Diagnóstico de falha

Ao entrar na oficina, um veículo com falha, qual é o procedimento para solucionar o incoveniente?
Já recebí incontáveis pedidos de ajuda, cuja troca de componentes suspeitos não deram resultados satisfatórios. Houve uma ocasião, em que o técnico alegou haver trocado a sonda Lambda por três vezes, e ainda assim persistia o erro neste sensor. Ora, se você tem dor de cabeça, toma comprimido varias vezes, e dor não passa, você certamente se pergunta: por quê? 
Fazer um diagnóstico é mais que ver a falha, é encontrar a causa do problema, portanto faça como as crianças, questione. Por quê existe erro neste sensor? Quais poderiam ser  as prováveis causas para o erro ou inconveniente? Se este sensor está defeituoso, seria este o sintoma que apresentaria no veículo? 
Somente depois de encontrar e sanar a causa do defeito é que se pode encerrar o serviço. Caso contrário, vocês já sabem: o cliente volta ..."tomara" 

8 comentários:

  1. Tenho um passat 1.8 turbo ano 2000. O carro apagou e não descobrimos o que defeito. Foi colocado o aparelho para buscar o problema mas não acusa nada. O carro dá a partida, vêm combustível mas parece que não dá combustão (não tem faísca). O que pode ser amigo? Paulo Armando S.dos Santos. www.sildossan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Colega, Para ter certeza se há faísca remova uma bobina para verificar. Se for este o caso, então verifique se há alimentação de bateria no borne 15 das bobinas ( possui fusível). Este sistema possui módulo (driver) para as bobinas, e para dar pane geral somente se faltar alimentação positiva nas bobinas ou ligação massa (negativo) no driver.

    ResponderExcluir
  3. Boa! Anônimo.. houve troca da bateria? Tive um caso recente de um passat onde a ECU perde a leitura da posição do corpo de borboleta o que ocasionou problemas parecidos. Para a correção foi necessário troca e reprogramação da soic.

    Marcos
    ecuhacked@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. amigo meu kadett 96 gl , quando ligo o limpador trazeiro o rele fica grilando, ai ligo a lanterna o ponteiro temperatura sobe e acende a luz indicadora do farol alto, ai quando puxo o botao para acender a luz do teto ,fica td normal ai volto a poicisao desligado , da pane , pod me ajudar amigo , desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. Ola bom dia tenho um iveco tector 24250E 2012 ele entra em modo de emergencia direto. Passei o aparelho e acusa falha na alimentaçao de combustivel .ja troquei os filtros a valvula .ja testamos a bomba de alta preçao mais nada adiantou ele entra em modo emergencia e fica com a aceleraçao em 15 mil giros nao sei mais o que deveo fazer .me ajudem se puder por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson o diagnóstico é feito através das leituras do scanner, medições de pressão de alimentação e do rail, testes dos componentes em bancada. Encontre uma oficina capacitada e deixe o mecânico trabalhar, jogar com a sorte geralmente fica muito mais caro.

      Excluir
  6. boa noite senhor aparecido? realmente sr. tem razão em tudo q fala, seus videos são muito valiosos para mim e para tantos q tem carros,mecanicos picaretas é de 10 pra 1 q seja realmente profissional, sofremos muitos na mãos deles, com trocas de peças e os problemas continuam.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.