Muitos multímetros possuem um teste de continuidade sonoro, bastante útil para os serviços na fiação elétrica do veículo e seus componentes. Geralmente o desgaste da bateria do aparelho é acentuado, inviabilizando o uso por longos períodos de trabalho. Não existe ajuste de volume do sinal sonoro que costuma ser muito fraco.
A solução prática e de baixo custo é o multivibrador astável a transistor com sonorizador piezoelétrico (buzzer). A grande vantagem é: dispensa o uso da chave liga/desliga, já que o consumo de bateria é extremamente baixo, e permite o ajuste sonoro. Com ele também é possível testar diodos e distinguir alterações de resistência do circuito através da mudança do tom sonoro.
O circuito sugerido abaixo é bastante simples e os componentes podem ser alterados conforme a necessidade.
Circuito oscilador |
A montagem é bem simples podendo ser feita com pontes de fios ou placa impressa padrão e se tiver mais habilidade e recurso o técnico pode confeccionar uma placa de circuito impresso exclusiva.
Placa de circuito impresso sugerida. Vista lado dos componentes. |
Ainda que o técnico não opte pela placa sugerida ela pode ser usada como referência de layout para a montagem em placa padrão ou outro meio.
Lista de componentes:
Q1, Q2 - Transistor NPN de uso geral BC548 ou similar
D1 - Diodo de uso geral 1N4001 ou 1N4148
R1 - Resistor de 2,2 kohm - 1/8 Watts
R2 - Resistor de 10 kohm - 1/8 Watts
R3 - Resistor de 1Kohm - 1/8 Watts
P1 - Trimpot de 100k
C1 - Capacitor de poliester ou cerâmico de 10 nf 50 Volts ou mais
C2 - Capacitor de poliester ou cerâmico de 33 nf 50 Volts ou mais
C3 - Capacitor de poliester ou cerâmico de 0,47 mf 50 Volts ou mais
Buzzer de 12 mm para 5 ou 9 Volts, conforme a bateria usada.
Bateria de celular 4,8V ou comum de 9 Volts.
Placa de circuito padrão 2,5 x 4 cm.
Diversos: fio flexível vermelho e preto para cabo de teste, comprimento conforme desejado; pino banana para ponta de prova a gosto; solda de estanho.
Aplicação e uso veja vídeo no you tube.
Após a montagem alimente com a bateria, junte as pontas de prova e ajuste o trimpot até obter o nível de som desejado. Bom uso.
Maravilhoso!
ResponderExcluirBom dia, o buzzer é ativo ou passivo vou amanhã comprar e fazer. Preciso para testar aqui no lab, abraços.
ResponderExcluirbuzzer sem oscilador.
ResponderExcluirObrigado, sem oscilador ele apita com a alimentação nele não? Abraços.
ExcluirGrande professor, eu nos tempos que trabalhava com telefonia, possuía uma caneta que era possível, com um receptor ele ia dando uma sirene que ia trilhando o caminho do fio, é possível fazer algo parecido para uso no chicote automotivo. eu tenho ainda essa caneta, mas não deu muito efeito, se pega muito ruido e fica muito impreciso o uso da mesma. Desde já agradeço pelo conteúdo do blog e do canal do youtube
ResponderExcluirFabio não tenho ideia de como fazer algo assim tão genérico, também não vejo uma aplicação prática que suplanta o que já existe no mercado.
ResponderExcluirBoa tarde dr.eu sou mecânico/supervisor de manutenção de uma frota iveco e tenho muitos problemas com relação a esse motor(FPT) 3.0 16 V,no entanto estou com um problema em um modelo tector 180 e 28 com as seguintes avarias que foram detectadas no rastreador bosh modelo kts 200:
ResponderExcluir-55 f =nox fora da faixa nominal.
-45 f =nox fora da faixa nominal.
-1 a 4 =bus de dados can sensor de nox fora da faixa nominal.
-14 f =redução binaria do motor,emissão muito alta
você já tem o caminho a seguir, agora é trabalhar no sistema de escapamento para descobrir o que está errado. Lembrando que o mau funcionamento do motor afeta os gases de escape também.
ExcluirOi boa tarde,amigo.venho agradecer pelo o bom projeto que vc apresenta pois eu ja vinha tentando monta um multímetro para medir continuidades e não tenha obtido exito ai eu vir o seu projeto e montei e fico uma beleza obrigado por vc ajuda pessoas assim como eu!!
ResponderExcluirBoa noite, o s1 recebe o sinal(exemplo)carona de uma sinal do bico injetor original do veículo podendo ser controlado na saída s2 e isso mesmo?
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