Gerador de sinais para uso automotivo

Tenho publicado esquemas de osciladores PWM para teste de bobina de ignição e isto despertou o interesse de leitores para adaptar a outras necessidades inerentes ao automóvel. Testar conta giro digital, simular sinal de velocidade, ativar uma unidade de comando indutiva ou hall, controlar a bobina de ignição com driver incorporado, são algumas das funções pretendidas pelos leitores. 

As variantes de sinais requeridos por estes componentes são imensas, dificultando a construção de um controlador polivalente. Seria desejável adquirir um equipamento comercial específico para aplicação automotiva ou um gerador genérico de sinais, destes usados em laboratório de eletrônica. 
Um gerador de sinais, mais abrangente, oferece maior dificuldade de uso, já que o usuário deve conhecer profundamente o sinal que será emulado para ajustá-lo corretamente. 

Atendendo a pedidos dos leitores, proponho o uso do oscilador NE555, uma opção barata, para aqueles que desejam fazer aplicações corriqueiras ou queiram aprofundar seus conhecimentos sobre controladores. Este circuito já foi abordado no projeto do oscilador de bobinas de ignição PWM, entretanto muitos têm dificuldade para fazer as modificações necessárias para torná-lo mais abrangente. Com estas modificações podemos ampliar a aplicação do gerador de sinais.
Gerador de sinal
Lista de peças:
P1, P2 potenciômetro de uso gera 100 kOhm
P3  Potenciômetro de uso geral 2 kOhm
R2, R4, R5 Resistores de 1 kOhm 1/8 ou 1/4 de watts
R3  resistor de 47 kOhm 1/8 watts - opcional 
C1 Capacitor eletrolítico 47 microfarad - 16 Volts
C2, C3 Capacitor poliester ou cerâmico 100 nanofarad 
C3 Capacitor poliester ou cerâmico 10 nanofarad 
Circuito integrado NE555

A saída S1 pode ser usada para ativar módulo de ignição indutivo como a unidade de comando de 6 pinos e similares.
A saída S2 presta ao teste de velocímetro, conta giro digital, módulo de ignição hall e para ativar bobinas de ignição que possuem driver interno.
O potenciômetro P3 ajusta o nível de sinal e deve ser usado para ativar a bobina de ignição que possui driver incorporado, geralmente com nível alto do sinal entre 3 e 5 Volts. 
Para simular o sinal para um módulo hall o potenciômetro deve ser ajustado no máximo. Lembre-se que algumas aplicações possuem sinal de 5 Volts (TTL). 
A mesma consideração se aplica ao simular um sinal para o sensor de velocidade ou conta giro.

O potenciômetro P1 altera a frequência entre 100 e 200 Hz. O uso de R3 diminui a frequência de operação. 
Com uma frequência de 200 Hz, P1 em mínimo, o ciclo ativo pode ser ajustado de 1 a 99% pelo potenciômetro P2, se não for utilizado o resistor R3. Montando o resistor R3 o ciclo ativo fica limitado a 70%, o que pode ser interessante para evitar sobrecargas ao ativar bobinas de ignição.
Operando a 100 Hz, P1 com resistência máxima, o ciclo ativo pode ser ajustado entre 45 a 99%, ou seja, mínimo 4,5 milissegundo.

Alguns componentes podem ser alterados ou eliminados para adequar a necessidade do usuário, por exemplo:
 A frequência aumenta ao diminuir o valor do capacitor C4, logo aumentando o capacitor a frequência diminui.
Aumentando o valor do potenciômetro P1 aumenta-se a faixa de variação da frequência. 

É importante frisar que o usuário deve conhecer os valores de trabalho do componente para ajustar os parâmetros adequados de frequência e duração do pulso, afim de evitar erros de interpretação ou danos aos componentes testados.

Veja também:
Pulsador de bobinas de ignição Esaki vs 2
Esquema eletrico do controlador PWM
Simulador para bobina de ignição
Pulsador de bobinas de ignição com oscilador Esaki vs 1 

23 comentários:

  1. boa noite Aparecido!eu consegui montar esse circuito, o sinal de saida hall ficou legal, porem, o sinal alternado ficou com uma amplitude muito baixa, não consegui um sinal legal no osciloscopio

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    1. baixo quanto? Pode eliminar o resistor (fazer ponte) de 1 k do pino 3 ao capacitor C5, também pode aumentar o outro para 10 k. Mais geralmente não vai precisar mais de que 3 Volts de pico.

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  2. Parabéns pelo projeto, e possível vc né enviar este diagrama por email:getsweder@yahoo.com.BR

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  3. Quanto é o valor? E como faço pra aptar no fusca

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    1. veja os videos, acho que não entendeu para que serve.

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    2. Boa noite, queria montar um pulsador para ligar no bico injetor pra fazer a limpeza. O Sr teria uma ideia?

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    3. veja pulsador pwm link no rodapé da postagem

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  4. Gostaria que vc explicasse esse projeto para eu usar em bicos injetores.

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  5. veja meus vídeos usando o pulsador em bobinas, injetores ou válvulas. são somente dois fios para ligar e apenas dois pinos na válvula, não tem nada mais do que isto.

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  6. Gostaria de simular o sinal de velocidade e rotação usando Arduino para testar painéis de automóveis... é possível??

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  7. Bom dia, valeria a pena trocar essa bobina por uma bobina por vela? tem como? tenho uma spacefox 2009/2010. Já tenho as bobinas originais da volks, mas vi que falta dois fios de sinais nesse caso. obrigado

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  8. Olá aparecido Oliveira parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar sua experiência conosco. Estou tentando adaptar um tanque de Onix em uma pampa 1.8 estou com dificuldade de fazer funcionar o sensor de nível. Poderia me ajudar com isso? Aguardo seu contato. Vou deixar meu email alexjtisousa@gmail.com para mais detalhes.

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    1. lamento Alex. Vc deve procurar detalhes de ambos os circuitos e avaliar a compatibilidade dos componentes.

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  9. Bom dia pessoal,Aparecido,posso usar nos 3 o potenciômetro trimpot no mesmo valor.Se não me indica um pequeno que posso usar.por favor.

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  10. Boa noite aparecido. Tudo bem ? Eu tenho um painel digital que não marca combustível , de uma Yamaha 2017 que vendi com outro painel novo sem defeito . Eu quero por ele na minha cg 99. Já botei o caracol magnético na roda dianteira. Porém não marca velocímetro no digital . Precisa apenas no conversor 555?? Ou de mais alguma peça pro painel funcionar.

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  11. Salve, daria alimentar o circuito com 5 volts e para colocar a saída da onda quadrada para variar até 1 volt ?

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