rail e nada, todo dia de manha tenho que bombear pelo filtro!

não acusa nada no scaner!!

POSSO COLOCAR UMA VÁLVULA DE RETENÇÃO NA SAÍDA DO FILTRO DO DIESEL???

Anônimo disse...

Bom dia tenho uma 313 mas aparecel no painel edc e o carro nao quer ligar

Aparecido Oliveira disse...

Provavelmente está com fuga de ar no circuito de alimentação. Pode ser uma conexão de mangueira, pescador do tanque rachado, entrada de ar na válvula do filtro principal ou válvula anti-retorno defeituosa. Verifique o que for possível, use uma mangueira transparente para poder enxergar a bolha de ar (indicador de fuga) tomando combustível de um galão. Assim poderá identificar onde ocorre o problema. Outra possibilidade é a bomba de baixa pressão. Use o manômetro na saída da bomba para testar. Se for fuga no filtro principal terá que trocar completo. Quanto a válvula de retenção ...localize o defeito primeiro.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo o motor de partida vira? Você precisa scannear para saber do que se trata. Alternativamente se medir o sinal do sensor de baixa e alta pressão dá para saber se é problema de alimentação de combustível.

José de Souza disse...

Aparecido, Sou reparador e Preciso da sua ajuda, Estou com um caminhão VW 24,280 MAN Ano 2012 ,..Fiz a troca Óleo, filtro diesel, filtro lubrificante filtro de ar e tudo começou, Eu ligo a ignição ele acende todo painel aciona os ponteiro normalmente ou seja, painel funcionando perfeitamente, Mais quando passa um minuto exato, Ele começa a apitar e piscar luz de PARE, Apaga todo o painel e desliga os ponteiros, Só a luz da bateria permanece acesa,... Desligo a chave e ligo novamente o painel acende novamente e dou partida no motor tudo acontece novamente,o painel apaga e os ponteiros desliga, E o motor funciona e continua a funcionar redondinho mesmo com o painel apagado, Código de falha que aparece no painel 33 1813-5,.. Código que aparece no Scanner AutoCom $21 Controle de chassi 168 temperatura do combustível muito alta, e o 1813-5.... O $21 e o 168 não aparece no painel,Aparecido preciso da sua ajuda por favor. Att. José

Aparecido Oliveira disse...

José, Não tenho informação de todo o veículo, e não encontrei referencia destes códigos. Tente scannear a unidade lógica. Possivelmente algum fusível queimado.

Aparecido Oliveira disse...

José seu scanner é do tipo genérico, certo? não possui programa específico deste caminhão!!!

Elisandro Fernandes disse...

Tenho uma sprinter 413 cdi 2008 depois de esquentar se desliga-lá não pega.Ai tenho que esperar uns vinte minutos daí ela pega normal.Ja testei bomba de alta de baixa bicos e válvula o que pode ser?

Aparecido Oliveira disse...

Elisandro, você colocou o manômetro na linha de baixa e controlou a pressão no momento da partida? Controlou a pressão do rail nesta mesma situação? Tem pressão no rail nesta condição? Grava algum erro no módulo? Se certificou que existe ou não sinal de rotação na partida? checou o sinal do sensor de fase? revisou as conexões do injetor? a rotação na partida é normal? qualquer teste que fizer tem que ser durante a ocorrência da falha, não será difícil já que demora para normalizar.

priscila ferreira remoto disse...

Tenho uma Sprinter CDI 313 2007, quando atinge 3000 giros ela corta e ascende a luz EDC, após alguns segundos ela fica normal, o q pode ser

Aparecido Oliveira disse...

Priscila as possibilidades são muitas, provavelmente o sistema está entrando em emergência por falha na alimentação de combustível. Pode ser filtro de combustível, bomba de baixa pressão, ar na linha do sistema, etc. Melhor scannear para saber que erro está registrando e assim dar sequencia a um diagnóstico mais exato.

edvan pernambuco disse...

ola boa tarde estou com um pobrema com meu carro splinter 311 cdi a luz do oleo está acesa, passo o rastreador e diz que é o sensor, até ai tudo bem o problema e que ninguen acha o mesmo para substituir no motor. já levei em varias oficinas e também não descobrirram onde esta localizado. gastaria que alguem mim irformace a onde fica

Aparecido Oliveira disse...

Edvan, Você deve procurar uma oficina especializada como por exemplo um Serviço Bosch. E pelo que diz o diagnóstico está incompleto, já que se quer encontraram o sensor de óleo. Se após testar o componente e chicote do veículo. for constatado que realmente o sensor está com problema deverá comprar-lo em uma concessionária Mercedes.

