Sistema de ignição eletrônica indutiva com platinado |
Com alguns componentes baratos podemos construir um circuito que permite comandar módulo de ignição indutivo com o platinado.
A idéia, no mínimo inédita, além de invocar o conhecimento técnico funciona de maneira satisfatória no carro. Além disso, este circuito é a base para construir um gerador de pulso para teste deste tipo de módulo.
Recordando: No módulo indutivo a faísca na vela se dá no momento em que o sinal da bobina impulsora se torna negativo e desliga o transistor, e por sua vez a bobina de ignição.
O circuito esquematizado abaixo tem como objetivo gerar um sinal de tensão com polaridade negativa, no momento da abertura do platinado, para comandar o módulo indutivo.
circuito conversor de sinal |
placa de circuito montada |
Peças: capacitor eletrolítico de 1mf-25V, resistores de 1k-1/4W, demais resistores 1/8W, diodos vide esquema, fios de ligação 0,8 mm2, transistor de uso geral BC546 ou similar.
O circuito foi testado com módulos de ignição indutivos da Bosch final 0.003/4, em jipes com motor de 4 cilindros. O ajuste do ângulo de permanência do platinado deve ser de 45 graus/4 cil. e não há necessidade de desconectar o capacitor original do distribuidor.
O módulo transistorizado possibilita o uso de uma bobina de ignição de alta potência, comutando corrente elétrica além do que seria suportado pelo platinado.
O circuito foi testado com módulos de ignição indutivos da Bosch final 0.003/4, em jipes com motor de 4 cilindros. O ajuste do ângulo de permanência do platinado deve ser de 45 graus/4 cil. e não há necessidade de desconectar o capacitor original do distribuidor.
O módulo transistorizado possibilita o uso de uma bobina de ignição de alta potência, comutando corrente elétrica além do que seria suportado pelo platinado.
Embora a durabilidade do platinado seja prolongada ainda requer ajuste/troca periódica devido a desgaste mecânico.
Veja também:
Parabéns suas aulas sõa magnificas, valeu abraço. OBS: ve se pode me ajudar. Tenho problemas ,preciso diminuir o CO e Hcc escort 1.8 Vw ap , usando um giglê principal menor ajuda? o original é 127 se pode diminuir qual sera a melhor medida.O gigle menor faz esquentar a bobina???
ResponderExcluirdevo atrasar o ponto??? vianalves.( musica@gmail.com ) valeu abraço.
Parabéns suas aulas sõa magnificas, valeu abraço. OBS: ve se pode me ajudar. Tenho problemas ,preciso diminuir o CO e Hcc escort 1.8 Vw ap , usando um giglê principal menor ajuda? o original é 127 se pode diminuir qual sera a melhor medida.O gigle menor faz esquentar a bobina???
ResponderExcluirdevo atrasar o ponto??? vianalves.( musica@gmail.com ) valeu abraço.
Viana, a questão do aquecimento da bobina é irrelevante. Quando ao HC, tende a diminuir com o atraso da do ponto, mas o CO é praticamente independente do ponto de ignição. Colocando isto no âmbito de marcha lenta, será algo insignificante e trará consequencias insatisfatória para a estabilidade de marcha lenta, avanço total de ignição, potência do motor, se feito a partir do ponto inicial. A influência marcante será na calibragem da mistura, minha sugestão é fazer a manutenção do carburador tal qual manda o manual e atentar a fatores que impossibilitam obter os resultados esperados, como: condições mecânicas do motor, aquecimento do coletor de admissão/base do carburador, sistema de arrefecimento, sistema de ignição em ordem, etc.
ResponderExcluirÉ da mesma forma para o fusca 1500 ?
ExcluirBoa noite Aparecido. Parabéns pelo circuito, tenho um Maverick com platinado e estava doido pra fazer essa adaptação. Mudando um pouco de assunto,me fala uma coisa, preciso de um circuito que atrase o ponto de ignição conforme a rotação do motor aumente( e que dê para ajustar esse atraso),você teria algum circuito que faça isso? Caso não tenha, pode até ser um circuito com atraso fixo mesmo, por exemplo, quando ligado, atrasa "x" graus, quando desligado,volta ao normal. Andei pesquisando, e me parece que oq faz esse tipo de atraso, são circuitos RC (resistor/Capacitor) né? Poderia me ajudar?
