Adaptação de combustível em carros Flex Fuel - II

Dando ênfase ao comentário feito pela motordomundo, acrescento que o A/F mencionado é o encontrado diretamente nas leituras do veículo Gol Flex sistema ME7.5.20, executadas com o scanner VAG.
Abaixo publico as imagens da tela do VAG em diferentes leituras:
A/F (campo 31.3) 132.0 leia-se 13.2:1, teor de álcool E22 (campo 31.4) 

A/F (campo 31.3) 90.0 leia-se 9:1, teor de álcool E100 (campo 31.4)

A/F (campo 31.3) 98 leia-se 9,8:1, teor de álcool E84 (campo 31.4)
Tomando estes parâmetros e colocando-os em um gráfico (abaixo) podemos ter uma linha de tendência, e inclusive levantar novos pontos possíveis.
A linha do gráfico nos mostra uma variação, aparentemente, linear. Infelizmente carecemos de literaturas neste assunto, porém podemos aprender muito com as deduções feitas nas medições "in loco" através do equipamento de diagnóstico. Ainda que tais deduções estejam sujeitas a equívocos, deve ser explorada com o objetivo de encontrar a resposta ideal. Seria interessante fazer ensaios com combustível conhecido para aferir as leituras.

link relacionado:

6 comentários:

  1. Muito obrigado por voçê ter voltado a postar, fiqei muito feliz quando recebi em meu e-mail essa postagem. Voçê foi campeão, superou esse problema do plágio de uma forma positiva. Voçê usa uma interface vag com conector usb para essas verificações, e com qual software? Não possuo interface usb, nem conheço esse tipo de equipamento, ele realmente pode realizar o trabalho que um scanner tecnomotor por exemplo realiza, nesses veículos que seguem padrão obd, inclusive ralizar ajuste a/f, e existem softwares para diagnostico em português.

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo Gustavo. Pode ser usado a opçào VAG que se encontra em alguns aparelhos de diagnóstico como o Tecnomotor ou KTS 160 da Bosch.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Parabéns pelo BLOg.. andei lendo e tem um otimo conteudo...

    Vi que aparentemente vc é proprietario de um Polo ou algum outro veiculo da marca VW.

    Se for um Polo mesmo... faço o convite para participar do: http://vwpoloclub.getphpbb.com/forum.html

    Será bem vindo...

    ResponderExcluir
  4. Aparecido, estamos a volta com um Astra Flex 2.o 2009 cuja relação A/F cai para álcool tendo gasolina no tanque. Revisões feitas e trocada a sonda por uma GM. Depois de 2 meses voltou a cair e temos que readaptar. Já conferimos aterramento, ignição, combustível e pressão, mas não acho nada. Mais alguma dica ?

    ResponderExcluir
  5. A princípio deve ser exminado todas os fatores que pode causar um forte empobrecimento da mistura: defeitos do motor, sensor temperatura do motor, entrada falsa de ar pelo coletor admissão/escape, pressão do combustível, obstrução no circuito de combustível, aquecimento do coletor de admissão,etc.

    ResponderExcluir
  6. Prezado
    Otimo post muito esclarecedor

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.