Diagnosticando redes bus de dados automotivas

O crescente aumento de computadores não surpreende ninguém, ao contrário somos ávidos por estas novidades anunciadas quase que diariamente e isto se estende aos veículos automotores, é claro.
Com tantos computadores advém a necessidade de estabelecer a comunicação entre eles, dando origem a intrincadas redes.
Acompanhar estes avanços tecnológicos é um grande desafio para o técnico reparador de automóveis, pois exigem atualizações constantes e também ferramentas apropriadas.

Alardeado por entusiastas a rede CAN (controller área network) chega a preocupar os profissionais que querem estar à frente, e acabam bombardeados com informações sobre protocolo de comunicação, arbitragem de dados, etc. Embora estas informações sejam interessantes, devemos questionar a sua relevância para quem precisa apenas reparar uma falha de comunicação. Redes multiplexadas já existem nos automóveis faz muito tempo e a CAN não é a única, há outras que sequer são notadas.  Portanto, desconhecer certos detalhes não representa um obstáculo para a manutenção.

Para o técnico reparador interessa a camada do transporte de dados, o meio físico que dará suporte a rede. Estrutura da rede (layout), aspectos e magnitude do sinal, orientação sobre substituição e configuração de componentes e logicamente a IHM – interface homem máquina, scanner como nos referimos comumente, aptos a acessar a rede, estes sim são pontos chave.
Estrutura de uma rede bus de dados
A estrutura da rede ilustrada na figura tem a seguinte arquitetura:
Rede CAN de baixa e alta velocidade apoiada nas normas ISO 11519-2 e ISO 11898
Rede LIN - Local Interconnect Network é um conceito de rede de baixo custo, de um fio, usado como sub-rede ou rede complementar. Se aplicam em dispositivos inteligentes como atuadores, sensores, unidades de bombas de combustível, unidades de velas aquecedoras, etc.
Linha K – rede de um fio usada para diagnóstico das unidades de comando – apoiada na norma ISO 9141-2

Para exemplificar comento um caso comum que ocorre ao instalar equipamentos de rádio ou similar, se colapsa a rede, bloqueando o arranque do motor e impede até mesmo a comunicação com o scanner. Infelizmente desconhecidos por muitos profissionais desta área. Portanto, conhecer a estrutura da rede traz grandes vantagens para o diagnóstico, permite compreender como uma falha pode afetar a rede e estabelecer o local de ação a ser rastreado.
Ao fazer medições entra em cena a ferramenta e parâmetros que devemos visualizar. Nota-se aí a pobreza dos manuais de serviços e também a falta de equipamento (osciloscópio) por parte das oficinas especializadas.
Sinal bus de dados CAN apoiado pela norma SAE J1939 – linha pesada Diesel.
Os sinais de bus de dados serão distintos, segundo a norma aqui citadas e outras que abrangem a área automotiva.  Observem os sinais das imagens ilustradas apoiado pela norma ISO e SAE, diferentes, apesar de alguma semelhança.   
CAN bus de dados apoiado pela norma ISO 11898

Como vemos, embasamentos puramente teóricos sobre redes são desejáveis, porém o que fará a grande diferença para o técnico reparador é um conteúdo que lhe permitirá sanar as falhas que se apresentam no dia a dia.

Espero que esta iniciativa sirva de reflexão para que o reparador automotivo reúna as condições essenciais para o correto diagnóstico de falhas em redes automotivas. 
Veja também:

27 comentários:

  1. Olá Aparecido!
    A VW utiliza resistores no final das suas linha de alta e baixa, o que exige de nós esse conhecimento para que ao testar a rede não tenhamos esses valores de resistência como sendo um problema.
    Vc sabe se isso é padrão para todos os sistemistas e fabricantes?

    Paulo Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é padrao na rede can o valor da resistencai encontrada
      se m bom estado, apresentara 120 ohms se a medição for realizada om o terminal desonectado, ja om ele conectado cai para 60 ohm pois ficara em paralelo

      Excluir
  2. Paulo, é um padrão para rede de alta velocidsde, entretanto há casos que o valor pode ser diferente. O correto é que se tenha manuais de serviço com a informação exata, e inclusive sua localização. Na linha pesada é comum o uso no meio do chicote ou na caixa de fusíbeis.

    ResponderExcluir
  3. Grato pela contribuição Aparecido!
    Como sabemos, o problemas é o acesso a esses detalhes, e são exatamente eles que fazem a grande diferença na hora do diagnóstico e o que seria de rápida solução vira uma "bronca".

    Abraço.

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei que eh um pouco tarde para sua resposta, mais a rede can usa dois resistores de 120 ohm no final de seus barramentos. se quiser testar a integridade do mesmo, vai no pino 6 e 14 do obd II com o multímetro em escala de resistência, pina cada cabo do multímetro em um pino e terá que achar resistência equivalente a 60 ohm + - 20%. se tiver nessa margem a rede can esta ok. Lembre que antes de fazer esse teste ela tem que esta adormecida fora do power let!

      Excluir
  4. Aparecido quais os motivos externas para perda de comunicação da rede LIN..Exemplo de alternador...o sinal perde..não tem problema na fiação nem nos drives

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, pode ter curto ou interrupção intermitente e ao testar no estado normal não irá notar. Curto a massa intermitente. Interferência eletromagnética. Ou falha na alimentação do componente transmissor/receptor.

