Sonda Lambda com defeito

Frequentemente ocorrem casos em que, mesmo após a troca da sonda Lambda, o defeito ou sintoma de falha permanece, inclusive o erro da sonda volta a ser memorizado na UCM.

Qual é a razão? 
A sonda lambda é o sensor usado para detectar o teor de oxigênio no gás de escapamento. O sinal gerado pela sonda é usado pela unidade de comando do motor para calcular a relação de mistura ar-combustível queimada no motor. Desvios da mistura programada são corrigidos através do controle do volume de combustível a ser injetado. Um erro atribuído a sonda lambda será gerado, caso não seja possível a compensação da mistura.
O que significa isso? 
Por exemplo: Ao falhar a vela de ignição de um cilindro, haverá um aumento do volume de oxigênio no gás de escape. A sonda lambda emitirá um sinal detectando o excesso de ar, e o módulo de controle do motor interpretará como sendo uma mistura pobre. A reação do controle do sistema será aumentar o volume de combustível injetado, como medida de correção.

Sabendo como reage o comando do sistema, podemos deduzir neste exemplo, por mais que se aumente o volume de combustível injetado a mistura não será compensada, pois existe uma falha de combustão. Possivelmente causará aumento no consumo de combustível, falhas no funcionamento do motor e irá memorizar erros relacionados a sonda, tipo: mistura pobre ou sonda defeituosa.
Leitura da memória de defeitos na UCM, erro de sonda lambda
De maneira idêntica qualquer outra falha que altere fortemente a mistura, pode gravar um erro de mau funcionamento atribuindo-o à sonda Lambda, como: mistura muito rica, muito pobre ou sonda defeituosa. Veja figura do scanner acima. 

Possíveis causas que induzem a sonda lambda ao erro de funcionamento:
Sensores ou atuadores com defeito, mecânica do motor com defeito, sistema de ignição defeituoso, fuga de ar no coletor de admissão ou escape, sistema de arrefecimento do motor defeituoso, sistema de combustível com pressão muito alta/muito baixa/com fuga, etc.

O que fazer?
Investigue todos os elementos que tenham relação com a falha memorizada, corrija o problema encontrado. Não se deve trocar a sonda Lambda, exceto se testes específicos comprovarem que ela esteja defeituosa ou sofreu algum dano em consequência do mau funcionamento.

Veja também:
Mais erros que abordam a sonda lambda
Erros de adaptação do A/F em carros flex fuel
Sonda lambda após o catalisador

488 comentários:

  1. boa tarde ,quando acusa mal funcionamento do aquecedor da sonda oque pode ser ,foi trocado os sensores e n resolveu, des de ja obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Diogo, fumaça pode ter relação com defeito de motor, excesso de óleo no coletor (respiro do motor com problema), combustível adulterado ou excesso de combustível. Trocar peça não é a solução, se deve fazer medições ante qualquer suspeita. Comece pelo mais simples - verifique o respiro do motor (pode ser desconectado para teste), verifique se o óleo do motor não está contaminado com combustível, troque se for necessário. Faça a medição de compressão e vazamento dos cilindros do motor. Verifique se os parâmetros dos sensores estão corretos, analise se há necessidade de fazer manutenção nos injetores.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio, os possíveis defeitos que gravam erro de aquecedor da sonda são: aplicação de sonda imprópria para o carro, curto circuito ou interrupção no chicote elétrico, mau contato em conectores ( da sonda, UCM, base de fusível, reles, etc. e por último módulo com defeito.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente , agradeço sua atenção a todos.
    Amigo tenho um corsa clássico 02.
    Adicionei 2 frascos de aditivo na gasolina.
    Cada frasco é para 25 litros de gasolina.
    Coloquei os dois frascos com 15 litros.
    Fui reprovado na emissão de CO2, na gasolina. Ou seja, no GNV não.
    O índice na gasolina é de 0 a 200 e fiquei com 221. Será que a aplicação do aditivo prejudicou a queima e emitiu mais CO2 ?
    Quero colocar gasolina podium para ver se soluciona isso.
    As velas estão novas.
    Cabos e bobinas novos.
    Carro não engasga e não falha.
    Noto alto consumi na gasolina.
    Pode ser sonda lambda ou esse excesso de aditivo colocado desnecessariamente ?

    ResponderExcluir
  5. Jorge o aditivo é somente um detergente de limpeza, não creio que tem influenciado tanto assim. Você já nota um consumo elevado e isto é mais relevante. Você deve levar em consideração o histórico de manutenção, como: quando foi que fez uma limpeza de injetores, verificou pressão/vazão de combustível, troca de óleo, estado do motor, respiro, canister, etc. Uma verificada no sistema de adptação lambda e na variação da tensão da sonda te dará uma ideia se há necessidade de trocar a sonda.

    ResponderExcluir
  6. Aparecido, Boa noite!
    Eu tenho um Siena 2004 Fire 1.0 8V.
    Recentemente ele tem dado um problema que não sei oq pode ser.
    Quando estou andando com ele e paro o carro, ele parado começa a dar uns tremeliques na aceleração como se fosse morrer.. mas depois de dar uns 4 tremeliques por duas vezes ele fica normal... mas se eu acelero e solto o acelerador ele faz de novo. As vezes ele até morre.
    Recentemente troquei o variador de avanço.
    Me falaram que pode ser a sonda lambda... Será que é ela mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Bielxs, não é sintoma de sonda lambda. Verifique o filtro, coletor de admissão. Possivelmente o corpo de borboleta está precisando de limpeza. Outras possibilidades: respiro do motor com problema, fuga de ar no coletor de admissão, velas desgastadas, injetores sujos.

    ResponderExcluir
  8. Aparecido, eu tinha ido no mecanico e ele disse pra andar só na gasolina por enquanto até trocar a sonda.
    O meu carro tem gás, eu tinha esquecido de acrescentar essa informação. Esses "tremeliques" dá mais vezes no gás. Na gasolina chegou a dar também, mas tem sido raramente. Mesmo assim você acha que pode não ser mesmo a sonda?

    Obrigado por responder.

    ResponderExcluir
  9. Bielxs, eu não acho que é a sonda. Se você suspeita que seja ela pois então faça os testes necessários para determinar se ela não está funcionando. Além disso se eu não me engano no gás não usa a sonda, e você afirma que o problema dá com o gás, o que exclui a sonda.

    ResponderExcluir
  10. Talvez não seja mesmo a sonda.
    Hoje andando só na gasolina, o carro parado não fica na aquela aceleração normal. Ele fica dando umas variadas. E outra coisa, hoje depois de um tempo parado em engarrafamento, comecei a sentir um cheiro forte de gasolina, achei que era outro carro mas não era. Estava bem forte e parecia que o ponteiro da gasolina estava descendo um pouco mais rapido que o normal. Aí parei no posto e botei mais gasolina porque pensei que não daria tempo de chegar em casa. Depois que liguei o carro de novo, o cheiro da gasolina parou e o ponteiro tbm parou de descer rápido.
    Desculpa te incomodar, é a ultima pergunta.

    ResponderExcluir
  11. Belxs, eu revisaria a adaptação do gás, costumam fios cortados e emendas mau feitas podem provocar curtos circuitos a ponto de manter injetores ligados, é a única explicação para um consumo tão absurdo como descreveu. Examine o óleo do motor, pois com tanto combustível seguramente está contaminado e seja necessário trocar.

    ResponderExcluir
  12. pessoal meu palio 2007 começou acender a luz de injeção e percebi que o desempenho dele cai em marcha lenta a ponto da aceleração ficar trepidando mas nao chega a morrer o carro, sem conta o cheiro forte de combustivel, um amigo me disse que seria a sonda lambda, será isso mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Fábio, supostamente seu amigo não é mecânico, senão ele te diria que o correto seria fazer um diagnóstico com scanner para avaliar o que está acontecendo de fato. O cheiro forte de combustível indica que existe "afogamento", e são inúmeras as possibilidades de falha associada a isto, por exemplo: injetor gotejando, alta pressão de combustível, regulador de pressão do combustível defeituoso, sensor de temperatura do motor defeituoso, sensor MAP defeituoso, etc. Portanto, sem scannear é como jogar na loteria.

    ResponderExcluir
  14. Ola! tenho um gol g6 2013 2014! Estava funcionando normalmente ate que no outro dia pela manha ele nao deu partida! Esta na autorizada a 5 dias e agora disseram que e essa tal sonda lambda! Nao to entendo nada mais meu carro tem 13000 mil km rodados essa sonda pode rodar ate 80000 e o minimo como assim deu defeito ee ainda por cima tenho que pagar para trocar pois a garantia de parte eletrica e somente 1 ano! Me de uma dica ! Sera que e outra peça com defeito? sera o motor que ja esta dando PT?muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, como prevê o código do consumidor você pode discordar e levar o veículo para outra oficina que seja da sua confiança.

    ResponderExcluir
  16. Tenho várias postagens aqui, então vou fazer um pequeno feedback:

    Peugeot 206 1.4 8v 2005. Estava apresentando falhamento. Luz ignição acendendo, ele falha, porém somente com o carro quente (90º começava).
    Scaner: 1ª passada (problema 3º cilindro e mistura rica) 2 Passada, após troca de peças (problema 2º cilindro) e ia alternando caso tirássemos a bobina e reinsiriamos.

    Fizemos limpeza nos bico e TBI. Trocamos óleo, filtros de ar e óleo, velas, bobina (com cabos acoplados), filtro combustivel, combustível e posto de gasolina. Restou somente a central de comando, pois segundo o mecânico, não havia mais testes a fazer. Então fiquei aguardando dinheiro e disponibilidade do rapaz que mexe com centrais.

    Como o tempo esfriou, ele não falhava mais, então arrisquei fazer um percurso maior, pela noite, cerca de 40 Km. Fiz o mesmo percurso 2x, sendo cada ida e volta 80km.

    Após isso, ja andei de dia com o carro a ponto dele ultrapassar os 90º (onde apresentava o falhamento) e o mesmo não apresentou mais defeito. Falei novamente com o mecânico e o mesmo disse-me que a central pode ter se reprogramado. Adorei, assim economizei no mínimo R$ 500,00. rsss

    Mais uma vez, agradeço e parabenizo sua iniciativa

    ResponderExcluir
  17. Oi Flávia, que bom que deu certo, qualquer coisa estou as ordens e agradeço seu retorno.

    ResponderExcluir
  18. Prezado Aparecido bom dia.

    Tenho um palio ano 2001 1.0 16v, fiz o motor dele recentemente esta hoje com 200.000 km, veja só eu andando normalmente em uma velocidade de 80 a 90 km/h passando de quarta marcha para quinta ele acende a luz piloto da injeção eletronica e o ponteiro que marca a temperatura do motor cai deixando de marcar (já troquei sensor três vezes) em paradas como semáforos ele começa ocilar em lenta e depois do nada e volta ao normal.
    O que será? Sonda lambda, mau contato entre chicotes

    Um abraço para você

    ResponderExcluir
  19. Marcelo, como você mesmo falou, pode ser mau contato em conector do sensor de temperatura ou curto circuito no chicote. Você deve examinar o chicote, principalmente próximo do sensor ou naqueles pontos que está desprotegido. Movimente o chicote enquanto alguém observa o painel ou scanner.

    ResponderExcluir

  20. Boa tarde,

    Tenho um Voyage Comfortiline 1.6 2009/2010 - 58000Km, e algum tempo atrás começou a oscilar e acendeu a luz de injeção, mas oscilava eu acelerava um pouco ou desligava o carro e ligava novamente e ele voltava ao normal.Fui no mecânico e troquei velas e cabos e fiz limpeza de bicos...o carro ficou bom porém depois de duas semanas começou a oscilar denovo parece que falha um dos cilindros do nada mas volta ao normal rápido ou se desligo e ligo o carro!Será que é problema na sonda ou catalizador ou outra coisa?Obrigado

    ResponderExcluir
  21. anônimo, se acendeu a luz da injeção então registrou erro, você usou o scanner para ler o erro? qual foi?
    Pode ser qualquer outra coisa menos a sonda ou catalizador.