Anônimo disse...

Boa noite, Aparecido!
Parabéns pelo blog. Tem sido muito útil para sanar dúvidas.
Tenho uma sprinter CDI 313 2007. Gostaria de saber como se faz a sangria pois acho que entrou ar na troca do filtro de combustível.
No meu tem filtro separador de água. Seria por ele? Não vejo nenhum botão para bombear o combustível...
Agradeço desde já a sua ajuda.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo se tiver tudo em ordem basta soltar a porca de um dos injetores e dar partida até sair combustível sem bolhas de ar e tornar a apertar. Certifique-se que o filtro esteja selado (anel de vedação lo lugar), se tiver em ordem a bomba de baixa deverá puxar combustível, mesmo que não bombeie manualmente. Alguns filtros possuem uma espécie de parafuso sobre o cabeçote do filtro que ao soltar-lo atua como manípulo da bomba.

Anônimo disse...

estou com uma sprinter 311 e ela nao libera para ligar a chave oque fazer

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo você quer dizer que o imobilizador está bloqueando? aparece start erro no instrumento do painel? ou somente não aciona o motor de partida?

Anônimo disse...

Boa noite !
Estou com uma 311 apresentando falha no abs.o módulo foi substituido por outro apos colisão .pode ocerrer diferença de posicionamento dos fios nos conectores. De um modulo pra outro.
Pois ele apresenta falha ativa de interruptor da luz de freio enquanto o msm esta sem operação,ativando o interruptor de freio a falha armazena .pelo diagnose o posicionamento dos fios e diferente

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo não faz sentido para mim, por acaso o módulo é diferente? Se usa um módulo de mesma referência não tem que pensar nesta possibilidade. Siga o procedimento normal de diagnóstico revisando e testando a continuidade do chicote conforme esquema elétrico e teste o funcionamento do interruptor. Note que para o ABS o interruptor é duplo um contato normal fechado e um aberto, pode estar mal montado/ajustado, ligado errado, ou somente um contato funcionando. Verifique!

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a durabilidade do filtro de combustivel da sprinter 2014 311

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, a durabilidade do filtro é relativa, depende das circunstância. Qualidade do combustível, grau de sujeira no combustível, limpeza do tanque, qualidade/tamanho do filtro, hábitos de uso do veículo, manutenção, entre outros, afetarão qualquer previsão que possa ser feita. Em geral a durabilidade média prevista é determinada pelo fabricante do veículo para um filtro genuíno considerando o plano de manutenção proposto pelo fabricante/concessionária. O fabricante do filtro também estima uma durabilidade segundo sua recomendação. Tal como menciono, se trata de uma previsão, a durabilidade real pode ser muito menos ou até exceder as previsões do fabricante do filtro. O mecânico pode determinar a troca do filtro ao realizar um teste de pressão diferencial ou pelas condições encontrada durante a revisão, independente de kilometragem rodada.

Maicon Jeferson Coletto disse...

Minha Springer 310 furgão e muito fraca já FIS o motor inteiro e continuou do mesmo jeito como eu nunca carrego peso nela pra mim estava normal mais estes dias atrás carreguei mais ou menos 1000 quilos nela a primeira subida achei que ela não ia subir então achei que não e normal o que fazer levei em alguns mecânicos me fizeram que e normal mais eu acho que tem coisa errada

Aparecido Oliveira disse...

Maicon, testar a potência de um veículo exige equipamento que raramente é encontrado nas oficinas. O proprietário geralmente, acostumado com o veículo, pode perceber se está ruim. O problema é que para determinar se há algo errado deve refletir sobre o que foi feito: qual era o estado do motor quando foi feito? justificava fazer-lo? A bomba de injeção também foi reparada ou testada? e os bicos injetores, testou ou reparou? ficou pior ou melhor depois de feito o motor? Como está a embreagem? está certo que não patina. O veículo produz fumaça? O turbo está em ordem? estas questões deveria ser levadas em consideração pelo mecânico e certamente qualquer teste nos agregados vai te custar dinheiro por isso reflita sobre o que fez até agora e se necessário procure uma oficina conceituada.

Anônimo disse...

ola ,alguem poderia me informar onde fica o sensor de pressao de oleo do motor?Obrigado.

Anônimo disse...

ahh é uma sprinter 313

Anônimo disse...

Boa noite, tenho uma sprinter 310 e ela quebrou o balancim e os dois mancais, substitui por novos e agr quando dou partida ela gira mas n pega. o que fazer?