ResponderExcluirDesde já, agradeço a atenção.
obrigado Daniel. Eu não tenho nada assim. Para atrasar o ponto para um valor fixo neste circuito é só aumentar o valor do capacitor em paralelo com o platinado. Teste diferente valores (chutando 5 uf) e aumente ou diminua conforme o valor desejado. use um interruptor em série com o capacitor para ligar/desl.
ExcluirUhmm...entendi. Vou experimentar fazer isso...Muito obrigado pela atenção.
ExcluirBom dia Aparecido! Obrigado por manter este blog cheio de informações interessantes! Sobre a ignição do dkw, pensei em montar algo um pouco mais complexo: http://www.not2fast.com/ignition/cap-dis-ignit-cdi.pdf
ResponderExcluirSerá que esse cdi fica bom? No caso eu montaria uma unidade do inversor e 3 do cdi propriamente dito, um pra cada platinado. Em todo caso, pensei também em adaptar um gerador ac (bobina de moto) para usar cdis de motor, tipo da cg. São baratos e fáceis de encontrar. No caso do cdi de moto, eu adaptaria um sensor magnético no lugar dos platinados, igual da moto. Na sua opinião, o que fica melhor? Muito obrigado! Abraço!
Gico infelizmente não tem como te dizer nada sobre este produto, não o conheço. Não importa o que que faça, a única forma de você saber se é uma boa opção é ser o primeiro a testar. Pois se trata de adaptação/reengenharia e tudo pode acontecer.
ExcluirEntendo! Vou dar uma conversada com quem meche com motos, analisar a opção do cdi de moto. A vantagem dele é que o carro funcionaria mesmo sem bateria. De qualquer modo, entro em contato e conto minha experiência. Pretendo compartilhar o que quer que eu consiga de resutados! Abraço!
ExcluirEu Montei o circuito acima. Funciona muito bem.
ExcluirJá tive idéia de adaptar um CDI no meu Jeep. Acabei optando pela Ignição Eletrônica Assistida, pois a montagem de um circuito CDI era bem mais complexa. Montei quatro Módulos Assistidos para meus carros.
ResponderExcluirDepois apareceu os CDI de motocicleta, facilitando o serviço.
Recentemente olhei os CDI de moto novamente. Tem diversos tipos, com e sem limitador, além de diversas pinagens. Acredito que se ligar esse circuito em um CDI que recebe pulso positivo, sem limitador, funciona sim sem muito problema. O limitador não pode ter, mesmo porque temos mais cilindros que uma moto, e ele seria problema. E não custa tentar,pois um CDI de moto é barato, tendo alguns que custam menos de R$ 20,00.
Com isso, essa fica sendo a melhor alternativa para se melhorar uma ignição, superior à qualquer outro sistema que se invente em instalar.
Desculpe-me ai em cima. Excluí sem querer o comentário. Publico novamente, pois tinha o e-mail para me salvar...
Walter não conheço ninguém que tenha feito algo parecido. Adaptações trazem muitos problemas, ainda mais quando não se tem informação técnica do fabricante em detalhes sobre o produto. Será que dá certo mesmo?
ExcluirAcho que dá sim. Vamos pegar os módulos CDI da Servtec. Não tenho preferência alguma pela marca, mas foi a que achei a pinagem dos módulos CDI com facilidade.
ResponderExcluirEntra nesse link ai, e baixa o pdf, pois isso é coisa de se guardar: http://www.servitecmoto.com.br/images/arquivos/boletimtecnico-pinagemcdihonda.pdf
Pelo que rapidamente olhei, os módulos com pinagem 5 e 7 são mais indicados. O 7 deixei para lá, mesmo porque aparentemente o 5 equipa motos mais comuns, e deve ser mais barato por isso. Além do mais ele tem uma saída para tacômetro, o que o 7 não tem. Dai escolhe um módulo sem limitador. Achei o 50.105.98 mais adequado, por ser mais de moto mais comum. Mas tem outros.
A pinagem é simples sendo que chamam de "bobina de pulso", o pulso positivo que vem do distribuidor com bobina impulsora (distribuidores de aranha). Usando seu circuito, o platinado chaveia esse módulo com facilidade.
