S10 LTZ motor não entra em funcionamento

Veículo:  Chevrolet 
Modelo: S10 LTZ - ano 2013 Diesel Common Rail

Defeito: motor não pega

Memória de erro:
Sinal do sensor de fase freqüência muita baixa

Histórico:
Motor havia sido substituído por outro parcial.

Procedimentos:
Testado o sensor de fase com o multímetro, ok.
Conferido parcialmente o sincronismo do motor já que havia dúvida devido a dificuldade de uso de ferramenta de travamento para o virabrequim. Verificado o sinal do sensor de fase com osciloscópio, normal. 
Ao verificar o sincronismo fase x rotação com o osciloscópio foi constatado que não havia sinal de rotação. Testado o sensor de rotação fora do local com multímetro, ok.
Verificando através do orifício do sensor constatou-se a ausência do anel impulsor magnético no eixo do virabrequim.
 
Anel impulsor magnético do sensor de rotação S10 LTZ Diesel
Solução: Remover motor para montar o anel impulsor que faltava.

Nota:
Constantemente me perguntam sobre problemas de falhas em veículos e a resposta é uma só: faça uma lista dos possíveis causas e teste cada uma delas. Somente substitua o componente se realmente constatar que o mesmo esteja inoperante.
Veja neste caso o erro nos remete ao sensor de fase, entretanto a causa da falha era a ausência do sinal de rotação. 

Outra coisa interessante neste caso, através do scanner havia leitura de rotação do motor, um parâmetro alternativo que nos leva a crer que estava em ordem o sinal de rotação do motor.
Em outra circunstância poderia ser que o motor entraria em funcionamento, mas não neste caso.
   
Estratégia do sistema:
Os injetores não são ativados caso haja erro dos sensores: de fase, rotação, pressão do rail.

53 comentários:

  1. Eu tenho s10 2012/2013 .
    O carro da partida mais n liga,as vezes quando desligo a bateria ele volta a funcionar ou gado desligo as conexões do modulo prox a bateria.
    Queria saber qual o real deito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Areton, eu também queria saber! e para isto é preciso fazer um diagnóstico com scanner e conforme o caso testes adicionais.

      Excluir
    2. Você conseguiu resolver este problema areton jr oq que era se conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema

      Excluir
    3. Conforme mecânico da GM em minha cidade, apresentou a erro P0335 que acusou, conforme a fabrica da GM, falha no sensor de rotação. E ai procede?

      Excluir
    4. Está coerente com as possiveis causas.

      Excluir
    5. Estou com uma 2012 duremax veio toda desmontada para mim montar há pergunta é se ela tem sensor de detonação?

      Excluir
    6. A minha só entrou em funcionamento após utilizar a ferramenta correta de sincronismo...

      Excluir
  2. Augusto existem várias razões pelo qual o motor não entra em funcionamento, por isto precisa fazer diagnóstico que conciste em ver se tem combustível, se a pressão é suficiente no lado de baixa e alta pressão, se existe sinal de rotação e fase, se está sincronizado, bateria e motor de partida se está em ordem, imobilizador, etc. O que estiver errado deverá ser investigada a causa.

    ResponderExcluir
  3. A minha S10 2012/13 tmb apresenta o mesmo defeito, troquei a bomba de combustível e ainda apresenta o mesmo defeito.

    ResponderExcluir
  4. colega, é preciso fazer um diagnóstico para identificar porque não funciona e só depois disto tomar medidas de correção. pode ser problema elétrico ou de combustível. para saber use scanner para localizar possiveis erros.

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma S10 diesel ltz 2012/13
    O painel acusa desliga o motor precáo de óleo baixa
    Já chequei a preçáo do óleo está normal,já troquei o interruptor do óleo e a luz do óleo não apaga e o painel continua informando para desliga o motor
    E tem outro problema liga a chave ela pega mais a hora que vai desliga volta a chave e retira dá iguinicao ela demora desliga
    Gostaria de saber se tem solução

