Diagnóstico: Motor afogando, mistura rica, excesso de consumo


Motor ciclo Otto injetado
Motores de ciclo Otto injetados frequentemente apresentam falhas relacionadas com o enriquecimento da mistura. Um diagnóstico dos componentes, potenciais causadores desta deficiência, certamente indicarão as medidas a serem tomadas para eliminar o mau funcionamento.

A seguir temos uma lista dos elementos que devem ser investigados.

1 – Medidor de massa de ar, MAP ou medidor de fluxo de ar com defeito.
Afetados pela carbonização, óleo proveniente do blow by, poeira ou danos no componente, afeta a medição da carga do motor e consequentemente a mistura ar/combustível.

2 – Sonda Lambda defeituosa.
Lembre-se, o sinal da sonda é influenciado por outras falhas como: entrada falsa de ar no coletor de escape ou admissão, mau contato nos conectores, aquecimento da sonda, condição geral do sistema e motor. Portanto, faça uma avaliação geral antes de substituir a sonda.

3 – Sensor de temperatura defeituoso ou mau contato nas suas conexões.
O tempo de injeção pode aumentar drasticamente por uma falha de contato ou tolerância inadequada na resistência do componente, porém leve em conta também as deficiências do sistema de arrefecimento.

4 – Pressão de combustível alta.
A pressão alta geralmente é causada pelo entupimento da mangueira de retorno ou regulador defeituoso, desajustado, aplicação errada.

5 – Fuga de combustível no regulador de pressão.

Regulador de pressão VW-Polo

Retire a mangueira da câmara de vácuo do regulador, não pode haver vestígio de combustível aí.

6 – Válvula de injeção gotejando.
Remova o tubo distribuidor sem desmontar os injetores. Com o sistema de combustível pressurizado observe a estanqueidade dos injetores por cerca de um minuto. Caso haja falha, faça a manutenção das válvulas com um equipamento de ultrassom, se persistir o defeito substitua a válvula. 

7 – Válvula de injeção incorreta, maior vazão.
Confira a aplicação, teste a vazão da válvula com um equipamento apropriado.

8 – Entrada falsa de ar no coletor.
Isto provoca uma adaptação distorcendo a relação da mistura. Verifique as mangueiras, conexões e demais componentes ligados ao coletor como: válvulas do canister, EGR, da partida a frio, etc.

9 – Falha de ignição.
Vela, bobina, cabo de ignição defeituosos também provocam adaptação irregular da mistura.
O funcionamento do motor com mistura rica tende a carbonizar e acentuar a formação de fuligens nas velas. Portanto, seja cauteloso ao determinar se é a vela a causadora da falha ou a sua inoperância é causada por outros elementos como: baixa combustão, ponto de ignição inadequado, sistema de arrefecimento, e outros aqui citados.

10 – Defeito do motor.
Um exame das velas e do vácuo no coletor dará uma impressão geral sobre as condições de funcionamento do motor, porém não deixe de verificar a compressão e vazamento de cilindro, correia dentada, sistema de arrefecimento do motor.

11 – Mau contato das conexões massa da unidade de comando.
Esta falha é bastante comum e pode alterar o acionamento do injetor,a carga da bobina de ignição, sinal da sonda lambda, etc.
Revise e teste todas as conexões a massa. Limpe as superfícies de contatos e reaperte os parafusos. 

12 - Qualidade de combustível.
Teste o combustível e se necessário esgote tanque e reabasteça com combustível normalizado.

13 – Verifique também a tensão de alimentação da unidade de comando e dos sensores. Tensão baixa provoca distorções nos sinais e no funcionamento dos atuadores.

E o mais importante de tudo! Todas as vezes que ocorrerem defeitos como estes o combustível não queimado acumula no óleo do cárter, e se vaporiza ao aquecer o motor. Aspirados através da mangueira de respiro, conhecida como blow by, em excesso enriquece a mistura e faz o motor falhar. Neste caso é conveniente desconectar a mangueira do blow by no coletor (não se esqueça de colocar um tampão no orifício deixado no coletor) durante o diagnóstico e após eliminar a falha troque o óleo do motor.

Veja também :
 Sensor de temperatura NTC
Teste do medidor de fluxo de ar
Defeitos elétricos intermitentes em automóveis
Saiba mais sobre os medidores de massa.de ar
Saiba mais sobre os medidores de massa de ar

186 comentários:

  1. Parabens pelo artigo, de extrema valia e me ajudou bastante

    abs,

    Vicente
    Clube do Gol Turbo

    ResponderExcluir
  2. Muito coerente o artigo, abordando não apenas o problema mas também as possíveis causas. Como no caso do blow by que frequentemente envia resíduos ao tbi e sensores. Queria uma dica pra reduzir consumo astra 1.8 110cv. 7,5km/l urbano.(maf/lambda/...)

    ResponderExcluir
  3. Se não há problemas com a adaptação lambda, infelizmente não há o que fazer, o Astra é "beberrão" por natureza.

    ResponderExcluir
  4. tenho um escort sw 1.8 16v ta andando super bem ja troquei sonda cabos velas filtros e sensor de temperatura o problema e que ta afogando quando frio demora para esquentar e ta fazendo 6,8 na cidade... vc pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Escort zetec, Certifique se o sistema de arrefecimento do motor/válvula termostática está em ordem.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma doblo 1.6 16v 2002 quando fria trabalha normal quando a temperatura chega nna metade o carro morre na lenta em alta esta otimo ja troquei sensor map sensor posição da borboleta e atuador de marcha lenta e sonda lambda e modulo pois o atigo queimo o ci dos bicos e esta fazendo um pouco de fumaça preta o que pode ser?

    ResponderExcluir
  7. Leandro, sem acnner não dá para saber o que está acontecendo, você já verificou a memória de erros? verificou os parâmetros de adaptação? certos sistemas deve ter as adaptações zerada quando trocado certos componentes como por exemplo o atuador de marcha lenta.
    verifique as condições do motor, respiro do motor e nível de óleo pode estar queimando óleo, por isso a fumaça. A marcha lenta pode estar bem frio devido a mistura rica, ao aquecer empobrece e passa a morrer use o scanner para confirmar através da adptação lambda.

    ResponderExcluir
  8. tenho um peugeot 206 e comecou a falha..ele liga normalmente tranquilo mas derepente elecomeca como se a vela estivesse molhada. ja troquei as velas ficou bom mas nao deu uma semana voltou o problema de novo o que fazer neste caso..

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, Falta mais detalhes do veículo: ano, modelo, sistema de injeção, etc. É importante seja identificado claramente o tipo de falha. A falha intermitente de ignição pode ter outras causas como: cabo de vela, unidade de comando do motor,bobina de ignição,chicote elético. Não é recomendável trocar peças aleatóriamente, peça a um mecânico que faça uma avaliação.

    ResponderExcluir
  10. Se possível, gostaria de saber o porque que está dando refluxo de combustível, para abastecer tem que ser devagar, o tanque está dando pressão também quando abro a tampa sinto, já troquei 3 mangueiras de respiro e continua o problema, e o carro está apagando também "do nada", em alta ou lenta, penso que seja consequência da falta de respiro do tanque ocasionando pressão excessiva de combustível, ou a falta de pressão. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Josias, Penso que você deve retirar o tanque para examinar quanto a entupimentos no cano de abastecimento e respiro do mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Boas,
    tenho um saxo 1.1 2000 como injecção monopoint, acontece que manda muito fumo preto pelo escape e desconfio de mistura muito rica devido ao facto das velas estarem sempre todas pretas (cheias de carvão?!).
    Nas minhas pesquisas descobri:
    *circuito gases do carter do óleo entupido--> limpei.
    *Filtro do ar-->troquei
    *Sonda da temperatura do motor varia e diminui o valor ohmico à medida que este aquece-->penso que ok
    *Sonda de lambda, tinha um fio branco cortado,( um dos que alimenta a resistência?!), após reparar...varia constantemente--> acho que é bom sinal
    *Sensor MAP--> não sei como testar
    *Se cortar alimentação ao injector, este não fica a verter gasolina--> acho que funciona bem.
    *Regulador de pressão combustível... só se nunca abrir...não sei bem como o hei-de testar.
    *potenciómetro da borboleta 1,5v ao ralenti e depois sobe até aos 4,5v
    *Havia um pino do conector da ECU que tinha mau aspecto, já limpei

    O que é certo é que 3 dias depois de limpar as velas,,, elas estão novamente todas pretas, o carro manda fumo preto pelo escape, consome 10-12lts aos 100km e afoga-se em regime baixo.

    O carro tem uns anitos e 300000km, mas tem sido um relógio suiço... alguém tem dicas?


    vitor rios

    ResponderExcluir
  13. Vitor, o sistema do carro é Bosch? monopoint Bosch não possui sensor MAP. Verifique o aspecto da vela se for mistura rica estaria húmida e a tensão da sonda tente a ficar mais tempo com valores acima de 0,5 Volts. Se a carbonização é seca pode ser baixa compressão do motor, ou defeito no sistema de arrefecimento que mantém motor frio/demora para esquentar. velas de ignição com grau térmico errado (muito fria). Para o sistema de combustível deve ser medido a pressão com um manômetro ( 1 bar mais ou menos).

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo, tenho um Escort 96/96 ap2.0i argentino, injeção Fic EEC IV, que está com marcha lenta instável, variando entre 1 mil, 500 rpm, ao triscar no acelerador ele responde na hora, andando parece que ele afoga em baixa rotação, ao pisar fundo no acelerador ele volta ao normal, já troquei à TPS e nada.

    ResponderExcluir
  15. Jackson verifique o estado do atuador de marcha lenta, pode estar obstruido. Outros pontos que merece atenção: entrada de ar pelo coletor de admissão, borboleta aceleradora em ordem e limpa, ajuste básico, ponto de ignição, visão geral de sensores via scanner.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Aparecido, tenho um passat 1.8t 2001, ele esta com mistura rica, quando ligo de manhã demora para ligar, como se estivesse afogado, esta fazendo 5 km por litro, foram trocados medidor de fluxo de ar (maf, velas e filtro de ar, o carro nao falha e a marcha lenta esta estavel, fiz o teste da sonda lambda lsu com o multimetro esta tudo ok porem esta constando mistura rica, que procedimento devo tomar? desde ja agradeço obrigado

    ResponderExcluir
  17. Jeferson você deve adotar os procedimentos descritos no post fazendo uma avaliação criteriosa de cada uma das possibilidades listadas. Para ganhar tempo e ir mais direto ao ponto seria bom fazer a leitura dos valores reais do sistema de injeção afim de encontrar algo anormal. Não se esqueça que a mecânica do motor tem que estar em ordem, do contrário as leituras do sistema não fazem sentido.

    ResponderExcluir
  18. Ola . Tenho uma saveiro 88 AP modulo 06 pinos bobina 067 dificil de pegar quente piora 10 a 15 segundos de partida , Troquei a bobina por uma vermelha marca olimpic sem numeracao , e coloquei um fio do + da bateria a bobina , passando por um rele , tambem abri as velas 1.1M ,para pegar ficou bom ainda falha um pouco , a bobina nao esquenta tanto . Devo por o fio resistivo ? Tenho uma bobina We 0221122490 preta posso usa-la ? Agradeco se responder .

