Pulsador de bobinas de ignição com oscilador Esaki versão 2

Esta versão tem como finalidade simplificar o pulsador anterior, visto que há uma dificuldade de encontrar algumas peças. O uso do transistor de potência de tecnologia mosfet elimina a etapa de pré-excitação, já que a corrente de gate deste transistor é extremamente baixa. 
Devido a simplicidade deste circuito a montagem pode ser feita em uma ponte de terminais, facilmente encontrada em lojas de eletrônica. 
Para dar um ar de deboche a simplicidade montei este circuito em um cartão plástico, como podem conferir no meu vídeo do youtube. 
Abaixo segue a figura mostrando todas as interligações e os componentes usados.
 A lista de componentes é a mesma da primeira versão exceto o capacitor de 400 Volts que pode ser de poliéster ou outro tipo. O transistor, como mostra no vídeo, deve ser montado em um dissipador de calor em alumínio de tamanho pequeno, pois trabalha com corrente de pico em torno de 2 Amperes.

veja também:

24 comentários:

  1. Ficou bem fácil para quem está começando na eletrônica fácil de entepletar o esquema obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Amigo Aparecido, seus vídeos são nota 10, muito bem explicado. Amigo, gostaria de construir um simulador de ECU e estou agarrado no que diz respeito ao sinal que fará com que a ECU repasse a função para as bobinas e bicos. Este sinal me parece PWM e gostaria de construir este circuito. Se o amigo poder me ajudar serei muito grato pois larguei esta profissão durante aproximados 15 anos e quando retornei me deparei com a tecnologia avançando muito rápido. hoje, estou desempregado e recomeçando com 50 anos e com o mercado sufocado. Desde já lhe agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você quer um simulador de sinal para a ecu que faz a bobina e injetor funcionar e melhor comprar um. Não é tão simples assim.

      Excluir
    2. Meu email é rubiano_d2@hotmail.com
      Quero uma ajuda esse circuito pode ligar ele na central ECU pino referente o pino da bobina

      Excluir
    3. Eu fez meu proprio simulador de ECU e actualmente trabalho com ela no concerto de modulos de injecao electronica.. meu email noelpelaez2019@gmail.com

      Excluir
  3. Ola Aparecido, vendo sua montagem de um pulsador achei muito profissional montar o sistema. As vezes eu fico tentando ver direto no carro medindo, corrente,secundário,primário e vendo os gráficos e seus tempos. Como eu poderia forçar as bobinas para simular defeitos que aparente não teriamos num teste dinâmico no carro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando um resistor de carga e medindo o nível de alta tensão seria melhor, veja simulador de bobina no blog tag ignição. Mas tenho que te dizer não é 100%. Defeito de bobina é muito complexo, as vezes falha frio, as falha a quente, depende da umidade do ar, dos cabos de ignição que se conecta nela. Não dá para fecha o cerco tá fácil.

      Excluir
  4. Bom dia quanto ficaria pra vender uma placa desta já pronta pra uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei, não fiz para venda. consulte a plana tc e o ignitest, são produtos comerciais fabricados em série que te oferece uma solução mais profissional.

      Excluir
  5. Olá professor Aparecido, tudo bem contigo? Gostaria de contar com a sua ajuda pra montar um circuito eletrônico auxiliar pra funcionamento da bobina plástica dupla mais conhecida como bobina do vectra, já assisti um vídeo seu explicando como é feita a gambiarra comumente usada ligando o positivo de um lado e o negativo do outro eliminando o pino central e daí sair 4 faiscas ao mesmo tempo, sei que isso é prejudicial ao motor. Mas a minha intenção é usar essa bobina num motor ap vw com injeção eletrônica MI, e gostaria de eliminar a tampa do distribuidor, mas como o pulso negativo que aciona a bobina original se ligar diretamente na bobina dupla vai dar na mesma gambiarra, então pensei em fazer um circuito eletrônico pra alternar o pulso negativo pra uma bobina e em seguida pra outra bobina, daí o motor iria funcionar redondo como se fosse com roda fônica. Sei que assim o módulo original do motor ap mi com distribuidor que manda pulso negativo constante poderia através do circuito eletrônico auxiliar alternar o pulso para as duas bobinas como no ap aom roda fônica. Mas estou encontrando dificuldade em fazer isso, como o sr é um expert no assunto, gostaria que me ajudasse a desenvolver um circuito que funcione, conto com o seu apoio, grato, Oswaldo.

    ResponderExcluir
  6. boa noite gostei muito do seu projeto queria copia lo para adaptar em um outro projeto que estou fazendo eu poderia copiar e sera que vc teria a lista de peças que gasta para fazer

    ResponderExcluir
  7. Bom dia professor, esse esquema, serve para pulsar (projeto) quinto bico injetor auxiliar para vapor a gasolina com quinto bico ? obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Este circuito funciona para motores de aeromodelismo.?? Funcionamento a 5 volts ou 6 volts para motor de 26 cc. ?? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. bom dia!! serve para simular bico injetor?! posso ligar 4 bicos em paralelo?!

    ResponderExcluir
  10. a duração do pulso é muito curto, não é a melhor opção para bicos. Veja a versão com 555 ou compre montado no mercado livre.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, vi seus vídeos sobre CDI e queria conversar com vc pra ver se combinamos um valor pra vc fazer uma placa tipo CDI

    Se puder chamar no Zap 62991878465

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me desculpe, não faço este tipo de trabalho. Sugiro que contate um técnico de eletrônica na sua região.

      Excluir
  12. Aparecido Boa noite como faço para adicionar um potenciometro para oscilar a rotação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com este circuito não ficará bom, sugiro que use o do ci555.

      Excluir
  13. Olá professor, excelente vídeo, parabéns. Será possível adaptar este circuito para cerca elétrica rural para gado?

    ResponderExcluir
  14. Amigo, qual a fonte usada neste pulsador de bobina de ignição e um transfordor com center tape +12 -12v

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.