Carro não pega a quente

Um engano, uma hipótese inconsistente, cabeça quente, e “vualá”, algo simples se torna num pesadelo.
Certa vez me pediram um curso somente com aulas práticas, embora fosse atípico, concordei em fazê-lo.

No local do curso, cuidadosamente preparado, se encontrava um VW – Amazón (Voyage aqui no Brasil) com sistema KE-Jetronic e ignição TZH cujo chicote e módulo estavam esparramados pelo assoalho, lado do passageiro. Em frente ao carro, um MOT 250 e um analisador de quatro gases.
Após as apresentações iniciais e um pouco de lorota para quebrar o gelo, o chefe da oficina me disse que o carro tinha um problema difícil de solucionar e que seria perfeito para a aula. Que providencial, pensei, esboçando apenas um leve sorriso. Deu partida, o motor pegou "de primeira", e então me disse:
- Viu! Com o motor frio é uma maravilha pra pegar, más não funciona com o motor quente. Faz um mês que está assim, já substituí o sistema KE por carburador, e aí sim acaba o problema. Pena que não posso deixar com carburador!

Relaxados, continuamos a conversa enquanto o motor esquentava. Depois de uns 20 minutos desligou o motor que comprovadamente não pegou mais.
Como era um curso prático, pedi para ligassem o equipamento de testes e fizessem todas as medições possíveis, começando pelo sistema de ignição. Dirigi todas as provas ressaltando o uso correto do equipamento e esclarecendo dúvidas. Demorou tempo suficiente para que o motor esfriasse e voltasse a funcionar. Com o motor ligado, sugeri que continuassem com os testes do sistema de ignição. A essa altura eu já havia percebido uma anormalidade potencial para o defeito, más devido ao trabalho passivo, não foi notada pelos participantes. Então, os alertei que deveriam rever as medições e confrontar os resultados com o manual do sistema.

Por fim se deram em conta de que o ângulo de permanência, 65 graus fixo, não enquadrava. Com um sorriso aberto, e numa respirada bem fundo e pausada, retrucou um dos técnicos:
– Ha há... Eu já desconfiava deste módulo de ignição!
Passando o olho pelo grupo, questionei:
– Todos concordam? – Silêncio. E pondo a prova a sua convicção, continuei:
- Por que acredita que seja o módulo?
– Porque a bobina é nova, foi trocada faz pouco tempo. – Retrucou.
– Más ela está correta?

Calados, conferiram a bobina, evidenciando o erro de aplicação e inclusive a falta de atenção ao medir a sua resistência. Substituíram-na e o carro voltou a funcionar perfeitamente.

9 comentários:

antonio carlos novaes disse...

obrigado meu camarada me serviu muito o q vc postou.tirou uma duvida e resolvi um problema q tava me dando dor de cabaça...

gel mafiaboy disse...

Ola Sr Aparecido, tive que trocar a bobina de ignição do meu escort hobby 1.0 que estava dando problemas e quando fui verificar ela estava com a bobina bosch final 067, e a certa dele é a final 097 segundo o manual da Bosch correto? Quando fui comprar a bobina nova o vendedor falou que a bobina certa para meu caro era a final 077 que substituia a 097, então comprei a 077 pela informação dele e na falta da 097, mas o carro continuou com o mesmo problema quando esquenta se eu desligar o carro ele fica com dificuldade para pegar e tbm começou a vazar um fluido na bobina nova com uns dias de uso o que tinha acontecido com a bobina antiga tbm, será que o vendedor fez essa sacanagem comigo? Agradeço imensamente se puder me dar uma luz. Abração e fika com Deus!

Aparecido Oliveira disse...

Gel, se você tem um módulo de 7 pinos final 142 ou similar telefunken ou outra - veja post - a bobina correta é a 097. pelo que descreve é este o problema.

gel mafiaboy disse...

Olá amigo então, conferi e o módulo de ignição e se trata realmente de um Telefunken 7 pinos, vou providenciar a bobina 097 que é a correta. Muito obrigado Sr. Aparecido pela ajuda e parabéns pelo blog de qualidade!

Anônimo disse...

Tenho um Escort hobby 96, tou na duvida de ligar a bobina, não sei mais o positivo e o negativo, sei que tem 1 fio verde e outro marron listrado. Por favor me ajudem tou com medo de ligar as polaridades errada

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, não posso dizer com certeza, não há padrão. É provável que o verde é no pino 1 da bobina e o outro pino 15. Para tirar a dúvida use uma lâmpada de teste ou ligue um fio do pino 1 da bobina no chassi do carro e com a chave de ignição ligada toque o fio verde no borne 15 da bobina, separe este e depois toque com o marrom, o que for positivo vai produzir faísca quando tocar. O que produz faísca ligue no borne 15 da bobina e o outro no borne 1.

Anônimo disse...

Tenho um Gol GTI 89, que está esquentando muito o estágio de potencia EZK, que se chama TSZ,e corta o pulso, quando esfria volta o pulso 5 nos atrás troquei a bobina original por um MI, nunca deu problema, só agora apareceu esse, tenho que voltar a bobina original ? Pelo tempo não sei onde está qual seria a certa ?

Aparecido Oliveira disse...

é colega não sei como durou tanto tempo. Sim, vai ter que voltar a bobina original Bosch 9 220 081 077.
Alem disso terá que revisar o chicote elétrico e conectores, provavelmente foram danificados e precisará reparo.

Anônimo disse...

Acabei comprando um modulo TSZ, para ter certeza se o problema seria ele ou outra coisa, e ele continua esquentando, hoje encomendei uma bobina 077, vou torcer que pare de esquentar.
Obrigado pelas dicas.