Diagrama de fiação multifilar
O diagrama de fiação multifilar é um desenho bidimensional mais detalhado na representação simbólica de seus componentes. Frequentemente usados para localizar
interrupções no circuito durante um reparo no sistema elétrico, também servem
para a montagem de um circuito ou equipamento. O excesso de cruzamento de
linhas deve ser evitado para maior clareza. Este modelo é satisfatório para
circuitos com poucos componentes ou detalhes.
O exemplo abaixo ilustra o sistema ignição EZ-k aplicado nos veículos
com sistema de injeção eletrônica tipo LE-Jetronic:
Legenda:
a – Vai para o
interruptor da borboleta do acelerador
b – Vai para
sensor de temperatura do motor
c - Vai para
Unidade de comando LE-jetronic
d – Vai para o
LED do painel
e - Alimentação
de +12 V
1 e 2 Pontos de
conexão a massa (chassi)
“Linha 15”
- positivo da bateria comutado pela chave de contato ou ignição.
Com este
diagrama, apesar de existir muitos cruzamentos de linhas, não é difícil seguir
ou montar o circuito.
Entretanto, o leitor deve observar que a disposição dos terminais no
símbolo do distribuidor não corresponde à ordem física real na peça. A pinagem
da EZ-k corresponde à vista frontal do conector do lado do chicote. E no módulo
TSZ a ordem mostrada é da pinagem do módulo. Não se trata de erro, já que não
há obrigatoriedade em manter a ordem exata dos pinos no diagrama.
Isto exige atenção do profissional ao confrontar o diagrama com a
instalação. Se necessário consulte o desenho específico para o conector.
Caso seja importante o autor pode advertir quanto à ordem adotada ou
inserir desenho complementar dos conectores, como no exemplo da figura abaixo.
Diagrama de pinos dos conectores do chicote, vista frontal. |
O cruzamento das linhas sem o ponto circular (em preto) indica que estas
não estão conectadas entre si.
A linha tracejada ao redor do fio indica uma blindagem contra EMI
(interferência eletromagnética). Normalmente a blindagem é conectada a massa
(negativo), porém no caso do distribuidor esta blindagem também serve como
condutor negativo de alimentação do sensor Hall no distribuidor.
A leitura é simples, alimentação de 12 V para o módulo EZ-k, por exemplo,
chega pelo pino 5 do “conector A” e a ponte de fio entre ele e pino 6 do módulo
EZ-k (vide legenda “e”).
Um fio conecta o pino 20 da unidade de comando EZ-k a um ponto de massa
– chassi, indicado pelo retângulo “1” .
E assim sucessivamente para qualquer outra linha.
Para interpretar diagramas deve ser aprendido o significado de termos e
símbolos usados frequentemente, hora ressaltados em vermelho no diagrama e
explicados, que normalmente não são legendados.
Já entender o funcionamento do sistema é necessário conhecimento complementar
sobre seus componentes.
Diagrama de fiação unifilar
Em um circuito com muitos componentes e condutores elétricos seria
difícil desenhar ou mesmo seguir seu trajeto sem se confundir. O diagrama de
fiação unifilar é outra opção muito comum.
Usando a referência cruzada, a conexão do borne no componente “A” possui
o endereço com denominação do borne e componente de destino “B”. Se necessário ainda
pode ser incluído a bitola e cor do fio.
Não é necessário seguir o fio, basta ver a indicação do fio no pino do
componente e já sabemos onde ele deverá chegar. A quebra da linha indica para
que lado do circuito ela segue.
Diagrama de fiação unifilar – Sistema de ignição EZ-k, VW - Gol GTi |
O diagrama unifilar acima é ideal para a montagem do circuito e também pode
ser usado pelo técnico reparador para checar a continuidade e a conexão exata dos
condutores.
Na próxima matéria veremos os tipos de diagramas elétricos usados frequentemente pelas principais montadoras de veículos.