Carro não pega a quente

Um engano, uma hipótese inconsistente, cabeça quente, e “vualá”, algo simples se torna num pesadelo.
Certa vez me pediram um curso somente com aulas práticas, embora fosse atípico, concordei em fazê-lo.

No local do curso, cuidadosamente preparado, se encontrava um VW – Amazón (Voyage aqui no Brasil) com sistema KE-Jetronic e ignição TZH cujo chicote e módulo estavam esparramados pelo assoalho, lado do passageiro. Em frente ao carro, um MOT 250 e um analisador de quatro gases.
Após as apresentações iniciais e um pouco de lorota para quebrar o gelo, o chefe da oficina me disse que o carro tinha um problema difícil de solucionar e que seria perfeito para a aula. Que providencial, pensei, esboçando apenas um leve sorriso. Deu partida, o motor pegou "de primeira", e então me disse:
- Viu! Com o motor frio é uma maravilha pra pegar, más não funciona com o motor quente. Faz um mês que está assim, já substituí o sistema KE por carburador, e aí sim acaba o problema. Pena que não posso deixar com carburador!

Relaxados, continuamos a conversa enquanto o motor esquentava. Depois de uns 20 minutos desligou o motor que comprovadamente não pegou mais.
Como era um curso prático, pedi para ligassem o equipamento de testes e fizessem todas as medições possíveis, começando pelo sistema de ignição. Dirigi todas as provas ressaltando o uso correto do equipamento e esclarecendo dúvidas. Demorou tempo suficiente para que o motor esfriasse e voltasse a funcionar. Com o motor ligado, sugeri que continuassem com os testes do sistema de ignição. A essa altura eu já havia percebido uma anormalidade potencial para o defeito, más devido ao trabalho passivo, não foi notada pelos participantes. Então, os alertei que deveriam rever as medições e confrontar os resultados com o manual do sistema.

Por fim se deram em conta de que o ângulo de permanência, 65 graus fixo, não enquadrava. Com um sorriso aberto, e numa respirada bem fundo e pausada, retrucou um dos técnicos:
– Ha há... Eu já desconfiava deste módulo de ignição!
Passando o olho pelo grupo, questionei:
– Todos concordam? – Silêncio. E pondo a prova a sua convicção, continuei:
- Por que acredita que seja o módulo?
– Porque a bobina é nova, foi trocada faz pouco tempo. – Retrucou.
– Más ela está correta?

Calados, conferiram a bobina, evidenciando o erro de aplicação e inclusive a falta de atenção ao medir a sua resistência. Substituíram-na e o carro voltou a funcionar perfeitamente.

15 comentários:

antonio carlos novaes disse...

obrigado meu camarada me serviu muito o q vc postou.tirou uma duvida e resolvi um problema q tava me dando dor de cabaça...

gel mafiaboy disse...

Ola Sr Aparecido, tive que trocar a bobina de ignição do meu escort hobby 1.0 que estava dando problemas e quando fui verificar ela estava com a bobina bosch final 067, e a certa dele é a final 097 segundo o manual da Bosch correto? Quando fui comprar a bobina nova o vendedor falou que a bobina certa para meu caro era a final 077 que substituia a 097, então comprei a 077 pela informação dele e na falta da 097, mas o carro continuou com o mesmo problema quando esquenta se eu desligar o carro ele fica com dificuldade para pegar e tbm começou a vazar um fluido na bobina nova com uns dias de uso o que tinha acontecido com a bobina antiga tbm, será que o vendedor fez essa sacanagem comigo? Agradeço imensamente se puder me dar uma luz. Abração e fika com Deus!

Aparecido Oliveira disse...

Gel, se você tem um módulo de 7 pinos final 142 ou similar telefunken ou outra - veja post - a bobina correta é a 097. pelo que descreve é este o problema.

gel mafiaboy disse...

Olá amigo então, conferi e o módulo de ignição e se trata realmente de um Telefunken 7 pinos, vou providenciar a bobina 097 que é a correta. Muito obrigado Sr. Aparecido pela ajuda e parabéns pelo blog de qualidade!

Anônimo disse...

Tenho um Escort hobby 96, tou na duvida de ligar a bobina, não sei mais o positivo e o negativo, sei que tem 1 fio verde e outro marron listrado. Por favor me ajudem tou com medo de ligar as polaridades errada

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, não posso dizer com certeza, não há padrão. É provável que o verde é no pino 1 da bobina e o outro pino 15. Para tirar a dúvida use uma lâmpada de teste ou ligue um fio do pino 1 da bobina no chassi do carro e com a chave de ignição ligada toque o fio verde no borne 15 da bobina, separe este e depois toque com o marrom, o que for positivo vai produzir faísca quando tocar. O que produz faísca ligue no borne 15 da bobina e o outro no borne 1.

