Por dentro do alternador

A curva de geração do alternador é uma preocupação constante do técnico que vai testar-lo, porém com as considerações abaixo a informação constante na placa deste é suficiente para este fim.

A foto ao lado mostra a placa do alternador compacto Bosch.

De acordo com a tecnologia do alternador, na rotação de marcha lenta do motor, e com uma relação de polias adequada ele pode fornecer de 60 a 80% da corrente máxima indicada na sua placa.

O alternador é alto limitador de corrente, ou seja, a queda de tensão imposta pela sobrecarga faz com que a corrente excedente seja fornecida pela bateria enquanto carregada.

Portanto as condições anteriores ditam que a corrente útil máxima do alternador é alcançada quando a tensão cai para aproximadamente 12,8 V, pois abaixo deste valor se inicia a descarga da bateria.


A foto acima ilustra o teste do alternador compacto com o motor em marcha lenta, a corrente máxima é de 62 A sob uma tensão de aproximadamente 12,8 V. A condição é normal para esta tecnologia, já que a corrente nominal é de 75 A.

5 comentários:

  1. Aparecido, (um ex ipotetico )quer dizer que se uma lâmpada estar consumindo 2A e o alternador estar fornecendo apenas 1A o outro amper irar vir da bateria?

    ResponderExcluir
  2. Aparecido , outra pergunta. Ouvir dizer que os consumíveis (carga do sistema) dar preferência a quem fornecer maior tensão. Ex. Se uma lâmpada consome 4A e o veiculo estar com o motor desligado, esses 4A viram da bateria 12v certo. Porem liga-se o motor e apartir de uma serta rotação o alternador gera uma tensão maior que a da bateria, apartir daí me disseram que a corrente fornecida pela bateria é anulada, pois o alternador estar gerando uma tensão maior que 12v, isso estar certo? E se a corrente nominal do alternador não for de 4A, ai não suprirar a carga da lâmpada que é de 4A e ao mesmo tempo como a tensão do alternador er maior que a da bateria, isso impedi que a bateria forneça a carga necessária para a lâmpada acender. Tire minhas dúvidas. O que estar errado e o que estar certo nesse comentário?

    ResponderExcluir
  3. Carlos é isso mesmo, sempre que o alternador tiver capacidade de corrente para suprir o consumo (carga ligada ao sistema) e a voltagem gerada for superior ao da bateria, será ele a fonte de corrente do sistema,sendo a bateria um receptor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecido, quero trocar uma lâmpada halogena de 35W por um projetor bixenon de 35W. Se fosse ligado somente na bateria , teriamos uma corrente puramente continua, mas como apartir de uma certa rotação o alternador passa a alimentar o xenon. A curva senoidal produzida pelo alternador pode danificar o reator ou lampada? Como eu posso saber se o alternador estar mandando a corrente necessaria para a lâmpada?

      Excluir
  4. Carlos, sempre que a voltagem (tensão) estiver superior a 12,9 Volts prevalece o alternador como fonte de energia. A tensão gerada pelo alternador é alternada, porém é retificada pelos diodos, de maneira que sobre a bateria teremos corrente contínua com ondulação bastante reduzida, menos de 0,5 Volts, que é suportado pelo reator/lâmpada.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.