Qualquer dispositivo de teste, quando utilizado com conhecimento, apresenta benefícios para os técnicos reparadores automotivos.
Um dispositivo simples e barato é a caneta de teste de polaridade, bastante utilizada por sua praticidade nas verificações de presença de tensão e pulsos em componentes do sistema elétrico e de injeção.
Com ela o técnico pode detectar fusíveis queimados, interrupções no chicote, polaridade da tensão, e presença de tensão em relês, componentes eletrônicos, lâmpadas de iluminação, etc.
Porém, como em qualquer equipamento o técnico deve conhecer muito bem as características deste dispositivo e também as do sistema elétrico do veículo, assim se consegue maior produtividade sem causar danos aos componentes do veículo.
Testei dois dispositivos, um com dois LED’s não alimentado e outro de três LED’s com alimentação polarizada.
O dispositivo de dois LED’s pode detectar tensões positivas e negativas e o LED acende com tensões superiores a +/- 2 Volts. No teste de pulsos esta caneta não se mostrou eficiente para detectar pulsos na válvula de injeção, em marcha lenta o LED não pisca.
A vantagem fica por conta da simplicidade por não necessitar alimentação, o único cabo ligação é conectado em um ponto massa (negativo da bateria) qualquer do chassi.
A caneta de três LED’s, um para indicar tensão de alimentação para a caneta e outros dois para indicar polaridade, necessita alimentação da bateria e, portanto, os cabos devem ter um comprimento razoável para maior mobilidade.
Os LED’s indicadores de polaridades ficam apagados com a ponta de teste isolada. O LED indicador de polaridade positiva acende com potenciais acima de 7 Volts e o indicador de polaridade negativa acende com potenciais abaixo de 5 Volts. Notem, ai existe uma janela em que os LED’s não acendem com tensões entre 5 e 7 volts, levando à falsa indicação de que não existe potencial no ponto de teste.
Os circuitos destes dispositivos variam segundo a fabricação, e as observações aqui mencionadas poderão ser diferentes.
Como regra geral o técnico deve ficar atento às características destes dispositivos e a sua aplicabilidade no sistema elétrico do veículo.
Não se esqueça que as canetas de testes injetam correntes nos componentes testados e isto pode causar efeitos indesejados como ligar bobinas de ignição ou disparar a bolsa do air bag.
Não se deve usar, também, na detecção de pulsos nos injetores de alta pressão do common rail, PLD, da injeção direta de gasolina, pois nestes componentes se desenvolvem tensões superiores a 60 Volts.
Se você possui, vai adquirir ou construir uma caneta de teste, fique atento aos diferentes circuitos existentes para este dispositivo e principalmente, use somente nos pontos em que tenha pleno conhecimento dos resultados a serem obtidos.
veja também:
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esta caneta de teste preta vc comprou ou montou
ResponderExcluiresta foi comprada, mas não é mais original. é muito antigo e o fabricante não existe mais.
ResponderExcluirComo toda caneta de polaridade eu queria saber como corrigir o defeito que ela dá ao ligar os componentes envertidos, ela não liga nem um e nem outro led vcs podem me explicar isso?
ResponderExcluirRomulo veja este post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2011/04/cinco-circuitos-para-canetas-de-teste.html
ExcluirQual é o circuito da sua caneta de polaridade?