    ResponderExcluir
  22. Olá Aparecido. Gostei muito do seu post.

    Estou com um problema: após ter feito uma revisão geral no meu carro e trocado a correia dentada do meu Polo 2008. As luzes de óleo e de injeção acenderam. A de injeção apagou em um primeiro momento, e a de óleo primeiramente ficou acesa.

    Após trocar válvula de óleo, limpar pescador, limpar toda o motor, colocar óleo novo, etc, (Gastei R$ 400,00) a luz de óleo continuou acesa. Então o mecânico falou que o problema da luz de óleo era no módulo. Levou o módulo para consertar... e gastei mais R$ 400,00.

    No caminho de volta para casa, com a luz do óleo consertada (após o conserto do módulo), acendeu novamente a luz de injeção. Também passei a notar forte cheiro de combustível ao ligar o ar condicionado, dentro do carro.

    Os aparelhos da mecânica e no do auto-elétrico detectam a sonda lambda como sendo o problema, entretanto estou com a sensação de que esse problema de acendimento de luzes é decorrente da troca da correia dentada. Coincidentemente (ou não) começo bem, no dia que retiramos o carro da oficina após a troca da correia.

    O que pode ser? Meu nome é Patricia, e Meu e-mail é bertac@uol.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Aparecido meu nome é Rogério tenho um saveiro trend 2010 Flex, e tenho tido o seguinte problema: Quando abasteço ela com alcool ela fica engasdando e dá uns estouros no motor e quando abasteço com gasolina funciona normal porém o cheiro do combustível fica muito forte dentro do carro, já troquei velas e cabos e continua igual, o que poderia ser ?????

    ResponderExcluir
  24. Rogfever, toda vez que ocorre uma mudança do tipo de combustível o sistema de injeção precisa se readaptar, caso exista um erro ou mesmo falha que torne isto impossível o motor passa a trabalhar com falhas. Você deve scannear o sistema em busca de erros e incompatibilidade do A/F com o combustível usado.

    ResponderExcluir
  25. Aparecido , bom dia!
    Tenho um siena fire 2001 elx 1.0 16V gasolina. O carro apresentava problemas na injecao entao troquei o TBI, mas no scanner continuava o erro da sonda lambda, apagava e depois ela voltava. Recentemente notei que o carro estava fraco e queimando oleo. Mandei a um mecanico que descobriu que um dos segmentos do bloco estava gasto, entao retifiquei o motor. voltou novinho porem o maldito sinal da sonda continua, Troquei as velas. o que pode ser mais?

    ResponderExcluir
  26. Toyce, se o carro estava queimando óleo é possível que a sonda e catalizador tenha sido contaminado com fuligem e óleo, ou seja está carbonizada, e necessite ser trocada, examine o estado da sonda. Não deixe de considerar outras possibilidades que afetem a mistura como as que menciono no post.

    ResponderExcluir
  27. Olá Aparecido. Tudo bem ?
    li várias explicações suas e achei bem interessante, porém, nenhuma delas encontrei a minha situação.
    Eu possuo um vectra 97 e a aceleração do mesmo está oscilando.
    Fiz alguns testes em casa, retirando uma vela de cada vez.
    è possível notar diferença quando retiro uma vela, porém, a segunda vela não muda em nada, ou seja, o motor permanece oscilando. Portanto, acredito que o problema esteja ai.
    Algumas coisas que solicitei pro mecânico tentando resolver foi o seguinte.
    - Verificação e troca da Vela.
    - Limpeza de bicos.
    - Troca de cabo de vela.
    mas não foi o suficiente. O mecanico disse que será necessário abrir o motor para verificar o problema.
    Tem alguma ideia do que pode ser ?

    obs.: meu carro possui o aparelho flex, e 90% das vezes utilizo Alcool, fiz uma viajem longa e abasteci com gasolina, mas não adiantou. O aparelho flex poderia influenciar ?

    ResponderExcluir
  28. Marlon, o motor foi projetado para gasolina, portanto não está preparado para funcionar com álcool, com certeza não é bom para o motor. Quanto a falha sugiro que faça o teste de compressão e vazamento de cilindro para ter certeza que tem problema no motor.

    ResponderExcluir
  29. Aparecido, bom dia!

    Estou com um problema há meses no meu Peugeot 206 1.6 8v 2000 que não consigo solucionar. Cada mecânico fala uma coisa e gostaria de saber se você pode me orientar.
    O meu carro não tem força nenhuma abaixo de 2000 giros. Quando o motor está frio fica ainda pior. De manhã, para sair de casa (moro em uma rua com forte subida), tenho que jogar o giro lá em cima e depois ir soltando o pé da embreagem aos poucos e mesmo assim, muitas vezes o carro morre.
    Troquei velas, filtros, limpei TBI e sonda, zerei o módulo, mandei regular as válvulas, entre outras coisas. Não melhorou nada.
    O scanner acusa mistura pobre.
    Além da falta de força, a luz de anomalia da injeção fica acesa o tempo todo. E tem mais uma coisa estranha: meu carro é a gasolina. Coloquei álcool para testar e a luz de anomalia apagou, mas a falta de força continua.
    Tem ideia do que pode ser? Já viu algum carro com sintomas parecidos?

    Agradeço antecipadamente por sua atenção e parabéns pelo blog, muito bom!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  30. Colega sem fazer um diagnóstico é natural que se fale de n possibilidades de falha. E não adianta trocar peças com base nestes pareceres. Mediante suspeitas levantadas se deve fazer os testes necessários para ver se procede. Com base no sintoma eu também posso dar alguns pitacos, porém deve ser investigado com critério e feitos os devidos testes, não existe esta de apontar a causa da falha simplesmente com base no sintoma. Sugiro que examine o sensor MAP (desconecte-o para ver como o motor reage e teste seu funcionamento com uma bomba de vácuo e via scanner, verifique se não há fuga de ar no coletor de admissão, verifique se o escapamento/catalisador não está entupido entupido, faça a leitura dos sensores e atuadores via scanner em busca de anormalidades. Se não me engano este modelo tem a bomba de insuflação de ar no escapamento??? se for o caso verifique se não há fuga de ar/entupimento/mau funcionamento do sistema. Se a mistura não queima é esperado que acuse mistura pobre devido a sobra de ar no escape, e para funcionar com álcool é possível que haja excesso de injeção, portanto preste atenção no tempo de injeção e possível excesso de combustível no cárter, fuga na válvula do canister e no regulador de pressão para o coletor de admissão.

    ResponderExcluir
  31. Colega mais uma coisa: antes de tudo que disse examine o sincronismo do motor e sua condição mecânica. meça compressão se necessário, atentando para o detalhe que pode ser afetada caso o escape esteja entupido. medir também a pressão no escape (antes do catalisador).

    ResponderExcluir
  32. ola Aparecido Oliveira, tenho um Golf GTI 2005, toda a vez q vou ligar o carro, ele custa muito para pegar, tendo q bater a chave pelo menos umas 3 vezes para ele ligar. isso pode ser a sonda Lambda? um amigo passou o scanner e apresentou este defeito, porem estou na duvida pois estou vendo q muitas vezes esse erro pode aparecer mais na vdd ser outra peça com defeito.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo execute os testes e manutenção sugerida no post, e lembre-se a sonda lambda não tem influencia na partida, portanto está descartada esta possibilidade. Que tal verificar a pressão e vazão de combustível, retirar os injetores para teste e limpeza, e o filtro ? quando foi trocado? verificou as velas?

    ResponderExcluir
  34. boa tarde!estou com um problema no meu polo 2009-2010 1.6 o carro as vezes aparece a luz de injeção e desliga e o aparelho de escane mostra unidade de comando com defeito e perda de contato com a unidade de transmissão fiz rotina toda vez que o mesmo dava este problema durante 30 dias e sempre a mesma mensagem, posso confiar no aparelho ou pode ser sonda lambida, e uma dessas vezes que eu o passei o aparelho apareceu essa mensagem que informei e também falha, envio de corrente não suficiente. a autorizada e outros mecânicos falam que de certeza é a unidade de comando ,diante da sua experiencia essas mensagens leva a esse diagnostico, a sua opinião é importante. obrigado

    ResponderExcluir
  35. Marcus certos detalhes podem levar a opinar com maior critério e precisão, você não menciona o código de erro, portanto fica vago a texto "perda de contato com a transmissão", vou interpretar como falha de comunicação entre módulos, assim sugiro que verifique a tensão de alimentação e possíveis queda de tensão tanto para unidade de transmissão como para motor, scannear o módulo de transmissão, para ver o referido erros que entra assim como também o módulo central e CAN.
    Creio que seu problema está relacionado a alimentação de tensão ou problemas na rede CAN e ao que me parece é intermitente, ou seja acontece repentinamente algumas vezes. Veja no blog mais sobre CAN no post: http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2013/12/diagnosticando-redes-bus-de dados

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite Preciso de Ajuda Aparecido.

    Tenho um Siena Tetrafuel,que no gás, está com funcionamento variável, passamos o Scanner e deu Sensor IAT (MAP) com problema, Foi trocado, Andei com o carro por 40 kilometros, sem problemas, depois o carro voltou a ter os mesmos sintomas, Falhas em baixa e estouros no cano, e impressão do carro estar ''entupido'' afogando no gnv. O carro está com consumo alto no Flex e no GNV, Cabos e velas são novos. Assim como o map que foi trocado. Pode ser algo ligado a Sonda Lambda? O carro tem hora que perde potência..Acelero e o carro parece que está ''entupido'' como falei acima.

    ResponderExcluir
  37. Fábio verifique se não há problemas com a alimentação de GNV e seus respectivos injetores. Talvez seja conveniente testar a vazão dos injetores de ambos os sistemas. O fato de acusar sensor MAP indica algum tipo de distúrbio no coletor causado por fuga de ar ou mau funcionamento do motor. Verifique o motor: compressão/pressão do coletor, etc.

    ResponderExcluir
  38. boa tarde amigo tenho um Peugeot 207 e ele começou a falhar na alta aceleração tanto no GNV como na gasolina levei no mecânico do GNV pois a falha maior era no GNV ele verificou e apresentou um código P0053 ele viu que a sonda lambida não estava funcionando me pediu para rodar uma semana so na gasolina e depois voltar nele fiz todo o procedimento quando voltei ele verificou e me disse que ela voltou a funcionar mais o problema persiste como vi que o código P0053 se refere a o sensor de oxigênio no caso a sonda lambida sera que devo troca-la mesmo ela estando funcionando sera que vc pode me ajudar nessas questão

    ResponderExcluir
  39. Olá amigo,boa noite.
    - tenho uma saveiro cross 2011,ela não alimentando o quarto bico,já foram trocados velas,cabos de velas,bobinas,sensores tudo que poderia ser feito..a luz da injeção esta acesa direto e na lenta falha,não esta alimentando o 4 bico,sera problema na central tem alguma dica pra me dar?
    desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Dexter é normal dar erro de sonda lambda quando o carro falha,você não deve trocar-la. Faça uma revisão no sistema de ignição: cabos, velas, bobina. Se for necessário troque os componentes desgastados ou defeituosos.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo foi usado o scanner? que erro está gravando? só falha na marcha lenta ou em qualquer faixa de rotação? Se possível verifique o sinal com o osciloscópio, seria mais seguro para fazer o diagnóstico. Se falta recursos só resta testar a continuidade do chicote deste bico e verificar o conector quanto a pressão dos contatos. Testar a resistência da bobina do bico e verificar como está sua pulverização/entupido.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Aparecido ! Estou sofrendo com meu Voyager 1.0 com GNV ,quando frio demora a pegar e quando pega fica embolando e estourando ate atingir giro suficiente para passar para o GNV apos passar anda normalmente
    Pois depois q inicia o deslocamento pode passar para a gasolina q anda normalmente.
    Pois quando no GNV fica intermitente ao morrer se tirar o pe do acelerador ele morre e fica ruim de pegar
    Já foi trocada a sonda ,já levei na oficina varias vezes e resetam o computador faz a leitura normal mais no mesmo dia volta a dar o problema , o q devo fazer me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  43. Edson, depende muito da adaptação GNV, ou seja, o sistema tem emulador de sonda? O sistema de gasolina fica ligado quando usa GNV? Se isto acontece o sistema faz a adaptação no sistema de injeção gasolina durante o uso de GNV e ao passar para gasolina o mesmo se encontra desajustado e falha até que se readapte. A verdade é que a mistura estará muito pobre ou muito rica dificultando o funcionamento. Se é um motor flex pode ainda ocorrer adaptação errônea de combustível. Eventualmente outras causas poderão estar relacionada, como injetores entupidos ou pressão e vazão de combustível. Faça uma avaliação considerando estas observações.

