Funcionamento da CDI de motos e simulador

Conhecer o funcionamento dos componentes, certamente, dá mais segurança e tranquilidade para o mecânico na hora de fazer o diagnóstico de falha. Isto evita a troca indevida da peça e ajuda na hora de decidir qual é o melhor teste a ser empregado para analisar o mal funcionamento do sistema. 

Pensando nisso, criei uma série de vídeos e informações adicionais que proporciona ao mecânico esta facilidade. Vale a pena lembrar, esta abordagem de caráter didático visa facilitar o entendimento. O projeto é funcional, mas não tem a finalidade de substituir o componente original.

Funcionamento da CDI:
O magneto da moto é basicamente um alternador com duas bobinas geradoras, capazes de gerar mais de 100 Volts de corrente alternada. A finalidade é carregar o capacitor C1 através do diodo D2 e primário da bobina durante os semiciclos positivos (vide fig. abaixo). A bobina "pulse" ou "captor" gera tensão suficiente para excitar o SCR1 (figura abaixo) que irá comandar a descarga do capacitor através do primário da bobina de ignição. A alta intensidade da corrente de descarga e a sua breve duração são suficientes para induzir a alta tensão no secundário da bobina, mais de 10.000 Volts, fazendo com que salte uma centelha entre os eletrodos da vela de ignição. 
Esquema elétrico básico de uma CDI 
 D1, D2 - Diodo de uso geral 1N4007
SCR1 - Tiristor TIC 126E
R1 - Resistor de 100 a 120 Ohm 1/8 Watts (pode ser usado um trimpot de 10 kOhm para ajustar o ponto ideal de disparo, já que pode variar para os diferentes modelos existentes).
R2 - Resistor de 820 Ohm 1/8 Watts
C1 - Capacitor de poliester 1,5 ou 2,2 microfarad, 250 Volts ou mais.

Ciclo de carga e disparo da CDI.
A pinagem do módulo, figura acima, se refere a uma versão comercial como a Titan 125. Qualquer dúvida consulte o esquema de ligação da CDI a ser estudado.
Os semiciclos de ambas as bobinas estão defasados (figura ao lado) de modo que a bobina geradora carrega o capacitor antes do pulso da bobina captora.
O interruptor de parada do motor provoca um curto-circuito na bobina geradora através do diodo D1 e desliga o motor.
Esquema de ligação para ativar o funcionamento da CDI com transformador AC

O funcionamento simulado da CDI pode ser efetuado com o uso de um transformador de corrente alternada ligado a rede elétrica, conforme esquema da figura acima.
Pode ser usado um transformador de 10 VA com secundários ligados a um ponto em comum, sendo um enrolamento com saída de 6 Volts e o outro de 110 Volts. Na minha simulação, usei um transformador de 15VA reciclado de uma velha impressora no qual adicionei mais um enrolamento para a saída de 6 Volts. 
Esta é uma boa opção para quem gosta de aprender fazendo. Para mais detalhes visualize meus vídeos no youtube.

Veja também:
Sistema de ignição indutivo
Bê-a-bá da ignição eletrônica
Simulador para bobina de ignição

49 comentários:

  1. Boa tarde, eu sou o Eliomar e sou estudante de um curso tecnico em mecanica e o professor passou um trabalho de construção de um motor 2 tempos com sucata de motor se geladeira, estou a dias pesquisando sobre como fazer o sistema de ignição desse motor, e hoge encontrei seus videos sobre sistemas de ignição e fiquei muito agradecido com o tempo e dedicação da sua parte para com este assunto, pois suas esperiencias vao contribuir muito com o meu trabalho de construção do motor 2 tempos.
    Desda ja agradeço pela sua capacidade de passar adiante seu conhecimento.

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    1. Boa noite Aparecido, quero aqui fazer um agradecimento pois foi atraves dos seus videos que eu conseguir reproduzir o projeto do CDI para motos, funcionou muito bem, tomei a liberdade e fiz o teste em uma bobina de um gerador de energia, funcionou direitinho.
      Agora eu ja tenho o sistema de ognição para fazer centelhar o projetinho do motor 2 tempos do qual eu te falei.
      Meu Muito obrigado!

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    2. https://youtu./
      Ola aparecido, esse link é do nosso projeto (motor 2 tempos ) com motor de geladeira.
      Sei que voce é muito ocupado mas gostaria que voce veja o video, pois ficou legal.
      Usei seu esquema do pulsador "pwm".
      Meu muito obrigado.

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    3. Alguém tem o lealte dessa plaquinha de cdi

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  2. Olá venho encarecidamente implorar pra vc esplicar como funciona na prática como funciona a ingecao e alimentação de combustível do Tempra2.0 16v 94/95 com distribuidor e sensor de fase 4 dentes .

