Muitos pensam que o alternador carrega a bateria e esta alimenta o sistema elétrico, um grande engano.
Veja este caso, um trator trabalhava toda noite e ao fim do turno a bateria estava descarregada. Conferido o alternador cuja capacidade era de 45 A e a carga instalada não passava de 20 A, o eletricista decidiu fazer a manutenção do alternador e também substituir a bateria. Como a situação continuou igual, resolveu aumentar a capacidade da bateria para 140Ah. Dois dias depois se repetiu o problema e ao ser indagado pelo engenheiro civil, responsável pela obra, este recomendou aumentar a capacidade do alternador para 105A.
Ao ser consultado pelo incrédulo engenheiro, diante dos fatos acima, ficou esclarecido que a capacidade do alternador era suficiente e a troca da bateria foi um erro.
Então, qual seria a solução?
Se o alternador está eletricamente em ordem, não há excesso de consumo, a máquina trabalha sem interrupção, resta uma pergunta: A rotação do alternador está correta?
Seria este o causador da falha? Conferido a rotação do alternador e do trator em marcha lenta, a do alternador se encontrava abaixo do normal (1200rpm).
Solução: Substituir a polia do alternador que estava errada para esta aplicação.
Exemplo da curva característica do alternador de 45 A.
Como regra geral, a rotação para o alternador usado deve ser de aproximadamente três vezes a rotação do motor Diesel, onde a capacidade de geração (30 A) cobre a demanda da carga mesmo na marcha lenta, veja a figura acima.
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O manual do meu carro pede um alternador de 40A e o alternador que se encontra instalado é de 35A qual o Problema que pode ser ocorrido
ResponderExcluirnem idéia Felipe, entre em contato com o fabricante.
ResponderExcluirExiste caso onde o aterramento do veículo pode "bloquear" o funcionamento do alternador/carga bateria? Ou o motor de arranque pode gerar tal descarga durante uma noite por exemplo?
ResponderExcluirAnonimo, a interrupção do circuito interno do alternador leva o alternador a falhar, a conexão da carcaça do alternador com o resto do veículo impede a carga da bateria. fuga de corrente em qualquer componente, inclusive o motor de partida descarrega a bateria. Faça teste específico para o problema que seu veículo está apresentando. É descarga da bateria sem uso ou o alternador não carrega??
ResponderExcluirPrezado Aparecido, Tenho um Kadett que está com um problema curioso e intermitente. A luz da bateria as vezes está acendendo bem fraquinha, indicando que o alternador está começando a não carregar a bateria. Agora vem o engraçado: Nesse momento, se eu ligar o ar condicionado(consumidor) a luz da bateria se apaga completamente, indicando que o alternador voltou a carregar a bateria!!!!! Como pode ? Não deveria ser o contrário, a luz não deveria ascender mais forte ao ligar o ar, já que aumentei o consumo? Desconfio de problema na bateria, o que vc acha ? E isso é intermitente. O mecânico condenou de cara o Alternador ou regulador de voltagem. Já viu isso ?
ResponderExcluirColega a lampada piloto se apaga quando o potencial do D+ é igual ao do B+. É normal acontecer isto com bateria nova, pois quando está totalmente carregada ela não amortece a tensão do B+. Alguns reguladores também provocam este inconveniente já que sem carga tem dificuldade de estabilizar a tensão. O certo é que não está descarregando a bateria, é so medir a tensão do alternador e verá que está normal. Fora o incômodo da luz acesa não há motivo para preocupação, a não ser que a bateria está apresentando problema de descarga, o que significa que está esgotada ou com placa sulfatada e isto também é outra possibilidade para esta falha.
ResponderExcluirBateria do meu carro descarrega toda noite levei no eletricista ele testou o alternador e disse qe carrega normal e falou que tinha que trocar a cordoalha, troquei por um tempo não descarregou mais , só que voltou o msm problema toda noite descarrega o que pode ser?
ResponderExcluirLeandro, estranho este diagnóstico, problema de cordoalha não condiz com descarga de bateria da forma que menciona. Se a bateria se descarrega de um dia para o outro faça um teste da corrente de fuga, pode ser que haja consumo elevado com o carro desligado. Certifique-se que a bateria esteja realmente carregada ao guardar o carro. Se comprovar que a bateria não carrega suficientemente, então, teste o balanço de carga e a queda de tensão no circuito de carga. Ainda pode ser que sua bateria tenha defeito, portanto teste a bateria isoladamente.
ResponderExcluirBateria é nova tem uns 3 meses como faco esses testes?
ResponderExcluirLeandro veja detalhes no post: teste o alternador e bateria em 4 passos
ResponderExcluirOlá. Tenho um tempra 16 valvulas e quando dou a partida o alternador não carrega em marcha lenta, porém se dou uma acelerada mais forte ele começa a carregar e inclusive continua carregando mesmo na marcha lenta. Isso é normal?Desde já agradeço.
ResponderExcluirAnônimo este tipo de problema costuma a acontecer com alternadores reparados com componentes não originais, ou a rotação de marcha lenta está muito baixa, ou a lâmpada piloto é de menor potência, ou a relação de polia foi alterada, correia patinando, ou mau contato no circuito de excitação (escovas do regulador, rotor, conexões).
ResponderExcluirOlá Aparecido, acontece uma coisa bizarra com o alternador de minha Strada. Ao testá-lo com o auxílio de uma furadeira, percebi que em rotações em torno de 2000 rpm o amperímetro indica uma corrente carga (positiva) de 5 Amperes e tensão de 14 volts, porém ao baixar a rotação para 1500 rpm, o amperímetro acusa uma corrente de descarga (negativa) de 2 Amperes e tensão de 12,5 volts. Em ambos os casos a lampada se apaga. Pelo que percebi, o alternador tem também o poder de descarregar a bateria. Já presenciou algo semelhante? Grato, Luiz.
ResponderExcluirinterpretação errada, os diodos do alternador impedem a descarga da bateria. A 1500 rpm o alternador gera abaixo de 12 volts e a corrente sai da bateria.
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