    ResponderExcluir
  44. Olá Aparecido, tenho uma montana 2013 e ela esta falhando sempre em segunda ou terceira marcha, passei o computador e ela indica falha no cilindro 01 P0301, troquei os cabos de velas (coloquei originais), inverti as velas de posição para verificar se o defeito corria junto com as velas, mas continua sempre no 01° cilindro, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  45. Dreehh, você trocou as velas de lugar, mas com estão? desgaste acentuado de vela pode causar este problema, embora tenha invertido a posição das velas, se estão desgastadas pode persistir a palha. O próxima etapa consiste em testar bobina de ignição. Verifique se está limpa e isenta de fuga de corrente (costuma dar fuga interna). Você pode inverter os cilindros gêmeos para ver se falha corre para o outro cilindro, testando assim a bobina. Tenha em conta que esta falha pode ocorrer também por defeito do módulo, portanto tenha precaução para evitar gastos desnecessários.

    ResponderExcluir
  46. Aparecido, substitui as velas e o problema sumiu, aproveitei e coloquei velas de iridium para um melhor consumo de combustivel e uma melhor resposta do motor.

    No meu caso possivelmente os cabos de velas não estavam ruins, porem já estavam ressecados e quase quebrando assim que valeu a pena.

    Obrigado pela ajuda. André

    ResponderExcluir
  47. André,que bom que resolveu. Tenha em conta que cabos deteriorados perdem a capacidade de isolamento e apresentam fugas de corrente. É conveniente a troca dos cabos ao substituir as velas, principalmente após a ocorrência de falhas de ignição que podem prejudicar a isolação de cabos e bobina de ignição.

    ResponderExcluir
  48. Boa tard . Um ford ka 98 endura estaw saindo uma fumaca branca por baixo, num suspiro. O que pode ser isso? O funcionamento so motor aparentemente esta normal. Obrigado

    ResponderExcluir
  49. Isac, verifique se este suspiro não está conectado ao motor. se for isto normalmente deve ser conectado ao coletor de admissão e possivelmente desligado propositalmente por algum mau funcionamento.

    ResponderExcluir
  50. Aparecido, meu Peugeot 206 1.0 16v apresenta perda de força assim que ligo o carro , noto que a rotação dele desce ( chega no ponteiro que marca zero) e as vezes demora a responder quando acelero. O carro so funciona normalmente depois de uns 5 minutos. Pode ser a sonda lambda ?

    ResponderExcluir
  51. Anônimo, a falha pode as mais diferentes causas. Você deve examinar o sistema de ignição, sistema de combustível e arrefecimento. Causas mais frequentes: mistura muito pobre por deficiência de pressão ou vazão dos injetores, condensação por estar frio o coletor de admissão, falha de ignição por deficiência de velas, cabos ou bobinas, fuga de ar no coletor, filtro de ar entupido, corpo de borboleta sujo.
    Você deve examinar e reparar qualquer anormalidade destes itens.

    ResponderExcluir
  52. Caro Aparecido, tenho um palio weekend/02 q esta bebendo muito, não passa de 7/8 km/litro, ja foram trocados uma série de peças, inclusive a lambda. Interessante é q não há cheiro forte de gasolina no escape, a lambda marca sempre em torno de 900mv e demora corrigir para 100mv as vezes ou quando acelera(se injetar gasolina ou muito ar ela trab. informando o empobrecimento ou enriquecimento). Teste e troca de componente foram realizados e aparentemente todos estão em bom funcionamento(MAP, Reg de Pressão, Catalizador, TBI, limpeza de bicos, Sonda, filtros, verif de ent de ar falsa, etc).
    Desconfia-se da UC, mas será q há cabimento. O funcionamento apresenta estabilidade, a lenta é normal, as vezes a partida não é tão rápida, mas tbm não chega a demorar. Torque normal, mas há momento em que sente-se uma oscilação/desestabilização da rotação. Bem, um problema q vem ha um bom tempo dando dor de cabeça em muito mecânico. Se puder dar uma orientação fico grato. Obg!

    ResponderExcluir
  53. Anônimo, sugiro que se faça medições, não basta trocar peças.
    Revise o que já foi feito confrontando com as medições, principalmente estas: temperatura do motor foi medido? está correta? o sensor de temperatura registra o valor correto em que se encontra o motor? o motor atinge a temperatura recomendada? verificou se o MAP é o recomendado para seu carro? Qual é o valor da pressão de combustível, e a estanqueidade? está correto? A aplicação do injetor está correta para seu carro? O sincronismo do motor está correto? temperatura do ar está correta? Mediu o tempo de injeção? está correto? Para dizer que é o módulo você tem que provar que o tempo de injeção ou avanços de ignição está anormal e que todos os sinais de entrada estão em ordem.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, alguem me ajude!

    Meu nome é Vinicius tenho uma Palio Weekend 2005/2006 1.4 8V, derrepende ascendeu a luz da injeção, quando ela apaga o carro fica sem aceleração, foi passado o scanner mais acusa sensor de MAP foi trocado o mesmo e o problema persiste, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  55. Vinicius, você deve verificar tudo que tem a ver com o funcionamento do acelerador eletrônico. Isto inclui estado do motor, sistema de combustível, fuga de ar na admissão, corpo de borboleta aceleradora, pedal acelerador, interruptor de freio e embreagem, etc. Faça medição dos principais componentes através do scanner, verificação visual do coletor de admissão. teste os injetores fora do veículo e limpe se necessário, teste/verifique o sistema de ignição.

    ResponderExcluir
  56. BOA TARDE, TENHO UM FOX 1,0 12/13, QUANDO COM MOTOR FRIO DEMORA A DAR PARTIDA, E SO FUNCIONA COM PARTIDA COMPRIDA, DEPOIS DE LIGADO NAO DA PROBLEMA, SÓ COM MOTOR FRIO, JA LEVEI NA CONCESSIONARIA E NADA AINDA, ESTOU SEM SABER EM QUEM MANDAR, AGUARDO UMA INSTRUCAO!!

    ResponderExcluir
  57. Alexandre, há muitas oficinas especialistas em diagnóstico, verifique na sua região uma autorizada da rede Bosch. Se for um carro flex tente abastecer com gasolina para ver se existe mudança, pode ser que está com erro de adptação de combustível.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Aparecido!

    Meu nome é Renato, tenho um fiesta sedan 1.6 ano 2012/2013 com 58 mil km rodados. Nesta semana percebi que meu carro aumentou consumo de combustível ele fazia em média 9,7 no alcool e agora faz 8,6. Estava na estrada e a luz da injeção ascendeu, porém o carro não teve alteração nenhuma no funcionamento continuou do mesmo jeito. Levei na oficina pois até hoje não havia feito nele a troca das velas e nem a limpeza de bicos injetores. O pessoal da oficina me passou que seria necessário substituir as duas sonda lambdas. Segundo eles passaram o aparelho e detectou este problema. De início eu não iria substituir, porém autorizei o serviço, percebi que o carro continua com consumo alterado. Estou com as sondas velhas comigo, o que devo fazer para tirar isso da cabeça e confirmar se realmente tinha que ter substituido as peças. Além das sondas lambdas troquei reparo dos bicos, jogo de vela e fiz limpeza e regulagem eletrônica. Detalhe meu carro tem marcado instantâneo de combustível antes ele era bem sensível agora ele faz a medição instatânea de forma lenta e demonstra um consumo alto, andando em macha lenta tenho percebido 4,7 a 5 km por litro dentro da cidade sendo que antes verificava 8 a 9 na mesma situação.

    ResponderExcluir
  59. Renato não posso saber o que realmente foi feito, pelo que você diz parece que nem filtro de combustível foi trocado ou verificado sistema de combustível. Talvez tenha que recorrer a uma oficina que não trabalhe por osmose caso não a oficina que prestou o serviço não se comprometa com solução efetiva do problema. Não se troca peças simplesmente porque grava erro no sistema, isto só determina onde trabalhar. O indicador de consumo se baseia no volume de combustível injetado e isto quer dizer que o sistema está injetando acima do normal. As causas possíveis são: temperatura do motor errada ou sensor, pressão de combustível errada, aprendizagem de combustível errada(flex), sensor MAP defeituoso ou falta de estanqueidade no coletor, falha de ignição. Estes são alguns pontos a ser considerado no diagnóstico e que devem ser verificados com atenção para evitar troca de peças desnecessariamente.

    ResponderExcluir
  60. Renato não posso saber o que realmente foi feito, pelo que você diz parece que nem filtro de combustível foi trocado ou verificado sistema de combustível. Talvez tenha que recorrer a uma oficina que não trabalhe por osmose caso não a oficina que prestou o serviço não se comprometa com solução efetiva do problema. Não se troca peças simplesmente porque grava erro no sistema, isto só determina onde trabalhar. O indicador de consumo se baseia no volume de combustível injetado e isto quer dizer que o sistema está injetando acima do normal. As causas possíveis são: temperatura do motor errada ou sensor, pressão de combustível errada, aprendizagem de combustível errada(flex), sensor MAP defeituoso ou falta de estanqueidade no coletor, falha de ignição. Estes são alguns pontos a ser considerado no diagnóstico e que devem ser verificados com atenção para evitar troca de peças desnecessariamente.

    ResponderExcluir
  61. tenho um palio weekend mpi 1.5 98/99, e ha uma semana ele vem apresentando defeitos como partida ruim, sem força pra subir qualquer coisa, até mesmo a rampa da calçada de casa, e estourando, além de mostrar um alto aquecimento em baixas rotações, tipo engarrafamento, que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  62. Diogo este é o tipo de defeito cujo diagnóstico deve ser realizado com atenção e de forma técnica, sem chute. Não basta trocar peça deve ser testado passo a passo. A fumaça escura indica queima ruim ou queima de óleo e a tensão da sonda indica excesso de ar no escape. Com o motor frio funciona melhor porque há enriquecimento da mistura porém quente cessa e a mistura se torna muito pobre. Recomendo que se faça o teste de compressão e vazamento do cilindro para o motor, meça a pressão de combustível, revise o respiro do motor, óleo do motor ( se contaminado com combustível deve ser trocado), testar a vazão dos injetores. No sistema elétrico eu faria a verificação do tempo de injeção e corrente dos injetores com osciloscópio. Medir a queda de tensão na conexão a massa e de alimentação positiva do módulo. É comum dizerem isto eu já fiz e eu sempre retruco foi medido de fato ou foi verificação passiva?. Penso que terá que encontrar alguém mais técnico e que se comprometa com o resultado. boa sorte.

    ResponderExcluir
  63. Jaques, verifique o estado do do motor(compressão e vazamento de cilindro), sistema de arrefecimento, escapamento quanto a entupimento. este seria o ponto de partida. se tudo estiver em ordem verifique pressão e vazão de combustível. Se ainda tiver problema retorne.

    ResponderExcluir
  64. Prezados,
    Troquei a sonda lambda do meu Agile 2011 1.4 na sexta-feira depois de detectar que havia um problema na mesma e um dia após a luz de injeção voltou a ficar acesa. Gostaria de saber o porque deste problema considerando que li vários relatos sobre esse problema e em nenhum deles fiquei esclarecido o porque do problema persistir.

