Pressão absoluta x Pressão manométrica

Os manômetros de ponteiros, geralmente, medem a diferença de pressão existente entre um meio e a pressão atmosférica,

Se a pressão medida for maior que a pressão atmosférica, a diferença é conhecida como pressão manométrica ou relativa e se inferior à atmosférica é comumente denominada de vácuo.

A pressão atmosférica depende da altitude do local
A pressão relativa, medida pelos manômetros de ponteiro, pode ser definida como sendo a pressão que se acrescenta à pressão atmosférica existente, enquanto que o vácuo será o valor decrementado.

Portanto, a pressão absoluta é o resultado da soma da pressão relativa (manométrica) e a pressão atmosférica. Quando se tratar de vácuo, se determina subtraindo o valor de pressão indicado no vacuômetro do valor medido por um barômetro.   

Em termos práticos:
Se a pressão atmosférica é de 690 mmHg e o vacuômetro colocado no coletor de admissão indica 450 mmHg, qual é o valor da pressão absoluta no coletor? 

P. absoluta = P. atm – P. vacuômetro = 680 – 450 = 240 mmHg

Resultado: A pressão absoluta no coletor é 240 mmHg ou ~32 kPa ou 320 mbar.

Cuidado! É muito comum a confusão ao falar de pressão de turbo alimentação, coletor de admissão e componentes relacionados a ele, pois alguns manuais expressam valores absolutos enquanto que outros os valores relativos.

12 comentários:

  1. Muito interessante essa sua matéria, voçe mais uma vez está de parabéns, e eu particulamente gostaria que voçê fosse um pouco mais além, tratando do prícipio de formação de vácuo no funcionamento do motor e o dignóstico do mesmo pelo uso do vacuômetro, pois é sem dúvida um assunto atualmente muito esquecido e pouco divulgado diante de sua importância, aonde eu que sou de uma geração mais nova de mecânicos, não temos uma noção teórica assim mais bem formada a esse respeito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela explicação. Eu já havia procurado um professor pessoalmente mas ele não foi capaz de explicar tão bem e tão claro como você.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com uma dúvida sobre o esquema apresentado. No meu entendimento 1 atm estaria na primeira marca e onde consta "Pressão atmosférica" seria a pressão manométrica de uma medição qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pressão atmosférica está representado por uma faixa central larga porque varia, depende da localidade. do lado direito coloco o valor de 1 atm padrão a nivel do mar. Acho que está comfundindo o padrão de medida atm com pressão atmosférica em outra localidade que não seja a nivel do mar. Pressão manometrica é zero em qualquer localidade, senão seria absoluta.

      Excluir
    2. Ok. Obrigado pelo esclarecimento.

      Excluir
  4. Ótima matéria,é de Professores assim que a linha automotiva está precisando.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, parabéns pela didática. Por gentileza, qual a pressão a considerar em turbo automotivo para cálculo de ajuste de pressão? A relativa ou absoluta? Ex: meu turbo suporta segundo o fabricante até 1.6 bar, considerando 1atm, qual seria o incremento caso hoje eu tivesse 1 bar? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar se é 1.6 bar relativo some a atm e terá 2.6 bar absoluto. Se for 1.6 bar absoluto o turbo só está aumentando 0.6 bar relativo. Absoluto ou relativo, depende de quem faz o texto, mas é preciso deixar claro qual referência está usando.

      Excluir
    2. Parabéns professor pela matéria .

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.