Queima do motor de partida

Construído especialmente para acionar o motor de combustão durante a partida, o motor de arranque ou partida só pode funcionar por um período breve, devendo haver uma pausa ao repetir seu acionamento.

O uso persistente e números de partidas excessivas sem pausa, baterias descarregadas, mau contato nas conexões ou queda de tensão no circuito de alimentação, sobrecargas mecânicas provocadas pelo motor de combustão ou pelo próprio motor de partida, desajustes no acoplamento entre os motores, reduzem a vida útil do motor de partida e até provoca a sua queima. Igualmente prejudicada, a bateria também terá sua durabilidade diminuída.

Para prevenir estes danos é primordial o bom funcionamento do motor de combustão e seu perfeito acoplamento com o motor de partida.

A manutenção preventiva do motor de partida, a verificação de queda de tensão do circuito, assim como, o uso de uma bateria de alta qualidade são de vital importância.

Aos motoristas e aos mecânicos, cabe dar-lhes as devidas orientações para usar corretamente o motor de partida, já que este tipo de dano freqüentemente é causado ao usar-lo para tracionar o veículo, sangrar a bomba injetora, entre outros.

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12 comentários:

  1. Excelente matéria, tenha certeza de que muitas pessoas cometem erros por falta de conhecimento e por muita das vezes nào possuem acesso a informações.
    Meu nome é Carlos Vianna, e sou dono de um portal automotivo chamado Auto Peças RJ.com e dentro do portal oferecemos diversas dicas, gostamos de manter nossos internautas bem informados e orientados. Gostei muito de sua matéria e gostaria de posta-lá em meu portal. Claro que com a sua devida autorização.
    Carlos Vianna - Diretor Comercial
    http://www.autopecasrj.com

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  2. É verdade Carlos, a condição para postá-la é somente citar a fonte.

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  3. Olá. Comprei uma Grand Caravan Crysler e não consigo rodar mais que 300 km e o motor de arranque estraga. Já arrumei em 5 diferente eletricistas. O carro sai da oficina ótimo, rodo alguns dias e lá se foi ele de novo, me deixando nas mãos dos guinchos. Não aguento mais pagar, gastar e não ter um carro confiável. Meu dinheiro acabou usei pra comprar e não sei o que fazer. Se tiver alguma dica do porque isso ocorre ou o que devo fazer...agradeço.
    Obrigado!!

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  4. Alessandro até agora você só consertou o que estraga, o que precisa é encontrar o motivo pelo qual ele estraga. Terá que analisar qual é o tipo de dano, se é mecânico ou elétrico, se ocorre ao dar partida ou com o veículo em movimento. Se você não der esta dica o eletricista não poderá te ajudar plenamente. Algumas dicas: Dano mecânico pode ser causado pelo enroscamento do pinhão devido a uma cremalheira empenada, por exemplo. Se o dano é elétrico como o da foto terá que testar o circuito elétrico para comprovar se não existe mau contato a massa, aterramento do bloco do motor, ou no positivo de alimentação do motor de partida. No circuito elétrico de acionamento linha 50, verificar queda de tensão, curto circuito que possa ligar o motor de partida com o motor de combustão já ligado, danos na chave de ignição que enrosca ligado ou liga com vibrações, queda de tensão anormal da bateria durante a partida. O mais importante é a análise do dano para dar início ao diagnóstico.

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  5. Muito obrigado!! Vou imprimir o teu comentário e levar para outro eletricista, consegui outro aqui que pelas indicações dizem ser fera...vou ter que pagar pra ver né...qual é a sua cidade?

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  6. Olá! O meu motor de arranque fica muito quente e quando desligo o carro ele nao quer ligar mais. Fica até um cheiro de queimado nele. Queria saber o que provoca esse excesso de ficar tão quente. Obrigado!!!!

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  7. Teria que verificar de não está ficando ligado por defeito no solenoide dele ou chave de ignição ou curto/alguma coisa ligada no fio de partida.

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  8. Tenho um meriva 12/12 que queimou o induzido do arranque ,após trocar o carro não quis dá partida,e ao verificar ele estava queimando fusível após passar o aparelho ,foi trocado bomba e relê combustível, ao rodar 100 km queimou induzido novamente,sendo que ao passar o aparelho não apresenta nenhuma avaria

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    1. Jeremias a queima de fusível pode ter relação com um chicote/fios em curto com a massa. Quanto a queima do induzido tem que ver se não está dando partidas muito longas ou em excesso, comum quando o carro está demorando para pegar. Bateria com defeito ou carga baixa, queda de tensão, motor do veículo pesado/com problema mecânico.

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  9. Tenho uma parati e quando do a partida na chave não da sinal nenhum, mas quando empurra o carro ele pega, pode ser arranque??

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  10. pode ser. Só é possivel saber se testar.Toda suspeita tem que ser investigada.

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