Defeito elétrico: Causa natural ou defeito provocado?

Ninguém é melhor do que ninguém e todo mundo é bom em alguma coisa (desconheço o autor desta sabia frase), contudo o mercado sofre com a escassez de profissionais competentes. Penso que a banalização do profissionalismo levou a isto, qualquer um pode emendar um fio ou prensar um terminal, mas pode fazer-lo da maneira correta?  

Prensagem de terminal inadequada, sem o uso de ferramenta: causa mau contato e defeitos intermitentes.
Prensagem inadequada e entrada de água no conector: causa mau contato.
Por outro lado, é constrangedor os comentários de certos proprietários do veículo ao ser cobrado pelo serviço de reparo em chicotes elétricos. Se há demora é porque o profissional não conhece o trabalho, se é rápido não vale nada!

No ramo automotivo se busca a mão de obra barata ou grátis, somente se consente o preço das peças trocadas, disto poucos reclamam.
Este relaxo será uma pela falta de valorização da mão de obra ou pura falta de profissionalismo? 

Fios desprotegidos roçando nas partes metálicas: causa a queima de componentes ou parada do carro.

As conseqüências por reparos inadequados são: Queima de componentes e paradas repentinas causada por defeitos intermitentes e custo elevado do serviço devido a necessidade de refazer o trabalho e constantes intervenções.
Culpemos os profissionais ansiosos por ouvir o ronco do motor sem se importar com a qualidade do trabalho!  Ou aos donos dos carros que querem serviço barato!

Fios danificados provocando curto circuito devido má acomodação por ocasião de manutenção.
Chicote elétrico e conectores são responsáveis pela maioria dos defeitos no carro, juntando-se àqueles provocados pelo mau profissional, teremos situações inusitadas.

Me surpreendo com oficinas que usam ferros de soldas machadinha de 400 W, estanho e pasta (indicado para calheiros) para unir fios e terminais, e pior ainda, emendas mau feitas e sem solda ou terminais. Instalações de alarmes ou dispositivos contra roubo mau instalados e de baixa qualidade. 
   
Na minha opinião a mão de obra deve ter um preço justo, mas a qualidade do serviço precisa melhorar, e muito.

Qual sua opinião? Você já vivenciou isto? Deixe seu comentário como profissional ou dono de veículo.  

2 comentários:

  1. Concordo com a existência desse grande problema, que é o déficit de profissionais eletricistas qualificados na área automotiva. Muita das vezes também esses problemas provocados por profissionais na instalação elétrica do veículo são fruto da intenção do mesmo em providenciar um reparo maís rápido e menos complexo em virtude de uma solução técnica adequada. Juntando esses dois fatores, a qualificação técnica e a negligência, são sem dúvida os grandes causadores da ocorrência de problemas desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. Descobri este blog hoje. Muito conteúdo bom! Meu caso é ter dinheiro para pagar mas não encontrar bons profissionais!

    Se eu tivesse tempo faria tudo eu mesmo, mas hoje com a vida não tenho como reparar por mim.

    A impressão que tenho eh que os profissionais pararam de estudar e só vivem no esquema Gol/Uno.

    Qualquer coisa diferente disso desconhecem...

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.