Periodo de manutenção de alternadores e motores de partidas

Qual é o prazo para manutenção dos alternadores e motores de partidas? Existe uma tabela que expressem os períodos de manutenção, troca de componentes? São perguntas que frequentemente me fazem.

É verdade que cada produto segue normas construtivas que lhes atribuem expectativas de durabilidade e prazos de manutenção, comumente mencionados pelos fabricantes. Entretanto, as condições de uso e ambientais, qualidade da manutenção e dos componentes de reposição, estado dos elementos periféricos, são alguns elementos que podem alterar significativamente esta expectativa.
A foto mostra a deterioração dos componentes causada por agentes externos.

Para fixar o prazo de manutenção mais realista é necessário ter em mãos os históricos e relatórios de manutenções corretivas, preditiva ou preventivas. Somente a avaliação sensata do estado dos componentes e do veículo/máquina, a cada manutenção, pode contribuir para acertar o período ideal de manutenção.

Além disso, esta prática permite: avaliar a qualidade dos componentes usados, corrigirem possíveis falhas de manutenção, criar regras para a manutenção e instalação de periféricos (baterias, chicote elétrico, iluminação, motor, reles de segurança, etc.) que podem afetar o componente alvo, e até aumentar o prazo de manutenção, tornando-a mais eficiente e econômica.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.