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    1. Colega não dá para resumir o seu pedido em poucas palavras. Posso dizer que todos os sistemas de injeção seguem o mesmo princípio. A unidade de comando capta o sinal do sensor de rotação e dá inicio ao processo de ligar a bomba de combustível e iniciar a ativação dos injetores de combustível. neste link pode ver detalhes da ativação da bomba http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2014/06/alimentacao-da-injecao-eletronica-e.html

      Sugiro que se inscreva em um curso de injeção gratis como no site da Thonson http://cursosonline.mte-thomson.com.br/

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    2. Veja tudo que publiquei sobre injeção eletrônica, é válido para todos os sistemas. http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/search/label/inje%C3%A7%C3%A3o%20eletr%C3%B4nica
      Visite meu canal no youtube poderá encontrar mais sobre o assunto. https://www.youtube.com/channel/UCX698KcENqbUF3LWfF9OdWw?view_as=subscriber

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  3. Boa noite!
    Primeiramente quero te parabenizar pela suas brilhantes explicações quero saber se tem como você montar um esquema para fazer um regulador retificador se voltagem para motos que usam estator trifasicos

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    1. no momento não. Faça uma busca no google, existem vários esquemas na rede. teria que estudar qual se aplica na sua moto.

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    2. Mas há cdi que são dc não ac

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    3. Boas. Tenho um cdi honda nsr 50 que nao funciona, é possivel fazer reparação? A capa está aberta mas não consigo identificar problema.
      Cump

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  4. Não saberia por qual meio comentar, mas considerando seu método científico pra fazer os vídeos e postagens do blog, gostaria de sugerir o tema de velas capacitivas. Achei nesse blog e achei interessante http://www.waltergjunior.com/IgnicaoPlasmaVelasCapacitivas.htm

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  5. Oi Aparecido beleza,como e controlado o avanço do CDI. grato..

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  6. Olá Aparecido tudo bom?

    Fiz o circuito que está no video (https://www.youtube.com/watch?v=aSKGuP-pdOc) cdi caseira para ativar bobina de moto, utilizando uma bobina de uma titan 125cc e uma vela NGK de ponta de irídio usada, acontece que não houve faíscamento, utilizamos um 555 como timer para diminuir a frequência (aproximadamente 10Hz) e ai faísca, minha pergunta é o que posso ter feito errado ao reproduzir o seu circuito? abs.

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    1. Emerson não está claro para mim como está utilizando. O acionamento deve ser feito com corrente alternada alta tensão para carga do capacitor e baixa tensão para disparo com um certo grau de defasagem. Veja o texto. Talvez seja este o erro. Além disso é conveniente usar um potenciômetro para ajustar a sensibilidade do disparo de acordo com o tipo de transformador que usar.

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  7. Bom dia estou com uma dúvida gigante CDI pra moto a k e CDI pra moto és
    São os mesmos.

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  8. Boa noite tenho uma fzr 1000 ela nao ta carregando a bateria o alternador foi testado e carrega so q poe na moto e fica alternando vezes carrega vezes nao ; pode ser a cdi ??

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    1. "pode ser" é uma coisa que não existe para mim, eu acredito no diagnóstico. Sugiro que teste no local durante a falha para identificar o que está errado. Consulte o esquema elétrico e siga o circuito.

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  9. Bom dia eu tenho uma bicicleta motorizada dois tempos e nao tem bubina de pulce esse cdi funciona nela, como e q eu Fasso essa ligação.

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    1. não tenho informação técnica desta bicicleta, portanto não sei dizer. precisa levantar esta informação, número de produto/fabricante/ ligação, talvez seja possível fazer algo.

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  10. Prezado Antonio,
    Boa tarde!

    Gostaria de um ajuda sua se for possível, comprei a uns três meses uma BMW E36 325I Alemã ano 1995 sedan vermelha automática, onde o único problema que não consegui ainda descobrir, é o funcionamento do piloto automático dela, já tentei por diversas vezes tentar funciona-lo, mas, não ativa, tentei em diversas velocidades acima de 60Km/h, porém no manual dela informa a partir de 40km/h, como não sei onde fica localizado o módulo desta função no carro e/ou se existe o módulo no carro ou se foi apenas desligado o plug, dai a pergunta se isso aconteceu não deveria acender alguma lâmpada no painel de anomalia, sempre consulto o Check Control no Computador de Bordo dela e no painel está tudo ok aparentemente, gostaria muito de descobrir o que está ocorrendo e resolver para deixa-la funcionando perfeitamente.

    Aguardo seus cometários a respeito.

    Obrigado.

    Sidnei Bueno.

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    1. existe dois tipos de piloto automático, um por cabo e servo motor que intercala o acelerador e outro nada mais é do que uma função interna do módulo de injeção quando o sistema possui acelerador eletrônico. Precisa documentação técnica do veículo para saber qual é o seu. Pelo ano do carro pode ser um servo motor, basta ver se tem cabo acelerador. Procure ajuda de uma oficina para avaliar.