    ResponderExcluir
  19. ola , tenho escort zetec 1,8 16v, tenho um pobrema com ele toda ves que tiro o pe do aselerador ele morre , pois tenho que frear com o aselerader meio aselerado , dai vou tirando a pe do aselerador de vagar e ele mantem ,mas se tirar o pe do aselerador e parar ele afoga , o que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. tenho outro modulo retangulo 0227100010 bosch 06 pinos posso por sem fio resistivo com a bobina olimpic ,acredito que ela seja para platinado !?

    ResponderExcluir
  21. Garcia, a bobina 067 está correta para o módulo que está usando. O módulo 010 pode ser usado no lugar do outro que pode ser final 003,004,005 ou 006. Se não existe pré-resistor não deveria ter problema de partida. Abrir a vela só piora, vai precisar mais alta tensão ainda. Possíveis causas: Massa ( fio do lado do módulo)frouxo, mau contato, isolado do chassi. Positivo no pino 15 da bobina com queda excessiva (deve ter 8 a 10 Volts em relação ao chassi durante a partida. Tampa distribuidor/rotor com falha de isolação ou aberto. Ponto de ignição, cabos de ignição aberto resistência alta ou com falha de isolação,carburador mau ajustado. Quanto a bobina que você menciona não encontrei informação.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo, (escort) verifique o corpo de borboleta e atuador de marcha lenta, e limpe se estiver sujo. Outras possibilidades: sistema de ignição, pressão de combustível, injetores sujos, entrada de ar no coletor, respiro do motor. Melhor mesmo é scannear para se orientar pelo erro ou leituras irregulares.

    ResponderExcluir
  23. Olá tenho um santana 2.0 2001 gasolina, e ele estava com problema na marcha lenta, levei no mecanico voltou super pior, foi trocado de tudo, atuador da marcha lenta, tampa de distribuição, velas, sensor da borboleta, limpeza de bicos, scanner, trocado um bico com excesso, correia dentana, acertado o ponto do carro, bomba do combustivel, regulador da pressão do combustivel e cara o carro afoga sempre que para por uns 15 minutos, e eu sinto um cheiro no filtro de ar, ta saindo pela borboleta, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho um santana 2.0 2001 gasolina e levei no mecanico com problemas na marcha lenta, mas voltou muito pior, o carro afogava, cheirava combustivel, levei novamente foi trocado varias coisas como: atuador da marcha lenta, tampa de distrubuição, velas, sensor da borboleta, bomba de combustivel, regulador de pressão do combustivel(estava furado), bico injetor com excesso, passado no scanner, correia dentada acertado o ponto do carro e nada adiantou, da pra sentir um cheiro forte da gasolina no filtro de ar, esta saindo pela borboleta, afoga e a lenta demora pra subir, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  25. AGRADECO pela ajuda , o fio + da bobina estava com dois pre-resistor ( so percebi ao medir o + da bobina depois da sua dica) . tenho um fiesta ano 2000 1.0 zetec com a lenta alta desde quando comprei a 09 anos na oficina dizem normal 1400 RPM, como eu insisti colocarao o scaner esta tudo OK. desliguei o atuador da lenta e regulei na boboleta ficou otimo mas aumento o consumo ,coloquei um resistor na lambda para dar mistura rica nao adiantou , tirei o resistor liguei o atuador e ando com ele acelerado ,desisti a 02 anos . nao tem entrada de ar tirei ate o ruspiro do motor . tem algo que psso fazer ?

    ResponderExcluir
  26. Lopacinski, ficou confuso, pode ser que a causa o problema não existe mais. Quando se tem uma falha de mistura muito rica ocorre a contaminação do óleo e o cheiro de combustível pode ser sentido no filtro de ar. Sugiro examinar e se necessário trocar o óleo do motor. Com o scanner leia o valor de temperatura do motor, abaixo do normal acarreta em enriquecimento da mistura sem que se detecte erro. Tenha em mente que a temperatura informada deve ser coerente com a que se encontra o motor. Veja como está funcionando o sistema de refrigeração do motor ( limpo?, válvula termostática, etc). Outra possibilidade é o canister saturado e válvula de controle aberta, neste caso o combustível é sugado por esta via. Para testar basta retirar a manqueira de entrada no coletor e tapar o orifício no coletor.

    ResponderExcluir
  27. Lopacinski, neste seu segundo comentário você menciona que afoga após parado o motor, porém já foi trocado o regulador de pressão e bico injetor. Se está correto não deveria haver problemas. revise estes componentes novamente. o exame é visual, ao parar o motor deve ser observado se o bico goteja ou há fuga através da câmara do regulador de pressão.

    ResponderExcluir
  28. Garcia, o normal é cerca de 900 rpm. Caso não exista direção hidráulica, verifique se o interruptor no pino 28 está inibido. Deve ser possível verificar pelo scanner. Ar condicionado da mesma forma. Outras fontes de problema: Válvula do canister aberta, retire a mangueira e tape o orifício no coletor. Respiro do motor o mesmo (blow-by). Verifique no scanner em ajustes, tem sistema que possibilita o ajuste da marcha lenta. Presumo que o canal do atuador da marcha lenta está ok.

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho um ford focus medelo novo 2009 2.0 duratech,coloqueo um kit gnv terceira geração e agora o carro esta ruim na gasolina,oscilando na lenta e demorando a desenvolver na aceleração,carro preso e no Scanner vive dando a falha de sonda lambda e ou mistura rica.

    ResponderExcluir
  30. Renan, o fato é que andando com GNV a mistura, geralmente pobre, continua a ser processada no módulo de injeção do carro e faz adaptação equivocada da mistura. Procure com os especialistas desta área que te indicará um emulador de sonda lambda para que o módulo do carro não altere os parâmetros e tenha estes inconvenientes ao voltar para gasolina.

    ResponderExcluir
  31. Boa Tarde Pessoal,

    Meu nome é Carlos e tenho um Astra 2.4 2004 HB que está me tirando do sério. A lenta dele demora a voltar e só fica normal depois de 1 hora de trabalho mais ou menos. isto na Gasolina ou GNV. Já troquei as velas pra NGK, limpeza de bicos, troca do filtro de combustível e filtro de ar, descarbonização do corpo de borboleta, limpeza dos valores pelo scanner e teste do combustível. fiquei pensando nessa tal entrada de ar falso que não testei. pode ser mais alguma coisa? qual o próximo passo?
    obrigado

    ResponderExcluir
  32. Carlos o que acontece com a marcha lenta? alta, irregular, baixa? Faça uma varredura nos valores com lidos com o scanner, procure parâmetros que estejam fora do normal e possíveis erros na memória. AF, temperatura do motor, reconhecimento de marcha lenta, etc.

    ResponderExcluir
  33. Aparecido primeiramente obrigado pela resposta.
    A marcha lenta fica oscilando somente quando uso o GNV logo creio que possa ser regulagem e quando o giro passa dos 2500 ele fica ratiando como nos carros antigos, mesmo com as velas NGK novas acho que pode necessitar de alma verificação das distâncias do eletrodo. Não observo perda de corrente pelos cabos supressivos. Não observei nenhuma entrada de ar falso. A temperatura do motor está ok. Mas vou verificar no scanner as indicações de erro e como você disse os parametros fora da normalidade. Se tiver mais alguma dica agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Carlos se o problema é com GNV, então não adianta escanear o módulo de gasolina. Procure informação do kit GNV que está usando para saber como ajustar a marcha lenta, mistura e avanços ignição.

    ResponderExcluir
  35. Aparecido, boa noite. Tenho um palio 2011 fire, e ele afoga apos algumas horas sem uso, como pela manhã. Quando pega de primeira, parece que vai morrer, mas pega. Porem, na maioria das vezes, tenho que dar a partida 2 ou 3 vezes, a primeira giro e nada acontece, e na segunda pega quase morrendo. Ja troquei velas, limpei bicos e corpo de borboleta, foram feitos testes de sensores, bomba de combustível e bateria e está tudo ok. O scaner nao acusa nada na injeção. O modulo já foi resetado. O mecanico disse que isso é normal, falando que é devido a leitura de combustível etc, mas achei estranho. Abraços

    ResponderExcluir
  36. Guilherme, normal é pegar de primeira e sem falhas. Sé é flex deve ser conferido o AF para certificar se está de acordo com o combustível em uso. Ainda verifique se a válvula de partida a frio não está aberta. Qualquer combustível: válvula do canister aberta/canister saturado.Quanto a bomba de combustível você testou a estanqueidade do circuito após a parada do motor? a pressão deve ser mantida acima de 1 bar por pelo menos 15 minutos!!!

    ResponderExcluir
  37. Aparecido, bom dia, possuo um astra 2.0 flex 2005, aparentemente parece que o carro não possui nada, pega fácil, tem uma baita arrancada e até não gasta muito, porem não consigo andar com o carro em baixa, se eu sair devagar o motor morre fácil, se estou andando de 2ª ou 3ª quando acelero e desacelero conforme o transito parece que tem caroço na gasolina, o motor não responde com suavidade, parece muito áspero, vai dando tranco, isso ao menor toque no acelerador, para contornar tenho ficar dosando na embreagem e acelerando na manha mais haja perna nesse transito de são Paulo, possuo um Santana 96 2.0 que é muito mais prazeroso, será que isso é característica do astra ou defeito? desde já agradeço. Um grande abraço
    !

    ResponderExcluir
  38. Robson, precisa usar o scanner para ler os valores adaptativos de AF, e os parâmetros de borboleta aceleradora - avalie se não está sujo, caso necessário limpe e faça o ajuste básico. Se estiver bem veja outras possibilidades de manutenção como: velas, bobina, cabo velas, pressão combustível,injetores de combustível, filtros, nível de óleo do motor, válvula canister, sensor MAP.

    ResponderExcluir
  39. OLA AMIGO, TENHO UM FOCUS 2.0 ZETEC 2002, ELE ESTA DANDO MISTURA RICA, FAZIA 10 11 E AGORA 5 OU 6, JA OLHEI COLETOR, MAF E TROQUEI A SONDA LAMBDA, DE VEZ EM QUANDO DO NADA E ANDANDO EU PISO NO ACELERADOR E ELE NÃO ANDA, DO NADA VOLTA, POREM O CONSUMO ESTA MUITO ALTO, O QUE DEVO FAZER??? MUITO OBRIGADO. ATT PHILIPE

    ResponderExcluir
  40. Philipe, o consumo pode aumentar devido a mistura rica ou por falha de ignição/queima. Considerando que não haja nenhuma falha mecânica no motor,examine o estado das velas, cabo, e teste a bobina de ignição. No que toca a mistura ar/combustível, você deve testar/revisar injetores de combustível, sistema de alimentação (pressão e vazão da bomba elétrica, sensor de temperatura/funcionamento do sistema de refrigeração do motor (válvula termostática), sensor MAP. Estes são os pontos mais fortes que podem gerar esta falha. São muitas as possibilidades, portanto a uso de scanner é recomendável para um diagnóstico rápido e eficaz.