    ResponderExcluir
  65. Marco, leia o post e verá que este artigo te diz exatamente isto, ou seja relaciono no post os principais causas que gravam erro de funcionamento da sonda. Atente a este detalhe: ERRO DE REGULAGEM DE MISTURA não é a mesma coisa que sonda com defeito. Nenhum erro relacionado a sonda exige sua substituição, qualquer manual de manutenção recomenda um diagnóstico extenso para se determinara a causa do problema. No seu caso, o problema persiste porque não foi feito o diagnóstico correto e a sonda não é a causa do problema. Possíveis causas: má qualidade do combustível, AF travado/errado, mau funcionamento dos injetores, fuga de ar na admissão, falha de ignição, mau funcionamento do sistema de alimentação de combustível, etc. veja outros post relacionados.

    ResponderExcluir
  66. Olá aparecido, tenho um voyage 1.0 2011, está com o consumo altíssimo e está aparecendo ao ligar o carro no painel de vez em quando o sinal EPC, levei ao mecânico e foi feito a troca de cabos de velas, velas, filtro de ar, filtro de combustível, no entanto luz de epc continua aparecendo ao ligar o mesmo, voltei de novo, dessa vez ele fez um teste na sonda lambda, colocou um aparelho onde mostrava o sinal verde das misturas ricas e pobre e verificou com o sinal indo e vindo de-vagarosamente que era a sonda lambida com defeito... sou leigo em mecânica e gostaria da sua opinião!

    ResponderExcluir
  67. M2 Studio, você precisa de uma oficina que seja capaz de fazer um diagnóstico mais técnico. Se for flex é possível que esteja com o A/F fora e aí existem uma infinidade de possibilidades. Conforme o caso pode ser necessário verificar pressão e vazão de combustível, testar a vazão e pulverização dos injetores, verificar admissão quanto a fuga, verificar corpo de borboletas e limpar se necessário, etc.

    ResponderExcluir
  68. Aparecido,
    Bom dia. Tenho um corolla 2010-11 1.8 automatico e todos dizem q é um carro muito economico na faixa dos 14 na estrada andando a 100km por hora. Mas o meu meu não passa dos 11 mesmo andando em baixa velocidade. Testei pelo multimetro a sonda lambda e o carro frio ou quente ela fica sempre variando entre 0 e 900 mili volts constantemente. É normal esta variação constante? Não tem que estabilizar variando proximo dos 400 milivolts? Obrigado

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde Aparecido. Tenho um civic 99. Já passou em vários mecânicos e elétricas. Não encontraram o defeito. Ele perde a aceleração do nada e quase morro. O carro fica imóvel. E quando acende a luz da injeção ele.melhora mas continua dando umas pipocadas. Já troquei sonda lambda. Limparam bicos conferiram velas cabos e sensores. Já passaram scanner varias vezes. Já gastei uma nota e o problema continua. Me da uma luz ai por favor.

    ResponderExcluir
  70. Charles, o funcionamento da sonda é assim mesmo. Para saber se há algo errado você deve verificar os parâmetros de adaptação Lambda. Se houver desvios indicando compensações quer dizer que tem algum problema oculto. Caso esteja em ordem não há nada a fazer.

    ResponderExcluir
  71. Civic, a falha é esporádica ou se repete de maneira cíclica? acontece em qualquer situação frio, quente, pouco tempo de uso ou só após muito tempo de uso? Para fazer o diagnóstico é levantar os principais problemas com base no que se conhece e começar a investigar. Sempre me dizem troquei isso ou aquilo e nunca testei isso e isso, assim é difícil.
    Sugiro que investigue:
    - Pressão/vazão/estanqueidade de combustível
    - Conexão a massa/positivo de bateria, caixa de fusíveis, relê do sistema, unidade de comando do motor, bobina de ignição, injetores.
    - Positivo do módulo para memória
    - interruptor de corte de combustível.
    - Medir continuidade do sensor de rotação, fase e PMS flexionando toda a extensão do chicote.
    Tenha em conta o erro que grava ao dar o defeito, conforme o caso dar ênfase aos pontos relacionados a ele. Possivelmente outros pontos devem ser acrescentados na investigação. Não troque nenhuma peça até que tenha um diagnóstico mais ajustado.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite Aparecido, tudo bom? Me ajude... A luz da injeção do meu Kia Sportage 2008 acendeu e está apresentando este erro: P0133 - Resposta Lenta do Sensor de Oxigênio (sonda lambda) B1 S1, ou seja, a que prende em cima no coletor de escapamento.
    Pois bem, já troquei a Sonda (coloquei original), já troquei Cabos e velas (originais), troquei atuador de marcha lenta, revisei todo o escapamento, não (aparentemente) existe entrada de ar entre coletor e o cabeçote, já troquei de posto de combustível e Ainda NÃO RESOLVEU... o carro com a luz acesa ou apagada não muda em nada o seu funcionamento... Motor funciona redondinho, às vezes rodo 300km e não acende e às vezes rodo 20km e acende...
    Já troquei de mecânico 5 vezes, o que fazer? Me ajude! Desde já agradeço! Abraço!

    ResponderExcluir
  73. Adriano seria necessário controlar o funcionamento da sonda e os valores adaptativos do módulo para entender o que está acontecendo com a mistura. Existe várias coisas que afetaria a sonda, veja algumas: Poderia estar lenta por não ter a temperatura ideal de funcionamento. Com carga acaba afetando pouco mas ao transitar na cidade devagar poderia dar problema. Certifique se o motor está trabalhando na temperatura correta, se compressão do motor está normal, blow by do motor está em ordem, óleo do motor pode estar contaminado com combustível, válvula do canister defeituosa, teste o sistema de aquecimento da sonda,faça a leitura da temperatura do motor no módulo para ver se está correta, Sistema de combustível - medir pressão/vazão e estanqueidade da sistema, servo freio está em ordem. comece controlando a mistura através do scanner. Quanto ao mecânico... continue procurando nào fizeram tudo que poderiam.

    ResponderExcluir
  74. Tenho um 206 1.0 16v, quando estou andando com ele, piso fundo e sinto que o motor não responde qndo deveria, ele sobe p giro devagar e dai vai caindo, derrepente volta ao normal. O que poderia ser? Recentemente foi trocado velas, correia dentada, filtro de combustivel e foi feito limpeza dos bicos. Cabos e bobina não foram trocados.

    ResponderExcluir
  75. Igor esta manutenção foi feita após apresentar problema ou isto passou a acontecer depois deste trabalho. Se já tinha problema tente scannear e ver que tipo de erro há, pode ser que o problema não tenha sido sanado. Se passou a ocorrer após a manutenção revise o trabalho executado e ou peças aplicadas.

    ResponderExcluir
  76. Olá amigo, tenho um Fox 2013 1.0 e atualmente o mesmo está acendendo a luz da injeção quando chego na média de 90 km a 100 km, ou seja, em torno de 4000 rpm e sem falar que o consumo aumentou, gostaria de saber se este problema pode ser ocasionado por falha na sonda lambda ou tem outro caminho a investigar, pois o mecânico já mexeu nas bulbinas e essa semana o carro voltou a apresentar o mesmo problema.
    Grato pela atenção, Pereira.

    ResponderExcluir
  77. Oi tenho um gol 2004 1.0 special quando estou de na lenta ele oscila..duas vezes ele perdeu a força no motor e desligou liguei novamente e funcionou normal conseguir chegar sem problemas fui no mecânico ele rastreou e acusou sonda lambda...velas foram trocadas e revisão feita gostaria muito de saber se precisa trocar a sonda Pois o mecânico apagou o problema é pediu pra rodar e rever se vai acontecer novamente.
    Conto com sua ajuda Obrigado.

    ResponderExcluir
  78. Pereira, deve ser investigado tudo que se relaciona a mistura ar/combustível. alimentação de combustível, fuga de ar, injetores, sensor de temperatura, etc. veja mais detalhes nos post relacionados a lambda.

    ResponderExcluir
  79. colega se a sonda está respondendo bem não há porque substituir-la. Verifique a adaptação lambda se voltou a trabalhar no ponto central está tudo bem. O gol costuma dar falha de cilindro por defeito na ignição devido a troca de vela tardia.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite Aparecido
    Tenho um Polo 1.2 com 9 anos e 53 mil Km. Acendeu a luz do motor. Levei-o a uma oficina e disseram-me que era a sonda lambda. Apagaram o erro e disseram que se voltasse a acender para voltar... passados 15 dias voltou a acender, fui a outra oficina e na máquina deu o erro p0030, aquecimento da sonda lambda. Deram-me um orçamento para mudança das 2 sondas e apagaram novamente o erro. Tenho lido e fico com dúvidas se será mesmo a sonda lambda que tem o erro. O carro faz poucos kms e está como novo. Não deteto nenhum problema no funcionamento, pega bem, anda bem e não o sinto a consumir de mais... já li algures para fazer o teste de o fazer andar mais km, para o caso de ter algo obstruído na válvula de recirculação de gazes de escape? que me aconselha? depois de tantas mensagens de pessoas que substituíram uma quantidade de coisas, queria tentar um diagnóstico mais certeiro... Agora tem a luz apagada, será que se for à inspeção automóvel vai acusar o erro? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde aparecido,me chamo Marco Aurelio

    Tenho um gol G5 2011/2012 e ele acende a luza da injeção(não altera o funcionamento) quando altero o combustivel (as vezes demora dias as vezes no mesmo dia) ja levei para diagnostico em dois profissionais diferentes o 1º passou o Kaptor e acusou erro 16804 - falha no sistema de catalisador, este me informou que eu tinha que começar trocando as sondas, não sendo elas, trocar o catalisador. O segundo pediu para eu mudar o combustivel (coloquei Gasolina) e rodar mais que 14km, deixou o carro ligado com o Napro por 6 horas, retirou as sondas e fez analise visual do catalisador e informou que a colmeia estava intacta. resolveu que o problema era que eu não estava rodando tempo suficiente para o ajuste de combustivel. dia 7-06-2015 abasteci com Alcool e rodei 35 km para o ajuste de combustivel. No dia seguinte a esse abastecimento o carro pegou de forma irregular e depois normalizando, porem hoje dia 10/06/2015 a luz da injeção voltou a acender sem nem um problema aparente no funcionamento do carro, para ser sincero parece ate que esta funcionando melhor que antes de acender. pode me dar uma dica pois uso o carro p trabalho e ja tive que para tres vezes. Grato

    ResponderExcluir
  82. Cristina entendo seus temores. Possivelmente por usar pouco e em regime baixo com o tempo a sonda pode ter carbonizado e com isto gravar erro. sem que faça uma avaliação mais profunda poderá ser um erro a sua troca, pior ainda é a necessidade de troca das duas sondas!!! Sendo carbonização devido a baixo uso é possível que ao usar o carro por períodos mais longos, com carga mais intensa (pista, subidas) ela acaba autolimpamdo. Outra coisa que deveria ser visto é as adaptações de combustível a nível de orientação para ter um diagnóstico mais efetivo. Poderá ter outras causas como sistema elétrico, qualidade do combustível (por usar pouco o combustível podeficar deteriorado no tanque). Opte por gasolina aditivada e nunca deixe sem uso por longos períodos. Quanto a fazer a inspeção é arriscado, de qualquer maneira terá um custo para fazer uma pré-inspeção o que seria mais recomendável. Melhor contar com os serviços de uma oficina que tenha mais recursos técnicos e equipamentos de análise de gás.

