Dúvidas frequentes sobre alternadores

Considerando as inúmeras consultas que tenho recebido sobre o sistema de carga resolvi fazer um resumo para esclarecer o assunto.

1 – Se usarmos um regulador de tensão de um alternador de maior ou menor amperagem altera a sua capacidade de corrente, ou seja, aumenta ou diminui a sua geração.

Errado. O regulador do alternador não influi na corrente, somente regula a tensão. Aplicam-se diferentes tipos de reguladores em função do consumo de corrente do rotor, dos picos de tensão que devem suportar, do tipo de proteção contra sujeiras, do tipo de escova, conexão, etc.

2 – O alternador carrega a bateria e esta alimenta os componentes elétricos do veículo.

Errado. O alternador alimenta todos os componentes elétricos do veículo e inclusive carrega a bateria caso haja condições favoráveis.

3 – Quanto maior a potência de consumidores maior deve ser a capacidade da bateria.

Errado. A capacidade da bateria é relacionada diretamente com a potencia do motor de partida, isto é, quanto maior a corrente do motor de partida maior deverá ser a capacidade de corrente fornecida pela bateria nesta condição.

4 - Se uma bateria nova está descarregando é necessário aumentar a sua capacidade.

Errado. Veja também o item 3. As causas freqüentes de descarga da bateria são: fuga de corrente excessiva, uso prolongado de acessórios elétricos com o motor do carro parado, excesso de consumo ou falta de potência do alternador, defeitos elétricos em geral.

5 – O regulador de tensão do alternador regula a amperagem (corrente) produzida pelo alternador.

Errado. A corrente produzida pelo alternador depende do dimensionamento do estator/rotor e da velocidade do alternador.

6 – O alternador também serve para carregar a bateria.

Certo. Porém é necessário que a tensão regulada se mantenha aproximadamente 2 V acima da tensão nominal da bateria para que haja fluxo de corrente de carga. Se tivéssemos a tensão do alternador regulada de 12,3 V este poderia alimentar todos os consumidores, entretanto não carregaria a bateria.

7 – Diminuir o diâmetro da polia do alternador aumenta sua capacidade de geração (corrente).

Somente há aumento de capacidade geradora na faixa de rotação mais baixa do motor, porém o alternador é autolimitador de corrente e nunca ultrapassará sua capacidade de geração ou a corrente máxima indicada na placa.
É importante ressaltar que este recurso não deve ser empregado, pois o excesso de rotação danifica os rolamentos, mancais, correias e aumenta os ruídos do alternador.

8 – Quando instalamos componentes elétricos além do previsto como: lâmpadas mais potentes, amplificador de som, ar condicionado, entre outros, é necessário aumentar a capacidade da bateria.

Errado. Veja itens 2 e 3. Ao aumentar o consumo é necessário aumentar a potência do alternador.

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29 comentários:

Felippi Eletricidade Automotiva Ltda. disse...

Boa tarde!
estou a procura de manual ou algum curso expecifico sobre alternadores e motor de partida porem da linha pesada,atuo na parte eletrica mas não consertava-mos estes itens mas devido a procura pretendo oferecer mais este sv ao cliente.se tiver algo podemos negociar.Grato!
p.felippi@hotmail.com

Cristiano gomes disse...

Amigo estou com um problema chato. Oque me aconteceu foi o seguinte: tirei meu painel para trocar as lampadas queimadas,mas só que andei um dia inteiro com o carro sem o painel,a bateria nova esgotou sua carga. depois que eu descobri que não pode andar sem o painel por causa da lampada piloto da bateria que na verdade exita o alternador a carregar na lenta e pura ai vai. só que agora eu troquei praticamente o interior do alternador inteiro e quando coloco ele no lugar e funciono o carro a lampada piloto apaga normal, porem o alternador esquenta a ponto de fritar um ovo! e depois a lampada piloto volta a acender no painel. é um alternador de 55ap, de um corsa basico sem nada de mas. troquei a placa retificadora de corrente e coloquei uma idêntica só que e de 65ap da wolks, e voltou a esquentar muito a ponto de queimar a mão. me ajude por favor! estou ficando estressado com isso rsrs abraço.

Aparecido Oliveira disse...

