Porque descarrega a bateria nos caminhões e ônibus

Peso, volume do chicote de cabos e os efeitos negativos da alta intensidade de corrente no sistema de 12V levam os fabricantes de caminhões e ônibus a optarem pela alimentação de 24 V. Entretanto muitos componentes, tais como TV, radio transceptor, toca CD, ventiladores, e outros somente estão disponíveis no padrão de 12V.

No sistema 24V usualmente estes componentes são alimentados com a derivação de 12 V de uma das baterias como mostra a figura 1, causando um grave inconveniente para a carga e durabilidade das baterias. Remediado com a constante alternância das baterias, além de trabalhoso, está longe de solucionar as dificuldades técnicas.
Nesta configuração a bateria 1 tende a descarregar-se e a bateria 2 sofre constantes sobrecargas.

Aumentar a vida útil da bateria e do alternador, baixar os custos de manutenção, reduzir o consumo de combustível, melhorar a partida são algumas das vantagens por alimentar os consumidores mencionados com conversores DC de 24 para 12V. No passado já foi comercializado fontes redutoras transistorizadas, porém de baixa capacidade de corrente (2 a 3 A) e baixo rendimento. Com o avanço tecnológico, o mercado oferece fontes chaveadas de alta capacidade de corrente que convertem a tensão para 12VDC ou mesmo para 110 VAC. Com rendimentos próximos a 95% e protegidas contra curto circuito é o componente ideal para atender as necessidades de frotistas e caminhoneiros exigentes.

Se você deseja informação deste produto faça a pesquisa por: conversores automotivos ou fontes chaveadas. Ofereça esta solução aos seus clientes.

4 comentários:

  1. é realmente o conversor DC-24/12 volts resolve o problema dos consumidores de tensão 12v no sistema de 24 volts.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber por que não se faz uma bateria com 24v ao invés de usar duas de 12v ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta! não sei dizer. talvez por problemas de espaço ou peso. Fica mais fácil acomodar e manusear duas.Talvez para poder facilitar a ligação serie e paralelo, ou quem sabe poder tirar uma derivação para 12 volts, o que já não se usa mais. Quem sabe?

      Excluir
  3. Um ônibus esta 24 volts,esta mandando 15,3 na bateria 1
    E 12,6 na bateria fiz o teste invertendo as baterias,e trocando apenas para teste,a que estava descarregada, a leitura continua a mesma,testei direto no alternador,sai dele 26,2, não configura sobre carga,pode ser defeito no conversor?

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.