A função do alternador é fornecer energia para o sistema elétrico do veículo e também repor a carga da bateria. Para garantir que se cumpra esta missão a carga instalada tem que estar em perfeita harmonia com a capacidade de geração do alternador.
A manutenção periódica é um requisito importante para preservar seu bom funcionamento, evitando assim sua queima, descarga da bateria e panes elétricas no sistema de injeção, imobilizador e demais componentes eletrônicos.
A troca de rolamentos e lubrificação, além de eliminar ruídos desagradáveis, pode ainda, evitar danos irreparáveis com o roçamento do rotor na carcaça (estator). A correia é tão importante quanto, desgastada ou frouxa, reduz a potência de geração e também causa ruídos também.
A seguir temos alguns testes que podem ser feitos para localizar falhas em seus componentes internos:
Teste da bobina do rotor: Tocar com as pontas de prova do multímetro nos anéis do coletor. O valor medido em geral é próximo de 4 Ohms para alternadores de 12 Volts e 8 Ohms para os de 24 Volts, Consulte a especificação do fabricante para obter o valor exato.
| |
Teste de isolação do rotor: Teste realizado entre o enrolamento e a carcaça. Segundo norma técnica, deve ser realizado com um testador que mede a resistência de isolação sob tensão de 500 Volts. Feito assim como mostra a figura, não é eficaz, pois a tensão de teste do multímetro em geral é inferior a 9 Volts. Geralmente as oficinas costumam testar com a lâmpada série em 110 ou 220 volts. É mais sensato, embora não esteja em conformidade com as normas técnicas.
| |
Teste do capacitor (condensador): O capacitor, popularmente chamado de condensador, amortece os picos de alta tensão gerados pelo alternador evitando interferências na eletrônica do carro. Sua capacitância pode ser medida com um multímetro adequado. O valor é cerca de 0,5 uf (microfarad).
| |
O regulador de tensão: serve para limitar a tensão ou voltagem gerada pelo alternador de maneira que não sobrecarregue a bateria. O valor limite de voltagem fica entre 13,5 a 14,2 Volts, ideal para a carga da bateria. As escovas devem ser verificadas e se estiverem curtas devem ser substituídas. Não sendo possível se substitui o regulador de tensão (completo). como testar.
|
O teste do conjunto retificador pode ser visto no link a seguir:
Para o teste do estator, vale o mesmo procedimento do rotor. Medir a resistência elétrica entre as fases e testar a isolação do enrolamento com a carcaça. No link abaixo se observa os diferentes tipos de bobinado.
Entretanto se deve observar que a resistência elétrica dos enrolamento são extremamente baixas, sendo difícil obter a medição com precisão com o uso de um multímetro comum.
Oportunamente abordarei alguns macetes para a medição do estator com recursos mais simples.
Olá. Tenho um fusca com alternador platinado e modulo de ignicao assistida. A partir de 2 horas funcionando o carro começa a falhar e apaga. Gira e nao pega na hora mas depois de uns 15 minutos volta a pegar. A bobina escorre. Ja troquei 3 vezes e a terceira também já começou a escorrer.k
ResponderExcluirPode ser regulador de voltagem? Chicote? Ou uma trava carneiro antiga?
Obrigado
Colega possivelmente a bobina não é compatível com o módulo. qual bobina está usando qual é o fabricante modelo do módulo.
ExcluirObrigado pela resposta. O modulo é tonella. A bobina é a recomendada, 067. O modulo está instalado de forma reversivel. Se quando ocorre a falha volto para o condensador e platinado sem esperar esfriar, o carro volta a funcionar, mas falha ao receber carga. Isso ocorria antes de instalar o modulo.
ResponderExcluirPara ter controle da situação terá que testar a bobina, pode ser que já está com defeito. Para resolver o problema: O superaquecimento pode ocorrer por não estar usando o pré-resistor. Para trabalhar com platinado deveria ser de 1,6 Ohms e ter auxiliar de partida. O platinado não aguenta esta bobina sem o pré-resistor. Deverá verificar/regular o ângulo de permanência (abertura do platinado). A esta altura o platinado já deve ter problema, examine-o antes de tudo.
ExcluirBoa noite Aparecido. Possuo um Audi A3 1.8T 2014 que começou a apresentar uma falha eletrônica alguns segundos após ligar o carro, apagando em outros poucos segundos. Passei um scanner no carro que apontou os seguintes erros: "corrente estática muito alta" e "queda de tensão, via linha do gerador, muito grande".
