Testador de continuidade sonoro

Muitos multímetros possuem um teste de continuidade sonoro, bastante útil para os serviços na fiação elétrica do veículo e seus componentes. Geralmente o desgaste da bateria do aparelho é acentuado, inviabilizando o uso por longos períodos de trabalho. Não existe ajuste de volume do sinal sonoro que costuma ser muito fraco.
A solução prática e de baixo custo é o multivibrador astável a transistor com sonorizador piezoelétrico (buzzer). A grande vantagem é: dispensa o uso da chave liga/desliga, já que o consumo de bateria é extremamente baixo, e permite o ajuste sonoro. Com ele também é possível testar diodos e distinguir alterações de resistência do circuito através da mudança do tom sonoro. 
O circuito sugerido abaixo é bastante simples e os componentes podem ser alterados conforme a necessidade.
Circuito oscilador

A montagem é bem simples podendo ser feita com pontes de fios ou placa impressa padrão e se tiver mais habilidade e recurso o técnico pode confeccionar uma placa de circuito impresso exclusiva.

Placa de circuito impresso sugerida. Vista lado dos componentes.
Ainda que o técnico não opte pela placa sugerida ela pode ser usada como referência de layout para a montagem em placa padrão ou outro meio.   
Lista de componentes:
Q1, Q2 - Transistor NPN de uso geral BC548 ou similar
D1 - Diodo de uso geral 1N4001 ou 1N4148
R1 - Resistor de 2,2 kohm - 1/8 Watts
R2 - Resistor de 10 kohm - 1/8 Watts
R3 - Resistor de 1Kohm - 1/8 Watts
P1 - Trimpot de 100k
C1 - Capacitor de poliester ou cerâmico de 10 nf 50 Volts ou mais
C2 - Capacitor de poliester ou cerâmico de  33 nf 50 Volts ou mais
C3 - Capacitor de poliester ou cerâmico de 0,47 mf 50 Volts ou mais
Buzzer de 12 mm para 5 ou 9 Volts, conforme a bateria usada. 
Bateria de celular 4,8V ou comum de 9 Volts.
Placa de circuito padrão 2,5 x 4 cm. 
Diversos: fio flexível vermelho e preto para cabo de teste, comprimento conforme desejado; pino banana para ponta de prova a gosto; solda de estanho.    

Aplicação e uso veja vídeo no you tube. 
  Após a montagem alimente com a bateria, junte as pontas de prova e ajuste o trimpot até obter o nível de som desejado. Bom uso.

10 comentários:

  1. Bom dia, o buzzer é ativo ou passivo vou amanhã comprar e fazer. Preciso para testar aqui no lab, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, sem oscilador ele apita com a alimentação nele não? Abraços.

      Excluir
  3. Grande professor, eu nos tempos que trabalhava com telefonia, possuía uma caneta que era possível, com um receptor ele ia dando uma sirene que ia trilhando o caminho do fio, é possível fazer algo parecido para uso no chicote automotivo. eu tenho ainda essa caneta, mas não deu muito efeito, se pega muito ruido e fica muito impreciso o uso da mesma. Desde já agradeço pelo conteúdo do blog e do canal do youtube

    ResponderExcluir
  4. Fabio não tenho ideia de como fazer algo assim tão genérico, também não vejo uma aplicação prática que suplanta o que já existe no mercado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde dr.eu sou mecânico/supervisor de manutenção de uma frota iveco e tenho muitos problemas com relação a esse motor(FPT) 3.0 16 V,no entanto estou com um problema em um modelo tector 180 e 28 com as seguintes avarias que foram detectadas no rastreador bosh modelo kts 200:
    -55 f =nox fora da faixa nominal.
    -45 f =nox fora da faixa nominal.
    -1 a 4 =bus de dados can sensor de nox fora da faixa nominal.
    -14 f =redução binaria do motor,emissão muito alta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você já tem o caminho a seguir, agora é trabalhar no sistema de escapamento para descobrir o que está errado. Lembrando que o mau funcionamento do motor afeta os gases de escape também.

      Excluir
  6. Oi boa tarde,amigo.venho agradecer pelo o bom projeto que vc apresenta pois eu ja vinha tentando monta um multímetro para medir continuidades e não tenha obtido exito ai eu vir o seu projeto e montei e fico uma beleza obrigado por vc ajuda pessoas assim como eu!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, o s1 recebe o sinal(exemplo)carona de uma sinal do bico injetor original do veículo podendo ser controlado na saída s2 e isso mesmo?

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.