O medidor de fluxo de ar se baseia no princípio do potenciômetro. O seu cursor se desloca em função do fluxo de ar admitido pelo motor e a queda de tensão varrida é a medida deste volume.
Os multímetros, essenciais em qualquer teste elétrico, raramente detectam defeitos causados por desgastes e sujidades nas pistas dos potenciômetros, neste caso o osciloscópio possibilita um teste mais abrangente.
Afetado pela força da mola de retorno ou atrito no eixo da paleta sensora, a precisão do medidor somente pode ser comprovada com o conhecimento do volume de ar que o atravessa e a sua respectiva curva característica.
Pelos argumentos citados é fácil perceber que o teste completo do medidor é inviável nas oficinas reparadoras, tanto que a troca da peça suspeita acaba sendo o último recurso disponível.
Contudo são recomendáveis os testes básicos a fim de minimizar trocas empíricas, reduzir custos e aumentar a eficiência.
A seguir alguns testes com multímetro e osciloscópio feitos no medidor ...2 130:
1- Resistência do NTC, bornes 1 e 4: valor teórico 2,5 kOhms a 20°C .
2 - Tensão do sinal, borne 2 e 4: 0,25 a 4,6 V com tensão de alimentação de 5 V entre borne 3 (+) e 4 (-). Mover a paleta sensora até o batente.
Atenção: A tensão do sinal varia em função da tensão de alimentação.
3 - A resistência entre negativo de referencia (pino 4) e sinal (pino 2) varia de 60 a 1070 Ohms caindo para 560 Ohm no final do curso, veja gráfico.
4 - Sinal livre de interrupções e ruídos elétricos, como no teste 2, porém verificado com o osciloscópio.
Os testes são similares para todos os medidores de fluxo dos sistemas Motronic da Bosch, observando-se apenas as conexões referentes ao NTC que se conecta ao pino 5 em alguns modelos e a existência do potenciômetro de CO, geralmente conectado ao pino 1.
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Muito bom este post, Aparecido.Estou com problemas no MAF do meu vectra A aquele antigo e não consigo encontrar outro aqui em minha cidade,
ResponderExcluirvocê saberia me informar onde encontrar a placa do pontênciometro pois o meu está danificado justamente nela, desde já agradeço pela atenção.
Luckbhz,por ser um componente de pouco giro eu acho que você deverá fazer uma encomenda ao distribuidor Bosch pelo número de referência 0 986 280 025. Desconheço a existência de potenciômetro solto, você só vai encontrar a peça completa. Outra opção é sondar os desmanches de veículos.
ResponderExcluirObrigado Aparecido Oliveira,vou tentar com o distribuidor Bosh pois o potenciometro do meu MAF esta com uma das trilhas rompidas,já comprei dois em desmanches e eles estavam com problema.Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog .
ResponderExcluirMeu Tipo 95 2.0 está com mistura rica na gasolina. Quando passo para o GNV fica normal. Será que a borboleta do ar está desregulada, passando pouco ou muito ar? Atenciosamente, Gilvan
ResponderExcluirGilvan, toda adaptação de gás tras um problema, enquanto funciona no gas o sistema a gasolina fica ativo e altera a regulagem de mistura. Ao voltar na gasolina é isso que acontece. Pode ter mais problemas, além disto. Eu não me disponho a trabalhar com adaptação, procure quem se dedica a isto e veja como resolver, seja corrigindo falhas ou melhorando a adaptação com emuladores de sonda.
ExcluirExcelente post Aparecido, parabéns!!
ResponderExcluirMeu caro, tenho um Vectra 2.0 95, e apresenta um funcionamento e queima irregular. Refletindo diretamente no consumo e na marcha lenta.
Já troquei sensor de rotação, tps, sonda e temperatura por originais e não consigo solucionar o problema.
Passei o scanner e verificamos um valor de avanço de -39 graus e lhe pergunto, o vaf determina o avanço de ignição nesse carro? Grato...
Colega, verificou o sincronismo do motor? Verificou o sinal do sensor de fase e rotação. O motor está em ordem?
ExcluirAparecido, o ponto foi conferido, taxa de compressão é de 10:1 nos 4 cilindros, sinal dos sensores segundo scanner está padrão. Meu carro não tem sensor de fase! Único parâmetro fora do padrão segundo scanner é o avanço super atrasado
ExcluirAdalberto, mesmo que não tenha sensor de fase o motor precisa estar sincronizado, e sensor a 20 dentes apms, certo! O conector de octanegem está no lugar e funcionando? Testou o medidor de fluxo de ar? Os jumpers de codificação do câmbio está certo?
ExcluirO sensor de rotação é original e não possui emenda?
Aparecido, o sensor de rotação foi trocado por um original, mas quanto a essa posição de 20 dentes apms não sei lhe informar. O conector está selecionado em 95 octanas. O vaf mandei pro reparo.
ExcluirCarro é mecânico!
Você fez continuidade para ver se chega no módulo e está onde deveria? Cabe a você verificar tudo isto que apontei entre outras coisas.
ExcluirBoa noite aparecido, chegou um astra 95 aqui na oficina que acabou de ser reparado o cabeçote em outro lugar, apos a ventuinha armar no primeiro estagio nao desarma mais, ja retirei a valvula termostatica e a ventuinha nao desarma automaticamente. ja queimaram tres medidores de fluxo de ar no carro, sempre queima quando o carro esta em transito pesado, tem alguma ideia do que possa estar queimando o medidor? desmontei o chicote e esta perfeito!
ResponderExcluirQue sistema está falando é um motronic 1.5.2 ou LE? O motronic possui medidor de massa. Este tem alimentação de bateria, não seria um problema do sistema de carga que provoca a queima. Tente analisar o que acontece com o medidor, seria uma dica para entender porque queima.
ExcluirHilton,revisou o circuito de acionamento dos ventiladores? controlou a temperatura pelo sensor? soltou o sensor de temperatura para purgar ar do circuito de arrefecimento?
ResponderExcluirOla Amigo gostaria de saber se o Fluxo de do KAdett GSI (95) é igual ao do Vectra (95) a amperagem , Obrigado (serrinha.santos@hotmail.com)
ResponderExcluirsó verificando em catalogo. tente ver no site da bosch, tem um catalogo online.
Excluirtem que verificar se é o mesmo sistema. seu kadett é um le-jetronic? e o vectra? me parece que é motronic. Pode ver pela diferença de conector, também.
ExcluirBoa noite amigos será que consigo emcoencon a placa do fluxo de ar do Kadett Gsi le Jetronic... Alguma dica ?
ResponderExcluirBoa noite amigos será que consigo emcoencon a placa do fluxo de ar do Kadett Gsi le Jetronic... Alguma dica ?
ResponderExcluirComo eu faço para regular o meu sensor de fluxo do ar Santana
ResponderExcluirMuito bom vou medir o meu
ResponderExcluirAparecido, como faço para entrar em contato com você? poderia me passar um email ou telefone?
ResponderExcluiremail: denniserra@gmail.com
cel/whats: 13 98101-7125
obrigado, Abraço!