Veículo: Caminhão Iveco Daly 35S14 – ano 2014 - P7
Defeito: Falta de potência, luz EDC e OBD acesa.
Memória de erro:
P010F – medidor de massa de ar.
P0130 – sonda lambda
Histórico:
Havia sido substituída a sonda lambda e após um teste de rodagem o veículo teve bom desempenho e a lâmpada permaneceu apagada. O veículo foi liberado e após algum tempo de uso voltou a acender a lâmpada OBD, porém o veículo não perdia força.
Procedimentos de retrabalho:
Consultado a memória de erro com o scanner: Havia memorizado somente o erro P0130.
Feito a leitura dos valores de trabalho da sonda e encontrado os seguintes registros:
Status: sonda lambda não ativa.
Resistência do aquecedor da sonda: 1360 Ohms, sem variação, mesmo com o valor real medido na sonda muito mais baixo(cerca de 12 Ohm).
Medido tensão de alimentação e sinal do medidor de massa. Ok, conforme o manual.
Ao testar a tensão de referência no conector da sonda se constatou que os valores eram incoerentes: pino 2 (amarelo) em relação a massa
– irregular ou inexistente. Entre pino 2 (amarelo) e 6 (preto) variava de 0 a
650 mV. Testando nos pinos correspondentes na saída do módulo: encontrado 2,5 V (normal).
Com base nisto foi feito continuidade no chicote e constatado a interrupção do fio
entre o pino K86 do módulo e pino 2 do conector da sonda.
Solução: reparar chicote da sonda lambda, danificado/interrompido, no
trecho acima do alternador.
Valores de trabalho após reparo e teste de rodagem.
status da sonda: ativa.
resistência do aquecedor da sonda: 300 Ohms.
Conclusão:
Embora pareça previsível de que a falha pudesse ser no chicote, pois não houve êxito ao substituir a sonda, o procedimento de diagnóstico de forma lógica e ponto a ponto permitiu identificar a causa e o local da falha com precisão.
Não foi necessário trocar o medidor de massa de ar, o que podemos atribuir como sendo provocado por efeito do mau funcionamento da sonda.
Como podemos ver, isto reforça a teoria de que nunca se deve trocar peça com base somente no erro registrado na unidade de controle.
Atenção!
Deduz-se que o chicote no compartimento do motor deste veículo é suscetível a este tipo de dano, causado principalmente pela vibração do motor e pela forma de acomodação no conduto corrugado. É conveniente a verificação frequente e a manutenção corretiva neste modelo de veículo.
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Mecânico ou mago!