      Excluir
  5. Ola aperecido VC tem dicas de curso que e pouco fazer para aprender eletroeletronica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson assim como eu todos começam com os principios básicos daí pra frente é ler, estudar muito e fazer experimentos dos estudos naquilo em que precisa conhecer mais ou que seja relevante para seu trabalho. É uma área muito grande você estuda de tudo um pouco e vai se especializar naquilo que mais deseja. vou dar exemplo, robótica, comandos elétricos, programação, motores e geradores, eletrônica automotiva? etc. o Senai é uma boa opção para fazer a parte básica e em alguma região pode encontrar cursos também de especialização. Tenha uma coisa em mente, como qualquer outra profissão o resultado leva tempo, não vai acontecer da noite para o dia. Eu falo por mim, tenho 45 anos no ramo e continuo estudando muito, a base não muda mais sempre existe novas tecnologias de reles a valvulas, depois os transistores, circuitos integrados e hoje os microprocessadores. Sou um felizardo de ter iniciado junto com a era do rele e infelizmente que começa hoje pega uma carga muito grande. Por outro lado temos mais facilidades com a internet a qual procuro contribuir com coisas que levei anos para compreender e ainda peno muito.

      Excluir
  6. Olá colega. Será que eu consigo fazer unidade ABS funcionar sem rede can com unidade do motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai deixar de transmitir sinal vital para algum sistema ou receber sinal para seu proprio sistema. É só o que posso dizer, depende da arquitetura da rede de cada carro. Afinal com milhares de sistemas diferentes como saber o que vai acontecer, já que nenhuma técnico sai experimentando algo fora do padrão.

      Excluir
  7. Bom dia professor, gostaria de sanar uma duvidam sou apaixonado por eletrônica automotiva, e como sempre muito curioso heheheh... Comprei um Golf Mk7 e solicitei em uma oficina instalação de um rastreador com bloqueador, mas ao chegar em casa me questionei se ao instalar o relé na alimentação 12v da bomba de combustível, não vai alterar os valores de resistência da rede e assim podendo ter algum problema. Se não for mt incomodo aguardo sua resposta ansiosamente hehehe. Grande abraço e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alterar vai, mas não deve ter problema. Depende da qualidade do serviço.

      Excluir
    2. Certo. Obrigado pelo retorno, então quer dizer que a rede can tem uma fiação própria e distinta da alimentação aqui no caso da bomba de combustível. Quis dizer rede ca é rede can alimentação é alimentação. É correto eu falar assim?

      Excluir
    3. rede de comunicação é o mesmo que a rede da internet da sua casa.

      Excluir
  8. Tenho um Siena ELX 1.4 2009 Attractive, comprei o som original e não consigo instalar, pois aparece na tela "NO CAN NETWORK" Quais os pinos de ligação da rede can e qual o cabo no painel devo conectar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será que a versão do seu carro prevê o uso de radio com can? será que tem can? se tiver correto deveria haver um conector para rádio disponível e mesmo que tenha sido cortado ficaria algo por aí.

      Excluir
  9. Bom dia,

    Preciso alterar alguns dados em em media, através da rede can. Posso ligar os fios diretamente, sem passar pela central, utilizado um ODB link e cabos ligados na media?

    Amigo, consigo comunicação diretamente, sem passar pela central

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=s_aI0kO-P10
      vc já analisou a estrura da rede do seu carro?

      A rede é do tipo varal ou tipo anel? ligar vc pode, desde que seja compatível. Agora se vai conseguir acessar algo ou modificar é outra coisa. O programa não é aberto que eu saiba.

      Excluir
  10. Bom dia, Sou técnico em eletrônica e preciso alterar alguns dados em uma medianav com
    Rede Can.
    Posso ligar os fios da Rede can, utilizando OBD link, sem passar pela central, pois nem sempre tenho o veículo disponível e também receio provocar algum defeito no mesmo. Prefiro simular.

    ResponderExcluir
  11. como faço para entrar em contato com o senhor?

    ResponderExcluir
  12. ola aparecido tenho um palio 2001 weekend ele tem tomada obd2 mas o scanner não le porque? COMO FAÇO PRA O SCANNER LER em outro carros é normal faz leitura modelo do scanner ms 300

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei, não conheço este scanner. Vc deve verificar para que padrão de comunicação está preparado seu scanner, se o carro conta na lista do scanner, se o conector do carro tem 12 V de alimentação.

      Excluir
  13. Bom dia,parabéns para o seu canal bem ilucidativo, eu gostaria de saber se existe solução para adaptar os comandos do volante de um Audi A3 8y de 2020 em um A5 b8 de 2011 eu tenho fotos que poderei enviar para ver o tipo e referência dos componentes o A3 mais recente tem o módulo dentro do próprio volante e o A5 trabalha com o módulo que está na coluna da direção.
    Será possível reverter o comando Esq. e dir. para trabalhar com as funções com o s antigos.
    Sou de Portugal e aqui ainda não tem muitos técnicos que façam isso aliás nem conheço nenhum.
    Desde já obrigado.
    Abraço
    Norberto Ramos

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.