Vacuômetro eletrônico

Tabelas de dados incompletas, grandeza da escala do instrumento diferente da tabela, precisão do vacuômetro, sem falar que o MAP é um sensor de pressão absoluta e o vacuômetro, comumente mede pressão relativa.  Estes, são apenas alguns inconvenientes que defrontamos ao testar o sensor MAP. Pensando nisso, decidi construir meu próprio vacuômetro ... ahh eletrônico, com excelente precisão e com poucos componentes. O segredo ... foi usar um MAP de 105 kpa, ajustando a tensão de saída para obter uma leitura direta com um multímetro na escala de milivolts. veja o esquema abaixo e os componentes utilizados.

É necessária uma fonte com uma saída de +5 V e -5V perfeitamente estabilizada, de baixa corrente, pois o consumo é muito baixo. Melhor resultado pode ser obtido usando potenciômetros trimpot multivoltas. Para calibrar, basta ajustar o trimpot de 200 Ohms para obter uma leitura de 12,2 mV entre o negativo do instrumento e o 0 Volts. Interrompa o ponto S, conectando ao positivo de 5 Volts, ajuste o trimpot de 20k para uma saída de 97,7 mV entre o positivo do instrumento e o 0 Volts.
Terminado a calibração, refaça a conexão S com o terminal de saída do MAP, conecte as saídas dos trimpot no multímetro, selecione a escala para milivolts. A leitura é de 1 mV/kpa, ou seja ao ler por exemplo 50 mV a pressão é de 50 kpa absoluto.
Eu usei uma derivação T, com uma saída conectada ao MAP do aparelho, outra ao MAP sob teste ou qualquer componente que se deseje testar e a última a bomba de vácuo (como não tenho uma, usei uma seringa grande... experimente vai se surpreender!)

Um comentário:

  1. Professor, se pueder enviar algum detalhe adicional disso eu agradeço, ofmgaspetroleo@hotmail.com

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.