Funcionamento da CDI de motos e simulador

Conhecer o funcionamento de um componente certamente dá mais segurança e tranquilidade para o mecânico na hora de fazer um diagnóstico de falha. Evita a troca de peça indevida e além disso ajuda na hora de decidir qual é o melhor teste a ser empregado para analisar mau funcionamento do sistema. 

Pensando nisso criei uma série de videos e informações adicionais para proporcionar ao mecânico esta facilitação. Vale a pena lembrar que esta abordagem tem caráter didático para facilitar o entendimento, e não constitui um projeto para fabricar um componente alternativo.

Funcionamento da CDI:
O magneto da moto é basicamente um alternador com duas bobinas geradoras. Uma delas é capaz de gerar mais de 100 Volts de corrente alternada,  cuja finalidade é carregar o capacitor C1 através do  diodo D2 e primário da bobina durante o semiciclo de geração positivo (vide fig. abaixo). A outra bobina, chamada de pulse ou captor, gera uma tensão baixa suficiente para excitar o SCR1 (figura abaixo) e irá comandar a descarga do capacitor através do primário da bobina de ignição. A alta intensidade da corrente de descarga e sua breve duração é suficiente para induzir a alta tensão no secundário da bobina, mais de 10.000 Volts, fazendo com que salte uma centelha entre os eletrodos da vela de ignição ao iniciar o semiciclo positivo da bobina captora. 
Esquema elétrico básico de uma CDI 
 D1, D2 - Diodo de uso geral 1N4007
SCR1 - Tiristor TIC 126E
R1 - Resistor de 100 a 120 Ohm 1/8 Watts (pode ser usado um trimpot de 10 kOhm para ajustar o ponto ideal de disparo, já que pode variar para os diferentes modelos existentes).
R2 - Resistor de 820 Ohm 1/8 Watts
C1 - Capacitor de poliester 1,5 ou 2,2 microfarad, 250 Volts ou mais.

Ciclo de carga e disparo da CDI.
A pinagem do módulo da figura acima se refere a uma das versões comerciais, como a Titan 125, qualquer dúvida consulte o esquema de ligação da CDI a ser estudada.
Os semiciclos de ambas as bobinas estão defasados (figura ao lado) de modo que a bobina geradora consiga carregar o capacitor antes do pulso da bobina captora.
O interruptor de parada do motor provoca um curto-circuito via diodo D1 na bobina geradora, desligando o motor, já que isso cessa a carga do capacitor.
Esquema de ligação para ativar o funcionamento da CDI com transformador AC
A funcionamento simulado da CDI pode ser efetuado com o uso de um transformados de corrente alternada ligado a rede elétrica, conforme esquema da figura acima.
Pode ser usado um transformador de 10 VA com secundários de tape central  sendo um enrolamento com saída de 6 Volts e o outro de 110 Volts. No minha simulação eu usei um transformador de 15VA reciclado de uma velha impressora, o qual refiz os enrolamento secundário para adicionar a saída de 6 Volts. Ficou com cerca de 5,6 e 96 Volts respectivamente. Os valores sugeridos proporcionarão melhor desempenho. 

Esta é uma boa opção para aqueles que gostam de aprender fazendo. Mais detalhes podem ser visualizados no vídeo no meu canal do you tube.

Veja também:
Sistema de ignição indutivo
Bê-a-bá da ignição eletrônica
Simulador para bobina de ignição

15 comentários:

  1. Boa tarde, eu sou o Eliomar e sou estudante de um curso tecnico em mecanica e o professor passou um trabalho de construção de um motor 2 tempos com sucata de motor se geladeira, estou a dias pesquisando sobre como fazer o sistema de ignição desse motor, e hoge encontrei seus videos sobre sistemas de ignição e fiquei muito agradecido com o tempo e dedicação da sua parte para com este assunto, pois suas esperiencias vao contribuir muito com o meu trabalho de construção do motor 2 tempos.
    Desda ja agradeço pela sua capacidade de passar adiante seu conhecimento.

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    1. as ordens e boa sorte no seu projeto.

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    2. Boa noite Aparecido, quero aqui fazer um agradecimento pois foi atraves dos seus videos que eu conseguir reproduzir o projeto do CDI para motos, funcionou muito bem, tomei a liberdade e fiz o teste em uma bobina de um gerador de energia, funcionou direitinho.
      Agora eu ja tenho o sistema de ognição para fazer centelhar o projetinho do motor 2 tempos do qual eu te falei.
      Meu Muito obrigado!

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    3. https://youtu./
      Ola aparecido, esse link é do nosso projeto (motor 2 tempos ) com motor de geladeira.
      Sei que voce é muito ocupado mas gostaria que voce veja o video, pois ficou legal.
      Usei seu esquema do pulsador "pwm".
      Meu muito obrigado.

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  2. Olá venho encarecidamente implorar pra vc esplicar como funciona na prática como funciona a ingecao e alimentação de combustível do Tempra2.0 16v 94/95 com distribuidor e sensor de fase 4 dentes .

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    1. Colega não dá para resumir o seu pedido em poucas palavras. Posso dizer que todos os sistemas de injeção seguem o mesmo princípio. A unidade de comando capta o sinal do sensor de rotação e dá inicio ao processo de ligar a bomba de combustível e iniciar a ativação dos injetores de combustível. neste link pode ver detalhes da ativação da bomba http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2014/06/alimentacao-da-injecao-eletronica-e.html

      Sugiro que se inscreva em um curso de injeção gratis como no site da Thonson http://cursosonline.mte-thomson.com.br/

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    2. Veja tudo que publiquei sobre injeção eletrônica, é válido para todos os sistemas. http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/search/label/inje%C3%A7%C3%A3o%20eletr%C3%B4nica
      Visite meu canal no youtube poderá encontrar mais sobre o assunto. https://www.youtube.com/channel/UCX698KcENqbUF3LWfF9OdWw?view_as=subscriber

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  3. Boa noite!
    Primeiramente quero te parabenizar pela suas brilhantes explicações quero saber se tem como você montar um esquema para fazer um regulador retificador se voltagem para motos que usam estator trifasicos

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    1. no momento não. Faça uma busca no google, existem vários esquemas na rede. teria que estudar qual se aplica na sua moto.

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    2. Mas há cdi que são dc não ac

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  4. Não saberia por qual meio comentar, mas considerando seu método científico pra fazer os vídeos e postagens do blog, gostaria de sugerir o tema de velas capacitivas. Achei nesse blog e achei interessante http://www.waltergjunior.com/IgnicaoPlasmaVelasCapacitivas.htm

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  5. Oi Aparecido beleza,como e controlado o avanço do CDI. grato..

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