Teste do medidor de fluxo de ar Bosch

O medidor de fluxo de ar se baseia no princípio do potenciômetro. O seu cursor se desloca em função do fluxo de ar admitido pelo motor e a queda de tensão varrida é a medida deste volume. 

Os multímetros, essenciais em qualquer teste elétrico, raramente detectam defeitos causados por desgastes e sujidades nas pistas dos potenciômetros, neste caso o osciloscópio possibilita um teste mais abrangente.

Afetado pela força da mola de retorno ou atrito no eixo da paleta sensora, a precisão do medidor somente pode ser comprovada com o conhecimento do volume de ar que o atravessa e a sua respectiva curva característica.

Pelos argumentos citados é fácil perceber que o teste completo do medidor é inviável nas oficinas reparadoras, tanto que a troca da peça suspeita acaba sendo o último recurso disponível.

Contudo são recomendáveis os testes básicos a fim de minimizar trocas empíricas, reduzir custos e aumentar a eficiência.

A seguir alguns testes com multímetro e osciloscópio feitos no medidor ...2 130:
1- Resistência do NTC, bornes 1 e 4: valor teórico 2,5 kOhms a 20°C.

2 - Tensão do sinal, borne 2 e 4: 0,25 a 4,6 V com tensão de alimentação de 5 V entre borne 3 (+) e 4 (-). Mover a paleta sensora até o batente.
Atenção: A tensão do sinal varia em função da tensão de alimentação. 

3 - A resistência entre negativo de referencia (pino 4) e sinal (pino 2) varia de 60 a 1070 Ohms caindo para 560 Ohm no final do curso, veja gráfico.

4 - Sinal livre de interrupções e ruídos elétricos, como no teste 2, porém verificado com o osciloscópio.

Os testes são similares para todos os medidores de fluxo dos sistemas Motronic da Bosch, observando-se apenas as conexões referentes ao NTC que se conecta ao pino 5 em alguns modelos e a existência do potenciômetro de CO, geralmente conectado ao pino 1.

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22 comentários:

  1. Muito bom este post, Aparecido.Estou com problemas no MAF do meu vectra A aquele antigo e não consigo encontrar outro aqui em minha cidade,
    você saberia me informar onde encontrar a placa do pontênciometro pois o meu está danificado justamente nela, desde já agradeço pela atenção.

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  2. Luckbhz,por ser um componente de pouco giro eu acho que você deverá fazer uma encomenda ao distribuidor Bosch pelo número de referência 0 986 280 025. Desconheço a existência de potenciômetro solto, você só vai encontrar a peça completa. Outra opção é sondar os desmanches de veículos.

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  3. Obrigado Aparecido Oliveira,vou tentar com o distribuidor Bosh pois o potenciometro do meu MAF esta com uma das trilhas rompidas,já comprei dois em desmanches e eles estavam com problema.Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog .

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  4. Meu Tipo 95 2.0 está com mistura rica na gasolina. Quando passo para o GNV fica normal. Será que a borboleta do ar está desregulada, passando pouco ou muito ar? Atenciosamente, Gilvan

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    1. Gilvan, toda adaptação de gás tras um problema, enquanto funciona no gas o sistema a gasolina fica ativo e altera a regulagem de mistura. Ao voltar na gasolina é isso que acontece. Pode ter mais problemas, além disto. Eu não me disponho a trabalhar com adaptação, procure quem se dedica a isto e veja como resolver, seja corrigindo falhas ou melhorando a adaptação com emuladores de sonda.

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  5. Excelente post Aparecido, parabéns!!
    Meu caro, tenho um Vectra 2.0 95, e apresenta um funcionamento e queima irregular. Refletindo diretamente no consumo e na marcha lenta.
    Já troquei sensor de rotação, tps, sonda e temperatura por originais e não consigo solucionar o problema.
    Passei o scanner e verificamos um valor de avanço de -39 graus e lhe pergunto, o vaf determina o avanço de ignição nesse carro? Grato...

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    1. Colega, verificou o sincronismo do motor? Verificou o sinal do sensor de fase e rotação. O motor está em ordem?

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    2. Aparecido, o ponto foi conferido, taxa de compressão é de 10:1 nos 4 cilindros, sinal dos sensores segundo scanner está padrão. Meu carro não tem sensor de fase! Único parâmetro fora do padrão segundo scanner é o avanço super atrasado

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    3. Adalberto, mesmo que não tenha sensor de fase o motor precisa estar sincronizado, e sensor a 20 dentes apms, certo! O conector de octanegem está no lugar e funcionando? Testou o medidor de fluxo de ar? Os jumpers de codificação do câmbio está certo?
      O sensor de rotação é original e não possui emenda?

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    4. Aparecido, o sensor de rotação foi trocado por um original, mas quanto a essa posição de 20 dentes apms não sei lhe informar. O conector está selecionado em 95 octanas. O vaf mandei pro reparo.
      Carro é mecânico!

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    5. Você fez continuidade para ver se chega no módulo e está onde deveria? Cabe a você verificar tudo isto que apontei entre outras coisas.

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  6. hilton jesus de souza3 de março de 2017 às 15:26

    Boa noite aparecido, chegou um astra 95 aqui na oficina que acabou de ser reparado o cabeçote em outro lugar, apos a ventuinha armar no primeiro estagio nao desarma mais, ja retirei a valvula termostatica e a ventuinha nao desarma automaticamente. ja queimaram tres medidores de fluxo de ar no carro, sempre queima quando o carro esta em transito pesado, tem alguma ideia do que possa estar queimando o medidor? desmontei o chicote e esta perfeito!

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    1. Que sistema está falando é um motronic 1.5.2 ou LE? O motronic possui medidor de massa. Este tem alimentação de bateria, não seria um problema do sistema de carga que provoca a queima. Tente analisar o que acontece com o medidor, seria uma dica para entender porque queima.

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  7. Hilton,revisou o circuito de acionamento dos ventiladores? controlou a temperatura pelo sensor? soltou o sensor de temperatura para purgar ar do circuito de arrefecimento?

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  8. Ola Amigo gostaria de saber se o Fluxo de do KAdett GSI (95) é igual ao do Vectra (95) a amperagem , Obrigado (serrinha.santos@hotmail.com)

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    1. só verificando em catalogo. tente ver no site da bosch, tem um catalogo online.

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    2. tem que verificar se é o mesmo sistema. seu kadett é um le-jetronic? e o vectra? me parece que é motronic. Pode ver pela diferença de conector, também.

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  9. Boa noite amigos será que consigo emcoencon a placa do fluxo de ar do Kadett Gsi le Jetronic... Alguma dica ?

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  10. Boa noite amigos será que consigo emcoencon a placa do fluxo de ar do Kadett Gsi le Jetronic... Alguma dica ?

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  11. Como eu faço para regular o meu sensor de fluxo do ar Santana

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  12. Aparecido, como faço para entrar em contato com você? poderia me passar um email ou telefone?
    email: denniserra@gmail.com
    cel/whats: 13 98101-7125
    obrigado, Abraço!

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