A Ford Ranger equipada
com motor Diesel NGD 3.0 – MWM possui sistema de injeção common rail de alta
pressão. Os sensores de fase e rotação do motor são do tipo Hall.
Desgastes no
sistema de distribuição e deslizamento na polia do eixo de comando de válvulas causam
a perda de sincronismo do eixo motor com o de comando de válvulas. Esta
defasagem reflete no reconhecimento exato de sincronismo dos sinais dos
sensores de rotação e fase do motor pela unidade de comando de injeção, impedindo o funcionamento do motor.
Sensor de rotação
do motor:
O sensor de
rotação do tipo Hall montado junto a uma roda dentada de 60-2 dentes no eixo de
manivelas (virabrequim) permite à unidade de comando de injeção calcular a
rotação do motor e a velocidade instantânea (aceleração) de cada cilindro.
Sensor de fase:
No eixo de
comando de válvulas do motor se encontra uma roda impulsora de quatro dentes que
irá excitar o sensor de fase do tipo Hall. Sincronizado com o sensor de rotação
ambos os impulsos permitem a unidade de comando de injeção identificar cada
cilindro e calcular a posição angular em que se encontram durante a fase de
compressão do motor, condição indispensável para comandar os bicos injetores de
combustível. Esta estratégia possibilita ainda a partida rápida do motor,
independente da posição que tenha parado no funcionamento anterior,
proporcionando vantagens adicionais ao sistema de carga e partida.
Ao deparar com o
veículo com partida longa ou o motor não pega, memória de erros registrando os
códigos P0340, PO341 ou P0342, a providência a tomar é conferir com o
osciloscópio a existência do sinal de rotação e fase, bem como seu sincronismo.
O aspecto dos sinais e o sincronismo correto podem ser visto na imagem a
seguir.
Sincronismo do sinal de rotação e fase Ranger motor NGD 3.0D |
Na falta do osciloscópio, embora menos eficaz, o funcionamento dos sensores pode ser
comprovado com o multímetro. Entretanto o sincronismo só pode ser verificado
com ferramentas especiais que travam o eixo motor e de comando de válvulas no
ponto.