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  11. Oi aparecido queria saber como posso usar um flyback de tv num cdi de moto será q vc pode me ajudar

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    1. flyback de qual tv/modelo? precisa localizar o negativo de alta tensão e o enrolamento primário. pode enrolar 6 a 10 voltas de fio no núcleo de ferrite para fazer o primário. Tem uns vídeos no youtube que o pessoal usa flyback para plasma, bobina de tesla, coisa assim. muitos mostram como localizar o negativo de AT.

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  12. Boa tarde! gostaria de saber como é feita a distribuição do sinal da bobina de pulso para CDI, quando a motocicleta tem dois cilindros e dois CDIs

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    1. Luiz o sinal gerado pela bobina de pulso é usado pelo módulo para identificar a fase de trabalho de cada um dos cilindros e medir a rotação do motor. Desta maneira ela pode comandar a bobina do cilindro que está em compressão e o avanço da ignição.

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  13. Oi no lugar do Tiristor TIC 126E posso usar um tiristor ou um transistor de lampada fluorescente

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  14. No lugar do Tiristor TIC 126E posso utilizar um transistor 13005c,se sim vc puder fazer um video mostrando como ligar ele ou só me explicar como funciona.

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  15. APARECIDO PARABENS PELOS EXCELENTES VIDEOS SEUS DE CDI - PODE POR GENTILEZA ESCLARECER UMA COISA : QUANDO O GATE DO TIRISTOR RECEBE O PULSO O TIRISTOR DEIXA PASSAR CORRENTE - PERGUNTO : POR QUAL MOTIVO ISSO PROVOCA A DESCARGA DO CAPACITOR - AINDA NÃO CONSEGUI ENTENDER ESSE DETALHE - ATENCIOSAMENTE ALVARO

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    1. porque a condução do scr fecha em curto os terminais do capacitor, eles estão ligados em paralelo com o catodo e anodo.

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  16. Interesante el buen funcionamiento de la electrónica junto una buena mecánica moldes para inyeccion de plastico

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  17. Boa noites e parabéns pelo belo trabalho, gostaria de ter uma luz,, tenho uma fam injeção modelo ESI 2010, parou comigo n estrada , no mesmo momento foi caindo velocidade e perdeu acelerar até qndo parou, porém ligava tudo ,painel ,Cetas, buzinas mais qndo aperto o botão de star fica Tarará.tatata e não pega o, que será?? Ressaltando que já testei bateria, gasolina filtro de ar, bico injetor, bobina de pulso , b.de inguinicao, TPS etc

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  18. APARECIDO PARABENS PELO VÍDEO - SOBRE O CDI SEM BOBINA DE PULSO PODE EXPLICAR COMO FUNCIONAM OS 3 DIODOS E O RESISTOR QUE ESTÃO PERTO DO SCR - NO ESQUEMA MOSTRADO NÃO ENTENDI COMO VAI ENTRAR CORRENTE NO GATE DO SCR POIS TODA A CORRENTE QUE SAI PELO CÁTODO (SAIDA) DO SCR VAI PARA O TERRA- A CORRENTE SEMPRE PROCURA O CAMINHO COM MENOS RESISTENCIA ( TERRA )- UM ABRAÇO ALVARO.

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    1. Veja o vídeo de funcionamento dos diodos. num semi ciclo um diodo em paralelo com o gate conduz a corrente alternada da bobina de força. No outro semiciclo o outro diodo em paralelo com o gate fica em série com o diodo da entrada e curto circuita a geração da bobina de força. a queda de tensão nele faz o disparo do scr. O resistor desvia parte da corrente de disparo para proteger o scr.

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  19. APARECIDO BOM DIA SEMPRE VEJO OS SEUS EXCELENTES VÍDEOS -
    SOBRE O VIDEO QUE TRATA DO: CDI CASEIRA PARA ATIVAR BOBINA DE MOTO : PODE EXPLICAR COMO VOCÊ FEZ O CÁLCULO DO RESISTOR DE 22 K E O OUTRO RESISTOR DE 820 HOMES COLOCADOS EM SÉRIE NO FIO QUE ALIMENTA O GATE DO SCR ?

    ALVARO ATENCIOSAMENTE

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  20. Ótima explicação e parabéns pelo empenho em explicar algo q mtos não dominam!!! Uma dúvida: teria como aumentar a potência da faísca na vela??? Quais alterações deveriam ser feitas???

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  21. queria saber se há diferença na bobina de pulso de moto para outra,( por exemplo, de uma 50cc para uma 125

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  22. No meu motor 4 tempo cc50 não acho os fios que saem do motor somente do CDI não sei. Como ligar não sei se saem fio do magneto lugar algum conforme o vídeo

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  23. professo.r Aparecido, faça algum video sobre TCI de motos, sera muito legal ja que nao existe mais TCI de motos antigas

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  24. Respostas
    1. tenho um vídeo no meu canal que explico. veja regulador regulador e cdi sundown

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