    ResponderExcluir
  41. OLA APARECIDO, FOI CONSTATADO UM BICO DE INJEÇÃO TRAVADO ABERTO, OBRIGADO
    ATT PHILIPE

    ResponderExcluir
  42. ola sou gilmar ..tenho um astra 1.8 alcool 2002 sistema de injecao bosch h5...a lenta dele fica en torno de 500 rpm e nao aceita celerar..ci pisar morre..e a tampa do motor fika com xeiro de alcool.veio un rapaiz e acuso o bomba mais ela ta normal ai depois acuso o sensor map foi trocado atoa....fiz uns testes d ponto negativos..e percibi ki no conector do sensor d temperatura ta sem negativo e nem possitivos..pod cer o modulo ki deu pane?

    ResponderExcluir
  43. Gilmar a solução do problema do carro não deve ser um jogo de adivinhação, Use o scanner para checar o erro e direcionar o trabalho. Se você constatou que há falta sinal no sensor de temperatura teste a continuidade do fio até o módulo de injeção. Tanto o negativo como o fio de sinal vem do módulo pino (A5 e A1). Examine se o conector está com o terminal em perfeito estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certo vo levar em uma mecanica e pedir para averiguar o problema..solucionando o problema eu entro en contato dinovo..ok..obrigado pela dica..o senhor e um otmo mecanico..vlw

      Excluir
  44. Olá tenho um corsa hatch 1.8 flex 05/05, liga de boa frio, depois de algum tempo funcionando, comerça a falhar e acende luz de injeçao, dou umas aceleradas e apaga a luz de injeçao, mas continua a falhar... Desligo deixo esfriar, depois liga de boa sem falhas... Já trocou velas, cabos, lambda... Foi feita uma geral e nada... O que pode ser???? Valeu pela atençao

    ResponderExcluir
  45. Lizenor, é necessário que se leia a memória d erros do módulo de injeção e a leitura dos parâmetros para que se possa dar uma direção ao diagnóstico. Trocar componentes na sorte não é a melhor solução.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde! Estou chateado com meu Renault Clio 1.0 16V 2004. Estava ótimo, mandei so trocar filtro de gasolina e olhar se precisava de algo mais. O mecanico sugeriu limpeza de bico. Peguei o carro e já na oficina ele pegou na primeira, mas demorou pra pegar. Senti um cheiro forte de gasolina. De manha o carro pega super bem, rapidinho. É só andar com ele 10 minutos, parar e deixar mais 10 minutos parado que o problema aparece. Bato na chave e tenho que segurar pra ele ligar. Liga de primeira, mas demora e cheira mistura rica. O mecanico ja testou os bicos, corpo de borboleta, troquei sensor de temperatura, o regulador de pressão e nada, testou bobina, toquei velas e o carro continua assim. Um detalhe, para andar o carro está perfeito. Peço que se possível me ajude.

    ResponderExcluir
  47. Posso imaginar como isto chateia Jean!Não há dúvidas que há excesso de combustível, procure identificar por onde está ocorrendo o excesso. Diante do que já fez, sugiro: apesar apesar de comentar que já testou os injetores reafirmo para testar os injetores quanto a gotejamento, volume (vazão) e pulverização, se for sistema com retorno verifique se as manqueiras de entrada e saída do tubo distribuidor não estão invertidas, Verifique se o óleo do motor não está contaminado com combustível (retire a manqueira do blow-by com o motor quente confirmar ou examine o óleo), Verifique se o combustível não vem do canister. para mais instrução verificar o tempo de injeção na partida a quente e confirmar se há adaptação de mistura anormal.

    ResponderExcluir
  48. Tenho um palio1.3 16v 2000. Ele tem um barulho. rjado no motor que so aparece aos 2 mil giros e some aos 3
    O que pode sera que e so trocar alguma peca ou tem que retificar

    ResponderExcluir
  49. Anderson é difícil dizer, pode ser alguma chapa pegando como o protetor do cárter, escapamento, coxim do motor quebrado. comece verificando estas possibilidades me parece mais sensato.

    ResponderExcluir
  50. Aparecido, bom dia , tenho um escort zetec 1.8 ano 97 , e qdo acelero o carro não sai do lugar apesar de ter giro no motor, o q pode ser? faz uns 07 meses que troquei a embreagem, monocinetica, assim que ligo o carro ele fica tremendo .Obrigada.

    ResponderExcluir
  51. Colega pode ser transmissão (embreagem, cambio). peça para verificar novamente.

    ResponderExcluir
  52. Aparecido, boa tarde!
    Tenho um peugeot 207 SW XR flex 2012 e está com 20.000Km. Há uma semana ele vem apresentando um problema. Em qualquer velocidade ele começa a dar uns "estalos" que me parece vir do painel e me lembra barulho de rele e morre. Isso persiste até que eu deixe o carro esfriar. Percebo que só acontece qdo o carro fica no sol o dia todo. Já fui em diversos mecânicos e em auto elétricas e ninguém consegue descobrir o que é. Foi passado o scanner e o único problema que acusou, porém no histórico, foi no sensor de temperatura de admissão. Porém me disseram que o sensor esta intacto. Não sei mais o que faço. Por favor, me ajude! Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá Aparecido boa tarde. É de grande valia Blogs como este para esclarecer alguns possíveis defeitos automotivos e por onde começar o diagnóstico a fim de evitar abusos por parte de alguns mecânicos. Eu tenho um Megane Dynamique 2.0 16V AUT. com o funcionamento e consumo sem alteração a não ser na partida que intermitentemente fica demorada, mas, somente na partida. Com o motor funcionando não apresenta nenhum problema, falha ou perda de potência. É necessário o diagnostico com o Scanner? Ou com certeza é o sensor de temperatura? Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Aparecido.

    Tenho uma Audi A3 1.8 aspirado,que pela manhã pega que é uma beleza,mas ao desligar o motor o final do trajeto e precisar sair em seguida quem disse que pega na partida, tem que dar muita partida e com o pé no acelerador pra funcionar, já troquei filtros, velas,regulador de pressão, óleo,limpeza de bicos, é o problema persiste, poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  55. Mariana, sem analisar o carro é precisar o que pode ser. Neste caso a observação é primordial. Se realmente for estalos de relês pode ser mau contato na instalação, Deveria a princípio revisar as conexões que são conectadas ao chassi do carro que são espalhadas por diferentes locais. verificar chave de contato, base de fusíveis, reles, etc. Uma lista longa de coisas a examinar. O ideal é ter o veículo falhando para que o eletricista possa avaliar e chegar mais próximo do problema.

    ResponderExcluir
  56. Cleber o uso do scanner é orientativo, pode ser empregado em qualquer caso. O que você descreve tem mais a ver com o sistema de combustível, e eu optaria por testar o sistema medindo pressão, vazão e estanqueidade. Existe uma situação que o carro quando quente demora para pegar ao dar partida após uns minutos, não acontece a frio e tão pouco ao dar partida em seguida da parada. isto acontece devido a perda da pressão residual de combustível. Pode ter outras complicações como óleo do motor contaminado, blow by, canister. Somente testes específicos podem determinar o que está ocorrendo.

    ResponderExcluir
  57. Valdir, como eu comentei no caso do Cleber seu problema é idêntico, ou seja verifique pressão, vazão e estanqueidade do sistema de combustível. Verifique ainda a temperatura do motor indicada no scanner quando isto acontece. Tempo de injeção é um parâmetro que dá uma orientação quanto ao funcionamento do sensor de temperatura.

    ResponderExcluir
  58. Boa Tarde!
    Acabo de comprar um Peugeot 206 1.4, e antes mesmo da compra, percebi que a luz da injeção estava acesa, e funcionava perfeitamente.
    O motor batia válvulas...
    Fiz uma revisão e uma regulagem nas válvulas, e agora, depois da revisão ele apresenta um defeito.
    Em todas as partidas, ele treme muito, a marcha lenta é inconstante, e sai um cheiro muito forte de gasolina do escape.
    Porém, alguns minutos ligado, e ele estabiliza, funciona suave sem problema e falha alguma.
    O mecânico disse que pode ser sonda Lambda?
    Mas ele não tem muita experiência com Peugeot.

    ResponderExcluir
  59. Alexandre não se trata de experiência na marca, o princípio básico é fazer o diagnóstico com o scanner para certificar-se do erro registrado e fazer a leitura de parâmetros para ver o que está fora da faixa de trabalho. A sonda lambda não está ativa no início de funcionamento com o motor frio, portanto não tem interferência na mistura. Cheiro de combustível tem a ver geralmente com falhas de ignição ou mistura excessivamente rica. Velas com problemas pode falhar a frio e depois estabilizar, porém você menciona que falha em todas as partidas, entendo que falha com o motor quente também e não condiz com falhas de velas. Para abreviar e ter mais exatidão é melhor scannear.

    ResponderExcluir
  60. Ola tenho um gol 1.0 8v 2004 e apos trocar a junta do cobeçote ficou oscilando a aceleração quando LIGO o ar. Mas isso não acontece direto mas quando acontece cinto que perde um pouco de força. Mandei limpar os bicos tem um que ta injetando mais, ainda não FIS a troca pois não en contrei. Será esse o problemas? Agradesso se poder me ajudar.

    ResponderExcluir
  61. Lima, sugiro que use o aparelho de diagnóstico para verificar os parâmetros de adaptação da sonda, por aí poderá saber se isto tem influencia na falha. Leia a memória de erros e certifique se chega sinal do ar condicionado para que o sistema de injeção compense sua carga. Dá pra ver tudo isto pelo scanner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK. Passei o escane e acusou ventilador.bico e sensor map. Tem um bico q ta jogando muito combustível. Porem o mecânico disse q o problema esta na fiação do arcondicionado. Pode ser isso mesmo? Desde já Agradesso pela força.

      Excluir
  62. Lima, se o mecânico detectou esta falha o correto é reparar-la para dar sequência, pode ser que seja necessário mais ações, já que você constatou outras anormalidades. uma falha aquí outra alí pode causar um impacto de grande monta, pois o sistema está enlaçado, uma coisa depende da outra.

    ResponderExcluir
  63. Parabéns pelo blog, e por responder as perguntas! Tenho uma BMW X5 2006 4.4 v8, ela simplesmente deu uma pane parecida com falta de gasolina ( estava baixa) e não ligou mais, levei (guincho)para minha garagem subsolo e de lá não saiu mais, nem guincho tira rss, depois de três dias funcionou falhando e com pequenas explosões no escape, nos três dias seguintes ligou numa boa e não apresentou falha, porem não tirei da garagem, no quarto dia não deu mais partida, e solta um cheiro de gasolina pelo escape, o que faço, os pulsos já cortei rsss, obrigado

    ResponderExcluir
  64. Anônimo, falta de gasolina para o motor paulatinamente, vai falhando até apagar completamente. Confunde também com afogamento, quando há falha no sensor de temperatura, só que neste caso exala um cheiro forte de combustível. Seria prudente scannear do contrário revise o sistema de combustível medindo a pressão,vazão da bomba e estanqueidade do sistema. Medir o tempo de injeção durante a partida te dará orientação sobre as condições e de possível afogamento, na ausência de comando para os injetores te levará pensar que possa haver falha no sensor de rotação o alimentação. O segredo é seguir o passo a passo dos elementos que coloca o motor em funcionamento ou impossibilita que este funcione. Se não injeta não há combustível, se injeta demais afoga. Cheiro forte de combustível nos leva a pensar que está afogando, possível problema de regulador de pressão ou sensor de temperatura, más também pode ser falta de faísca para queimar o combustível.

