Nova geração de veículos Diesel

Quem atua no setor automotivo já deve estar acostumado com as constantes mudanças tecnológicas presentes neste setor. Visando atender a nova resolução do CONAMA, conhecida como proconve fase 7 ou simplesmente P7, que entra em vigor a partir de janeiro de 2012, fabricantes de veículos Diesel trazem muitas novidades para a nova geração já disponível no mercado.

Quem visitou a FENATRAN que aconteceu no mês de outubro pp. pôde observar os novos desafios que isto representa no âmbito das oficinas especializadas, para frotistas, motoristas e principalmente no setor de produção e distribuição de combustível.

Para atender esta nova etapa e reduzir o NOx (óxidos nítricos) e particulados, todos os veículos Diesel serão equipados com EGR (recirculação de gases do escapamento), SCR (Redutor catalítico seletivo) e filtro de partículas, conforme a necessidade específica de cada motorização.  
Caminhão pesado com injeção de ARLA e sistema SCR

Injetor de ARLA no escapamento, antes do SCR
O tratamento com o sistema SCR funciona em conjunto com a injeção de ARLA32 (agente redutor líquido automotivo) a base de uréia diluída em água desmineralizada.
Motor Cummins com EGR
O sistema EGR utiliza uma válvula controlada pela UCM que regula a taxa de recirculação dos gases de escape de acordo com o regime de funcionamento do motor.
Acostumados aos problemas tão comuns de acúmulo de fuligem no escapamento, a vista interna de um catalisador certamente nos leva a interrogar quanto a sua fragilidade ao entupimento. 
Escapamento MBB Sprinter 315 CDI
A resposta virá com o tempo, lá das oficinas, mas o fator preponderante certamente está no uso de combustível apropriado: o Diesel com menos de 50 ppm de enxofre, como o S50 ou S10 e a manutenção adequada do veículo. No momento, o lema é obter o máximo de conhecimento destas novas tecnologias. 

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Um comentário:

  1. Interessante as novas tecnologias para os veículos diesel visando atender o pronconve 7, agora uma outra tecnologia que vem me chamando muito atenção é sistemas como o multi air da fiat, que controlam a abertura das válvulas do motor eletronicamente e dispensam uso da borboleta de aceleração em razão disso, além de oferecerem menor consumo de combustivel. Gostaria muito de saber mais sobre isso.

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