Anônimo disse...

Tenho um Gol GTI 89, que está esquentando muito o estágio de potencia EZK, que se chama TSZ,e corta o pulso, quando esfria volta o pulso 5 nos atrás troquei a bobina original por um MI, nunca deu problema, só agora apareceu esse, tenho que voltar a bobina original ? Pelo tempo não sei onde está qual seria a certa ?

Aparecido Oliveira disse...

é colega não sei como durou tanto tempo. Sim, vai ter que voltar a bobina original Bosch 9 220 081 077.
Alem disso terá que revisar o chicote elétrico e conectores, provavelmente foram danificados e precisará reparo.

Anônimo disse...

Acabei comprando um modulo TSZ, para ter certeza se o problema seria ele ou outra coisa, e ele continua esquentando, hoje encomendei uma bobina 077, vou torcer que pare de esquentar.
Obrigado pelas dicas.

Higor Siqueira disse...

tenho um escort cht quando esquenta ele não pega,mais esta saindo faísca da bobina,poe ser o cabo de vela pois o mesmo esta fugindo faísca

Aparecido Oliveira disse...

Higor é possível, se a faísca não entre os eletrodos da vela!!!!! substitua os cabos, revise o distribuidor, etc.

Anônimo disse...

Sou do GOL GTI 89.Comprei o Modulo TSZ e a bobina, coloquei o modulo continuou esquentando, coloquei a bobina e ela não está acionando bomba, ou seja não está mandando pulso para o relé de comando.

Aparecido Oliveira disse...

Colega você testou o chicote elétrico? está confuso: esquenta e o carro funciona? trocou a bobina porque não funciona? ou funciona e quando coloca a bobina deixa de funcionar? São coisas assim que dificultam o diagnóstico, é preciso ter uma sequência senão ficará perdido. Vamos passo a passo: 1 - o módulo está correto - deve ser de final 020 ou 024.
2 - se ok teste o chicote:
borne 15 da bobina tem um fio de alimentação da bateria, meça se tem 12 V. borne 1 da bobina possui um fio blindado que liga no módulo TSZ pinos 6 e blindagem pino 4, faça continuidade deste fio e entre ele e a blindagem: não pode dar com a blindagem se isto acontecer a bobina fica ligada direto. teste continuidade do fio do borne 1 ao borne 1 do relê, teste continuidade para o chassi: também não pode dar, mesmo problema. pino 4 do módulo é aterrado, teste continuidade, 5 do módulo deve ter 12 da bateria. borne 1 do módulo recebe sinal da EZK, pode ser testado com caneta led, tem que piscar na partida. Borne 3 - blindagem e negativo do sina da EZK, verifique se não está em curto com o fio do borne 3 (continuidade). Colega, sem testar não dá. Se tiver dificuldade para fazer estes teste procure um eletricista.

Dimi disse...

Olá Aparecido,
Muito bom seu blog, estou aprendendo bastante!
Sou técnico em Eletrônica e estou com este problema no meu Escort hobby 96. Medi o Dwell em paralelo com a minha bobina na escala de "4CYL" e deu 61°. Após uns 10 minutos ligado o motor deu uma engasgada e mesmo eu acelerando pelo capo ele apagou. Coloquei a bobina do meu colega que não está com este defeito, e com o carro bem acelerado para não apagar, medi do mesmo modo na bobina dele 25°. Achei estranho. Quando diminui a aceleração o carro apagou de novo. Não sei se estou medindo da forma correta. Depois desses testes, vi que tinha um pouco de óleo em baixo da bomba de combustível, não sei se ela está vazando. Vou levar para o mecânico dar uma revisada na bomba de combustível. Tem alguma sugestão do que pode ser ou de outro teste que eu possa fazer?
Obrigado pela ajuda.

Aparecido Oliveira disse...

Dimi o dwell varia com a rotação, para ter um comparativo deve ser medido com rotação igual para ambos os casos. Mesmo da forma que fez se percebe uma incoerência. Certifique que a bobina que está usando esteja correta, para este veículo deve ser uma com final 086 (original) ou 097 número comercial de reposição. Veja post referente aos sistemas de ignição para ter mais detalhes sobre o que está montado no seu carro, creio que é um sistema Hall.