Cristiano, repare o alternador com peças originais. A sobrecarga pode ter ocorrido devido ao regulador de tensão com defeito, use um multímetro para verificar a tensão de carga. A bateria deve estar carregada para ser colocada no veículo. Se houvesse outro tipo de sobrecarga afetaria também a bateria.

Johanne Coelho disse...

Bom dia Aparecido. Tenho um alternador cinap de 75 amperes para o fusca. Não estou encontrando o regulador de voltagem e a placa retificadora para esse modelo de 75 amperes. Só encontro para o modelo de 55 amp. Tem algum problema colocar o regulador de 55amp no de 75 amp? E quanto a placa retificadora, tem algum problema também? Muito obrigado!

Aparecido Oliveira disse...

Johanne, o regulador de tensão pode ser usado sem problemas. Quanto ao retificador não sei dizer se os diodos são da mesma capacidade, é possível que sim, infelizmente não tenho como checar isto. Se correr o risco o que pode acontecer é ter baixa durabilidade.

Anônimo disse...

"O alternador alimenta todos os componentes elétricos do veículo e inclusive carrega a bateria caso haja condições favoráveis.". nesse caso, por que todos os componentes do veículo (inclusive o sistema de ignição) funcionam mais fracos quando a bateria está com pouca carga? se a premissa inicial fosse válida, o conjunto de motor e alternador não seria auto-suficiente, podendo-se teoricamente inclusive eliminar a bateria do sistema uma vez que o motor estivesse ligado? imagino que para isso seria necessário um capacitor, para manter a tensão de saída do alternador constante, certo? esse capacitor existe? ou seria a inexistência dele (e o decorrente emprego da bateria na função desse hipotético capacitor) a causa da tensão prejudicada no sistema inteiro no caso da bateria descarregada? desculpe o tamanho da pergunta, desde já agradeço a resposta!

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, a bateria tem como função principal alimentar os módulos necessários para colocar o carro em funcionamento, é a fonte de corrente para pré-excitar o alternador para que ele comece a gerar e sobretudo acionar o motor de partida. Após funcionar o motor realmente o alternador seria auto-suficiente e poderia sim usar um capacitor como comenta, aliás existe uma aplicação assim em caminhões frigoríficos para manter a carga refrigerada. Entretanto em um sistema que necessita altas correntes para acionar o motor de partida a bateria deve estar preparada para a próxima partida. É necessário repor a carga consumida na partida anterior e durante o seu uso com o motor parado. Além disso a bateria serve para amortecer os picos de tensão gerados pelo próprio alternador e outras cargas indutivas e ajuda na regulagem da tensão, e em caso de pane no alternador está permanentemente conectada para suprir o sistema sem que haja parada do motor (imagine ficar sem energia de repente em uma pista, e em alta velocidade). Assim podemos afirmar que a bateria dará a estabilidade necessária ao sistema de carga sem ter que recorrer a um capacitor gigantesco e caro que não armazenaria carga por longo período como se consegue com a bateria que no fundo já se faz necessário para acionar o motor de partida, função esta imprópria para o capacitor. Obviamente a geração do alternador depende da rotação do veículo e da carga a que está submetida e aí novamente surge a necessidade da bateria como fonte auxiliar para manter o veículo caso o alternador não tem a capacidade de suprir a carga por curto lapsos de tempo. Quando você afirma que o sistema é afetado pela pouca carga da bateria, na verdade descreve um caso típico de defeito no sistema devido ao desequilíbrio entre a capacidade geradora e o consumo ou operação com bateria com descarga profunda. Numa situação normal acontece flutuação de tensão do alternador ao ligar cargas mais intensas e claro podem ser reparadas no comportamento dos componentes instalados, por exemplo: se percebe a variação la iluminação do farol ao ligar os eletroventiladores e também enquanto a bateria não recupere a carga a tensão operacional do alternador se manterá mais baixa. Lembre-se a bateria deve mais de 70% de carga para ser instalada no veículo caso contrário causará o tal desequilíbrio.