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde Aparecido
    Ontem pus o carro a andar, 120 km puxadinhos, comportamento normal, não acendeu a luz. Hoje levei-o à inspeção e estava tudo ok... deve ter sido a sonda meio calcificada, também tinha posto um combustível mais barato... aparentemente está melhor... se voltar a acender lá terá de ir à oficina.... obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  84. brother tenho um gol 1.0 2006 total flex passei o scanner com a sonda e sem a sonda o resultado é o mesmo gostaria de saber se a sonda estar com problema ou o problema é outro veja:
    TID 01 - rico para se apoiar sensor de teste de tensão de limiar: 0.440 V
    TID 02 - magra para Teste rica tensão de limiar do sensor: 0.440 V
    TID 03 - baixa tensão sensor para cálculo do tempo de interruptor N / A
    TID 04 - alta tensão sensor para cálculo do tempo de interruptor N / A
    TID 05 - Rico a inclinar-se sensor de tempo interruptor N / A
    TID 06 - magra para ricos tempo interruptor do sensor N / A
    TID 07 - Tensão mínima sensor para teste de ciclo de teste: 0.190 V - Min: 0,005 V - Max: 0,055 V
    TID 08 - Tensão máxima do sensor para teste de ciclo de teste: 0.720 V - Min: 0.010 V - Max: 0.060 V
    TID 09 - Tempo entre as transições de sensores de teste: 0.000 s - Min: 0,040 S - Max: 0.080 s
    TID 10 - período Sensor N / A

    ResponderExcluir
  85. Diogo na sua cidade tem um Bosch car service? seria o mais indicado contar com uma oficina que possui equipamento e treinamento. Não se trata de chutar uma possível causa, é preciso testar antes de tudo. Veja, foi medido a pressão do coletor? compressão do motor? quais os erros são registrados no scanner? leituras? Você diz qua a sonda está com 0V, por quê? está pobre a mistura? está faltando aquecimento para a sonda? etc. Se está pobre por quê? mediu a pressão/vazão/volume de combustível e por aí vai. Eu quero dizer que você precisa de profissionais que saibam o que está fazendo, e porque faz, trocar peça é fácil, mas vai te custar mais caro que ir a uma oficina especializada.

    ResponderExcluir
  86. Clik você está fazendo o scanneamento genérico ou com scanner genérico. As leituras que citou são parâmetros de configuração para o sistema supervisionar o funcionamento da sonda. Você deve ler os parâmetros de medições e memória de erros.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite !! to com um livina 09/10 com mais de 150 mil km automático , é só abastecer o veiculo e o carro esfriar e vai dar na partida o carro não pega se pisar fundo no acelerador e segura ele pega dando excesso de combustível e ate uma fumaça de excesso , ai esquentou ele vai embora sem problema até parar de novo , já troquei vela , filtro de ar combustível um monte de coisa , e continuou o problema levei no mecânico passou o aparelho e não deu problema algum na sonda ou em outro lugar , ele falou que tava dando excesso sem lá onde e a sonda aparentemente estava normal , mais um vez que ele ele passou o aparelho a sonda lambda demorou um pouco para começar a funcionar . agora depois de quase 30 dias com problema ida e vinda da mecânica ele decidiu pedir a sonda e trocar , estamos esperando chegar para colocar um nova sonda . . . será que vai resolver meu problema ? ? ?

    ResponderExcluir
  88. eu fiz pelo scanner VCDS VAG-COM DIAGNOSTIC SYSTEM - SISTEMA DE DIAGNÓSTICOPARA VOLKSWAGEN versao 12.12
    coloquei na funçao OBDII, OPÇÃO 5 O2 SENSORES E O RESULTADO APARECEU NA COR VERMELHA.

    TID 08 - Tensão máxima do sensor para teste de ciclo de teste: 0.720 V
    Min: 0.010 V - Max: 0.060 V

    TID 09 - Tempo entre as transições de sensores de teste: 0.000 s
    Min: 0,040 S - Max: 0.080 s

    ResponderExcluir
  89. Mosca, o carro é flex? foi conferido o A/F, está correto para o tipo de combustível que está senso usado? Verificou a pressão/vazão/estanqueidade de combustível? qual é a temperatura do motor lida no scanner? qual é o tempo de injeção durante a partida? e em funcionamento? Acredito que a decisão de troca da sonda é prematura, talvez não tenha feito o diagnóstico convenientemente.

    ResponderExcluir
  90. Click, se o carro apresenta algum problema é melhor scannear no modo comum onde poderá obter uma visualização geral e possíveis erros. No modo OBD tem basicamente os parâmetros relativos a emissões e pode ser menos abrangente.
    Entretanto as leituras que fez não comprovam que exista uma falha exclusiva da sonda, deve considerar o sistema como um todo.

    ResponderExcluir
  91. bom eu fiz como vc me aconselhou e o resultado foi que o sensor de pressao map
    está marcando 430 e o valor máximo é 220, e agora o que faço?

    ResponderExcluir
  92. Click estou confuso com relação aos questionamentos! qual é o problema no seu carro? tem registro de erros? falha? a pressão do coletor em marcha lenta é aproximadamente 430 mbar. Onde você obteve este valor de 220? quando acelera bruscamente tende ao valor da pressão atmosférica na sua localidade.

    ResponderExcluir
  93. não aparece nenhum codigo de falha, esse valor de 430 bar é do sensor de pressão map em marcha lenta. aparece no grafico em vermelho indicando algum problema, era pra ele estar trabalhando na linha verde que vai até 220 bar

    ResponderExcluir
  94. Click, como comentei está correto a leitura. Quem está mau é o aparelho. Consulte o fabricante do aparelho sobre isto. Se ainda não está convencido coloque em outros veículos e comprovará o que estou falando.

    ResponderExcluir
  95. Click, testei um gol flex G-IV e a pressão do coletor deu entre 340 a 390 mbar em marcha lenta. Mantendo a aceleração em 1800 rpm a pressão cai para 290 mbar. Já em um gol GIII gasolina esta pressão ficou em 370 a 420 mbar em marcha lenta. O que você deve levar em conta: a pressão do coletor depende da condição mecânica do motor, da exatidão do sensor MAP, da carga do motor (experimente ligar o ar, farol, etc.), fuga de ar no coletor, respiro do motor. Verifique em que condições está testando a pressão e também em que condições o fabricante do scanner recomenda o teste para a leitura indicada.

    ResponderExcluir
  96. Aparecido bom dia! me passa seu e-mail pra eu te enviar uma foto do resultado do scanner

    ResponderExcluir
  97. Click, clique no meu nome no post e veja no meu perfil, coloque a seta do mouse em e-mai (abaixo da foto) e veja no rodapé da página ou clicando já abrirá a página do seu email. Em contatos também poderá redigir o email. seria mais fácil eu colocar o e-mail mas outros fazem a mesma pergunta frequentemente. em termos de uso consta meu e-mail também.

    ResponderExcluir
  98. Olá, meu nome é João e possuo um prisma 1.4 11/12, e o mesmo está com consumo alto, quando eu deixo em ponto morto e dá uma leve tremida e pára, e fica nisto. com um scanner genérico acusou o código P219A.mas não encontrei muito sobre este código, mas parece que tem haver com a sonda lambda.O que você me recomenda?

    ResponderExcluir
  99. João também não encontrei este código, provavelmente está relacionada a sonda lambda. De modo geral qualquer mal funcionamento do motor registra erro de sonda, mas como alerta os vários posts sobre sonda, não espere que o scanner te aponte a causa do problema. Terá que fazer uma verificação geral e testes em todos os elementos relacionados a combustão: sistema de combustível, velas e cabos, estado do motor, limpeza de injetores se necessário, adaptação de combustível se for flex, qualidade do combustível, sistema de ar e sensores pertinentes.

    ResponderExcluir
  100. Sonda lambda ligada errada ocorre queima da central?

    ResponderExcluir
  101. Colega, geralmente o módulo é muito bem protegido, entretanto não é impossível. Cabe fazer uma análise desde que se saiba todos os detalhes do fato.

    ResponderExcluir
  102. meu pequeno um gol g316v 2000 a tempos ta consumindo muito já troquei velas filtro de foi feito limpeza nos bichos mais nada ainda ele só faz 4k por litro não quero mim desfazer dele o q fazer .

    ResponderExcluir
  103. Alessandro faça um diagnóstico do sistema de injeção/ignição para ver se existe algo errado. Como estão os cabos de velas? rotor e tampa do distribuidor? ponto de ignição está correto? e o sincronismo do distribuidor? costumam perder o short plug e o carro fica sem avanço. Verifique as condições do motor: compressão, vazamento de cilindros, fuga no coletor, ponto da correia dentada, etc.

    ResponderExcluir
  104. Boa Tarde amigo! Tenho um fox 04/05-FLEX 1.0 e fiz toda revisão pra viagem,limpeza no corpo de borboleta,troca dos cabos de velas,velas,filtro de ar e combustível,óleo e filtro.Sempre usando gasolina.Ao retorno da viagem coloquei alcool e o carro acendeu a luz de Injeção,passei o scanner e acusou falha na Sonda Lambda.Exite uma maneira de testa-la e certificar qual delas,antes/pos catalizador, esta com defeito?Outra pergunta,o carro na lenta fica oscilando quando o ar condicionado esta ligado,a rotação não passa de 820 no scanner e o recomendado é acima de 850.Já troquei e pedi pra regular o Corpo de Borboleta no scanner e mesmo assim não alterou em nada,tanto no alcool quanto na gasolina.Verifiquei as tubulações flexiveis de todo o sistema e não encontrei obstruções e nem rasgo,porém a rotação continua a cair na lenta.Poderia me dar um caminho para solucionar meus problemas?Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  105. Vinicius, pense! o fato ocorreu após o abastecimento, portanto é possível que tenha colocado um combustível de má qualidade, ou o sistema não se readaptou. Para saber se isto se justifica deve teste o teor de álcool no tanque e confira se a adaptação (AF) corresponde. Certamente se o erro da sonda não se apaga ou ou volte a gravar imediatamente isto não será possível e terá que testar a sonda e seu aquecimento ( ambas). como pode ver em algum dos meus post a sonda é um gerador de eletricidade e se está rica a mistura ou em aceleradas bruscas a sonda antes do cat. deve gerar mais de 0,5 V. Se isto acontece a sonda está respondendo e possivelmente o problema é outro. Se não responde teste alimentação do aquecimento e chicote dela. Se você leu o erro da sonda então saberá qual é já que o scanner tem registro específico. Se tem dúvida é porque está interpretando errado o erro armazenado, possivelmente se refere a regulagem de mistura e não a sonda propriamente dito.

    ResponderExcluir
  106. tenho um ford ka 2009 ,que quando fica desligado por muito tempo tem que dar umas 5 partidas para pegar e quando pega fica com o motor meio quadradao ,depois que pega fica normal,ja levei na ford ,em mecanico que so mexe com injeçao e eles nao descobriram nada , e o pior que so gastei dinheiro Sempre troco as velas ,cabos no tempo certo,gasolina so uso vpower da shell,mas ta dificil no scanner nao acham problema nenhum,afinal o que pode ser!!!

    ResponderExcluir
  107. Gilson leve em uma oficina de renome. Com base na sua reclamação pode ser que seja problema de alimentação de combustível. Como costumo dizer, precisa fazer alguns teste para confirmar. Meça a pressão, vazão e estanqueidade do combustível para determinar a causa, caso se proceda esta suposição. Um teste simples que pode reforçar esta teoria é ligar a chave, aguardar 10 segundos e desligar. repita isto várias vezes antes de dar a partida. Se notar melhora pode seguir neste rumo.

    ResponderExcluir
  108. bom dia aparecido.
    tenho um agile 1,4 enocoflex 2012, e em longas viagens as vezes em ultrapassagens ou em subidas ingrimes ele pisca a luz de ingnição 3 vezes como alerta, porem dentro da cidade e normal luz nao pisca, ja fui em oficinas de confiança mas porem quando passam o scanner nao mostra nada, seria esse problema bobina? ou sonda?
    me ajude

    ResponderExcluir
  109. Junior seu caso pode ser um pouco complicado. Se fez alguma manutenção recentemente, tipo troca de correia dentada, poderia ter erros de sincronismo ou não foi feito o ajuste básico?aprendizagem após o trabalho. Outra possibilidade é a falha de cilindros por um problema de vela, cabos ou bobina. Injetores entupidos ou alteração de pressão de combustível também pode dar este sintoma. Se fez revisão deve fazer o ajuste básico. Dependendo da situação seria bom fazer a manutenção e o referido ajuste. Nota: nem todos os scanneres tem programa para o ajuste.

