Teste a sonda lambda banda larga com o osciloscópio

Testar a sonda lambda de banda larga com o osciloscópio é uma alternativa que enriquece bastante o diagnóstico, pois além de medir a tensão é possível visualizar a qualidade do sinal, a sua duração, freqüência, entre outros.

As medições que seguem foram feitas em um veículo VW-Passat FSI versão Brasil, e servem de referências para outras aplicações que usam este tipo de sonda.

Com o negativo do osciloscópio (isolada da massa) conectado no borne 5 (fio amarelo) e o positivo no borne 1 (fio preto). Valor teórico 0,45 V. Valor medido varia 0,42 a 0,49V, figura 1.


Conectar o negativo do osciloscópio à massa (chassi) e o positivo no borne 5 (fio amarelo). Valor teórico 2,5V. Valor medido varia de 2,5 a 2,56V, figura 2.
Nota: Em algumas versões de unidades de comandos este valor é de 1,5 V. Exemplo: VW- Bora ME 7.5, os demais valores não se alteram.


Negativo do osciloscópio (isolado da massa) entre borne 5 (fio amarelo) e positivo no borne 6 (fio vermelho). Valor teórico 600 mV negativo a 600 mV positivo.

Mistura rica, figura 3, oscilação de pouca almplitude a valores negativos. 
 

Mistura pobre, figura 4, oscilação de pouca amplitude a valores positivos.

Teste sinal de controle do PTC de aquecimento da sonda.Positivo do osciloscópio entre o borne 4 (fio branco) e negativo à massa (chassi): pulsos PWM. 

Com a sonda fria, figura 5, a largura dos impulsos decrescem gradativamente com o aquecimento da sonda. Freqüência fixa de 100 Hz.

A figura 6 mostra os pulsos no PTC da sonda à temperatura de trabalho. Considera-se como ciclo ativo, o qual circula corrente elétrica através do PTC, o nível baixo do sinal.

9 comentários:

  1. Aparecido, obrigado por esta informção era justamente isto que eu estava precisando e apesar de ter varios manuais não tem estes detalhes.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ,TENHO UM TEMPRA STILE E ESTÁ COM 2 PROBLEMAS DE PRINCÍPIO,,, DE VEZ EM QUANDO ACENDE A LUZ DA INGEÇÃO NO PAINEL E O MOTOR ESTOURA COMO SE ESTIVESSE COM CABOS DE VELA TROCADOS,MAS NÃO ESTÃO POIS AS VEZES ELE ANDA PERFEITO COMO SA NADA ESTIVESSE ERRADO,E DESDE ONTEM ELE COMEÇOU A CORTAR GIRO EM 3000RPM,NÃO PASSA DISSO,, O QUE PODE SER...
    GRATO PELA PRONTA ATENÇÃO...

    ResponderExcluir
  3. Junior seria muito bom que pudessemos dizer de pronto a causa de todos as falhas do veículo. Sua percepção quanto a causa é coerente, portanto examine o sistema de ignição quanto a fuga de corrente, desgastes/estado das velas, resistência e estado dos cabos de vela ( não é somente a interrupção que causa falhas, pode ser falhas de isolação, sujeiras, etc.),bobina. Inclua na verificação a mecânica do motor, entrada dear pelo coletor, sistema elétrico, conectores, etc.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite .
    Eu gostaria de saber o esquema eletrico de uma sonda lambda de 6 vias e como testar ela com um multimetro.
    Agradeço desde ja .

    ResponderExcluir
  5. Geovani, se está se referindo a sonda lambda de banda larga estes valores no post são dela. Veja mais testes neste post: teste-da-sonda-lambda-LSU. Observe que existem variantes e os parâmetros podem ser diferentes em função do fabricante da sonda e também do módulo aplicado ao veículo. O único parâmetro que não muda é a tensão da célula geradora (nernst),que deverá ser sempre 0,45 V. Se tiver dificuldade retorne com a referência, aplicação e fabricante da sonda.

    ResponderExcluir
  6. bom dia, tenho um uno 1.0 carburado ano 92 e de uns dias pra cá estou andando e derrepente ele morre e demora para pegar , meu marido acha que a bobina oq devo fazer




    ResponderExcluir
  7. Rose quando você diz "acho" é válido somente como condição para proceder com o teste da bobina. É como quando sentimos alguma dor, podemos achar que a causa pode ser um monte de coisa, porém se não fazer os exames indicados por um médico não saberemos qual será o remédio. Possibilidades: pode ser carburador, bomba de combustível, sistema de ignição, chave de contato, etc.
    Sugestão: ao morrer o motor retire a tampa sobre o carburador e verifique se há falta ou excesso de combustível, verifique se a saída da bobina "joga" faísca dando partida, verifique o estado do distribuidor, tampa, cabos e velas e se necessário troque os componentes defeituosos. O mais importante não troque nenhuma peça se não tiver certeza que esta tenha problema.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Aparecido!
    Instalei um kit de hho no meu ford ka 2013, instalei um EFIE analogico fiz uma medida com multimetro da sonda e deu valores entre 0,140 a 0,960 teria alguma forma de fazer uma regulagem na sonda para que a mesma diminua o consumo de combustivel? pois mesmo apos a instalação do kit o consumo ainda ta alto.

    ResponderExcluir
  9. boa noite Aparecido oliveira, tambem me ajudou muito essa materia sobre sonda de banda larga e como fazer a analise com osciloscopio. muito obrigado por nos ensinar de forma bem simples e facil de entender.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.