Anônimo disse...

primeiramente, parabéns pela qualidade de conteúdo, tanto do blog num todo quanto nas respostas. agora, ao objeto: pretendo usar meu carro para suprir em campo um carregador de baterias de aeromodelos, para isso o alternador deve ser capaz de gerar aproximadamente 600 watts em marcha lenta (porém mais que isso seria melhor, uns 1500W seria o ótimo). se meu sistema de carregamento de baterias consumisse mais que o "superávit" energético do carro, a bateria aos poucos seria drenada, situação altamente problemática por numerosas razões. então achei que a maneira mais prática de garantir que isso não acontecesse seria, uma vez que o motor estivesse funcionando, desconectar os contatos da bateria e manter a ignição só com a energia do próprio alternador, de modo que, se o meu consumo de energia excedesse a capacidade do alternador, o motor do carro apagaria mas a carga da minha bateria permaneceria preservada. você acha que isso funcionaria? o motor efetivamente continuaria funcionando caso eu desconectasse a bateria, ou para isso seriam necessárias modificações? além disso, será que o alternador será capaz de suprir tudo isso na lenta? e em caso contrário, quanta potência aproximadamente seria realista esperar do alternador? o carro é um gol de aproximadamente 100hp.

Aparecido Oliveira disse...

Colega não funcionaria adequadamente da forma como está pensando, pois o alternador depende da rotação e além disso todo pico de carga, que acontece constantemente, é absorvido pela bateria como por exemplo: ligação dos eletroventiladores, bomba do ABS, etc. O sistema está projetado para manter a bateria em "stand by" tanto quanto possível, e para funcionar satisfatóriamente deve ser carregada para mínimo de 70% da carga quando para uso no carro, assim o alternador estaria mais tempo disponível para suprir o consumo do veículo. Para o alternador suprir a carga instalada, esta não deve ultrapassar a 80% da capacidade indicada na placa deste se for um do tipo compacto (mais moderno), nos sistemas antigos este limite é de 65%. Com este raciocínio um alternador moderno de 140 Amperes poderia suportar os 1500 W (107 amperes) que menciona em marcha lenta. Infelismente não é tão fácil de encontrar alternador com mum potência de alternador maior. Atualmente para atender o consumo mais elevado se toma medidas para desligar temporariamente cargas menos importantes em períodos de pouca demanda do alternador (A GM chanma este conceito de modo eco) e também a redução do consumo através do controle mais eficiente e componentes de baixo consumo.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Marcus.

Coloquei meu carro pra pintar. Ele ficou parado por duas semanas. Quando o tirei da oficina notei que a luz da bateria no painel estava acesa, daí continuei com o carro e ainda liguei o ar. Pouco depois as luzes do ABS, do freio de mão, da direção hidráulica começaram a acender. Daqui a pouco o carro apagou e não ligou mais.
O mecânico me disse que teria que trocar o regulador de tensão do alternador. E que poderá ser colocado o regulador do Gol. Isso procede?

Desde já agradeço a atenção.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, Qual é o numero de peça do alternador? ou modelo do carro/ano/etc.

Paulo Cardillo disse...

Bom dia!
Primeiramente, parabéns pelo excelente blog.
Tenho um Focus 2.0 - Zetec 16v - ano 2002.
A luz da indicadora de bateria acende no painel, de forma intermitente, mas continua carregando. Alguns profissionais dizem que é defeito de informação do módulo. Pode ma ajudar com alguma dica?
Também está com falha de potência, também intermitente, quando roda na gasolina, entre 1500 e 2500 RPM, mas no sistema de GNV, funciona normal.
Agradeço sua ajuda.
Registro que, na tentativa de resolver estes problemas, já troquei regulador de pressão de combustível, sensor de marcha lenta, bobina de ignição... e nada.

Aparecido Oliveira disse...

Paulo, antes de trocar peças é preciso fazer um diagnóstico mais profundo, o carro atual é muito complexo. Veja mais detalhe sobre o regulador "inteligente" no post do blog é similar ao que tem no seu carro. Vai ver que a lâmpada pode acender por outros motivos. Você deve resolver o problema do alternador antes da falha do veículo, pode ser ele o causador. Fique atento que veículos adaptados com GNV tem problemas ao passar para gasolina devido a ajustes que são feitos pelo módulo durante a rodagem com gás.

Carlos Alexandre Perucelo Lima disse...

