Medindo a corrente de fuga com segurança

O consumo excessivo da corrente da bateria quando o veículo se encontra desligado e fechado, conhecido como corrente de fuga, pode ser a causa das constantes reclamações de descarga da bateria.  

Medir a corrente de fuga com multímetro comum e sem o uso de uma pinça de corrente pode ser desastroso. O pico de corrente, comum ao conectar a bateria, queima o fusível do aparelho e inclusive pode danificar-lo, se não se toma as medidas protetivas necessárias. Outro fator complicante é o longo tempo de medição requeridos em alguns modelos de veículo.  

O uso de um simples shunt, constituído por um resistor de baixo valor, torna esta medição mais segura e tolerável a erros ou instabilidades.

Neste experimento, como visto na foto, usei um resistor de 0,1 Ohms e 10 Watts como shunt. Uma correlação de 100 milivolts por Ampere de corrente circulante, segundo a lei de Ohm (U = R.I).
A tensão corresponde a corrente de fuga de 120 miliamperes.

Como o objetivo é medir uma corrente de fuga em torno de 50 a 100 miliamperes, esperamos obter uma queda de tensão correspondente de 5 a 10 milivolts, portanto seria 
recomendado o uso de um multímetro que tenha boa precisão nesta escala.

Para medir correntes mais elevadas redimensione os resistores ou adquira shunt que suportem maior capacidade, facilmente encontrado no mercado.


É isso aí, uma técnica simples que pode ser empregada em muitas outras medições de corrente com multímetro ou osciloscópio.  

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2 comentários:

  1. Olá aparecido!é normal esse módulo esquentar mesmo com a bobina certa a 097 instalei um kit desse no meu gol gts 1988 tudo novo chicote bobina 097 bosch só o modulo é usado mas também original o motor tá funcionando melhor mas após uns 5 minutos o modulo já tá fritando q não consigo colocar a mão e a bobina também já conferir carga do alternador contato de ignição chegada de voltagem no modulo e no sensor hall tudo o não tem perda de de corrente e lugar algum cabo terra da bateria ao chassi e motor novo e o danado tá fritando já testei mais outros dois módulo q tenho de reserva e o problema persiste aqui dentro da cidade o carro anda normal ganhou mais potência não falha mas tenho medo de fazer um percurso mais longo e queimar o modulo como já aconteceu com o sistema indutivo com 7 pinos q ele tinha q já havia me queimado dois modulosjá até instalei esse módulo em um dissipador de alumínio com num Cooper de processador de PC para amenizar o aquecimento do modulo mas Aida tenho receio de q a bobina queime pois tá esquentando de não conseguir por a mão se puder me orientar no q mais posso fazer ou se deixei de fazer alguns outros procedimentos ficarei grato

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    1. Até 80 graus é normal, mais que só é possível se tiver queda de tensão ou tensão muito alta no alternador. Vc conhece a técnica para medir queda de tensão? veja meus vídeos no youtube em especial resolvendo problemas de ignição.

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