    ResponderExcluir
  110. Aparecido, eu comprei um polo sedan 2012 já veio com gnv, mas a luz da injeção eletrônica não apaga, o meu cabo de vela e a vela são novos, eu já coloquei t63/t64/t65/t67 , e ainda continua acendendo, mas eu vizualizei que a pessoa que estalou o gnv cortou a sonda lambda na parte de cima, era pra estalar na parte perto do conector da parte de baixo da sonda lambda, e ele tirou da parte de cima, soudou a sonda lambda e estalou em baixo, será que danificou a sonda lambda, estragou por ter soudado a sonda lambda.,

    ResponderExcluir
  111. Cleiton, possivelmente a lâmpada acende devido ao problema no funcionamento da sonda, para confirmar terá que scannear. Em todo caso deve resolver esta questão pois a sonda não pode ser soldada, terá que substituir. Alem disso me parece que este veículo usa duas sondas, antes e pós catalisador. A adaptação de GNV deve ser revisada, pois em geral costuma ter problemas que afetam no desempenho do sistema original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu carro tem duas sonda lambda, 1 é a de cima, a que foi soudada, e a 2 é debaixo, toda vez que o meu mecanico trocou o semulador de sonda , ele passou o scanner, ai eu andava alguns km e ela voltava acender, então você acha que eu devo trocar a sonda, que estar soudada, e colocar o semulador t67 e passar o scanner, é isso..

      Excluir
  112. Cleiton, eu não mecho com adaptação é muito problemático. A sonda soldada é uma irregularidade, mas certamente existe mais problemas. Em um sistema com somente uma sonda já é difícil, imagine driblar duas sondas. Se você ainda usa o GNV terá que contar com gente que se propõem a instalar e fazer funcionar a adaptação. O uso do scanner é para sua orientação, para saber o que está ocorrendo e não adianta apagar o erro sem solucionar o problema. É possível que seu problema está na deficiência do simulador que não consegue burlar o sistema com duas sondas. Sinto muito, como eu disse, não me dedico aos casos de adaptação por ser problemático e não ter amparo de órgão de controle meio ambiente.

    ResponderExcluir
  113. Olá. Tenho um gol G5 2009, e da noite pro dia ele está apresentando
    defeito como se a bateria estivesse fraca, só que quando dou um
    curto nas polaridades, a bateria se porta normal.

    Quando suspendo vidro elétrico, ou ligo a luz do teto, dou a partida, simplesmente, age
    como se a bateria estivesse fraca. Alguém sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  114. Alissom veja post sobre teste da bateria, deverá usar um multímetro. Em todo caso se estiver correta sua observação então o problema é em uma conexão massa, bornes da bateria, ou mesmo no cabo/cordoalha apresentando resistividade. Melhor seria medir a queda de tensão no circuito e bateria para identificar o problema. Alternativamente poderia revisar as conexões.

    ResponderExcluir
  115. Bom dia!!! Meu nome e eliab, ta com dois dias tive uma colisão com meu carro,
    Ai teve um fazamento no meu radiador, ai pra chegar na oficina tive q força meu carro ate la,
    Chegando o mecânico disse q tinha queimado a junta do cabeçote e tinha empenado o cabeçote, ai ele trocou a junta, plainou o cabecote e trocou fitro e óleo . depois q ele fez tudo isso, o carro quando a gente liga fica falhando, e quando ta em velocidade lenta e começa a falhar tb o que pode ta acontecendo com meu ford ka rocam 1.0 ano 2010e 2011

    ResponderExcluir
  116. Eliab, complicado! Pode ter dado errado alguma coisa no reparo do motor assim como um probleminha bobo de montagem nos agregados. Faça uma verificação geral quanto a montagem tubagem, de admissão/escape, correia, sensores, etc. e se necessário deve avaliar o estado do motor medindo vácuo no coletor, compressão e vazamento de cilindro. Com o scanner pode avaliar alguns parâmetros que pode ajudar na identificação da causa. Entretanto não há a menor chance de alguém te dizer o que está errado sem trabalhar para isto. Seria um problema para o profissional a quem você confiou o trabalho, afinal ele tem que garantir o que fez e entregar o carro funcionando em perfeitas condições.

    ResponderExcluir
  117. ola Aparecido, meu nome é armando, tenho um voyage 2012,1.6 flex, estou com um problema na hora de trocar combustível. toda vez que troco ando cerca de 70 km pois trabalho fora da minha cidade e o carro anda normal. mas apos desligar e liga-lo frio, o carro começa a oscilar e apagar. já é terceira vez que acontece isso. já troquei velas, cabos, filtro de combustível. nas duas vezes apareceu o erro no Scanner como sendo a sonda lambda. mais o problema sempre e resolvido por mudar o af/ar combustível, pois o mecânico falou que o motor não reconheceu o combustível. o que pode estar causando isso?

    ResponderExcluir
  118. Armando, tem que ver se o erro da sonda é antes ou depois do abastecimento. Existem várias possibilidades para o sistema não reconhecer a mudança de combustível, entre elas: módulo de injeção não recebe informação que houve abastecimento, devido a erro nos sistema de combustível, ar, motor, ignição que leva a erro de sonda e consequentemente bloqueia o sistema, por defeito exclusivo da sonda lambda, aprendizagem bloqueada por erro de adaptação via canal 60 ou 61 do VAG, óleo contaminado, etc. Certifique que a sonda esteja em ordem. Encontre uma oficina que tenha o scanner VAG e tente fazer a adaptação pelo canal 58 ou 59. leia os parâmetros do bloco 34 bloco A e B (consultar informação VW) para entender o que está ocorrendo no sistema. Consultar campo relativo a arbol, b-tank, simular abastecimento para ver se o sistema reconhece. Infelizmente as oficinas querem agilidade e não se interessam em investigar o problema seja por falta de informação ou por não visar lucro simplesmente.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite !! Eu tenho um Logan 1.6 ... E o mesmo está falhando muito, sinto que também perde a potência e gastando muito mesmo, ele está fazendo uns 4 km por litro na cidade ... Não seinoq fazer porq já troquei a bobina cabos e velas ... Oq pode ser ??

    Abs

    ResponderExcluir
  120. Ola aparecido boq noite tenho uma kombi 2001 com gnv e o que acontece e que quando ela esquenta falha muito na gasolina passo pro gnv e pronto resolvido o problema quando ta fria normal ja fui em varios mecânicos e ninguém consegue resolver o problema o ultimo passou o aparelho e disse que e a sonda lambida tenho dúvidas vc pode me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  121. Logan, não adianta trocar peças que se tem suspeita, seria loteria, é preciso fazer o diagnóstico. Entrar com scanner, fazer leituras, medir a pressão-vazão-estanqueidade de combustível, checar a mecânica do motor, checar se não existe fuga no coletor de admissão/escape, etc. Uma vez diagnosticado o problema aí sim partir para a solução.

    ResponderExcluir
  122. Roberto verifique com os instaladores de GNV se o seu sistema possui emuladores de sonda e se está funcionando. Estes também devem fazer um diagnóstico do sistema convencional com relação a possíveis gotejamento de combustível, danos no sistema de combustível, e adaptações indevidas devido a influencia do GNV.

    ResponderExcluir
  123. Bom dia. Tenho um idea adventure 1.8 2009 que está consumindo excessivamente, principalmente em marcha lenta. Já troquei cabo de vela, velas, limpeza de bico e corpo da borboleta várias vezes mas não adiantou nada. Só não troquei o sensor da borboleta e sonda lambda. Em alguns momentos ele rasteia um pouco. Seria o caso de se trocar a sonda lambda?

    ResponderExcluir
  124. Arloni, não sou bom de chute, é caso de fazer diagnóstico. Se suspeita da sonda teste-a. Sugiro medir a pressão, vazão e estanqueidade de combustível, fazer leitura dos parâmetros do sistema com scanner em busca de anormalidade, compressão do motor, verificar a existência de fuga de ar no coletor de admissão e escape, e por ai vai. Trocar peças que se suspeita não é uma opção válida.

    ResponderExcluir
  125. Sou mecânico e estou com um carro na minha oficina modelo strada
    a luz da injecao eletrônica está acesa mas no scanner está dando sistema ok
    a luz fica piscando
    aconteceu depois que eu troquei a sonda lambda
    alguém sabe dizer o que estar acontecendo

    ResponderExcluir
  126. Que ano é este veículo? qual sistema de injeção?

    ResponderExcluir
  127. Bem tenho uma titan 150 injetada ano 2011 ela liga mas tem que ficar acelerando o giro não sobe e por final a vela está seca será essa sonda a causadora do problema?

    ResponderExcluir
  128. Luis não estou familiarizado com motos, mas o princípio de funcionamento é o mesmo dos carros. Posso te dizer que o sintoma não é de sonda lambda. Se for mix pode ter relação com problema de adaptação de combustível, aí sim talvez tenha relação com a inoperância da sonda devido a carbonização. Acho que se for mix seria melhor mudar o combustível para teste. Examine a sonda quanto a carbonização. Neste caso o problema daria já para ligar. Pelo sintoma descrito eu creio que falta combustível. Verifique a alimentação de combustível e injetor, pode ter entupido, filtro de ar.

    ResponderExcluir
  129. Olá aparecido, boa noite? Tenho um fordka2010/11.o velocímetro parou de funcionar do nada, levei ao mecânico que passou o scanner e acusou as duas sondas com defeito o mesmo fez o teste nas sondas e condenou as duas gostaria de saber se tem alguma relação com a parada do velocímetro.

    ResponderExcluir
  130. Colega o velocímetro não tem nenhuma relação com a sonda lambda.

    ResponderExcluir
  131. opaa amigo não sei mais oque eu faço ...tenho um vectra gt 2010 primeiro apareceu perda de foça no motor , foi verificado os dois catalizadores entupidos e a surdina do meio tambem ,troquei tudo ficou bom , mas daí antes de virar a ignição uma luz amarela que apagava sempre antes de ligar o motor não apagava mais ,precisando acelerar o carro para ligar ,apos dada a partida a luz apaga , mas tá gastando horrores ...levei já em varios mecanicos sempre que passamos o scaner acusa sondalambda 1 intermitente ....quando apagada a memoria funciona que é uma beleza por mais menos dois dias ...daí resolvi trocar a sonda lambda o problema persistiu , fui informado pela chevrolet que teria que pelo scaner fazer a identificaçao do combustivel fiz varias vezes e nada ...o problema sempre volta ...e tambem quando esta com problema a relacao alcool/gasolina tendo gasolina no tanque mostra 77%alcool...realmente não sei mais oq eu faço ....será que pode ser o modulo ? ou a segunda sonda que não troquei ?

    ResponderExcluir
  132. Daniel, qual é o simbolo da tal luz amarela? O que está acontecendo é que o sistema está fazendo adaptação errônea de combustível. Tem relação com o erro da sonda, que ao reconhecer uma mistura muito pobre aumenta a injeção de combustível. Isto não quer dizer que a sonda esteja com defeito, se fosse este o caso teria resolvido com a troca, isto é, supondo que foi feita corretamente. Você tem que verificar a adaptação, tensão de sinal da sonda e seu aquecimento para confirmar que se trata de uma mistura pobre. Se for este o caso poderia ser fuga no escapamento, montagem inadequada da sonda devido ao uso de algum componente não original, já que estes foram substituídos. Injetores entupidos ou com má pulverização, problema mecânico no motor, sensor de temperatura do motor ou sistema de arrefecimento com defeito, pressão de combustível baixa, sensor map defeituoso, fuga de ar no coletor, etc. Ou seja busque a causa do empobrecimento da mistura,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. levei o carro hoje na chevrolet ...daí me perguntaram se quando colocada a sonda lambda nova,se foi feita a tal da identificaçao do combustivel ...acredito que não foi feita ,somente apagada a falha ....daí tao querendo que eu troque novamente a sonda ...por conta disto ..e aí oq eu faço ?

      Excluir
    2. Daniel é possível, mas não é normal, que leve o veículo a vários profissionais e tenha pareceres diferentes. Em quem confiar? Reflita sobre o que já fez, a sonda que trocou é original, genuína, de fabricante conceituado, tem certificado de qualidade? A aplicação está correta? Qual é o problema com a oficina que visitou pela primeira vez? Se alguma coisa está errada com a sonda é natural que queiram substituir-la e para isto cabem a eles te informar o motivo. Se está convencido que usou um produto de qualidade, poderia discordar e talvez ir a outra oficina. Não sou favorável a pular de uma oficina para outra, afinal uma boa oficina deve se comprometer em solucionar o problema, mas nem sempre o dono do veículo tem a paciência de entender que as coisas pode não sair bem na primeira vez ou que algum caso seja mais difíceis que outros. A decisão será sempre sua pela escolha da oficina, peça que vai aplicar, etc. Infelizmente não tenho como dizer o que deve fazer, afinal não tenho o carro em mãos.

