Diagnóstico de falha Iveco Daly 35S14-P7

Veículo: Caminhão Iveco Daly 35S14 – ano 2014 - P7

Defeito: Falta de potência, luz EDC e OBD acesa.

Memória de erro:
P010F – medidor de massa de ar.
P0130 – sonda lambda

Histórico: 
Havia sido substituída a sonda lambda e após um teste de rodagem o veículo teve bom desempenho e a lâmpada permaneceu apagada. O veículo foi liberado e após algum tempo de uso voltou a acender a lâmpada OBD, porém o veículo não perdia força. 

Procedimentos de retrabalho:
Consultado a memória de erro com o scanner: Havia memorizado somente o erro P0130. 

Feito a leitura dos valores de trabalho da sonda e encontrado os seguintes registros: 
Status: sonda lambda não ativa.
Resistência do aquecedor da sonda: 1360 Ohms, sem variação, mesmo com o valor real medido na sonda muito mais baixo(cerca de 12 Ohm). 

Medido tensão de alimentação e sinal do medidor de massa. Ok, conforme o manual.

Ao testar a tensão de referência no conector da sonda se constatou que os valores eram incoerentes: pino 2 (amarelo) em relação a massa – irregular ou inexistente. Entre pino 2 (amarelo) e 6 (preto) variava de 0 a 650 mV. Testando nos pinos correspondentes na saída do módulo: encontrado 2,5 V (normal). 

Com base nisto foi feito continuidade no chicote e constatado a interrupção do fio entre o pino K86 do módulo e pino 2 do conector da sonda.

Chicote elétrico danificado, Iveco 35S14_P7
Solução: reparar chicote da sonda lambda, danificado/interrompido, no trecho acima do alternador. 

Valores de trabalho após reparo e teste de rodagem.
status da sonda: ativa.

resistência do aquecedor da sonda: 300 Ohms.

Conclusão: 
Embora pareça previsível de que a falha pudesse ser no chicote, pois não houve êxito ao substituir a sonda, o procedimento de diagnóstico de forma lógica e ponto a ponto permitiu identificar a causa e o local da falha com precisão.
Não foi necessário trocar o medidor de massa de ar, o que podemos atribuir como sendo provocado por efeito do mau funcionamento da sonda. 
Como podemos ver, isto reforça a teoria de que nunca se deve trocar peça com base somente no erro registrado na unidade de controle. 

Atenção! 
Deduz-se que o chicote no compartimento do motor deste veículo é suscetível a este tipo de dano, causado principalmente pela vibração do motor e pela forma de acomodação no conduto corrugado. É conveniente a verificação frequente e a manutenção corretiva neste modelo de veículo. 

Veja também:
Mecânico ou mago!

Diagnosticando o módulo Hall 142

Um bom diagnóstico começa com o conhecimento sobre os componentes de um sistema. Por mais simples que seja, cada detalhe interno ou externo que se conheça é extremamente importante na hora de reparar-lo.  Com base nisto coloco um exemplo que deve ser seguido em qualquer situação análoga.     


Referência: Módulo de ignição Hall, Bosch 0 227 100 142 e similares.

Características do módulo: 
Dados informados pelo fabricante por meio de literaturas técnicas ou catálogos de produto:
  • Controle do ângulo de permanência em função da rotação e da tensão de alimentação,
  • Limite de corrente da bobina de ignição,
  • Na ausência do sinal do distribuidor, o módulo interrompe automaticamente a corrente da bobina de ignição em menos de 3 segundos, evitando qualquer dano para ela ou uma descarga acentuada da bateria.

Fatores externos que afetam o funcionamento: 
Para garantir o perfeito funcionamento do sistema, o fabricante recomenda o uso da bobina de ignição KW1097 ou similar para este módulo. A corrente final, limitada a aproximadamente 7,5  Amperes, é alcançada com um pulso de 4 ms de duração sob a tensão de 14 Volts. Nesta condição o tempo de conexão se torna praticamente invariável até por volta de 4000 rpm em um motor de quatro cilindros.

Estes parâmetros se devem a resistência no circuito primário, tensão de alimentação e rotação do motor. A compensação é realizada pelas funções internas do módulo através do ajuste do ângulo de permanência ou dwell e o limite de corrente programado. Esta combinação de atuação impõe a bobina de ignição pleno rendimento, mesmo sob acentuada queda de tensão da bateria, comum durante a partida. 

Principais defeitos:
Módulo inoperante, parâmetros de funcionamento alterados, superaquecimento, driver em curto circuito ou aberto.

Principais causas de defeitos:
Geralmente estão associadas a falhas externas, principalmente no circuito primário:
  • Mau contato em conectores, emendas no chicote, chave de contato ou na conexão a massa, curto circuitos na instalação.
  • Bobina de ignição errada, inadequada ou defeituosa. 
  • Tensão de alimentação fora da faixa  especificada (alternador), queda de tensão no circuito.
  • local de montagem do módulo.
Consequências: 
Motor não pega ou pega com dificuldade, falha de ignição ao acelerar com carga, superaquecimento/queima da bobina e/ou módulo, alto consumo de combustível, falta de potência do motor. 

Diagnóstico:
O multímetro automotivo ou outra ferramenta é imprescindível para as medições básicas do sistema, afim de atestar o bom funcionamento e também detectar irregularidades.
Principais medições: Medir o ângulo de permanência, tensão de alimentação da bobina e módulo, testar conexão a massa, medir corrente do primário (osciloscópio), medir resistência elétrica da bobina, queda de tensão do transistor driver (somente com equipamento especial).

Valores de trabalho:
Ângulo de permanência (dado do fabricante): 20° a 30° a 2000 rpm com tensão de alimentação de 14 V.
O ângulo de permanência, sob condições desfavoráveis, é limitado a um máximo de 65 graus.
Tensão de alimentação entre os bornes 2 e 4 do módulo: 13,5 a 14,2 V com o motor em funcionamento.
Saída de tensão de alimentação para sensor hall (valor medido considerando a tolerância permitida na alimentação):  8 a 13 Volts
Entrada de sinal, com sensor hall desconectado (valor medido): 8 a 9,5 Volts.
Queda de tensão do transistor da bobina (valor medido) : 1,5 a 10 Volts.  

Como se vê, é difícil separar um componente do seu sistema, pois alguns parâmetros ou mau funcionamento são influenciados por elementos externos. Pense nisso antes de trocar uma peça sem antes fazer um diagnóstico completo. Aos profissionais cabem a missão de adquirir os conhecimentos, manuais e ferramentas necessárias para prestar um serviço de qualidade. 
   
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