A Ford Ranger equipada
com motor Diesel NGD 3.0 – MWM possui sistema de injeção common rail de alta
pressão. Os sensores de fase e rotação do motor são do tipo Hall.
Desgastes no
sistema de distribuição e deslizamento na polia do eixo de comando de válvulas causam
a perda de sincronismo do eixo motor com o de comando de válvulas. Esta
defasagem reflete no reconhecimento exato de sincronismo dos sinais dos
sensores de rotação e fase do motor pela unidade de comando de injeção, impedindo o funcionamento do motor.
Sensor de rotação
do motor:
O sensor de
rotação do tipo Hall montado junto a uma roda dentada de 60-2 dentes no eixo de
manivelas (virabrequim) permite à unidade de comando de injeção calcular a
rotação do motor e a velocidade instantânea (aceleração) de cada cilindro.
Sensor de fase:
No eixo de
comando de válvulas do motor se encontra uma roda impulsora de quatro dentes que
irá excitar o sensor de fase do tipo Hall. Sincronizado com o sensor de rotação
ambos os impulsos permitem a unidade de comando de injeção identificar cada
cilindro e calcular a posição angular em que se encontram durante a fase de
compressão do motor, condição indispensável para comandar os bicos injetores de
combustível. Esta estratégia possibilita ainda a partida rápida do motor,
independente da posição que tenha parado no funcionamento anterior,
proporcionando vantagens adicionais ao sistema de carga e partida.
Ao deparar com o
veículo com partida longa ou o motor não pega, memória de erros registrando os
códigos P0340, PO341 ou P0342, a providência a tomar é conferir com o
osciloscópio a existência do sinal de rotação e fase, bem como seu sincronismo.
O aspecto dos sinais e o sincronismo correto podem ser visto na imagem a
seguir.
Sincronismo do sinal de rotação e fase Ranger motor NGD 3.0D |
Na falta do osciloscópio, embora menos eficaz, o funcionamento dos sensores pode ser
comprovado com o multímetro. Entretanto o sincronismo só pode ser verificado
com ferramentas especiais que travam o eixo motor e de comando de válvulas no
ponto.
obrigado me ajudou bastante essa imagem ai .vlw
ResponderExcluirde nada, seja bem vindo.
ExcluirOlá Aparecido... Sou Filipe trabalho na área de manutenção automotiva ... Cara estou precisando de ajuda com um troller ngd 3.0 se puder ... Me chama no ZAP 93991228576
ExcluirBom dia estou tendo um problema com um troller 3.0 tb mesmo motor ja testei continuidade das fiações com o osciloscópio testei o sensor de rotação e fase mas o estranho que as vezes funciona com uma partida longa mas ao funcionar nao apaga a luz de espeçao e o de q aparece é sensor de fase desmontei a bomba de vácuo para ver se a polia do comando de válvula estava solto e nada esse tipo de corrente de comando pode pular dentes
ResponderExcluirMarco provavelmente está saindo de sincronismo. terá que verificar com os dispositivos de travamento virabrequim e comando ou por sinal do osciloscópio conforme post.
ExcluirObrigado iremos desmontar a parte mecânica para conferir o sincronismo
Excluirtenho uma ranger diesel, ano 2010, 4x4, motor power stroke, no momento, quando em funcionamento escuto forte zuada dentro do motor, bem como de junho 2016, ja mudei quatro refis de bomba de combustivel e o funcionamento com pequenos espasmos(cortes), o que pode ser?
ResponderExcluircolega sugiro que faça testes e verificações com base neste sintoma. Medir pressão de alimentação, verificar sincronismo e folga da corrente/ esticador, nivel de óleo, injetores. sem diagnóstico não dá para arriscar nenhum palpite.
ExcluirOnde encontro a ferramenta de sincronismo?
ResponderExcluirRaven, loja do mecânico, concessionário MWM, mercado livre. Geralmente vendem um kit. Se preferir pode pedir para um torneiro fazer, é uma ferramenta muito simples, veja manual motor MWM, encontra fácil na internet.
ExcluirTenho uma ranger 3.0 ela não pega nem a pau ela mostra no teste que está fora de sincronismo a destribuisao dela e zerada só tem 60mil rodados testei todos os sensores também a destribuisao e também o ponto do carro tudo oquei mas mesmo assim não pega e só demostra no testes fora de sencronismo oque faço??