Tenho um enpilhadeira Hyundai e o alternador queimou,não encontro outro para substituir-lo,tem como colocar um nacional, convencional que utiliza lampada do painel, sendo que o alternador dela é ligado a injeção eletronica, diferentemente das outras empilhadeiras.

Aparecido Oliveira disse...

Carlos, não tenho familiaridade com este seguimento, portanto se faz necessário mais detalhes para poder indicar algo.
As possibilidades de interligação do alternador e bateria são: bus de dados, ou PWM para gestão de carga da bateria, ou sinal de rotação via W ou digital via regulador de tensão. Você deve levantar as informações pertinentes a este caso para saber o que precisa buscar. Veja mais informação no post reguladores inteligentes ou multifuncional
http://aparecidooliveira.blogspot.com/2010/03/conheca-o-regulador-de-tensao.html.

nanocardoso disse...

Olá Aparecido,
Parabéns pelo blog e pelo conhecimento explanado de forma bem clara.
Poderia tirar uma dúvida? É o seguinte: Tenho um Ford Focus 2.0 16v Duratec (todo original e sem equipamentos extras) e por duas vezes o meu alternador queimou. Na primeira vez ocorreu o problema logo depois de uma esticada que dei no carro (joguei o giro do motor lá no alto mas dentro do limite). A luz da bateria acendeu no painel e o alternador torrou. Ví na descrição do alternador queimado que o mesmo era de 90A. Tudo bem, comprei outro igual e 1 ano depois o mesmo problema, outra esticada e o alternador torrou de novo e minha bateria de 48A ficou fervendo. Será que esta tensão não era suficiente para alimentar o sistema? Será que estava sobrecarregando? Comprei outro de 115A da marca ikro.(e vai dinheiro embora...) que ainda não chegou. :( Você acha que resolverá meu problema? Eu reparava que ao ligar o farol alto, quando armava o segundo estágio dos eletroventiladores as luzes do farol ficavam com variação. Obrigado amigo.

Aparecido Oliveira disse...

Nanocardoso a queima só ocorre por sobrecarga, ou você tem excesso de consumidores instalados, ou algum elemento com defeito está provocando a sobrecarga. Ao montar o novo alternador você deve verificar o balanço de carga. Com o motor em marcha lenta Ligue tudo que puder no máximo consumo (luz alta, farol de neblina, ar, eletroventiladores, som, etc.) e certifique-se que a a tensão sobre a bateria se mantenha acima de 13 Volts nesta condição. Se cair abaixo deste valor tente com o motor a 2000 rpm, se ainda assim ficar abaixo, então verifique se é excesso de carga ou falha elétrica em algum componente, tipo defeito de bateria, curto circuito na instalação, etc. Se tudo parecer estar em ordem considere um possível curto circuito intermitente e fação uma verificação visual no chicote elétrico, principalmente naqueles pontos que possa ter sido mexido durante alguma instalação recente.

nanocardoso disse...

Ok amigo. Obrigado pela dica. Nesse assunto o seu blog sempre será indicado por mim. Parabéns!

Marco A Costa disse...

Ola! Tenho um problema intrigante, no meu Focus 2006 2.0 16V. Ele ficava acelerado e as luzes oscilavam sendo que o diagnostico foi problema no regulador de tensao. Ja trocamos uma serie de modelos e alguns continuam com a falha e os que deixam o funcionamento correto, fazem com que a lampada do painel fique acesa, apesar de carregar a bateria normalmente. Nao tem jeito de conseguirmos resolver o problema.

Aparecido Oliveira disse...

Marco Você deve usar o modelo original recomendado para seu alternador. Veja post referente aos reguladores multifuncionais em http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2014/01/teste-do-regulador-de-tensao-multifuncao.html. É similar ao seu caso.

claudio disse...

Olá amigo, estou querendo instalar um gerador de hidrogenio no meu Fox 1.0,
porem esse gerador necessita de 20A para gerar o gas.
O alternador é capaz de gerar essa amperagem?
Como faço para obter os 20A sem muita oscilação?

Aparecido Oliveira disse...