    ResponderExcluir
  65. Ola,tenho um fieste zetec rocan 2001e ele esta com a marcha lenta bem alta:troquei o atuador da marcha lenta e nao resolveu ,foi trocado o corpo de borboleta e nao resolveu,foi verificado o sensor de temperatura esta ok foi verificada a entrada de ar falso e nao possui !ao escanear mostrou sonda lambda e sensor map nas disse o mecanico que em funcao da rotacao elevada!o alternador pode elevar a rotacao em marcha lenta?o que mais posso verilicar?desde ja agradeco.jeferson.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo~, a rotação pode ser alterada em função de erro no interruptor da direção assitida, ar condicionado, posição não reconhecida de marcha lenta, carga no alternador, defeito de MAP, entrada de ar pela válvula do canister/respiro do motor,bobrboleta aceleradora fora de posição aberta. verifique com o scanner se estas funções estão funcionando corretamente.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia,tenho um Palio 2006 1.0 8v flex,fui a um mecanico a 1 ano atras e troquei o primeiro bico injetor. Mas o mecanico colocou um bico de outro Palio 16v(modelo iwp 001) no meu carro, poisos outros 3 sao magnet marelli (IWP 065) e mesmo assim o carro ficou bom e andando normal. Hoje esse mesmo bico deu defeito, e comprei o bico importado novo modelo similar com garantia(BRH IWP 065) so que meu ficou muito fraco agora e a luz da injecao so ta ficando acessa. O mecanico disse que o carro nao esta reconhecendo o bico pelo fato de nao ser original, e que isso ocorre as vezes com motor fire mesmo!E que devo trocar por bico magnet marelli que o carro vai reconhecer e ficar andando normal. E agora oque devo fazer?Obrigado.

    ResponderExcluir
  68. Claudio eu testaria o bico injetor quanto a resistência, vazão e pulverização em um bancada de teste e compararia com o original. Se realmente for diferente não há outra opção a não ser colocar o original.

    ResponderExcluir
  69. Claudio eu testaria o bico injetor quanto a resistência, vazão e pulverização em um bancada de teste e compararia com o original. Se realmente for diferente não há outra opção a não ser colocar o original.

    ResponderExcluir
  70. OLÁ, APARECIDO TENHO UM MOTOR 1.6 8V NA MINHA REGIÃO O PESSOAL TEM MEDO DE MEXER POR SER MONOPONTO, MAS A OPINIAO DELES É UNANIME EXESSO DE COMBUSTIVEL, SE ELA PASSA DOS 90KM POR HORA, ELA AFOGA E APAGA, SE PISAR MUITO MESMO PARADA AFOGA, TEM QUE ANDAR DE BOA COM O PE BEM LEVE, ISSO SEM FALAR DO CONSUMO, VC TEM ALGUMA DICA PARA EU MESMO MEXER?
    OBRIGADO.
    ATT, FABIO TOLEDO.

    ResponderExcluir
  71. aparecido, esqueci de comentar que é uma renault express,
    obrigado
    att. fabiio

    ResponderExcluir
  72. Fábio, é necessário ferramenta para avaliar, na falta você pode cometer alguns erros e ter gastos desnecessários. Em todo caso, vamos lá, o excesso de combustível pode ser causado pela alta pressão de alimentação, sensor de temperatura do motor errôneo, sensor MAP defeituoso ou errado, injetor defeituoso ou errado, bomba de combustível errada, regulador de pressão defeituoso, retorno de combustível entupido. Confira as peças aplicadas para certificar que é deste modelo, meça a pressão de combustível com um manômetro (1 Bar), verifique a resistência do sensor de temperatura (200 a 300 Ohm com o motor quente) e a continuidade do circuito até a UCM.Se tudo estiver bem será necessário avaliar outras possibilidades.

    ResponderExcluir
  73. Olá Aparecido Oliveira, queria saber se me podes dar uma ajuda, tenho um 206 de 2002 1.1 e do nada e em andamento foi-se abaixo, se eu não voltar a mexer nele no dia a seguir ele pega e trabalha lindamente mas por 10 a 20 minutos ou então até aquecer ( 80 a 90 graus). Já liguei a u 3 maquinas diferentes e apontam para injectores,rele de alimentaçao á injecçao pelo que me foi transmitido. Arranjei uma regua de injectores e nada fica igual, ja troquei a centralina por outra usada que foi devidamente codificada(acho eu) e nada,trabalha bem mas passado um bocado faz a mesma coisa, agora falam-me do filtro de gasolina ou da bobine mas sinceramente já não sei o que fazer.O motor quando trabalha esta certinho mas depois nada feito,nem de empurrão vai lá.

    ResponderExcluir
  74. Diogo a melhor forma de entender o que está acontecendo é examinar se existe as condições básicas para funcionar: injeta combustível, tem centelha, compressão do motor, tem pressão de combustível, o módulo está alimentado eletricamente? Em todo caso vai algumas sugestões: Seguindo o que sugere o diagnóstico verifique se há tensão nos injetores e ademais se escapamento não está entupido, óleo do motor contaminado com combustível, respiro do tanque de combustível entupido (teste com a tampa do tanque aberta), pressão de óleo do motor.

    ResponderExcluir
  75. Tenho um fiesta 2009 que perdia forca na primeira e terceira marcha,parecia que ficava se tremendo.Meu filho é mecânico ha mais de 11 anos,fez de tudo:Limpou bicos,testou sensor de temperatura,sensor de ar,válvula de distribuição,cabos de velas,teste na gasolina,até o scanner ele usou e não deu nada.Ele então disse então,que só na concessionaria descobria a causa,porque somente ela tem um programa patenteado e instalado num aparelho.Levei lá,e mesmo eles não querendo,eu dei um jeito,e vi quando eles colocaram um cabo ligado abaixo da direção, e conectado a um computador,e em menos de 1 minuto estava tudo resolvido.Só que agora é a terceira vez que isso acontece.Dura cerca de 4 meses e volta novamente.A única coisa que uma vez me falaram,é que uma central ficava desregulada.Acho que se ela ja desregulou 3 vezes,a solução é comprar outra.Mas certamente vai ser uma cacetada em meu bolso,porque o fiesta é bom,mais quando precisa dessas peças aguente o bolso.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo, é verdade que o scanner da concessionaria possui funções mais amplas, com capacidade de reprogramar por completo um módulo com versões de software mais recentes. Além disso, os sistemas de injeção eletrônica mais modernos possuem os chamados autoadaptativos que visam compensar pequenas irregularidades no funcionamento do motor, são eles: compensação de marcha lenta, adaptação de mistura entre outros. O correto é que ao atingir os limites de adaptação venha a apresentar falhas e obviamente deverá ser feito a manutenção por exemplo a limpeza do corpo de borboleta e após o ajuste básico. Nos sistemas flex pode ocorrer uma adaptação errada do tipo de combustível ou mesmo bloqueio na função devido a problemas de baterias por exemplo. Não sei te dizer o que foi feito na concessionária, porém não importa, o que deve ser dito é que não é normal que isto seja constante. Faça uma verificação via scanner nestas funções, procure ver se estas adaptações estejam dentro do esperado e faça a manutenção se necessário e o respectivo ajuste básico. Certifique que a bateria esteja em ordem, seja de boa qualidade e esteja bem carregada.

    ResponderExcluir
  77. TENHO UMA DOBLO 2002 1.3 16V QUANDO O TEMPO ESTA FRIO A VENTOINHA DISPARA A SEGUNDA VELOCIDADE, FAZENDO COM QUE A LUZ DA INJEÇÃO ACENDA, AI EU DESLIGO CARRO LIGO DE NOVO, A VENTOINHA DESLIGA O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE MUITO DEVAGAR E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO.
    PORÉM O PIOR E QUANDO EU ESTOU EM UM MUNICÍPIO QUENTE E SUBO UMA SERRA
    AI A TEMPERATURA DESPENCA A PONTO DE ZERAR E LIGA A VENTOINHA E ACENDER A LUZ DA INJEÇÃO O MOTOR ESTA COMPLETAMENTE FRIO, PARO O CARRO DESLIGO , E LIGO DE NOVO O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE UM POUCO E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO,TENHO QUE ANDAR DEVAGAR
    PARA QUE A TEMPERATURA NÃO CAIA DE NOVO , ETC. JÁ TROQUEI O SENSOR DE TEMPERATURA 2 VEZES,TROQUEI VÁLVULA TERMOSTÁTICA, FOI ZERADO O MÓDULO E OS PARÂMETROS ,E NADA ,ALGUÉM PODERIA ME DAR UMA DICA DO QUE SEJA.

    ResponderExcluir
  78. Gabriel, o módulo é quem aciona o rele de comando dos eletroventiladores, com base na Se o circuito ou sensor de temperatura falha ele vai ligar o ventilador. Deve ter mau contado em algum conector do circuito do sensor ou curto na instalação falhando intermitente. faça uma verificação no chicote desde o sensor até a UCM.

    ResponderExcluir
  79. Tenho um Honda Fit 2004, gas, 110.000KM. Faço todas as revisões conforme manual. O carro estava perfeito ate essa semana qdo o motor começou falhar, não acreditei... Pensei alguma coisa com as velas pois parecia que um dos cilindros deixou de queimar. retirei as velas e verifiquei que estavam com aparência boa, secas, não queimadas, de cor marrom claro. O áleo está ok e o nível de água também. Verifiquei que esta saindo muita fumaça "esbranquiçada" e junto muitos respingos de gasolina na descarga. O que pode ter ocorrido?
    Antes de rebocar para uma oficina, gostaria ter a opinião de quem entende.
    Obrigado. Carlos-RJ.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo, se é como você diz, saindo gasolina pela descarga,as velas deveriam estar encharcando??? Fumaça branca pode ser queima de óleo ou vapor d'água. Verifique se o combustível não está adulterado. Voltando aos respingos de gasolina, se procede esta informação, pode ter relação com pressão de combustível, sensor de temperatura do motor, injetores com fuga. Use o scanner para ter uma visão global.

    ResponderExcluir
  81. amigo fiz um motor zetec 2.0 do mondeo troquei kit do motor e virabrequin ele pega mais não funciona ja verifiquei o ponto ai tirei os injetores vi que ele ta jogando de uma vez nos quatro ao mesmo tempo me da uma ideia do que pode ser desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, tenho um corsa wind 95, o mesmo está com excesso de combustível, as vezes o carro morre do nada, meu mecânico passou o aparelho e não acusou nada, sabe me dizer qual problema poderia ser, que o aparelho não conseguiu identificar ???

