Ética e profissionalismo

Em primeiro lugar, peço desculpas aos leitores assíduos do blog pela ausência, a explicação é simples: tem gente que faz jús a má fama do nosso povo.

Quando iniciei o blog, fiquei lisonjeado com os elogios feitos por muitos leitores, ao qual devo respeito e carinho, o que me fez continuar a postar conteúdo de qualidade, sem custo e de acesso totalmente liberal. Pena que devido à avalanche de desonestidade que prolifera na rede, temo não poder continuar com esta jornada.

Vejam a falta de ética e profissionalismo que impera por aqui: o fórum
http://oficina-automot.meu-forum.com tem copiado e publicado sistematicamente e integralmente todas as matérias do meu blog. E o administrador que serve como moderador da dita ética, a máxima autoridade do fórum é o próprio plagiador, passando-se por autor do conteúdo chupado e inclusive recebendo elogios! Mal sabem os usuários que estão sendo enganados.

Dói muito tomar conhecimento de que horas e dias gastos para elaborar um conteúdo decente é plagiado com dois cliques. Tudo porque gente sem capacidade, sem escrúpulos e desejosa de obter vantagem pessoal e financeira usa este recurso vil para enganar seus leitores.

Entendo que um fórum, ante tudo, deve promover a ética e o profissionalismo, um preceito para qualquer empresa que deseje obter êxito neste mercado competitivo.
A atitude deste fórum é lamentável e não é digno para ser freqüentado.

Cabe a mim, tomar as devidas providências e isso está sendo feito, só gostaria de contar com a compreensão dos meus leitores por este desabafo.

Se alguém puder acrescentar algo ao que já está feito ou publicar exemplos similares, eu me calo, seria um gesto de amadurecimento profissional. Agora, simplesmente plagiar! Que mérito há nisto? É vergonhoso, é atestar a própria falta de qualificação profissional.

8 comentários:

  1. Olá Aparecido,

    Lamento pelo ocorrido,mas infelizmente não é o primeiro e não será o ultimo caso de plágio descarado que tomo conhecimento...

    O que tenho a dizer é que os textos são muito uteis no meu dia dia,e desejo que não desista do blog,por favor!

    Grande abraço!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Aparecido,

    Primeiramente fiquei muito feliz ao saber que vc está na ativa e triste ao receber a sua crítica. No nosso espaço procuramos tudo que existe de matérial referente a nossa profissão na Internet e como vc mesmo diz, com um simples ctrl+c, ctrl+v podemos disponibilizar informação a quem precisa, tal qual o "motormundo".
    Tentei contato com vc mas, não sei porque, não obtive êxito e acho que fui até desleixado ao lidar com isto.
    Lembro que apenas postei os seus textos usando a minha qualificação de membro deste fórum e tenho a certeza que os companheiros que leram a publicação, perceberam perfeitamente que o trabalho é de alguém muito esclarecido e entendido na matéria, recebi uma parabenização do Fabrício mas acho que eu não havia percebido e mesmo que tivesse entendido, teria interpletado como um comentário direcionado ao mérito de alguém que tenha encontrado uma ótima literatura na Internet.
    Quanto a assinatura, é normal que alguém que abre qq tópico, assinar, apenas post são isentos de assinatura.
    Não somos engenheiros e sim mecânicos automotivos e vivemos de subsídios literários como os seus para nos auxiliar no dia-á-dia. Através do Google acessamos milhares de espaços e arquivos públicos, inclusive o seu blog e lendo as reportagens, percebemos o seu alto nível de conhecimento técnico e o seu desprendimento e solidariedade com relação aos temas que interessam imensamente à nossa classe mas me surpreendi com a falta de acessos à sua página e verifiquei que o espaço estava inativo a muito tempo pois as datas denunciavam o despreso e a falta de consideração dos seus amigos.
    O nosso fórum é um espaço destinado á informação gratuita á profissionais identificados e portanto a questão de assinar uma autoria é muitas vezes reelevante para quem busca apenas desfrutar do conhecimento alheio entretanto sendo vc o criador desta maravilhosa obra, gostaria de contar com a sua colaboração e aguardarei um pronunciamento seu. Coloquei a sua assinatura em todos os textos que lhe pertencem pois não é da nossa filosofia, roubar obras literárias e sim distribuir informação, a não ser que vc queira vender estas matérias e não se solidarizar conosco.
    Aguardamos ansiosamente o seu pronunciamento, menos crítico e pedimos a sua generosa contribuição mantendo os textos no nosso espaço que também é seu pois a casa está aberta á todos que dela puderem tirar proveito, mesmo que com matérias públicas de autoria alheia. Caso deseje, vc pode criar uma assinatura no seu Painel de Controle do Usuário, assim vc terá as ferramentas de deletar ou acrescentar.
    Nós poderemos inclusive criar um espaço só seu e assim tranferiremos os textos de sua autoria. Por favor pense antes de deletar um conteúdo de extremo bom gosto. Abraços, de:Walter Schultt