Olhei rapidamente o preço, e achei por perto de R$100,00, mas isso é caso de se pesquisar direito. Os CDI sem limitador são mais caros, pois consideram ele para performance. Nem tanto, né ? Mas não podemos ter limitador, pois no meu caso nos Willys 6 cilindros, o CDI limitaria o giro perto de 1800 rpm. (Para monocilindrico de moto ele limita em 11.000rpm). Dá uma olhada nesse link : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-808800457-cdi-cg-125-2003-a-2005-3-fan-125-2008-sem-limitador-d-giro-_JM?source=gps
Vou aproveitar e abusar. Gostaria de colocar sua página nos meus links, e acrescentar um link para ela. Se possível gostaria de publicar também seu circuito, e deixo ele como está, com a referência da sua URL. Minha página é www.waltergjunior.com. Tem uma página só dos módulos de Ignição Assistida que fiz, bem como uma breve dissertação do assunto.
Um abraço, obrigado, Walter.
Bom dia. Teria como adicionar neste projeto um timer para evitar a queima da bobina em caso de esquecimento da chave de ignição ligada? Grande abraço e parabéns pela sua iniciativa de postar seus artigos.
ResponderExcluirBom dia. Teria como adicionar neste projeto um timer para evitar a queima da bobina em caso de esquecimento da chave de ignição ligada? Grande abraço e parabéns pela sua iniciativa de postar seus artigos.
ResponderExcluirvocê pode usar o modulo 013 que já possui desligamento automático.
Excluiroi Aparecido, tudo bem, teríamos como combinar de vc fazer dois circuitos desse para mim?
ResponderExcluirFernando veja com uma oficina ou estudante de eletrônica aí na sua cidade. o grau de dificuldade é baixo.
Excluirvaleu....
ResponderExcluirBoa tarde Aparecida deixa eu falar para você não sei se você pode me ajudar eu fiz sistema seu aí mas meu carro ele funciona e não acelera entendeu ele funciona mas não dá aceleração ele fica só em lenta e outra coisa porque que eu tô tentando fazer isso porque eu coloquei um distribuidor eletrônico e quando está com distribuidor eletrônico a voltagem do carro fica louca fica de 4 a 20 volts fica variando de 4 a 20 volts e eu tentei fazer isso que você me falou usando o platinado porque quando eu coloco o platinado nele assim sem ignição eletrônica a corrente estabiliza normal você poderia me ajudar o porquê que o meu carro não está acelerando com esse sistema desse conjunto que você me passou ou porque que quando eu coloco ignição eletrônica no carro aqui a voltagem fica louca Desde já eu agradeço!
ResponderExcluirsem ver nada eu só posso aconselhar. Não funciona nem com platinado e nem eletrônico. Já tentou só com platinado? Vc deve ter montado algo errado. Veja o vídeo da ignição de 6 pinos com distribuidor eletrônico siga os passos do vídeo para ver o que está errado. São vários videos: na bancada, no fusca, etc. com certeza em algum deles te dará a luz para resolver.
ExcluirBom dia Aparecido, não tenho encontrado os resistores 1/8w, somente em smd, posso substitui-lo? Qual seria?
ResponderExcluirSão resistores comuns, qualquer loja de eletrônica tem. pode usar de 1/2 watts ou maior. só muda o tamanho.
ExcluirQual o valor desse kit?
ResponderExcluirE onde vc está localizado?
Tenho um Fusca 1972
o kit é uma sugestão para quem quiser fazer. Eu não vendo nada.
ExcluirBoa noite, Aparecido
ResponderExcluirO "condensador" do platinado tem necessidade de ficar ligado, ou posso retirá-lo?
Boa noite, Aparecido.
ResponderExcluirO "condensador" do platinado tem necessidade de ficar ligado, ou posso retirá-lo ?
Ola! Tentei fazer um "a mais" nesse circuito e colocar um LED para fazer uma "luz de ponto" embutida nele. Coloquei o LED ligado entre alimentação (pino 4UC) e na entrada do platinado (fio do platinado). Minha teoria é que o led seria ligado e desligado conforme o platinado abrisse e fechasse... No entanto ele simplesmente nao apaga... Alguma ideia onde posso estar errando? Abraços. Parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirBom dia Aparecido, vou montar o circuito mais na minha gaveta só possuo os equivalente: - Diodo - 1n914 (1n4148)
ResponderExcluir- Transistor 2n2222a (BC 546)
- Diodo SK3 GL 02 (1n4007)
- Capacitor 1000uf (1MF)
Posso usar estes vai funcionar??