Cládio, levando em consideração que seu alternador está dimensionado para seu carro, qualquer carga excedente deve ser provida com aumento da capacidade do alternador. Ou seja precisa de um alternador pelo menos 20 Amperes a mais. Levem em consideração se o carro possui gestão de energia, pois caso tenha precisará corrigir os parâmetros para que funcione bem. Outro inconveniente é a adaptação, nem sempre é possível por razão física.

Gláucio Lima Santos disse...

Olá, Eu estou montando um MotorHome onde vou ter três baterias: uma original do Microonibus (80 Amp/h) e mais duas especiais para atender a demanda da "casa" (2 x 150 Amp/h). Quero que estas três baterias sejam carregadas durante a viagem, mesmo durante o tempo que eu estiver usando um inversor de 2.000 Watts para alimentar uma geladeira. Qual dever ser as características do alternador que deverei usar? o original do microonibus é um Bosch TJG 903 015 A de 63 A. Obrigado,

Aparecido Oliveira disse...

Gláucio, como regra básica carga instalada de uso contínuo não deverá exceder a 63 ou 80 % da capacidade máxima do alternador, conforme o tipo de alternador usado. Certamente irá estimar um alternador de alta capacidade, o qual não encontrará no mercado. Minha sugestão é que faça um levantamento de carga instalada e estabeleça o grau de utilização. Considere o uso de alternador de alta capacidade e mais um adicional a ser adaptado. Considere a possibilidade de usar um gerador autônomo. Considere a possibilidade de ligar a rede de energia (tomada) com o veículo parado. Confrontado estas possibilidades Decida-se qual é a melhor alternativa, visto que dificilmente terá condições de suprir plenamente a energia a partir do alternador e baterias.

Caique Costa disse...

Amigo retirei o painel para troca do relógio de combustível , depois que coloquei no local o mesmo não acende a maioria das lampadas só as setas estão ligando meu carro é um gol bola. É verdade se o painel não ascende o alternador não carrega meu carro? Como faço acender novamente?

Aparecido Oliveira disse...

Caique, isto não tem nada a ver com o alternador, além disso se suspeita do alternador então teste para ver se está funcionando, mas ainda assim é um caso a parte. Revise as conexões que você tenha desligado, possível queima de fusível, montagem que porventura tenha removido na placa do painel.

FREUD disse...



Minha dúvida:
Qual a potência (em hp) que um alternador "rouba" do motor para movimentar. E para gerar essa potência (hp) roubada, quantos litros de combustível o motor consome?.

Aparecido Oliveira disse...

Freud, a grosso modo pode ser calculado multiplicando a tensão pela corrente útil e dividir por 746 para tê-la em HP. Na prática temos que considerar o rendimento da conversão de energia, a carga do sistema elétrico e o grau de utilização, entre outros fatores. Quanto ao consumo fica mais complicado ainda, tem que considerar a motorização, se o veículo possui ou não gestão de energia, a carga elétrica ligada que não é constante, o trajeto, etc.
Em outras palavras: ligar o ar condicionado, faróis certamente aumenta o consumo de combustível e isto representa maior potência absorvida do motor. Existe uma carga média constante para alimentar bobina, sistemas elétricos e eletrônicos, injetores, etc. Por outro lado a bateria descarregada ou em mau estado também causará um consumo extra. Faça uma estimativa tomando como referência um valor médio.

Daniel disse...

Bom dia Aparecido. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de sua opinião sobre um problema que estou enfrentando. Tenho um veículo importado que utiliza um alternador Valeo 120A e 14V. Pois bem, tive problemas com o regulador de voltagem dele (modelo 2542604). Busquei um original importado, com idênticas especificações e o custo é astronômico. Porém, encontrei um similar da mesma marca Valeo, no mercado nacional com o mesmo modelo 2542604, mas que é indicado para veículos de outra marca e suas especificações são 90A e 14V. Analisando os dois Reguladores (o novo e o antigo) eles são absolutamente iguais, só muda no encaixe do conetor, cujas canaletas de encaixe estão invertidas. Minha intenção é simplesmente retirar as estrias de encaixe que estão no regulador que o plug serve perfeitamente, inclusive os pinos de +/- tem a mesma posição. Minha dúvida é: será que com essa adaptação eu corro o risco de prejudicar o sistema elétrico/eletrônico do carro? Desde já agradeço a sua atenção.