ResponderExcluirConsegue me dar uma dica do(s) problema(s) mais provável(veis)?
Obrigado!
Eu, as falhas estão relacionadas a alimentação de tensão, portanto terá que focar inicialmente na bateria e alternador. Possivelmente pode estar ocorrendo uma descarga da bateria por fuga de corrente ou desgaste da bateria que causa um distúrbio momentâneo ao ligar o carro. Avalie o estado da bateria antes da partida e após um longo período de parada, corrente de fuga, consumo/tensão do alternador pós partida. são pontos que te guiará no diagnóstico, considerando que tenha conhecimento para interpretar estas informações, ou procure um profissional experiente em diagnóstico.
ExcluirMaterial sensacional parabéns! Abs www.zenmec.com.br
ResponderExcluirTenho um Parati 90 com motor AP 1.8 e tenho tb um Triciclo com o mesmo motor, mas o triciclo não esta carregando a bateria. Marca 13.3 volts quando esta ligado, se pego o alternador
ResponderExcluirda Parati que marca 14V e coloco no Triciclo ele continua marcando 13,3 V se pego o alternador do Triciclo e coloco na Parati, marca 14,00V. Então descarto problema no alternador, já verifiquei se
tem fuga de energia e não tem.
Pode me ajudar com alguma dica?
André, onde você está medindo esta tensão? Em que rotação é feito o teste? A bateria tem que estar carregada com minimo 70% de carga para ser montada no local. Veja mais na postagem teste alternador e bateria em 4 passos.
ExcluirOi Aparecido, obrigado pelo retorno, estou medindo nos polos da bateria, não tenho medidor de RPM, mas os motores são iguais e testei ambos na marcha lenta, com um pouco de aceleração e o problema continua, eu tb, peguei a bateria do Triciclo e coloquei na Parati e medi deu 14V, mas no Triciclo não chega a 13,5V. Estava pensando em ligar direto do alternador para a bateria, só não achei um esquema elétrico para fazer isso e fugir do chicote atual, para fazer um teste. O que vc acha?
ExcluirAndré parece ser problema de queda de tensão. Não há necessidade de ligar um cabo, basta medir a queda de tensão do positivo do alternador ao positivo da bateria e pode fazer o mesmo com do negativo da bateria atá a carcaça do alternador. terá que ser menor que 0,3 volts esta queda em cada um deles. Também poderá medir a tensão entre a carcaça do alternador e seu borne positivo (B+). e ver qual é o valor de diferença entre ele e a medição em cima da bateria (máximo 0,6 V a menos na bateria)
ExcluirOi, desculpa a demora em responder, só tenho tempo para mexer com o Triciclo no Final de Semana, eu fiz essas medições e o negativo deu 0,3V e o positivo deu 0,16V. Então esta dentro do valor valido. Mas ainda não esta carregando, tem mais alguma dica? Desde já agradeço.
ExcluirAlguns pontos para observar: rotação do alternador baixa ou correia patinando, excesso de consumo devido a algo ligado ou bateria com defeito, neste caso terá que medir a corrente na saida do alternador.
ExcluirSeria bom definir que tipo de defeito tem. Já carregou e testou a tensão da bateria na partida? Afinal 13.3 volts não é tão ruim, dependendo do defeito que tem!
ExcluirOi, descobri o problema, o alternador é preso na no motor por 2 suportes, um tem uma bucha de borracha para ajudar na vibração (eu acho) o outro tinha uma bucha de aço inox, que eu não sabia que era um péssimo condutor, é o que estava causando o problema, criava uma resistência, substitui essa bucha de Inox e o problema acabou. Obrigado pelas dicas.
ExcluirParabéns André. Embora frequente , este tipo de defeito é difícil de ser detectado. Obrigado pelo retorno.
ExcluirBoa noite Aparecido, tudo bem? Eu sei que essa publicação não é a específica, mas eu tenho um problema. Comprei uma Sprinter 311 2003 que que foi adaptado um motor MWM 229. Acontece que segundo uma auto elétrica aqui de Porto Velho, a base de fusíveis da Sprinter é eletrônico e não mecânico (não entendi). Logo o velocímetro, contagiros, indicação de diesel não está funcionando. Por um acaso já pegou algum problema desse tipo? Se sim, entre em contato comigo por favor cristianosa07@gmail.com
ResponderExcluir