Esquema elétrico do controlador PWM com driver de baixa tensão.

Um controlador PWM tem vasta aplicação no controle de componentes eletrônicos para fins diversos. Podemos destacar no automóvel o controle de rotação do motor do eletroventilador, bomba elétrica de combustível, aquecedor da sonda lambda, controle da marcha lenta com motor ou atuador eletromecânico, válvulas reguladoras de fluxo, iluminação em geral, etc.
Sua aplicação também é muito útil na manutenção para testes destes componentes. 
A seguir ilustro um circuito com o difundido NE555 que pode ser usado para testes de uma infinidade de componentes e também para controle de algumas cargas.
Com pequenas modificações nos componentes o circuito pode ser adaptado a uma infinidade de uso.   Com o transistor T1 sugerido, o 2Sk3569, é possível usar na ativação de bobinas de ignição inclusive, porém seria necessário suprimir o diodo D4.
Caso deseje uma frequência diferente o valor de C3 pode ser alterado. Valores mais altos resulta em frequência mais baixa.
Reduzindo ou curto circuitando R3 o ciclo ativo pode ser aumentado em até 99%.
Como está apresentado o circuito pode ser usado na ativação de eletroválvulas em geral, motor do corpo de borboleta, atuadores de marcha lenta, iluminação, etc.

Dados do controlador: 
Frequência aproximadamente 270 Hz, depende da tolerância dos componentes.
Ciclo ativo regulado de 7 a 70 %
Corrente controlada máximo 8 Amperes, deve ser montado em um bom dissipador de calor.
Alimentação bateria ou fonte 12 a 16 Volts 
          
Controlador PWM
Lista de peças:

R1- Resistor de 470 Ohm ¼ Watts
R2-  resistor de 10 K - 1/8 Watts
R3- Resistor de 47 K - 1/8 Watts
R4- Resistor de 1 K - 1/8 Watts
C1- Capacitor eletrolítico 47 microfarad por 16 Volts
C2, C3- capacitor de poliéster ou cerâmico de 22 nonofarad de 30 a 63 Volts
D1, D4 -Diodo retificador de uso geral 1N4001
D2, D3 -Diodo retificador de uso geral 1N4148
DZ - Diodo Zener 5,6 Volts 500 miliwatts
P1 – Potenciômetro linear comum 100 K
Ci - Circuito integrado NE555
T1 – Transistor mosfet 2SK3569
Opcionalmente pode ser montado os transistores IRF 630, 640 no lugar de T1, 
mas terá que eliminar alguns componentes – veja nota no esquema.
Outros: caixa para acomodar o circuito, fios de ligação de 0,8 mm2, dissipador de
calor para o transistor, placa de circuito impresso padrão.


Veja também: 
Pulsador de bobinas de ignicao com oscilador Esaki
Simulador para bobina de ignicao
Cuidados ao medir duty cycle

9 comentários:

  1. Como adicionar regulagem de freqüência ao circuito?

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    1. coloque um potenciometro em serie com o resistor R2. O valor vai depender da frequência que quer. Pode experimentar 100 a 500 k. Diminua o valor de R2 para 1k.

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  2. como fazer o centelhador com velas como esta nos seus videos e o outo os cabo tem que ser resistivo?

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  3. como fazer o centelhador com velas como esta nos seus videos e outro qual o cabo que vc usar são resistivos ?

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    1. ronaldo para bobina de ignição é só trocar o transistor de saida. veja mais no outro no post, tem mais três opções.

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  4. Obrigado pela atenção e informações que contribui e muito para quem quer aprender.seus videos são tudo de bom.. Abraço!

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  5. Boa noite meu amigo, você tem um trabalho maravilhoso, que é de passar os seus conhecimentos.
    Eu gostaria de faze esse circuito, mas não estou entendendo porque ta embassado, você poderia enviar para meu e-mail eu agradeço. edivaldecarvalho@gmail.com

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  6. Obrigado pelo o projeto, que Deus continue te abençoando.

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