      Excluir
  133. Meu carro teve o chicote ressecado pelo motor gol g5 , ai ele quebrou e eu andei com o veiculo lor volta de 30 quilometros e nessa quilometragem meu carro começou a falhar e sair muita fumaça na descarga e com cheiro de combustível , levei ao mecânico e o mesmo disse , q meu carro rodou com combustivel a mais do normal e pode ser q o combustivel lavau o pistão e trabalhou seco e pode ter arranhado a camisa , ele disse q e pra mim rodar com o veiculo para tirar o ecesso de combustivel por um período de um mes , ai vem a pergunta ja tem 2 dias a fumaça diminuiu mais agora esta saindo na mesma proporção de onten será q tenho q esperar esse tempo todo , e outra pergunta posso ter ligado o fio invertido ou ele nao tem lado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANR, ao andar com excesso de combustível, vai contaminar o óleo do motor e prejudicara lubrificação. Se recomenda neste caso trocar óleo e filtro. Se não houve danos mais graves deverá normalizar. Quanto ao fio, não sei a que se refere.

      Excluir
  134. Ola. Boa noit. Tenho um astra 2000. Com meio tanque ele não fez 80 kil.. cabo vela novos. Passei raster. Nao acusa nada. Desliguei a sonda lambda pra ver. Nao acusa no painel. Mais quando ligada com o carro ligado no raster mostra ela em funcionamento. Alguem pod me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, o consumo alto pode ter várias causas, como: problemas de motor, má pulverização do injetores, motor frio (válvula termostática defeituosa), sensor de temperatura com leitura errado ou com defeito, sensor MAP, velas, etc. Terá que adotar uma sequencia de investigação e executar teste em cada sistema/sensor sob suspeita.

      Excluir
  135. Ammigo, fiz a limpeza do corpo de borboleta do meu new civic, após isso a aceleração fica oscilando e acusou no meu OBD2 falha na leitura da sonda (Catalyst System e Oxygen System). Você acredita que isso deve estar acontecendo pelo fato do corpo de borboleta ainda estar se adaptando com a limpeza? tinha muita borra de sujeita.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega, precisa executar o reset das adaptações do corpo de borboleta.

      Excluir
  136. Olá! Assim tenho um pálio edx 97 1.0 e logo q logo ele com o motor frio ele parece estar afogado da umas tremidas e em +- 5segundos normaliza e as vezes ele da uns estourous ali na parte do coletor e por vezes cai o rendimento do nada e logo em seguida normaliza. E por vezes quando arranco em uma lomba estilo a primeira marcha e quando boto a segunda o carro parece que acarca e demora a desenvolver. O que pode ser isso já troquei bomba de combustível,sonda lambda e todos os filtros!! Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson pode ser uma infinidade de coisas. Sugiro que examine o estado das velas, cabos e bobina quanto a falhas de ignição e scannear pode te dar uma dica quanto a possíveis causas.

      Excluir
  137. Boa Noite Aparecido, tenho um Agile 2010 LTZ, e gosto de andar com o mesmo no etanol. Porem de um tempo pra toda vez que vou da partida o motor estando quente começando esfriar após uns 15 minutos parados o motor o carro pegar engasgando (falhando) depois afirma a rotação normal, as vezes ele falha tanto parece que vai afogar. Ja levei em varias oficina porém ninguém conseguiu resolver meu problema ja foi limpado bicos, feita leitura no scanner, testado bomba de combustivel, limpado TBI e nada. Pode me dizer algo sobre isso??
    Grato!!!!

    ResponderExcluir
  138. Colega só acontece nesta condição? Este sintoma é de falha de combustível, difícil é entender que com os testes realizados não puderam detectar! Foi visto o AF? corresponde ao combustível que está no tanque? foi testado a estanqueidade do sistema de combustível? Verificou se não está aspirando combustível pela partida a frio? outras possibilidades: fuga de ar no coletor, aspirando combustível pela válvula do canister.

    ResponderExcluir
  139. Tenho um voyage G5 2009 ele fica fraco e a luz do sonda lambda ficar acesso o que deve ser? meu email é gustavinhoshow@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo sua colocação não está correta. Existe um erro de mistura no seu carro e acusa um erro relacionado a regulagem lambda, esta deveria ser a interpretação. Você deve examinar o que está afetando o funcionamento do motor para causar este erro. No post tem uma lista dos principais componentes que afetam o funcionamento do motor. Para o carro flex acrescente a lista de possibilidades possíveis problemas de falha na adaptação de combustível ou A/F e outros elementos. Veja post sobre sistema flex.

      Excluir
  140. Olá tenho um do fiesta 97 e ligo ele é ta tudo ok mas quando acelero ele euterá a lenta e depois morre oque seria? desde já agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio as possibilidades são muitas, precisa fazer um diagnóstico com scanner em busca de anormalidades. Checar quanto a entrada falsa de ar na admissão, funcionamento do atuador de marcha lenta, limpeza do corpo de borboleta, etc.

      Excluir
  141. Ola eu tenho um palio economy e ele estava com um vazamento de óleo em cima do conector da sonda lambda, depois que eu tirei o vazamento o carro começou a dar problemas, levei em uma oficina e o mecânico me disse q era a sonda. Será q o vazamento danificou a sonda ? Se eu limpar o conector vai voltar ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington se o mecânico testou e te disse que é ela, como posso contrariar-lo. Não tem como saber sem testar, ele realmente testou a sonda e o sistema?

      Excluir
  142. Tenho o pólo 2008 venho notando que seu consumo está aumentando está fazendo na cidade 8,5 na gasolina e 6,8 no álcool o carro é 1.6 será que pode ser essa tal lambda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sonda, em primeira mão, nunca deve ser vista como um elemento que causa aumento do consumo, ao contrário, ela tenta compensar desvios na queima. Verifique possíveis problemas de combustão como menciona a postagem relacionada: pressão de combustível, injetores sujos/inestanque, velas defeituosas/desgastadas, cabos de velas, A?F incorreto, má qualidade do combustível, tempertura do motor irregular, etc.

      Excluir
  143. Olá Aparecido, comprei um corsa hatch 2012 e logo após uma semana de uso acusou problema na injeção eletrônica. Dois dias depois parou de acusar o problema. Rodou mais uma semana e voltou a acusar e assim ficou por mais duas semanas quando finalmente consultei um mecânico. O scanner revelou problema na sonda lambda. Ele trocou a sonda lambda superior e o erro persistiu. Como ele não tinha em mãos uma sonda lambda inferior, fiquei de fazer o teste outro dia. Entretanto, o carro parou de acusar problema no sistema de injeção. Devo deixar assim mesmo por enquanto ou devo voltar ao mecânico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o veículo está funcionando sem problemas, deixa como está.

      Excluir
  144. Boa tarde amigo meu carro e uma palio weekend 06 a injeção eletronica dela toda hora funciona ou seja depois do cilco dela liho meu carro e saio depois ela começa a ligar do nada e o carro perde força e geralmente morre ja passei a maquina e não detecta o problema podeser a sonda lambda?

    ResponderExcluir
  145. Rodrigo não entendí bem o seu problema. Perder força e morrer não é um tipo de falha associada a sonda lambda. O scanner não não serve para indicar a causa do problema, é serve apenas para orientar o mecânico. Encontre uma oficna especializada em diagnóstico. Seu problema pode ter relação com falha elétrica ou de alimentação de combustível.

    ResponderExcluir
  146. Boa noite tenho um mercedes slk 230k o carro quando esta frio pega e quando aquece desliga gostava de saber se é da sonda lambra uma ves que ele desliga o painel liga mas nao da nenhum tipo de sinal para pegar e quando ele esfria ele pega de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é sonda, peça a um eletricista que procure por mau contato na instalação elétrica.

      Excluir
  147. Aparecido tenho um corolla xei 1.8 2003 ele estanca quando o motor está frio.quente fica normal.já diz limpeza de bico, troquei a borboleta e atuador de macha lenta, troquei as velas, bateria nova e continua mesmo problema. Meu mecânico disse que é cabeçote e válvulas que vc me diz.

    ResponderExcluir
  148. Dão se ele pensa que é motor, então teste para ter certeza. Não estamos na idade da pedra, e achar faz parte do processo, porém para comprovar podemos e deveremos fazer testes: um simples teste de compressão/vazamento de cilindro/medir a pressão do coletor com um vacuômetro e checar a temperatura no cabeçote/coletor.

    ResponderExcluir
  149. Tenho um tipo 94 quando ligo a sonda lampda fica um cheiro forte de gasolina e o carro começa a ratear , quando eu desligo a sonda ai para de ratear mais consome muita gasolina não sei mais o que fazer você pode me ajudar

    ResponderExcluir
  150. Colega o motor está trabalhando com mistura muito rica ou muito pobre. No seu caso provavelmente mistura pobre, mas tem que confirmar. Com a sonda ligada ele tenta ajustar a mistura erroneamente e piora a situação. Verifique o que está errado e corrija. Verifique pressão/vazão/estanqueidade do sistema de combustível, fuga de ar na admissão ou escapamento, sensores de carga e temperatura do motor, injetor entupido/má pulverização, motor com baixa compressão, falha de ignição. dá para começar com isto, boa sorte.

    ResponderExcluir
  151. Bom dia sou o Roberto comprei um pálio celebration 08/09 quando ligo ele pega mais perde foça e apaga andando quando coloca macha lenta tenho q acelera muito pra pode ele sai do canto ja troquei velas e cabos e fiz limpeza de bico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, se trata de um carro flex, certo? Você já scaaneou, conferiu se o A/F está correto para o combustível do tanque, Mediu pressão/vazão de combustível? Não adianta trocar peças se não sabe o que está acontecendo de fato! é como tomar remédio sem conhecer a doença. Veja o post que publiquei hoje (mecânico ou mago?).

      Excluir
  152. BOM DIA.TENHO PALIO 2002 GASOLINA FARI 8 V ,SINTO UM FEDO FORTE POR BAIXO GUANDO PARO DESLIGO FICA CHEIRO FORTE .E PERCEBI UM GASTO ALTO COM COMBUSTIVEI..SERA QUE PODE SER CATALISADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega pode ser uma infinidade de coisas, tipo: injetor gotejando, regulador de pressão furado, pressão alta do combustível, falha de ignição, sensor de temperatura do motor defeituoso, problema de motor, mangueiras ou conexões de combustível com vazamento, canister, etc. Você pode ver pelo menos se não é vazamento de combustível, do contrário é melhor deixar para um profissional, mas evite trocar peças sem fazer diagnóstico, veja minha última postagem.

      Excluir
  153. Boa tarde aparecido. Tenho uma meriva 1.8 flex 2008 o carro funciona perfeito no gnv porém no etanol fica muito ruim, medi com um multimetro o sinal da sonda e ela só ficava travada abaixo de 100.... Troquei a sonda por uma nova e o carro voltou ao normal com a sonda variando normal de 100 a 900 porém apos 20 minutos com o carro em funcionameto o carro voltou com o mesmo defeito ..medi a sonda e ela tava travada abaixo de 100 novamente
    Será que a sonda nova queimou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, sinto em dizer que não opino sobre adaptações. Geralmente isto é problema da má adaptação do GNV, consulte oficinas que se dedicam a este produto que eles sabem o que fazer.

      Excluir
  154. Boa noite aparecido to procura resposta aki ate d madrugada tenho hum golf glx 2.0 1995 e quando a tenparatura chega no normal ele desliga ai bato umas 3 vezes na partida ai ele pega normal e velocimetro eo contagiro tem hora q funciona e hora que nao cera q tem alguma coisa a ve? Por favor me ajude obrg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, as possibilidades são: contagiro ou cabo de ligação entre ele e a bobina com defeito, velas/cabo de ignição defeituoso, falha elétrica/alimentação do instrumento no painel. Melhor opção: desligue os fios do contagiro na bobina e veja se o problema do motor desaparece, teste/examine o cabo do contagiro, alimentação elétrica dos instrumentos.