    ResponderExcluir
  6. Gelson a solução é encontrar a causa do problema. Se a pressão do óleo está normal, o interruptor não tem problema, então falta verivicar o fio e o painel. teste o circuito. quanto a parada do motor verifique se a borboleta do coletor fecha ao desligar o motor, se a linha 15 no módulo é interrompida prontamente ao desligar a chave.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Conferi a fiação dá S10 não resolveu
    Pedi pra passar o aparelho dá GM e fazer configuração o aparelho não entra por causa do ABS .
    Eu troquei o ABS dela quebro
    Coloquei outro usado
    Vc sabe como configurar o ABS que coloquei no sistema da S10
    Eu acho que ele que tá fazendo essa partida demora desliga o motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gelson o ABS é totalmente independente da injeção. O ABS não precisa nenhuma configuração. A única coisa em comum é a rede CAN provavelmente o ABS é incompatível ou tem algum problema que mata a rede CAN que é justamente a ligação do conector de diagnóstico os demais sistemas eletrônicos. Tem duas alternativas: desconectar o ABS para ver se comunica com a injeção e ou fazer teste da rede CAN. Se o defeito for o ABS desconectando o resto deve funcionar bem. caso contrário teste a rede CAN.

      Excluir
    2. A falha da rede interrompe a comunicação com o painel por isso dá erro de pressão de óleo. o interruptor de pressão vai para o módulo de injeção e a informação é transmitida pela rede CAN ao painel. Conclusão tua rede CAN está ferrada e pode ser o módulo que colocou.

      Excluir
    3. Boa noite
      Verifiquei a borboleta do coletor ela não está fechado quando desliga a chave .
      Mas depois do motor desligado se tentar dá partida em seguida ela não pega e dá perda de potência.
      Mais se esperar 20 segundo ai a borboleta se fecha e abre aí pode dá partida no motor que ele paga na hora.
      Eu tenho um vídeo de como tá acontecendo
      Se vc tiver watsap posso ti envia

      Excluir
    4. Gelson, você resolveu o problema da rede CAN, conseguiu ler o módulo? Está confuso, você relatou problema da luz de ´oleo, desligamento do motor, ABS, e se entendí demora para pegar. Mas até agora não me disse nada sobre os testes que sugerí. Se não resolver o problema da rede CAN não vai sair do lugar. Diagnóstico consiste em solucionar cada um dos problemas que tem, não dá para saltar nada.

      Excluir
    5. Do ABS sim
      Mais a luz do óleo não

      Excluir
    6. O problema é que o rapaz da concessionária conseguiu entra no modulo mais não dá conta de fazer o diaquinostico dá rede CAN no aparelho dá GM

      Excluir
  8. Boa tarde
    Fizemos uma no revisão do chicote e tudo indica que é o módulo dá injeção que tá mandando o sinal do painel errado e sinal dá partida que demora desliga
    A borboleta só fecha depois que o motor desligado e não fecha totalmente

    ResponderExcluir
  9. Boa noite pessoal, minha s10 2012, 2013 está com 50mil km, tem dia que ela pegá, tem dia que não pegá , quando não pegá acusa potencia reduzida do motor!!

    ResponderExcluir
  10. Porq minha s10 apagou geral estava funcionando na lenta e a bateria esquentou e apagou tudo

    ResponderExcluir
  11. Eu queria saber se o anel impunsol magnético da s10 2013 que pega no eixo virabrequim e liso?

    ResponderExcluir
  12. Estou com uma S10 2013 o modmód de injeção dela foi queimado devido ter entrado água troquei o mesmo o carro só pegou dando partida direto no arranque depois de fazer alguns testes no sistema elétrico ela não pega mais de jeito nenhum

    ResponderExcluir
  13. está desbloqueado o inobilizador? tem pressão no rail? tem erro gravado na memoria do módulo? é por aí que deve começar.

    ResponderExcluir
  14. Meus amigos quantos anéis existe no sensor de rotação da s10 2.8?

    ResponderExcluir
  15. Amigo estou com um poblema nua s10 2.8 motor mwm 2010 a luz do diagnostico acende i ela gira o motor i nao funciona i quando funciona ela fica ums segundo funcionando i apaga i nao funciona mais

    ResponderExcluir
  16. ola boa noite....desmontei o cabeçote de uma s10 2.8 180cv....pois havia misturado óleo na agua pelo separador de calor....fizemos a correçâo troca de pistão etc....pois ao dar a partida não existe pulso nos bicos...porém só funciona no wd....alguém pode me dar uma luz.....bomba elétrica ok estava funcionando porem aqueceu devido ao óleo na agua.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,estou com uma igual,oq era a sua ?