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  83. Willian há uma infinidade de falhas que não são registram erros no sistema de injeção. Além disso é preciso saber interpretar as leituras feitas pelo scanner para detectar divergências. Bem tudo isto ainda não te diz a causa do defeito e com base na experiência do mecânico este deve listar as causas prováveis e executar testes adicionais para comprovar o que está falhando de fato. Siga a orientação listada no post para encontrar a causa e mãos a obra, é assim que funciona.

    ResponderExcluir
  84. Tenho um Peugeot 207 XR 2011\12 1.4 FLEX, estou tendo problema com ele na partida fria. Sempre que meu carro está frio, ele não liga de primeira, tenho que dar a partida umas 5 vezes e acelarar até esquentar o motor para que o mesmo possa funcionar. Ele fica engasgando, e morre sempre. Depois de quente, esse defeito para e funciona normalmente. Percebi também que meu combustível não durou quase nada dessa vez. Geralmente ele fazia em média 7 por litro e desta vez se fizer 5,5 é muito. Está acesa a luz de auto diagnóstico do motor. Você sabe me dizer o que pode ser? O mecânico já trocou filtro de combustível, fez limpeza nos bicos, trocou velas porém não resolveu. No diagnóstico realizado via computador, está acusando a Borboleta (esqueci o nome correto) porém já foi testado duas ou três vezes mas não houve sucesso.

    ResponderExcluir
  85. Fernando, é possível que o A/F ( relação de mistura ar/combustível) esteja desajustada para o tipo de combustível que está no tanque. Isto pode ocorrer por falha em componentes como: vazão do injetor errada, pressão de combustível, entrada de ar no coletor, sonda lambda defeituosa, e outros componentes relacionados a carburação. O que deve ser feito é certificar que tipo de combustível tem e buscar via scanner os parâmetros relacionados ao A/F e ajustes de lambda para entender o que está ocorrendo. Uma vez que se tem a informação do sistema formula-se uma relação de componentes que possam causar tal problema e se executa os testes complementares para identificar a causa. Por exemplo: A/F incompatível pode ser simples erro de adaptação e se após uma tentativa de correção houver retrocesso se passa a testar os prováveis componentes que poderiam causar a falha como pressão do sistema de combustível, retirada dos injetores para teste de vazão e possivelmente limpeza, e assim por diante até que se determine o real problema.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite Aparecido,

    Estava abastecendo sempre gasolina, mas de uns 3 ou 4 meses pra cá tenho abastecido a alcool e só foi dar problema nessa última vez que abasteci. Na realidade o problema não acaba quando o carro esquenta, mas fica menos problemático e funciona até que normal. Também percebi um forte cheiro de combustível (no caso alcool) o que antes não acontecia. Se eu não me engano ele também já fez esses testes mas não tinha conseguido encontrar o defeito. Ele havia me informado que a pressão do combustível estava correta, só não sei a questão da sonda lambda. Já estou ficando louco, não sei mais o que fazer. Estou esperando esgotar o tanque para abastecer com gasolina para verificar se ainda assim terá problema (só para ter certeza).

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde Aparecido
    Tenho um corsa sedan 1.8 2004 flex, as vezes parado no transito o carro fica oscilando a marcha lenta entre 1000 e 1500rpm, ai eu dou uma acelerada e ele para a lenta volta ao normal mas depois o problema volta.
    Ja foi trocado sensor map, atuador da marcha lenta, sensor de posição da borboleta e sensor de temperatura do motor em todas essas trocas de pecas o carro fica bom mas passando uns dois dias de uso ele volta a dar o problema e feito o diagnóstico nao acusa falha em nada do sistema de injecao e nem erros na memoria, ate cabo de aterramento o mecânico ja tentou mas nao resolveu
    Desde já le agradeço

    ResponderExcluir
  88. Igor a rotação também pode oscilar se houver entrada falsa de ar no coletor ou via respiro do motor por deficiência na tampa do óleo. Verifique manqueira juntas da admissão, retire e tape um a um os componentes que são conectados na admissão como: servo freio, manqueira da partida a frio, válvula do canister, respiro do motor, etc.

    ResponderExcluir
  89. Tenho um stilo 02 03 16v
    Aconteceu de usar a reserva hoje, parei em um posto de bandeira e abasteci, quando cheguei próximo a minha casa percebi algo de diferente

    Quando você acelera continuadamente e lentamente ele ama "normal"
    Mas quando pisa, ele afoga um pouco, depois volta ao "normal" mas parece que não tem toda a potência: o que pode ser?
    fasolina Batizada? Bico sujo? Velas?

    ResponderExcluir
  90. Gilberto, é flex? mudou o tipo de combustível? se gasolina, foi abastecido com gasolina mesmo?

    ResponderExcluir
  91. Perdao os erros de Português, já estava deitado quase dormindo e ainda pelo celular quando encontrei essa página,


    Não é flex, é a Gasolina somente. Desconfiei que tivessem colocado combustível errado, mas na entrada do combustível não tem cheiro similar ao álcool. Mas acabei não descendo do carro para verificar qual foi colocado realmente.

    ResponderExcluir
  92. Bom dia! Sou de Ribeirão Pires - SP, e estou com o seguinte problema.
    Com o motor frio, depois de percorrido uns 2km, o motor do meu Doblo 2005 1.3EX gasolina começa a aquecer, daí acende a luz da ingeção eletrônica, a ventuinha liga, a temperatura vai a zero e o carro fica mais fraco e até falha nas arrancadas; paro e desligo carro e ligo em seguida, e a ventuinha desliga e o carro volta ao normal com a luz da ingeção ligada, a luz só apaga se o motor aquecer bastante, ai a ventuinha só liga se necessário, só que, se a temperatura do ambiente estiver frio, a luz da ingeção não apaga, e a vetuinha volta a ligar e o carro volta a ficar mais fraco.
    O que devo fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
  93. Colega, aquece de fato ou é somente o indicador que sofre alteração? Possivelmente existe uma falha intermitente no conector no sensor de temperatura, cabos com interrupção no referido sensor ou internamente na peça. Faça a verificação do conector, chicote e teste o componente para localizar a falha. Se necessário use o scanner para assegurar que se trata realmente de falha neste setor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecido Oliveira
      Me desculpe, o motor não aquece, quando a luz da injeção eletrônica acende, a ventuinha liga e a temperatura do motor vai a zero, e o carro fica mais fraco.
      Obrigado!
      Sergio

      Excluir
  94. Boa tarde, Aparecido.
    Estou com um dúvida com o regulador de pressão do meu carro. É uma BMW 328i E46 1999, fabricada em out de 1998. Quero colocar um regulador de pressão Bosch 0 280 160 597. Porém não sei se ele se aplica pras E46 ou somente pras E36, pode me ajudar?. Quais diferenças podem tem entre um modelo e outro sendo que tem a mesma pressão (3,5 bar)? Obrigado
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  95. BOA NOITE, COMPREI UM ESCORT ZETEC 97
    QUANDO ELE ESTA FRIO NÃO FALHA DEPOIS DE ANDAR ALGUNS QUILOMETROS, A MARCHA LENTA CAI E COMEÇA A FALHAR , E VOLTA E MEIA A MARCHA LENTA AUMENTA PARA +0U-1500 RPM,PODERIA ME DAR UMA DICA

    mEU NOME LUIZ BONIFAIO

    ResponderExcluir
  96. Luiz, verifique e se necessário faça a limpeza do corpo de borboleta e atuador de marcha lenta. Se não for este o caso terá que usar o scanner para auxiliar no diagnóstico.

    ResponderExcluir
  97. Possuo Peugeot 307 1.6 16v flex 2008, 70.000km rodados, todo os dias o carro pela manha com o motor FRIU ele so pega na partida se pisar fundo no acelerador e nao mantem rotaçao, é preciso precionar o acelerador por uns minutos ate aquecer, pois caso contrario a rotacao ocila e morre. E alem disso o veiculo corta o Giro a 5.000 rpm, testei a bomba e esta com 4;2 bar e o comsumo de 10.2 passou para 8.4 . oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  98. Boa noite tenho um escort sw zetec 1.6 16v 98 quando ele esquenta ele ocila a aceleraçao e fica so na lenta alguns segundo e morre e depois ele nao arranca mas quando ele esfria volta
    ao normal oq devo faser

    ResponderExcluir
  99. Junior possivelmente está mal adaptado para o combustível que está usando. Isto pode acontecer se houver um erro que impeça o reconhecimento do combustível. Você deve usar o scanner para se orientar. quanto ao erro e se está adaptado para o tipo de combustível correto.

    ResponderExcluir
  100. Junior possivelmente está mal adaptado para o combustível que está usando. Isto pode acontecer se houver um erro que impeça o reconhecimento do combustível. Você deve usar o scanner para se orientar. quanto ao erro e se está adaptado para o tipo de combustível correto.

    ResponderExcluir
  101. Anônimo, dá a impressão que está afogando ao parar o motor retire as velas para verificar se está encharcada. Observe se há cheiro forte de combustível na admissão. Também poderia ser falta de ar. Faça uma revisão nos principais pontos. Afogamento: pode ser regulador de pressão com fuga de combustível, injetor gotejando, excesso de pressão (medir a pressão do combustível) consequentemente afogamento leva a contaminação do óleo do motor que agrava o problema, uma vez resolvido se deve trocar o óleo em casos graves. Verifique também o funcionamento do controle de marcha lenta (corpo de borboleta, motor de passo), filtro de ar, fuga de ar na admissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antonio quando o scort para eu observo e nao sinto cheiro forte mas tenho a imprençao q pode ser o controlador de ar. Agora ele nem esquenta mais. e so dar a apartida e andar uns 100m e ele para e morre eu ligo ele e tento arrancar mad sem sucesso o mecanico falou q os sensores prescisa de 0.5v para funcionar e minha bateria esta fraca isso e verdade mas um vez obrigado pela atençao

      Excluir
  102. olaa, tenho um escort 97 1.8 zetec, toco arranque duas, três, e as vezes quatro vezes,e quando da partida na primeira demora e pega pesado, o que é?

    ResponderExcluir
  103. Antoni, vamos ver se entendí, o motor de arranque não vira nas primeiras tentativas!!!! se for este o caso pode ser bateria descarregada ou com defeito, queda de tensão nos cabos do motor de partida ou conexão a massa, motor de partida defeituoso. Nestes casos se nota uma queda na luz do painel. Chave de ignição com defeito, solenóide do motor de partida isolando, neste caso a luz do painel permanece normal e o motor de partida não gira ao dar partida. se for algo diferente disto faça um novo comentário.

    ResponderExcluir
  104. amigo bom dia tenho um escort zetec rocam 1.6 8v 2001, bom quando tipo dou aquela esticada por exemplo em uma rodovia, ele em alta da falta de gasolina e acaba morrendo, tipo quando vou reduzir quando esta em alta ele morre, voce tem alguma dica, se e bomba ou parte eletrica

    ResponderExcluir
  105. Rogério, se você está certo de que é falta de gasolina, então verifique a pressão e vazão da bomba de combustível, examine o tanque para ver se não está sujo e obstruindo o combustível, teste o potenciômetro do corpo de borboleta. Use o scanner tanto para checar que erro está detectando e testar o potenciômetro, deve indicar borboleta fechada sem acionar o acelerador.