      Excluir
  155. olá boa tarde
    tenho um golf 2.0i ano 2000
    já foi trocado a bobina que estava queimada, velas pelo tempo de uso do gás com os
    cabos de velas, o sensor de massa que estava queimado, bomba de combustivel e o regulador de pressão limpei os bicos
    injetores.
    o carro no inicio da aceleração dar uma falha e esta com um alto consumo de gasolina
    e um cheio ruim saindo pela descarga.

    passou o scanner na oficina acusou sonda lambda com esses erros

    oxigem (lambda) sensor B1 S1: no activity
    oxigem (lambda) sensor B1 S1: sinal muito longo
    oxigem (lambda) sensor B1 S1: sinal baixo


    a mesma foi trocada e continua falhando e com cheio ruim sainda da descarga.
    a sonda antiga dava o mesmo codigo de erro.

    só que agora só dar o erro de sonda

    oxigem (lambda) sensor B1 S1: no activity

    será que pode ser o chicote do carro ou da sonda lambda
    aguem pode me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, ao questionar se pode ser o chicote da sonda com defeito, você deu o primeiro passo para a solução do problema, basta dar seguimento e testar cabos e conectores para ver se procede. Afinal fio, alimentação da sonda, conectores, podem ser facilmente verificados. Considere também fazer o teste da mecânica do motor, já que pode ter sido danificado pelo uso de gás. Se ainda está adaptado para gás, certamente continuará tendo problemas, e como de costume, prefiro não opinar. Se retirou a adaptação revise toda a admissão em busca de entrada falsa de ar.

      Excluir
  156. Olá, tenho um palio 97 1.6 16 e ele perdeu totalmente a força. Ficou mais de um mês sem eu conseguir ligar ele. Depois dei uma mexida no parafuso na sonda lambda e ele pegou. Porém está totalmente fraco. Nem da pra andar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, pode ser um monte de coisas, motor com defeito, injetores entupidos, pressão de combustível, sistema de ignição, etc. terá que submeter o carro a um diagnóstico e verificações preliminares que possam levar ao problema. Seria mais racional que sair trocando qualquer peça que possa ser suspeita.

      Excluir
  157. Bom . eu limpei a a sonda da minha moto com querosene e deixou de acusar. O defeito.. Comigo funcionou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dependendo da situação as vezes dá certo, como deu com você.

      Excluir
  158. Ola Aparecido, meu nome é Arnaldo, tenho uma montana 2007 1.8 flex, ligo a chave o motor gira mais não pega, a qualquer hora, mais no tranco pega, testei com uma bobina nova mesmo sintoma, cabos de vela,ok, velas ok, fiz o teste de lampejo da luz de serviço e acusou 11 falhas de avarias, tentei fazer reset desligando a bateria de um dia para o outro e não apagou os códigos, os códigos são: P0351, P0353, P0120, P0220, P1550, P0230, P0443, P1230, P1612 e P1613, o íncrivel que pega no tranco e funciona normal, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo, pela quantidade de erros e sua classe, é possível que seja mau contato na alimentação do módulo, provavelmente a conexão a massa na carcaça do módulo. Para tirar a dúvida melhor medir a tensão de alimentação e também fazer as medições deste valor durante a partida normal.

      Excluir
  159. Olá! Vi que esse post é antigo, mas vou torcer para ter um retorno.
    Tenho uma BMW 320i, 2011/2012.
    Foi passado o scanner no meu veículo, que apontou o erro P0152 (circuito de sensor de O2 - Reação lenta - Grupo 2 Sensor 2) e P0160 (circuito de sensor de O2 - Nenhuma atividade detectada (Grupo 2 sensor 2).
    A sonda foi trocada e o scanner foi passado novamente, indicando o erro P0052 (sonda lambda aquecida, circuito de controle do aquecedor, sinal alto - bancada 2 sensor 1.
    A sonda defeituosa foi trocada e o carro continuou ruim, sendo realizado novo escaneamento, que apontou o erro P0159 (circuito de sensor de O2 Tensão elevada (Grupo 2 sensor 1) e P0160 Circuito de Sensor de O2 Nenhuma atividade detectada (grupo 2 sensor 2).
    O que poderia estar acontecendo? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eveline, os erros indicados não significam que a sonda estejam com defeito, na verdade deve ser interpretado como uma falha na função de regulagem da mistura. O procedimento inicial é fazer as revisão do chicote elétrico para garantia que as sondas estão aptas para trabalhar. Em seguida ler os parâmetros do sistema para entender o que ocorre com a dosagem ar/combustível, afim de determinar a origem do problema. Existem dezenas de situações possíveis que podem provocar esta falha. Sugiro que procure uma oficina especializada em diagnóstico.

      Excluir
  160. Boa noite Aparecido,tenho um sandero com o mesmo prolema relatado aqui por todos (pequenos estralos que parecem vir do sistema de escape, Barulho no escapamento similar aos carros diesel.. perca de força ao andar E sem resposta ao pisar acelerador (intermitente), grande consumo de conbustivel, etc
    Porem sou técnico eletrônico e tenho osciloscópio a disposição.. tem algum material de estudo com curvas, amplitudes e demais parametros que possa analisar com este instrumento para os diversos sensores como o lambda por exemplo?
    Att.Luis

    ResponderExcluir
  161. Tenho um corolla 09/10 estou andando normal, de repente ele corta a corrente apagando tudo e no mesmo instante volta o normal. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiton, geral de apagar até o painel, poderia ser bateria, conexão massa/positivo de bateria, ou seja alimentação principal. Se for parcial, pode ser um mau contato em max-fusível, ou central fe fusível. Melhor fazer uma revisão nestas conexões.

      Excluir
  162. Tenho tempra 2.0 8v tbi ele ta oscilando falhando sem força estourando os cabos estão no seu devido lugar passei o aparelho scanner constou bico gasolina e sensor passo a passo ja troquei e continua com o mesmo defeito pode ser sonda lambda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weverton, você precisa verificar se permanece o erro. Se for o caso examinar o chicote elétrico e conectores. Verifique também quanto a sujeira no corpo de borboleta/canal de ar do motor de passo. Procure por entrada de ar no coletor, e meça a pressão de combustível.

      Excluir
  163. Olá a todos, tenho um Vectra 96 (modelo importado), 2.0, 8 válvulas, ultimamente, quando ligo o carro, ele fica falhando em rotações baixas, ao até 1500, 2000 rpm e só enquanto está frio, após o motor esquentar, a falha para totalmente, e essa falha do acontece de vez em quando. Falei com um mecânico agora há pouco e ele me disse para começar pelos cabos de vela, que quando com problemas, apresentam falhas intermitentes. Você saberia me dizer algo mais preciso, por favor? Não gostaria de trocar peças até achar o defeito, sai caro demais, rsrsrs.
    Desde já, muito obrigado pela atenção.
    Henrique Loduvico Martelli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mrtelli, o que você deseja, vou dar um exemplo, é que o médico diga qual é o problema do paciente sem examinar-lo e fazer qualquer exame. Isto não existe. Para achar o defeito terá que submeter seu carro em um serviço de diagnóstico e com muita capacidade do mecânico e ferramentas adequadas talvez ele acerte na primeira. Diagnóstico não quer dizer suposição como a sugerida pelo seu mecânico. Terá que submeter o carro a uma série de verificações e testes antes de dizer qualquer coisa.

      Excluir
  164. Meu nome e celio Tenho um corsa sedan2000 1.6 frio funciona bem mas quando esquenta desligo ai nao pega mas e da uns estouro. So liga depois q esfria.

    ResponderExcluir
  165. Célio, terá que fazer um diagnóstico do sistema de combustível, pode ser o regulador de pressão furado ou injetores gotejando. Procure uma oficina de sua confiança.

    ResponderExcluir
  166. Boa noite Aparecido. Meu nome é Marco Aurélio, tenho um Honda Fit 1.5 16v 2006/2007 que apresentou o seguinte problema: a uns dois meses atrás ele começou a falhar a entre 1500 e 2000 rpm. Levei ao mecânico e o mesmo verificou que as bobinas estavam ruins. Como na minha cidade as peças eram muito caras optei por comprá-las pela internet. assim que chegaram pedi ao meu mecânico para trocá-las. Ocorre que o problema persiste. O carro não acende luz de anomalia da injeção, não tem nenhum código de erro nos testes feitos com o scanner. No início do ano troquei as velas junto com óleo filtros etc. Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Aurélio, sugiro que encontre uma oficina especializada em diagnóstico. Casos assim precisam de um check-up mais detalhado, como: verificação de parâmetros da mistura, motor, transmissão automática (se tiver), sistema elétrico em geral, etc.

      Excluir
  167. Bom dia ainda responde questões nesse fórum Aparecido?

    ResponderExcluir
  168. ola aparecido, me chamo fabricio e tenho um fox 2009 de uns dias pra ca notei que o consumo de combustivel aumentou e ele apresenta falhas na aceleração oque pode ser? sera defeito na sonda lambda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio o post te dá muitas possibilidades e nos comentários encontrará outras mais em consultas idênticas. Eu poderia acrescentar um montão de possibilidades ainda. Sugiro que encontre uma oficina especializada em diagnóstico para que não troque peças desnecessariamente.

      Excluir
  169. Bom dia tenho um siena elx 1.4 desde que comprei troquei velas,cabos de vela,filtro de ar e combustível limpeza de bicos passou no scaner e nada apresentou enfim carro era de um senhor onde so usava etanol desde q comprou 0 km e ele esta agora com 87 mil km no computador de bordo notei uma pequena diferença em economia pulou de média dentro da cidade de 8.2 para 9.1 ou seja após tds essas trocas que fiz deu um pequeno resultado e notei q em baixas rotações principalmete de 3 marcha ele da uma falhada mas mesmo assim acredito que esteja Gastão pois vi outros sienas fazendo bem mais km com ar ligado dentro da cidade qual seria o real m otivo alguns tutoriais onde dizem fazer até 11 na Cidade e olha q uso poucas as vezes o carro tudo original nada de rodas de forçar o carro e quando forço o carro ele faz a mesma média de qndo ando normal o que vc me aconselha a realizar ultimamente estou andando no álcool e na gasolina aditivada nao muda nada e os mesmos valores ja fiz no papel e tbm bateu os valores de consumos iguais ao computador de bordo

    ResponderExcluir
  170. Gil, Qual é o tempo de injeção em marcha lenta, motor quente? está normal? procurou por fuga no coletor de admissão? qual é a pressão do coletor lida pelo módulo? problema em servo freio? respiro do motor? como está o sistema de carga? estado da bateria? meça o consumo do alternador. Possui muitos consumidores elétricos, tipo farol milha, lampadas potentes, som? Mediu a pressão/fuga de combustível? checou sincronismo do motor?

    ResponderExcluir
  171. New Civic 2011 com falha de ignição e falhas cilindros 1 2 3 4 aleatória... ja foi trocada vela, bobina, olhado todos os sensores (rotação, temperatura)... o que pode ser... pode ser corpo de borboleta sujo? O carro anda normal, porém da um corte no acelerar rápido e depois alinha... e outra ele ascende a luz da injeção eletrônica e no mesmo momento já corta a aceleração, mas não desliga, só limita a velocidade a 2000rpm... eu desligo e ligo e ele volta normal até o próximo ascendimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega falha de ignição pode ter relação com mistura, motor, entre outros. Possibilidades são muitas, portanto se acha que pode ser isto ou aquilo, a melhor coisa que faz é verificar, testar, e garantir que está em ordem. O corpo de borboleta está sujo, então limpe-o, afinal em algum momento terá que fazer isto, independente dele ser o causador do problema. Foque no erro, e tente eliminar-lo. Se entra somente erro de ignição, então é aí que tem que trabalhar. Falha de ignição pode ocorrer por: vazão/pulverização ruim dos injetores, fuga de ar no coletor, filtro de ar obstruído, sincronismo do motor, respiro do motor, servo freio, mau contato elétrico em injetores, bobina, fuga de alta tensão, etc.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.