      Excluir
    2. Meu amigo anônimo.....tentamos montar o cabeçote sem ferramenta de sincronismo.
      ..só entrou em funcionamento após utilizar a ferramenta correta de sincronismo....espero q seja teu problema...

      Excluir
    3. Boa noite,estou com uma igual,o que era a sua ?

      Excluir
  17. sangrou a lunha de combustivel de alta? leu a memória de erro do módulo? qual erro tem?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde ...como posso entrar em contato com vc....o pms do vira seria os pistões alinhados ou pistao em cima

    ResponderExcluir
  19. Bom dia....problema s10 resolvido...obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi a causa para nao chegar pulso nos bicos?? Estou com um problema parecido

      Excluir
  20. Boa tarde aparecido estou com uma S10 2013 180c fiz a substituição do motor agora não chega pulso pra acionar os bicos testei pressão tudo ok mas não funcionou o que faço? Já botei o rastreamento não apresenta nenhum cód defeito

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde aparecido estou com uma S10 2.8 180c fiz a substituição do motor agora não chega pulso nos bicos já verifiquei pressão da bomba roda fônica rastreio não acho cód defeito ?

    ResponderExcluir
  22. Olá Aparecido bom dia.
    Estou em uma oficina de funelaria montando a mecanica de yma s10 2013 em um veiculo antigo porem meu scaner nao esta lendo o modulo do motor.
    O estranho é que o mudulo do cambio ele leu.
    Ja vi sobre fazer jump no modulo abs e tal.
    Mas ate o momento nao consegui nada .
    Vou checar o chicote completo esta semana ok.
    Se puder me dar uma dica agradeco imensamente.
    Carlos Roberto crbflorestal@hotmail.com tel 11953030266 meu scaner é um KTS 340 bosch com a ultima atualização .2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KTS, checar a conexão do conector se tiver bem entre em contato com o hot line da bosch para tirar dúvida de cobertura ou uso. Vc temm familiaridade com sistema Diesel? se não, peça ajuda a um mecânico diesel. Vc pode ter deixado de montar alguma coisa importante para o sistema ou não purgou o sistema de alta, etc. só uma pessoa avaliando in loco o que fez para dizer o que está errado.

      Excluir
  23. Amigo gostaria de saber se a roda fónica da 180 cavalos muda para 200 cavalos

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Aparecido Oliveira . Tenho uma s 10 2013

    ResponderExcluir
  25. S10 2013 , troquei o filtros de combustível que tava com vazamento . O mesmo funcionou depois de 2 minutos o motor desligou e não entrou mais em funcionamento ,já troquei a bomba de alta . sensor de pressão de combustível e não tem pressão na flauta

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Estou com uma s10 lt 2013 q nao comunica o aparelho alguém pode me dar alguma dica agradeço desde já

    ResponderExcluir
  27. Ola estou com uma s10 ltz 2013 tava andando na rua parou do nada chequei bomba de aulta troquei os dois sensores de rotação e nada nao liga chuequei o cicronismo e nada. Alguem tem uma ideia do que pode ser

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde pessoal...estou com uma S10 2013 180 CV fiz o motor dela e agora ela não vira mais,se eu deixar a chave ligada e virar direto no motor de partida ela pega!Se puder me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  29. Boa noite pessoal me ajudem!
    Minha S10 ltz diesel automática 2012/2013 queimou a junta do cabeçote porém não deixei aquecer muito e já desliguei o motor, mandei trocar a junta do cabeçote pois era só isso mesmo que seria preciso, meu pesadelo começou logo depois do serviço. Toda vez que dou a primeira partida falha com fumaça branca, já conferiu ponto, troquei sensores, flauta, bomba de alta
    Conferiu injetores na autorizada bosch tudo ok. Não dá código de falhas, por último mandei desmontar o motor e olhar pistões, bloco e não tem qualquer defeito no motor. Me ajudem pessoal pois já não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  30. Olha estou com uma S10 Ltz flex 2015 quando motor aquece ela não funciona alguma pessoa ai pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. Esto com uma s10 2013 disel tem pressão no rei mas nao tem corrente nas unidades tem alimentacao d 7.00 bar na bomba de alimentação

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.