    ResponderExcluir
  3. Na internet podemos encontrar muitas informações de qualidade. Um exemplo é a enciclopédia wikipedia, é livre e inclusive todos os que queiram pode colaborar, porém isto não dá o direito que se publique sequer um trecho do texto desta obra sem citar a fonte. Concorda que se assim fosse teríamos milhares de páginas de internet com as mesmas matérias. Imagine quantas enciclopédias com matérias repetidas existiriam, teria algum sentido nisto?
    Tenho muitos post citados em diversas páginas com link para meu blog, e disto nunca reclamei. No seu caso foi copiado integralmente o conteúdo com foto e tudo, e embora tendo dificuldade de entrar em contato comigo, você também se esqueceu de colocar um simples link para minha página. Entenda, se você quer colaborar com os profissionais desta área, assim como eu faço, e sobretudo quer disponibilizar um conteúdo do qual reconhece a importância, bastaria fazer um comentário positivo no seu fórum e citar a direção para tal consulta. Esta é a atitude correta não acha?
    Um blog de qualquer natureza já é uma iniciativa anti-egoísta, e no meu caso especificamente, compartilho informações de “feeling” pessoal, indisponíveis muitas vezes em literaturas que estão à venda.
    Com certeza tais informações podem ser usadas como um conteúdo aprendido por qualquer profissional interessado, e inclusive pode ser melhorada afinal fazemos usos das ferramentas herdadas de celebridades da física. Como você disse publicar uma literatura técnica, revista, jornal, etc. é tornar a obra pública, de uso coletivo, que seríamos sem os livros?! Mas, existem regras a serem obedecidas, ao publicar uma obra o autor não perde os direitos inerentes a esta, ainda que esteja esquecida ou ignorada.

    Sinto muito, não posso atender seu apelo para a manutenção das minhas matérias no seu fórum, na minha concepção seria um retrocesso à política adotada no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. fico também muito triste e indignado com esse acontecimento, mas não perca a motivação, valorizo muito o seu trabalho, o qual possui enorme significado para mim e o qual me trouxe contribuições muito significativas, através de conceitos teóricos que sem voçê talvez nunca chegaria a eles. Voçê tem o meu respeito, admiração, e como grande profissional que voçê é, muita gente na sua carreira ira tentar lhe acertar com golpes baixos como esse, por isso é importante não se intimidar com com isso, e continuar adiante com essa carreira brilhante sempre buscando novos patamares. Isso que voçê sofreu é um mau cultural do brasileiro, que prefere em sua grande maioria ficar na sombra do proxímo do que inovar ou produzir, mas saiba que em nosso país existem muitas pessoas como voçê que sofrem esses mesmos problemas diariamente, e que são pessoas como voçê que constroem um país melhor, um país mais competitivo e que inova tecnologiamente, e que forma uma sociedade melhor e mais humana. Cara voçê e fera, agradeço a voçe por toda contribuição que me foi dada, e saiba que o nome Aparecido Oliveira vai estar sempre presente e marcado em minha memória com uma lembrança muito positiva e entusiasta, acima de nomes comuns que se ouvem repetidas vezes em nossa mídia.

    ResponderExcluir
  5. DEPOIS DESSA "GUERRA" QUE VI , E COMO TENHO OPINIÃO PROPIA , DA MINHA PARTE PROMETO SE AFASTAR DAS DUAS PARTES EM QUESTÃO , E DIGO QUE JAMAIS IMAGINEI UMA COISA DESSAS , COMO CONHEÇO AS DUAS PARTES , DESEJO A VCS PROSPERIDADES !

    ResponderExcluir
  6. ola!Aparecido gostaria de tirar uma duvida no simulador de sensores (janeiro de 2010)o potenciômetro da ilustraçao tem duas saidas a esquerda na horizontal e uma para a direita,eu encontrei um com três saidas na horizontal com os numeros 1,2,3 como faço a ligaçao aos referentes bornes,e em qual situaçao devo usar o borne preto,quais mais sensores posso simular. desde de já te agradeço,DEUS te abençoe aguardo o seu retorno com mais dicas preciosas.

    ResponderExcluir
  7. 0lá marcelo, prá não ter dúvida teste a resistencia entre os pinos 1,3 depois 1,2 e 2,3. Gire o eixo em cada teste. Os pontos em que a resistência permanece fixa (não varia)corresponde aos extremos onde se deve soldar as resistências em série (100 Ohm). O pino que varia deve ser conectado para sinal.

    ResponderExcluir
  8. Olá Aparecido,

    Eu quero muito saber qual é a relação ar combustível ideal para a gasolina E25,com 25% de alcool anidro na composição.Vi em um texto seu que cita 13,2:1 como relação AC da gasolina E22,mas eu queria saber como chegou nesse numero?Existe uma formula ou método para encontrar esse valor,ou encontrou em alguma literatura técnica?

    Grande abraço e parabens pelo conteudo do blog!

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.