    ResponderExcluir
  106. Bom dia. Tenho um Renault Clio 2011 1.0 16 válvulas. Tem dificuldades ao ligar o carro. Ele só pega se pisar no acelerador, fica um cheiro de combustível dentro do carro. E depois q o carro pega, ele não apresenta mais nenhum problema. Já troquei bateria, fiz a revisão normal , já levei para 4 oficinas, passam o scanner e não acusa nada com defeito. Já não sei mais o q fazer, muito arrependida de ter comprado esse carro.
    Ana Maia

    ResponderExcluir
  107. Ana, o motor precisa de are combustível na proporção correta para funcionar. No seu caso pode ocorrer duas coisas: uma é haver pouca entrada de ar e a outra é haver excesso de combustível. É preciso trabalhar com estas duas possibilidades para encontrar o problema. O que pode ser feito: se o veículo é flex, verifique se não está com o AF (reconhecimento do tipo de combustível) travado. Para todos os casos: verificar se o injetor não está gotejando, se estão corretos para o veículo, medir pressão de combustível, verificar se o canister não está saturado com combustível e se a válvula funciona corretamente, verificar se sensor de temperatura do motor tem leitura correta,se a borboleta aceleradora está em ordem. Em casos de afogamento o óleo do motor é contaminado com combustível e pode influenciar no funcionamento, verifique o óleo. O cheiro de combustível quando se sente dentro do carro pode ter relação com a saturação do canister ou danos em manqueiras do tanque. Sugiro que encontre uma oficina que possua gente competente e com profissionalismo.

    ResponderExcluir
  108. Ola.tenho um tipo SLX.2.0 8v. 2 comandos...trocamos k bloco.queto saber qual ponto da roda fônico e o pontos da destruição e rotor.ele da sinal mas na pega compreensão esta boa..celas com faisca e tem gasolina.e sai fumano pela borboleta ..e quero um link ou fotos.das.mangueiras que vai na admisaao e corpo borboleta pois. Me perdi..e do retorno .agradeço pois fico mas de um mês desmkntado ai se perde...e o que faz pra ele pegarm.obrigado.

    ResponderExcluir
  109. tenho umescort zetec 97 1.8 16v ele liga normal anda normal mas as veses enfraquece o motor e parece que nao anda mas é so eu tirara o pe do acelerador e deixar no ponto morto ele volta ao normal e anda normal isso so acontece as veses o que pode ser

    ResponderExcluir
  110. Olá, me chamo Peterson e tenho um astra cd 2.0 8v 2004 com a ventoinha demorando cada vez mais tempo para desligar. Chega a ficar minutos ligada. Não demorava tanto. Tive que trocar o motor da ventoinha que deu pau e estou prestes a perder outro. Levei no mecânico e ele disse ser normal. Eu desligo o carro e ela fica ligada, e para desligar mais rápido eu ligo novamente o carro para acionar o segundo estágio. Após alguns segundos ela desliga e eu posso desligar de vez o carro. Como eu disse, sei que é normal continuar ligada, mas está demorando cada vez mais para desligar. Aguardo resposta e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  111. Neko, você deve scannear para ver se registra algum erro, trabalhar em cima dos erros é a decisão mais acertada. Fora isso revisão seria recomendado para checar velas, cabos , bobina, medições no sistema de combustível, checar mangueiras do coletor de admissão quanto a fuga de ar, entre outros.

    ResponderExcluir
  112. Peterson, os ventiladores ficam ligados tanto quanto for necessário para abaixar a temperatura, com base nisto é possível que falte água no sistema de arrefecimento ou exista bolhas de vapor. Complete se necessário e purgue o ar do sistema. Outra possibilidade é falha no sensor de temperatura o qual deve ser verificado comparando a temperatura real com a lida pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  113. Olá Aparecido,tenho um fox 2009 1.0 e o mesmo começou a afogar,por coincidência ou não foi logo após abastecer. Depois de secar as velas (velas novas,bem como os cabos) várias vezes ele voltou a afogar,chamei um mecânico e ele repetiu tudo o que eu tinha feito,como não resolveu ele retirou os bicos e mandou limpar e calibrar dois dias depois o problema se repete.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite, tenho um astra flex 2008 e recentemente instalei gnv, depois que instalei o kit o carro ficou ruim de pegar frio na gasolina, quando pega fica rateando,a mistura esta rica,com cheiro forte no escape, acende a luz da injeção, porem quando esquenta melhora, no gnv o carro está normal, o carro possui emulador de sonda e de bico.O que pode ser estive lendo e descobri que existe um emulador inteligente, mas será que resolve?

    ResponderExcluir
  115. Elenilson seu carro é flex? caso for verifique a adaptação de combustível (AF), pode estar errado ou não foi adaptado caso tenha mudado o tipo de combustível. Se for mono combustível verificar com scanner se há erros e testar sistema de combustível quanto a pressão, vazão e estanqueidade.

    ResponderExcluir
  116. Hélio você está no caminho certo, possivelmente ao funcionar no GNV o sistema de injeção gasolina faz adaptação errônea e ao voltar neste funciona mal. Você deve buscar a solução com seu instalador GNV.

    ResponderExcluir
  117. Boa noite tenho um peogeot 307 1.6 16v flex 2007, a luz de injeção esta acendendo e no computador de bordo aparece falha no sistema anti poluicao, já troquei as velas e ficou bom por 15 dias, depois voltou, abri pra ver as velas e 3 estavam vermelhas e 1 preta, ai troquei elas de novo e não adiantou. Passando o scanner de novo esta acusando falha no terceiro cilindro, o carro esta fraco, tipo falhando e quando parado esta dando soquinhos, tipo tremendo, mas não chega a morrer, o mecânico disse que é a bobina de ignicao, mas estou com medo de trocar e não resolver, o que pode ser??

    ResponderExcluir
  118. Colega você conhece o problema, cilindro falhando/não funcionando precisa encontrar a causa. Infelizmente sem fazer os testes é difícil dizer que a causa é a bobina. Se o mecânico lhe dá garantia e se compromete com o resultado não vejo porque ter medo. Do contrário se ele está chutando e não der certo, e ainda você terá que pagar, então procure outra oficina. Outras possibilidades são: defeito do motor, injetor com pulverização/débito ruim/gotejando, entrada de ar no coletor. Contrate o serviço com base no resultado se trocar a bobina e não funcionar é problema do mecânico.

    ResponderExcluir
  119. BOA TARDE, TD BEM ? então tenho um scenic 2.0 8v que está com os seguintes sintomas ele está afogando .quando ligo o conector da bomba ele apaga se eu desligo o carro consome o comb da tubulação até morrer normalmente, é só ligar a bomba e pronto já morre como se desse excesso de combustivel. dae só virando a chave com o pedal no fundo pra desafogar. o que poderia ser este problema. obrigado.

    ResponderExcluir
  120. Colega teste a pressão/vazão e estanqueidade do sistema de combustível. Teste o injetores em bancada. Scannear e ler parâmetros do sensor de temperatura do motor.

    ResponderExcluir
  121. Olá amigo tenho um pegout 206 1.6 16 válvulas ,quando ele está frio quando ligo ele fica falhando fazendo um barulho estranho no motor e perdendo força tenho que acelerar bastante pra não morrer,depois de algum tempo quando ele esquenta volta ao normal ,o problema acontece só quando ele está frio.

    ResponderExcluir
  122. Antonio quando foi última revisão que fez, troca de velas, limpeza de bicos, filtros, etc? quantos quilômetros já rodou? posso estimar algum tipo de anormalidade coerente com o sintoma porém seria conveniente submeter-lo a um diagnóstico. Não que isto seja a solução, mas é o ponto de partida para saber por onde começar a trabalhar.

    ResponderExcluir
  123. Olá, tenho um peugeot 207 xs 1.6 automático, e eu tenho um problema chato e intermitente, o que acontece é que as vezes, geralmente na primeira partida do dia, o motor vibra muito, falhando forte, os freio fica muito duro nesse momento, mas isso só dura uns 5 segundos no máximo, depois normaliza, já levei na css e não identificaram a anomalia, até por ser um problema intermitente, não é todo dia que aparece, às vezes o problema some por semanas , outras vezes aparece umas 2x por semana... O que pode ser?

    ResponderExcluir
  124. Paulo, se o problema acontece na presença do técnico há uma chance maior de compreender a falha. Por outro lado resta fazer uma bateria de testes visando encontrar qualquer anormalidade que justifique este sintoma. Isto dependerá do grau de interesse do profissional e sobretudo da paciência do dono do veículo, já que se trata de uma situação exclusiva. Mecânico não possui bola de cristal, quer dizer que terá que fazer testes e ajustes que nem sempre será a solução mas certamente irá esbarrar com o problema. Terá que submeter a uma revisão geral com medição no sistema de combustível, verificação de conexões, sistema de ignição, etc.

    ResponderExcluir
  125. boa tarde, amigo
    tenho uma doblo adv 2006 gas / gnv
    quando ligo o carro quando estar com motor frio
    ele nao vira de primeira e fica fraco se tentar sair com ele
    morre na hora,quando acelero bastante ai sim ele fica normal.
    ja troquei velas, cabo de velas, sensor de rotaçao.
    nos dois combustiveis acontece isso.
    ja estou cansado de trocar peças a toa, me ajude.

    ResponderExcluir
  126. Anônimo, não é correto trocar peça que se tem suspeita, é preciso fazer verificações e testes para saber o que está errado. Sugiro que faça um diagnóstico da mecânica motor, sistema de admissão e chicote. Mantenha o sistema no combustível original para checar como está o funcionamento de adaptação lambda em busca de anormalidades. Corrija o que estiver errado se apresentar mistura muito pobre ou muito rica.

    ResponderExcluir
  127. Boas, tenho um polo 1000, 1992, 86c/mk2, e tenho o seguinte problema: em rotações baixas sempre q carrego no acelerador ele afoga, tenho q carregar a segunda vez para ele responder. Pega sempre bem; mas se paro e volto a pegar nele passando 20/30 minutos, já custa a pegar, tenho q carregar bastante no acelerador, se desligo e passando 5 minutos ou 1 hora pega bem. Também quando o temperatura esta quente (ex 25/30 graus) ele já não falha tanto, é raro falhar, até com o motor frio...já mudei algumas coisa (carburador Pierburg 1b3; etc) já esteve em dois mecânicos, também na Bosch, e continua igual. Seria possível ajudar-me. Obrigado

    ResponderExcluir
  128. Carlos, difícil! dá a impressão que está afogando. verifique no corpo do carburador se goteja após parar o motor, terá que verificar durante estes 30 minutos e ao dar partida certifique se está com excesso de combustível. Apesar de ter mudado o carburador deve ficar atento. verifique a pressão de alimentação de combustível.

