Lâmpada de teste x "caneta" de teste LED


 A lâmpada e a "caneta" de teste LED são ferramentas simples, bastante utilizadas para constatar a presença de alimentação ou sinal em um sistema elétrico. Seu uso gera controvérsia, pois se trata de uma avaliação empírica. Além disso, é vetado para o sistema de air bag devido ao risco de disparar-lo.

Como alerta, posso dizer que já constatei danos em bobinas de ignição, as que possuem transistores incorporados, causados pelo seu uso. A corrente elétrica da lâmpada de teste ou LED excita o transistor e liga a bobina de ignição ao se tentar detectar os pulsos de comando da etapa de potencia. Durante o teste, o cilindro correspondente à bobina de ignição falha e a corrente primaria sobrecarrega a bobina.
-----------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Aparecido estou de novo no seu blog para mais 1 dúvida.
    É o seguinte: ao desmontar o painel tabelier, posso desconectar e ligar novamente o chicote(na montagem) sem risco de disparo acidental ou é bom desligar a bat. primeiro ou algo desse tipo, tudo para evitar um disparo aciental!?
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano, se recomenda desconectar a bateria, mas fique atento, conforme o carro será necessário usar o scanner para configurar/apagar erros de alguns componentes ou sistemas.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.