ResponderExcluirchiii colega o módulo não concorda com vc! kkkk. brincadeira a parte, alguma coisa errada tem e para resolver é seguir a sugestão do post, verificar o sincronismo com o osciloscopio. Melhor que sair desmontando tudo. pode ter um dente quebrado, sensor rpm mau posicionado. Foi desmontado o motor?
ExcluirBoa noite ,estou com um problema em uma ranger aqui em minha oficina
ResponderExcluirranger 3.0 ngd 2010
ela pega só na primeira partida depois não pega mais tenho que esperar umas 3 horas para dar partida novamente para ela funcionar.
ja conferi o sincronismo 5 vezes, troquei kit corrente de comando, testada bicos e bomba ,fica pegando no scanner p0341(sensor de fase).
Detalhe quando ela funciona anda normal não falha não perde potencia
fiz o teste com o multímetro no sensor de fase chega os 12v e pulsa o sinal ao dar a partida.
tem alguma sugestão? Desde ja agradesço
Colega este é um caso para usar o osciloscopio para entender o que acontece. Possivelmente existe algo errado com a roda dentada da fase ou da rotação, empenamento, folga, dente quebrado. Poderia até ser algo errado no chicote. A unica coisa que pode fazer é afrouxar um pouco o sensor de rotação e tentar movimentar para ver o que acontece. checar se não está mau posicionado, sujo.
ExcluirBOA TARDE ESTOU COM UMA TROLLER 3.0 2008 E DPOIS DE QUENTE ELA NAO PEGA TEM ALGUMA SUGESTAO
ResponderExcluirsugiro que faça o diagnostico com scanner.
ExcluirBoa tarde estou com problema em minha ranger ngd 3.0 onde fica as dia oficina quem vc me recomenda aqui em juiz de fora
ResponderExcluirVc tem mecânico para indicar aqui em juiz de fora , Além Paraíba ou três Rios Petrópolis
ResponderExcluirInfelizmente não recomendo oficinas ou profissionais.
ExcluirBoa noite tenho um probleminha em uma ranger 3.0 não chega sinal pulsado no bico e quando liga a cave em um dos fios com a caneta acende posições e negativo o que pode ser
ResponderExcluirAmigo boa tarde! Estou com um troller 3.0 2011, a rotação oscila toda vez que piso na embreagem para parar em um semáforo ou quebra mola. Não chega a estancar mais fica variando entre 4000 e 10000 giros. Interessante é que quando o carro para por completo a oscilação para. Alguma sugestão?
ResponderExcluirtu precisa fazer um diagnóstico prévio com o scanner para iniciar o trabalho para identificar a causa.
ExcluirBoa noite, por gentileza,Ranger 2006 3.0, a primeira partida com motor frio o mesmo vira varias vezes antes de pegar, se ficar dois ou mais dias parado é pior ainda, o que pode ser, desde já, agradeço
ResponderExcluirverifique o sistema de alimentação de combustivel: filtro, bomba, regulador de pressão, etc. A melhor opção é um diagnóstico por um profissional capacitado.
Excluirboa noite Aparecido, to com uma ranger 3.0 2011, nao quer pegar, os sensores não esta sincronizando e não sabemos mais oque fazer. ja conferimos ponto e nada pode nos ajudar
ResponderExcluirBoas,Estou com um Troller 3.0 q no scanner da falha do sensor rotação (p0336),mas os relés estavam oxidados foram trocados,a minha dúvida se esse sensor da defeito intermitente,obs já troquei bomba d água,filtro e pressão alimentação bomba de baixa ok,ele corta como se fosse um mal contato e volta na sequência,só q rpm não cai (como se desligar a chave e religase na sequência,pq eh caro o sensor
ResponderExcluirBoa noite, estou com uma ranger 2011 motor 3.0 mwm,ela cortou é não liga mais , não apareceu nenhuma luz no painel é nem codigo de erro no scaner, queima o pore, está com presao e não pega
ResponderExcluirboa tarde sou santana tenho uma ford ranger 2006 ngd power stroke 3.0 eletronica ela não pega na partida ja fiz a troca de varios componentes como bomba eletrica bomba de alta valvula pvc e cvc sensor de rotação sensor de fase rele principal 4 unidades bicos injetores e não resouvel alguem pode me ajudar nesta empreitada
ResponderExcluir