    ResponderExcluir
  129. Tenho um Mercedes 300se injeção mecânica 85 que funciona bem quando frio, depois de chegar a temperatura as vezes bem antes já começa a falha e fica difícil de pegar. Algumas vezes após uma voltinha de 2km desligo o carro, não chega nem a atingir a temperatura e já não quer pegar e quando pega fica sem lenta. No outro dia ligo parece perfeito nos primeiros momentos até começar tudo novamente? o que pode ser?

    ResponderExcluir
  130. Anônimo nã dá para adivinhar, posso ter algumas suspeitas, porém terá que scannear para ver se procede. Isto me sugere problemas relacionado a afogamento o que eventualmente produziria um forte odor de combustível. Possíveis causas se confirmar que se trata de afogamento: pressão de combustível alta, gotejamento dos injetores, regulador de pressão com fuga, sensor de temperatura ou circuito defeituoso, etc.

    ResponderExcluir
  131. ola amigo tenho um passat alemao 1.8 turbo .....o veiculo ja esta na 4 oficina e ele esta com o seguinte defeito , ele funciona beleza,,,,passa ums 10 minutos ele injeta tanta gasolina que ele se afoga e apaga , tranca a sonda entra em modo de emergencia o modulo e a gasolina desse pro carter ! ja me falaram em ate abrir o motor mas nao sei o que fazer!

    ResponderExcluir
  132. Vinicius o primeiro ponto é descobrir o que causa o excesso de combustível. Supervisione o tempo de injeção para saber se é um aumento no comandado pelo módulo ou um possível curto circuito que abre continuamente os injetores. Se for comandado pelo módulo terá que supervisionar o sensor de temperatura ou seu chicote quanto a uma possível falha. Este é um dos caminhos a seguir. Outra linha de raciocínio seria supervisionar a pressão de combustível para garantir que não haja excesso de pressão ou fuga através do regulador de pressão. Mais uma possibilidade, examinar se os injetores não estão com fuga, e poderia ser até uma falha intermitente, por isso a verificação na bancada teria que ser longa, ao contrário do que se faz normalmente. Quanto a contaminação do motor Terá que trocar o óleo, antes destes procedimentos e a partir disto evitar nova contaminação até que encontre a falha. É importante que saiba que uma vez contaminado o óleo, ao esquentar o motor a evaporação do combustível via respiro do motor também é capaz de causar afogamento confundindo o diagnóstico e levando a pensar que exista outro problema.

    ResponderExcluir
  133. Tenho um Fiat Uno Mille 1996 SX, hoje cedo ele pegou normal eu saí e andei uns dois km, quando parei e ficou no ponto morto ele foi perdendo potência e morreu. Liguei novamente e quando fui sair na 1ª marcha ele ficou fraco e morreu novamente. Consegui ligar e sai devagar quando coloquei a 3ª e fui fazer uma curva e reduzi pra 2ª morreu novamente. Liguei e fui devagar até um mecânico e expliquei a situação. Vim para o meu trabalho e estou postando o meu problema. O que será? Obs: Semana passada o mecânico olhou e disse que o TBI está limpo e só fez uma coisa, calibrou o regulador de pressão da gasolina deixando com 1 BAR e cobrou 40 reais pelo serviço.
    Poderia me ajudar com um comentário sobre um possível defeito. Obrigado.

    Luis Carlos (Sorocaba/SP).

    ResponderExcluir
  134. Luis difícil saber, só testando. Tem que medir a pressão de combustível para saber se está relacionado com isto. No mais scannear pode ser que seja um problema elétrico ou mau contato em um conector que não ficou bem encaixado.

    ResponderExcluir
  135. Olá ,gostei muito do seu artigo. Meu vectra 2.0 98 8v ta dando mistura rica, as vezes da umas cortadas e volta ao normal.o que fazer?

    ResponderExcluir
  136. Thiago no post cito 13 tópicos a serem verificados, veja outros tópicos relacionados a mistura rica. Mãos a obra e boa sorte

    ResponderExcluir
  137. Gostei do Blog! Tenho um 206 1.6 16V. A mecânica está OK, velas iridium, bobina OK, bateria nova, chicotes positivo e negativos OK, vávula termostática nova, arrefecimento OK, motor sem borra, com óleo novo no nível, sonda labda nova, coletor, TBI com juntas novas e limpos, não tem cheio de combustível no escape, injetores OK, pressão e vazão de combustível OK, fiz testes de compressão nos cilindros (14 bar nos 4), não há problemas com juntas (só um leve suo de óleo pela junta do cárter). Comecei a ter problemas de afogamento e quando ligo. Acontece também que ao sair com o carro, depois de uns 30min., ao parar no sinal, ele começa a perder giro, cai de 760 pra 680 e a central já menda subir pra 1200 e fica repetindo isso a cada 2 a 3 segundo quando parado pé no freio (ele é automático). Troquei a sonda lambda e o consumo melhorou um pouco mas só quando estou numa subida pedindo força, dá uns 12 a 15 por litro mas normal deveria dá 8 a 12 e está em 6 a 8 por litro. Passei o scanner e vi que a tensão de bateria cai pra 12,4V quando acontece da rotação cair e que o índice de álcool no tanque está em 0%. Só uso gasolina comum. Acho que tinha que aparecer pelo menos 20%, certo? Já limpei o MAP com limpa contato mas não adiantou. Fiz os procedimentos recomendados para o início do aprendizado mas não adianta, continua marcando 0 de etanol no tanque! Alguma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bala, como pode estar afogando se não cheira combustível? você verificou o tempo de injeção? verificou os valores de adaptação lambda? Temperatura do motor via scanner o que está registrando, está correta? e a estanqueidade do combustível, a pressão se mantém ao parar o motor?

      Excluir
  138. Isso não cheira. Afogou 2 vezes só. O problema que me incomoda e não consigo resolver é a questão da marcha lente irregular. Como faz para verificar esses valores de adaptação lambda? Temperatura do motor tá ok no scanner, arrefece com 98 e vai até 92 gruas. Estanqueidade e pressão perfeito. O tempo de injeção deveria estar em 2.5 a 4ms mas fica em 1.7ms em 720 RPM. Pressão coletor 360mbar.Cânister aberto em 25%, avanço em 8 graus e posição da borboleta em 1 grau. Temperatura ar admitido 62 graus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Válvula não goteja, tempo de injeção baixo, pressão combustível ok, ..Então não se trata de afogamento. Para marcha lenta irregular tem que pensar em algo relacionado com corpo de borboleta (TBI) com travamentos/dente da engrenagem quebrado, pedal acelerador, mau funcionamento da transmissão, sinal do interruptor do pedal de freio. Pode ser ainda uma carga mecânica alta, fuga de ar no no coletor. adaptação lambda estão em leituras do scanner, podem aparecer com regulagem lambda, integrador, mistura aditiva/multiplicativa, trim, depende do scanner.

      Excluir
    2. OK. Vou verificar mas o estranho é que só aparece o problema quando o carro tá quente e ligo os consumidores, ar e farol alto. Será que o alternador está com problemas, regulador de tensão? Acho a tensão de 13,5V baixa pra pra uma rotação de marcha lenta em 760RPM. Antes eu lembro que essa tensão era de 14,3V.

      Excluir
    3. Tensão do alternador com carga acima de 13,5 Volts é normal. Sendo uma falha intermitente, qualquer teste só é válido durante o momento que está ocorrendo a falha. Quando ocorre a falha é possível manter o motor acelerado a 2000 rpm, por exemplo, ou falha. Ou o problema só acontece em marcha lenta. Quanto tempo dura a falha?

      Excluir
    4. Tá, 13.8V então é normal mas era 14,3V, eu lembro mas OK. Não fiz testes no momento da falha. alguma sugestão? Sim, é possível manter a aceleração em qualquer rotação e sem falhas. Sim, somente em marcha lenta mas com algumas condições: 1 - Quando a temperatura chega nos 90 gruas; 2 - Farol ligado, baixo ou alto. O tempo que ocorre a oscilação é o quanto eu deixar esses consumidores ligados. O Interessante foi que eu, de início, desconfiei do compressor do ar mas quando ele está quente e com o ar ligado, não dá problema, confirmei isso recentemente. Será que é um problema elétrico no regulador de tensão do alternador?

      Excluir
    5. como já comentei, é problema de estabilização de marcha lenta. Você os teste que sugerí? fez adaptação de corpo de borboleta e pedal acelerador?

      Excluir
    6. Fiz isso várias vezes com o Kaptor, andei com o carro normal, até já troquei o MAP. O corpo está um espelho, foi retirado e limpo com todo cuidado observando não contaminar o eixo que pega o circuito. Foi trocado junta e aplicado torque como recomendado pelo fabricante. Comprei um TBI usado na garantia e vou ver se trocando resolve. O carro tá só com 47.000 KM. A tela do Kaptor tá tudo verdinho nos gráficos e não tem falhas de nenhum tipo. O carro tá batendo tucho... isso pode ter haver com carbonização na cabeça do pistão? Ele começa a fazer isso quando a temperatura chega ao 80 graus mas só dá pra escutar o tucho do lado das polias, parece desgaste mesmo mas sei lá... já estou paranoico!

      Excluir
    7. Com te disse antes, poderia ser carga mecânica. Pense: que defeito no motor faria a rotação variar somente a quente? se tiver convencido disto melhor seria fazer o teste de compressão/fuga de cilindros com o motor quente e acabar com esta dúvida.
      Carga mecânica: em D com o pé no freio oscila. E em N, oscila? se isto acontece estaria relacionado a uma anormalidade na transmissão, seria possível?

      Excluir
    8. Quando não está quente nada acontece. O motor é jovem, 47.000KM será? Fiz teste de compressão quando frio e deu 14 bar nos 4! Sem fuga em lugar nenhum. Vou refazer o teste com ele quente então. Poderia ser algum rolamento de apoio ou tensor provocando esse peso? O carro tá econômico. No scanner só acho que a pressão no coletor tá alta. Em rotação de lenta ele fica 400mbar. Deveria ficar entre 300 e 400. No scanner a carga do motor fica em 14N com o arrefecimento em 85 graus.
      Tenho que estudar mais para aprender a interpretar os parâmetros do scanner.

      Excluir
    9. Essa é a resposta que estou procurando. Vou parar um dia e colocar em prática tudo isso. Nunca fiz esse teste de colocar em N.
      Esse motor teve a correia dentada trocada mas os rolamentos não foram, nem os da poly-v. Ele tem um zumbido em 2000 giros mas nada que incomode. Já pegou carro apresentando isso por causa de rolamentos desgastados?

      Excluir
    10. Percebi andando hoje que tanto faz. O problema se apresenta depois que ando um certo tempo com o carro. Ligar os consumidores depois que atinge 90 graus inicia a oscilação mas mesmo depois sem nada ligado, até mesmo o ar, o problema aparece... vrum... vrum... vrum... ! Quando o tanque acabar vou colocar etanol só pra vê o que dá!

      Excluir
    11. Terá que fazer uma coisa por vez, senão ficará perdido. Você ainda não respondeu sobre a adaptação lambda! Verifique as conexões no coletor de admissão: retire uma por vez e tape o entrada para o coletor.

