Dúvidas frequentes sobre alternadores

Considerando as inúmeras consultas que tenho recebido sobre o sistema de carga resolvi fazer um resumo para esclarecer o assunto.

1 – Se usarmos um regulador de tensão de um alternador de maior ou menor amperagem altera a sua capacidade de corrente, ou seja, aumenta ou diminui a sua geração.

Errado. O regulador do alternador não influi na corrente, somente regula a tensão. Aplicam-se diferentes tipos de reguladores em função do consumo de corrente do rotor, dos picos de tensão que devem suportar, do tipo de proteção contra sujeiras, do tipo de escova, conexão, etc.

2 – O alternador carrega a bateria e esta alimenta os componentes elétricos do veículo.

Errado. O alternador alimenta todos os componentes elétricos do veículo e inclusive carrega a bateria caso haja condições favoráveis.

3 – Quanto maior a potência de consumidores maior deve ser a capacidade da bateria.

Errado. A capacidade da bateria é relacionada diretamente com a potencia do motor de partida, isto é, quanto maior a corrente do motor de partida maior deverá ser a capacidade de corrente fornecida pela bateria nesta condição.

4 - Se uma bateria nova está descarregando é necessário aumentar a sua capacidade.

Errado. Veja também o item 3. As causas freqüentes de descarga da bateria são: fuga de corrente excessiva, uso prolongado de acessórios elétricos com o motor do carro parado, excesso de consumo ou falta de potência do alternador, defeitos elétricos em geral.

5 – O regulador de tensão do alternador regula a amperagem (corrente) produzida pelo alternador.

Errado. A corrente produzida pelo alternador depende do dimensionamento do estator/rotor e da velocidade do alternador.

6 – O alternador também serve para carregar a bateria.

Certo. Porém é necessário que a tensão regulada se mantenha aproximadamente 2 V acima da tensão nominal da bateria para que haja fluxo de corrente de carga. Se tivéssemos a tensão do alternador regulada de 12,3 V este poderia alimentar todos os consumidores, entretanto não carregaria a bateria.

7 – Diminuir o diâmetro da polia do alternador aumenta sua capacidade de geração (corrente).

Somente há aumento de capacidade geradora na faixa de rotação mais baixa do motor, porém o alternador é autolimitador de corrente e nunca ultrapassará sua capacidade de geração ou a corrente máxima indicada na placa.
É importante ressaltar que este recurso não deve ser empregado, pois o excesso de rotação danifica os rolamentos, mancais, correias e aumenta os ruídos do alternador.

8 – Quando instalamos componentes elétricos além do previsto como: lâmpadas mais potentes, amplificador de som, ar condicionado, entre outros, é necessário aumentar a capacidade da bateria.

Errado. Veja itens 2 e 3. Ao aumentar o consumo é necessário aumentar a potência do alternador.

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5 comentários:

Felippi Eletricidade Automotiva Ltda. disse...

Boa tarde!
estou a procura de manual ou algum curso expecifico sobre alternadores e motor de partida porem da linha pesada,atuo na parte eletrica mas não consertava-mos estes itens mas devido a procura pretendo oferecer mais este sv ao cliente.se tiver algo podemos negociar.Grato!
p.felippi@hotmail.com

Cristiano gomes disse...

Amigo estou com um problema chato. Oque me aconteceu foi o seguinte: tirei meu painel para trocar as lampadas queimadas,mas só que andei um dia inteiro com o carro sem o painel,a bateria nova esgotou sua carga. depois que eu descobri que não pode andar sem o painel por causa da lampada piloto da bateria que na verdade exita o alternador a carregar na lenta e pura ai vai. só que agora eu troquei praticamente o interior do alternador inteiro e quando coloco ele no lugar e funciono o carro a lampada piloto apaga normal, porem o alternador esquenta a ponto de fritar um ovo! e depois a lampada piloto volta a acender no painel. é um alternador de 55ap, de um corsa basico sem nada de mas. troquei a placa retificadora de corrente e coloquei uma idêntica só que e de 65ap da wolks, e voltou a esquentar muito a ponto de queimar a mão. me ajude por favor! estou ficando estressado com isso rsrs abraço.

Aparecido Oliveira disse...

Cristiano, repare o alternador com peças originais. A sobrecarga pode ter ocorrido devido ao regulador de tensão com defeito, use um multímetro para verificar a tensão de carga. A bateria deve estar carregada para ser colocada no veículo. Se houvesse outro tipo de sobrecarga afetaria também a bateria.

Johanne Coelho disse...

Bom dia Aparecido. Tenho um alternador cinap de 75 amperes para o fusca. Não estou encontrando o regulador de voltagem e a placa retificadora para esse modelo de 75 amperes. Só encontro para o modelo de 55 amp. Tem algum problema colocar o regulador de 55amp no de 75 amp? E quanto a placa retificadora, tem algum problema também? Muito obrigado!

Aparecido Oliveira disse...

Johanne, o regulador de tensão pode ser usado sem problemas. Quanto ao retificador não sei dizer se os diodos são da mesma capacidade, é possível que sim, infelizmente não tenho como checar isto. Se correr o risco o que pode acontecer é ter baixa durabilidade.