Controle PWM para aquecimento da sonda lambda

O controle de aquecimento por pulsos PWM é uma das opções existentes que proporciona um aquecimento eficiente e seguro para as sondas planares.

As figuras que seguem ilustram detalhes do controle aplicado no aquecimento da sonda lambda.


Na configuração usual de conexão do osciloscópio, isto é, sinal em relação à massa (vide figura acima), os pulsos de nível alto indicam o tempo em que o aquecedor permanece desligado. Neste lapso de tempo temos a tensão do positivo da bateria medida através do circuito série formado pelo contato do relê e o PTC da sonda. 
Na figura 5 a potência aplicada no aquecimento, determinada pelo nível baixo do sinal, corresponde a 41% do período. A indicação numérica sobre o gráfico se refere ao nível alto do sinal, para obter uma leitura direta (nível baixo) se deve selecionar no osciloscópio a opção de trigger (disparo) na descida do sinal.
Na figura 6 a potência é reduzida para 2% do período, indicando que a temperatura está próximo do valor ideal. Notem que somente se modificou a largura dos pulsos e não a freqüência.

O circuito mostrado é similar para outros componentes controlados.

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O que significa PWM?

Embora amplamente empregado no campo da eletrônica, muitos técnicos de manutenção automotiva não estão familiarizados com o termo PWM - Pulse Width Modulation, ou seja, modulação por largura de pulso.

Isto quer dizer que para uma dada forma de onda se modula (modifica) a largura dos pulsos, sem que haja alteração na sua freqüência.

No automóvel são usados como sinais de forma de onda quadrada ou retangular para exprimir grandezas ou aplicados nos estágios de saídas para controlar a potência dos atuadores.

Exemplos:
Sinal: No regulador de tensão multifunção, a largura do pulso informa a carga do alternador.

Controle de potência: Ao variar a largura do pulso aumenta ou diminui a potência aplicada nos componentes, tais como aquecedores das sondas, eletroventiladores, atuadores de marcha lenta, corpo de borboleta aceleradora, etc.