      Excluir
    12. Meu Kaptor não tem essa função de adaptação da lambda. Acho que isso já é feito quando aplico o reset dos adaptativos. A lambda é nova e tá faendo sua função, varia de rica para pobre rapidamente. Já fiz até teste de catalizador, tá perfeito. Vou fazer o teste com o manômetro no coletor de admissão. Já fiz os testes retirando as mangueiras dos gases do cárter e do tanque e tampei a entrada do coletor com o dedo, não resolveu. O MAP é novo. Não escuto barulho nenhum de entrada de ar e quando desmontei tudo, verifiquei cuidadosamente cada peça procurando trincas ou desgaste em mangueiras, troquei orings, juntas etc. Os bicos foram equalizados e chequei a estanqueidade. Quando tiver um tempo, vou refazer os testes de compressão e vazão com o carro quente.

      Excluir
  139. boa tarde aparecido oliveira primeiramente parabens pelos seu blog ajuda muito.. então tenho um clio 1.6 8v argentino queimou a junta de cabeçote após feita a manutenção para reparo do mesmo surgem os problemas 1 motor acendeu mas não segurou lenta 2 motor passou a girar pesado e não acender mais foi dado folga nas valvulas esta girando pouco mais leve agora chega o tormento e a duvida a bobina não esta mandando centelha oque pode ter ocorrido quais os passos a se examinar ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darley, módulo de injeção e bobina está recebendo alimentação elétrica? Módulo recebe sinal de rotação? Imobilizador está desbloqueado? Melhor scannear para saber que tipo de erro está acontecendo.

      Excluir
  140. Boa tarde Aparecido, excelente artigo. Tenho um new civic flex, o carro está prefeito, sem nenhum sintoma de defeito. O problema é que ele fazia 9,8 km/l estrada (etanol), resolvi fazer uma revisãozinha fora da css, foi trocado velas e feito limpeza de bicos, agora o carro faz 7,5 km/l nas mesmas condições. Foi passado scaner e não relatou nenhum erro, apenas mistura rica acusada pela sonda lambda. Fiz o teste com multimetro na sonda e apresentou uma oscilação entre 1.827 a 1.835mv, acredita que possa ser ela o problema do alto consumo? Como disse o carro está perfeito, lenta regulada, anda bem, arranca bem, pega na primeira, realmente perfeito (tirando o consumo absurdo) Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio normalmente a sonda não é responsável pelo alto consumo, ela responde a uma irregularidade da queima, ou seja tenta consertar a mistura quando ocorre uma falha de queima. Terá que revisar o que foi feito.

      Excluir
    2. A pressão do pneu está OK? Foi verificado a estanqueidade dos bicos, antes e depois da limpeza? quando acabou a revisão, foi feito reset dos parâmetro auto adaptativos? Pergunta isso pro mecânico que fez a revisão.

      Excluir
  141. Tenho um gol g5 2009 o mecânico trocou a correia dentada e deixou ele fora do ponto 2 dentes , rodei por 1 semana o carro começou a sair muita fumaça e consumo aumentou bastante ai achei estranho e levei em outro q descobriu q estava fora do ponto e colocou no ponto novamente , agora o carro esta andando bem mais a fumaça permaneceu mais em proporção menor , e começo a tipo falhar 1 cilindro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANZ, seria bom verificar a vela/bobina quanto a defeito nestas ou quanto a vestígio de mau funcionamento do cilindro tipo: óleo, carbonização. Se tiver dúvida em relação a defeito de motor fazer um teste de compressão e/ou vácuo do coletor para comprovar qualquer irregularidade.

      Excluir
  142. Boas tenho um astra de 1996 1.4 16v mudei a junta da colaça e mandei testar os injetores mas ele ta misturando gasolina com oleo custa muito a pegar e quando pega vai abaixo sera que tenho a cabeça do motor rachada ? Ou é outros problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joâo, gasolina no óleo só é possível se existir excesso de injeção, injetor travado aberto. Se o motor não queima ou há excesso, a gasolina vai descer pelos cilindros e depositar no cárter. Investigue primeiro se não há problema de queima, tempo de injeção muito alto (pode acontecer se tiver defeito no sensor de temperatura do motor), injetores ligados direto (curto circuito a massa ou módulo defeituoso). Troque o óleo contaminado e se necessário faça o teste de compressão do motor.

      Excluir
  143. Boas os injetores ja foram a máquina testar e tao bons

    ResponderExcluir
  144. Boa noite tenho um celta 2002 vhc 1.0 ele está dando excesso de combustível está até fumaça do com cheiro de gasolina pode ter aver com sensor de água ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Rafael, assim como os outros 12 itens citados no post e mais alguns que não me ocorre no momento. Mas como saber, não é? só testando e examinando cada uma das possibilidades. Mãos a obra e boa sorte.

      Excluir
  145. Boas os injectores foram testar e tao bons mas o problema continua que podera ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João então vá para o próximo item que te sugerí, verifique o tempo de injeção.

      Excluir
  146. Olá, meu civic exs 1.6 16v ano95 D16z6 está queimando a bobina quando andei na pista e ao medir a pressão da válvula no 4 cilindro não da pressão só nos outros 3 acho que isto está queimando a bobina pois ja coloquei a nova que queimou na pista. O que pode estar causando está falta de pressão no cilindro? A injeção está toda revisada e o proplema persiste, o ponteiro de rotação fica meio descontrolado e quando a bobina esquenta muito o carro desliga. Pode ser problema nas válvulas do cabeçote? Lembrando que hoje rodei 40km a 50/80kmh e o ponteiro ocilou mas não Desligou o carro. Por favor me deuma luz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema mecânico no motor não causa a queima da bobina. Veja mais detalhes no post: por quê a bobina esquenta e queima. Peça para um mecânico avaliar o defeito do motor e consulte um eletricista para verificar as conexões a massa do módulo de ignição/módulo de injeção e as conexões de controle do módulo.

      Excluir
  147. Oi, tenho uma strada adventure, ela está dando excesso de combustível e as velas pretas, e no rastreador não acusa nada mostra q os componentes estão trabalhando normalmente
    Oque pode ser?

    Obrigado! Feliz Natal a todos aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz natal Eduardo. você sabe que não dá para saber o que é, certo! Terá que fazer algumas leituras com o scanner para ver se existe algum parâmetro inadequado como: tempo de injeção, temperatura do motor, adaptação lambda, etc. embora não tenha erro registrado não quer dizer que está tudo certo, porque não está. Pode ser que a queima esteja ruim por problema de baixa compressão do motor, devido a vela com grau térmico errado, falha de ignição, motor com baixa temperatura devido a defeito no sistema de arrefecimento, pressão de combustível alta, má pulverização dos injetores, má qualidade do combustível, AF errado (carro flex).

      Excluir
  148. tenho um honda civic lx 1.5 16 válvulas 93 e nao liga a primeira no calor ja no tempo frio liga rapido.. e quando nao pega parece encharca as velas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que encharca! Ter certeza disto faz muita diferença. Se encharca de fato então verificar o funcionamento do sistema de alimentação de combustível (pressão, vazão e fuga), scannear/medir tempo de injeção, memória de erros. Pode ser: injetores gotejando, má funcionamento do sensor de temperatura, pressão alta.

      Excluir
  149. Tenho um astra 2.0 1999 já trokei sensor de rotação atuador de marcha lenta cabos velas bobina andando do nada ele perde forca fica falhando como se o motor não tivesse compreensão e daqui a poco funciona normal daqui a poco falha ums falhadao loco as vezes apaga e daí não pega na chave pra pegar na chave só tirando o cabo da bobina e o reconectando só gasto e gasto com mecanico mais nada de resolver o ploblema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André por acaso foi scanneado ou feito o código de piscada (somente para sistema M152)? isto ajudaria a focalizar o ponto de busca da falha. Possivelmente esteja com mau contato em algum componente, chicote elétrico, entrada falsa de ar na admissão. Possui algum dispositivo anti-roubo? veja como funciona e teste se necessário. Examine conectores e cabos. Teste circuito de alimentação de combustível.

      Excluir
  150. o mestre preciso de sua ajuda
    tenho uma ecosport 05\06 e ela esta com um poblema cedo quando eu a ligo ela da uma engasgada no carro e quase desliga as veses ate desliga ela pega normal mas ai uns 5 segundos depois isso acontece ele vai engasgando e ai fica normal o resto do dia nao da mas poblema queria ver se vc ja viu esse poblema ?? levei numa mecanica aqui uma das melhores da cidade eles nao sabem o que pode ser fiz limpesa de bico e confiriram as velas cabe do velas a bobina da injecao esta tudo beleza ... passaram o aparelho nele e deu um erro no sensor do nivel do conbustivel mas falaram que isso nao da o erro que esta acontecendo ... se poder ja viu esse poblema e poder dar uma luz agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, o carro é flex? se for o sensor de nível faz diferença sim. Também terá que olhar se o A/F corresponde ao tipo de combustível no tanque. Os problemas correntes para este tipo de falha é justamente o que já fez. Infelizmente terá reavaliar o que foi feito e continuar com o diagnóstico, verificando tempo de injeção, sensor de temperatura, motor, fuga na admissão, mistura, etc. para ter uma pista da causa.

      Excluir
  151. Bom dia Aparecido, como está? Achei seu blog e fiquei contente que estás respondendo a gurizada ;) a maioria dos blogs estão inoperantes; bom, meu problema é o seguinte: Focus 2006/2007 zetec rocam 1.6; ando com ele 20,30Km e do nada ele vai perdendo a força e morre; ai paro e espero esfriar, ai o mesmo bate chave e anda mais uns 10km e engasga de novo...tens alguma idéia? ja passei o scanner e nada, nenhum erro eletrônico. o rapaz da oficina me disse que poderia ser o filtro de combustível ( ja troquei) ou a sonda Lambda, o que achas? abraço!

    ResponderExcluir
  152. Nicolau todo diagnóstico deve começar listando possibilidades em relação a forma de como percebemos um problema. Até aí tudo certo, como foi sugerido pelo seu mecânico. Bom eu poderia listar mais dez possibilidades, e que faria você, iria continuar trocando peças? Esgotando a lista de possibilidades, faríamos outras listas e continuaríamos assim indefinidamente? Minha sugestão é que faça uma lista e passe a comprovar os componentes sob suspeita. No seu caso sonda lambda está fora de suspeita, não causa este tipo de problema. Sistema de combustível como um todo sim e não somente filtro. Portanto procure um profissional que tenha um manômetro e teste a pressão/vazão e estanqueidade da alimentação de combustível, obviamente o equipamento tem que ser usado no momento que ocorre o defeito. Comprovado que se trata de uma alteração na alimentação então investigue a causa. Poderia ser: bomba ou falha elétrica do circuito desta, pré-filtro, mangueira entupida, tanque sujo, mau funcionamento do reservatório dentro do tanque, respiro do tanque principal obstruído, etc. Se não há nada errado com a alimentação de combustível terá que criar outra lista de possibilidade que seja coerente com a falha e observações que irá surgir com este teste inicial. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  153. Obrigado por responder Aparecido, tua resposta foi esclarecedora; vou eliminar as falhas deste meu carrinho querido e volto pra te falar o defeito! baita abraço

    ResponderExcluir