Dentre os sistemas de
injeção eletrônica Diesel se encontra as bombas de injeção eletromecânicas também
conhecidas por PDE e PLD, segundo a configuração. Uma das etapas de conserto desta
unidade injetora é certificar-se que o atracamento da armadura ou induzido ocorra
em um limiar de corrente exato, que deve ser ajustado para o perfeito
funcionamento do motor.
Teste e ajuste devem
ser realizados com uma fonte de corrente com alcance de pelo menos 10 Amperes. A
corrente é incrementada até que se ouça um click, um indicador de ocorrência do
atracamento, e simultaneamente deve ser lido valor de corrente atingido.
Fatores como
aquecimento da bobina, variação rápida da corrente, instabilidades da fonte
podem resultar em leituras incertas que comprometem a qualidade do teste.
Uma forma de
aprimorar este teste é o uso do osciloscópio, pois proporciona um
teste mais preciso já que não se necessita ajustar paulatinamente a corrente. Além disso, permite
a visualização do incremento de corrente e o tempo de atração do induzido.
Outras falhas mecânicas também poderão ser detectadas com este método.
Para realizar o
teste é muito simples, conecte um resistor de 0,1 Ohms/10 W em série com a unidade injetora a
ser testada e tome o sinal (queda de tensão) com o canal do osciloscópio
conectado entre entrada e saída do resistor. Para este valor a leitura equivale
a 0,1V/A. Caso deseje melhor visualização o sinal pode ser amplificado com o
uso de um circuito integrado em uma configuração própria para instrumentação.
Corrente de atracamento da placa |
A atração pode ser vista
pela perturbação causada na curva de subida da corrente pela indutância da
bobina ao movimentar o induzido.
O valor de corrente
da respectiva unidade e sua curva característica de referência pode ser obtido
ensaiando uma unidade nova ou em perfeito estado de funcionamento.
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