Já
tivemos no blog alguns comentários a respeito da luz da bateria, sendo assim,
resolvi explanar mais sobre este interessante tema. Luz acesa, sempre apagada,
não apaga totalmente, fica piscando, são anormalidades que se percebe através da
lâmpada indicadora da bateria. Dizer que a luz da bateria acesa com o motor
funcionando indica que o alternador não está carregando e apagada está tudo
bem, é um equívoco.
Dependendo
do tipo da falha e da tecnologia empregada no alternador veremos que não é assim
tão simples.
A
luz da bateria acesa alerta contra o mau funcionamento do sistema de carga, o
que envolve bateria, alternador, carga instalada e falha elétrica neste
circuito. Determinar a causa exata requer um diagnóstico detalhado. Num carro
antigo ou moderno a lâmpada continua lá no painel, inalterada, porém em cada caso
podemos ter funções e modos de funcionamento bem diferentes que exigirão
considerações específicas.
Observemos o caso mais simples, o sistema de alternadores que usam os díodos de excitação,
que será também a base para entender os demais.
Ao ligar a chave de ignição, com o motor ainda parado, a lâmpada (luz da bateria) irá
acender. De um lado teremos o positivo da bateria (linha 15) e do outro o negativo conectado ao D+ através da bobina do rotor, regulador de
tensão e carcaça do alternador.
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Circuito de carga com alternador com diodos de excitação |
Agora a lâmpada está em série com a bobina do rotor e a corrente circulante produz
o campo magnético necessário para iniciar a geração do alternador, assim que o
motor for colocado em marcha. A tensão alternada gerada será retificada por
duas vias: pelos díodos de potência (B+),
para a alimentação do sistema elétrico do veículo e pelos diodos de excitação
(D+), e para alimentar o campo do alternador.
Com
o alternador em funcionamento a lâmpada da bateria se apaga, pois, ambos os
terminais (B+ e D+) têm voltagens positivas e potenciais praticamente iguais.
Este
detalhe é suficiente para respondermos aos questionamentos relativos à lâmpada
e atribuir alguns diagnósticos, como veremos a seguir:
1
– Neste modelo, está correta a afirmação que se a luz da bateria estiver
apagada a bateria está sendo carregada?
Nem
sempre, se o alternador estiver gerando menos de 12,8 Volts a lâmpada
continuará apagada, porém a bateria não recebe carga.
A
lâmpada também estará apagada se ocorrer a interrupção do circuito de excitação,
como: interrupção do rotor, regulador de tensão ou escovas gastas. A bateria deixará de ser carregada e não será
notado pelo motorista, ao menos enquanto o motor estiver funcionando.
Uma
interrupção do fio que liga o D+ a lâmpada, na região do painel ou lâmpada
queimada, não produz nenhuma sinalização, porém neste caso a reação é distinta,
o alternador poderá iniciar a geração sob forte aceleração e carregar
normalmente a bateria.
2
– Será que podemos afirmar que se a luz da bateria acende o alternador não está
carregando a bateria?
Depende,
se acender plenamente, sim, podemos afirmar que o alternador não está gerando,
portanto, não carregará a bateria.
Por
outro lado, um acendimento fraco da luz da bateria pode indicar um mau contato no
circuito ou um díodo aberto no alternador, e ter pouco impacto na carga da
bateria.
Dicas
importantes:
Neste
modelo, se quisermos impedir ou parar a geração do alternador basta ligar o
borne D+ a massa.
Para
saber se uma falha é no alternador ou no circuito externo quando o
acendimento da lâmpada é fraco ou não acende, o eletricista pode ligar uma
lâmpada de teste entre o borne B+ e D+ do alternador para avaliação. Se a
lâmpada acende aí também certamente o problema é no alternador.
Como
vimos, conhecer o funcionamento básico de qualquer sistema é o caminho para
levantar possibilidades de falhas e estabelecer os meios de diagnósticos
adequados. Uma forma simples e lógica para resolver problemas do dia a dia.
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