Corpo de borboleta monoponto


Corpo de borboleta Fiat Tipo 1.6L
No sistema de injeção monoponto da Bosch, a UCM calcula o volume de injeção em função da carga do motor determinada pela relação do ângulo de abertura da borboleta aceleradora x rotação do motor. Montado no eixo da borboleta aceleradora o potenciômetro de pista dupla fornece as tensões de referências para o cálculo do ângulo de abertura.
Potenciômetro monoponto - vista interna

Com o scanner pode ser lido o valor real do ângulo de borboleta, já processado pela UCE, e com um multímetro pode ser medido os valores de tensão no componente, como indicado a seguir.




Diagrama e Identificação dos pinos
.
Pinos 1 (negativo) e 5 (positivo) – Alimentação de 5V +/-0,2V.

Sinal entre 1 Negativo) e 2 (positivo) Pista I – valor 0,1 a 4,8 V

Sinal entre 1 Negativo) e 4 (positivo) Pista II – valor 0,1 a 4,8 V

Com o objetivo de detectar ruídos elétricos nas pistas dos potenciômetros e checar o sincronismo do sinal, o uso do osciloscópio completa os testes necessários.

Sinal obtido no corpo de borboleta do Fiat Tipo 1.6L sistema MA1.7
Pela imagem do osciloscópio, figura acima, pode ser constatado que os sinais das pistas estão isentos de ruídos elétricos. O sincronismo fica demonstrado pela evolução do sinal de tensão da pista 2, incrementado a partir do momento que a tensão da pista 1 atinge aproximadamente 3,0 V.

Este conceito se aplica a todos os sistemas monomotronic Bosch aplicados na PSA, VW, GM, etc. bastando observar os parâmetros específicos em cada caso.

Sintomas de defeitos:
Sendo o sensor principal para o cálculo do volume de combustível injetado, a falha neste componente pode provocar fortes alterações na mistura ar/combustível, no consumo, na emissão de gases, marcha lenta irregular e solavancos durante a condução do carro. Erros de sonda e adaptação lambda também podem ser encontrados.

As informações contida na maioria dos manuais de reparação são genéricas e muitas vezes insuficientes para realizar um diagnóstico eficaz, desta maneira as imagens dos sinais obtidas com o osciloscópio, em veículos que passam diariamente na oficina pode incrementar a base de dados existente.

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11 comentários:

  1. Caro Oliveira,

    Por acaso não tem por aí valores de referencia para o monopoint MA3.1?

    No seu artigo não consigo perceber se tais valores têm em conta a posição do motor passo a passo que comanda o ralenti... pois eu constato uma voltagem diferente entre a posição da borboleta em contacto com o actuador e na situação do motopr passo a passo não interferir em nada...

    cumprimentos

    vitor

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  2. Vitor os testes foram feitos com o motor da marcha lenta recuado para não interferir na posição inicial da primeira pista. Acionando totalmente o motor a primeira pista te dá uma tensão em torno de 4,8 V. o Cruzamento que determina o ajuste correto do potenciômetro é quando a primeira pista está em torno de 4,5 Volts (você pode dar pulsos no motor até chegar neste ponto) e a segunda pista tem mais ou menos 0,5 Volts. Isto pode ser notado na imagem se ampliar-la.

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  3. boa noite, tenho uma bomba aeromotive 1106, e essa bomba não esta dando pressão suficiente, para funcionar a injeção eletrônica que tem que estar com 3 bar de pressão,o que fazer ?. essa bomba é para 700hp injetado.meu carro tem em torno de 300 hp

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  4. Colega, o sistema de combustível do qual a bomba faz parte conta com um regulador de pressão para estabelecer a pressão de trabalho. Além disso o desempenho da bomba depende da alimentação elétrica, se estiver baixa vai influenciar na vazão de combustível e pode haver inclusive queda de pressão. Considere a possibilidade de haver problemas com o tanque como: pré-filtro/tubulação entupido, respiro do tanque obstruído ou pescador de combustível com problemas.

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  5. Jessé pergunta:
    tenho um fiat tipo 95 ie já troquei atuador de marcha,lenta sonda lambda, sensor temp da agua,potenciometro(por um digital) e sensor de rotação no scanner aparece falha 13 falha no contato mínimo chave on e o carro corta a injeção e fica dando trancos as vezes até morre,será que pode me ajudar desde já obrigado e um abraço.

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  6. Jessé, euu acho que você não regulou o cabo acelerador. Deve ter uma folga para o atuador funcionar.

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  7. Bom Dia!

    Esse problema pode ocorrer do carro ficar estourando, na hora da partida inicial motor a frio, pois quando ligo meu carro, ele demora pegar tenho que manter o pedal do acelerado precionado, ai ele começa a pegar rotação, e por fim segura em alta mas estourando muito, estralos altos, e um cheiro forte de combustivel, no escape tem vezes que chega arder o nariz, depois de andar um pouco ele aquece então o motor normaliza, fica alguns estouros baixos no escape mas consigo andar numa boa, motor não morre, segura na lenta um pouco alta, parece que esta com um pesinho no acelerador, mas vai embora, consigo aterh debreia ou melhor fazer rampa com o bichinho, mas nessa de
    motor frio, na hora de pegar tem estralado muito, grato desde já, Att;

    OBS: MANGUEIRA DO SENSOR MAP TROCADA
    OBS: CABEAMENTO ALTERNADOR REVISADO, APESAR DE EU ACHAR QUE ELE PRECISA SER TROCADO O REGULADOR DE VOLTAGEM;
    OBS: RELE AUXILIAR AO LADO DO RELE DA BOMBA DE COMBUSTIVEL TROCADO, JUNTA DA TAMPA DE VALVULA TROCADA, FILTRO DE OLEO NOVO, OLEO DO MOTOR NOVO; CONECTORES DA BATERIA TROCADOS COLOCADO NOVOS SEM ZINABRE;
    GRATO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO

    (GOL BOLA 1995 AP 1.6 MONOPONTO )

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  8. Maria os sintomas podem induzir a erros, seria correto fazer um acompanhamento da falha auxiliado com scanner e outras ferramentas. Existe um afogamento do motor, mas é difícil dizer se é falha na injeção, ignição ou na mecânica do motor. O que deve ser feito: primeiro medir compressão e vazamento de cilindros do motor, se não for possível pelo menos verificar o vácuo da admissão na partida e sincronismo do motor. Uma vez determinado que o motor está em ordem passar a verificação da pressão da alimentação de combustível, sistema de ignição (tampa, rotor, cabos e velas, ponto de ignição), e com o scanner verificar tempo de injeção, temperatura informada pelo sensor de do motor, etc.

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  9. Boa noite, estou com problemas na injeção do Fiat Tipo 1.6Ie 93. O problema está no pino 14 da UCE que deveria mandar 5v para o sensor de temperatura da àgua, mas só manda 4,54v. Já troquei a UCE e não adiantou, então troquei o chicote, também foi em vão. Pode me dar uma dica de como fazer chegar 5v nesse pino? Por favor.

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  10. Olá, estou com um baita pepino. Comprei um Clio 1.6 e o antigo dono me disse que mexeu no parafuso da tbi e o sensor da lenta. Resumindo tem alguma ajuste ou ajuda que você pode me ajudar. Estou de cabelo em pé quase botando fogo no carro já. Obrigado desde já!!!

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