Como funciona a luz da bateria

Já tivemos no blog alguns comentários a respeito da luz da bateria, sendo assim, resolvi explanar mais sobre este interessante tema. Luz acesa, sempre apagada, não apaga totalmente, fica piscando, são anormalidades que se percebe através da lâmpada indicadora da bateria. Dizer que a luz da bateria acesa com o motor funcionando indica que o alternador não está carregando e apagada está tudo bem, é um equívoco.

Dependendo do tipo da falha e da tecnologia empregada no alternador veremos que não é assim tão simples.
A luz da bateria acesa alerta contra o mau funcionamento do sistema de carga, o que envolve bateria, alternador, carga instalada e falha elétrica neste circuito. Determinar a causa exata requer um diagnóstico detalhado. Num carro antigo ou moderno a lâmpada continua lá no painel, inalterada, porém em cada caso podemos ter funções e modos de funcionamento bem diferentes que exigirão considerações específicas.  
Observemos o caso mais simples, o sistema de alternadores que usam os díodos de excitação, que será também a base para entender os demais.
Ao ligar a chave de ignição, com o motor ainda parado, a lâmpada (luz da bateria) irá acender. De um lado teremos o positivo da bateria (linha 15) e do outro o negativo conectado ao D+ através da bobina do rotor, regulador de tensão e carcaça do alternador.  
Circuito de carga com alternador com diodos de excitação
Agora a lâmpada está em série com a bobina do rotor e a corrente circulante produz o campo magnético necessário para iniciar a geração do alternador, assim que o motor for colocado em marcha. A tensão alternada gerada será retificada por duas vias:  pelos díodos de potência (B+), para a alimentação do sistema elétrico do veículo e pelos diodos de excitação (D+), e para alimentar o campo do alternador.
Com o alternador em funcionamento a lâmpada da bateria se apaga, pois, ambos os terminais (B+ e D+) têm voltagens positivas e potenciais praticamente iguais.
Este detalhe é suficiente para respondermos aos questionamentos relativos à lâmpada e atribuir alguns diagnósticos, como veremos a seguir:
1 – Neste modelo, está correta a afirmação que se a luz da bateria estiver apagada a bateria está sendo carregada?
Nem sempre, se o alternador estiver gerando menos de 12,8 Volts a lâmpada continuará apagada, porém a bateria não recebe carga.
A lâmpada também estará apagada se ocorrer a interrupção do circuito de excitação, como: interrupção do rotor, regulador de tensão ou escovas gastas.  A bateria deixará de ser carregada e não será notado pelo motorista, ao menos enquanto o motor estiver funcionando.
Uma interrupção do fio que liga o D+ a lâmpada, na região do painel ou lâmpada queimada, não produz nenhuma sinalização, porém neste caso a reação é distinta, o alternador poderá iniciar a geração sob forte aceleração e carregar normalmente a bateria.
2 – Será que podemos afirmar que se a luz da bateria acende o alternador não está carregando a bateria?
Depende, se acender plenamente, sim, podemos afirmar que o alternador não está gerando, portanto, não carregará a bateria.
Por outro lado, um acendimento fraco da luz da bateria pode indicar um mau contato no circuito ou um díodo aberto no alternador, e ter pouco impacto na carga da bateria.
Dicas importantes:
Neste modelo, se quisermos impedir ou parar a geração do alternador basta ligar o borne D+ a massa.
Para saber se uma falha é no alternador ou no circuito externo quando o acendimento da lâmpada é fraco ou não acende, o eletricista pode ligar uma lâmpada de teste entre o borne B+ e D+ do alternador para avaliação. Se a lâmpada acende aí também certamente o problema é no alternador.  

Como vimos, conhecer o funcionamento básico de qualquer sistema é o caminho para levantar possibilidades de falhas e estabelecer os meios de diagnósticos adequados. Uma forma simples e lógica para resolver problemas do dia a dia.

veja também:

41 comentários:

  1. Olá Aparecido,

    Sempre acompanho seu blog, referência em elétrica automotiva. Tenho uma dúvida em relação à luz de bateria.

    No Omega nacional, a luz de alerta de nível de freio é ligada em paralelo ao D+ por meio de um diodo. Creio que isto serve para atestar o funcionamento da luz piloto ao ligar a chave. Nos modelos equipados com painel digital, a luz de bateria é substituída pela lógica do painel que monitora a tensão D+ em vez de possuir a luz de bateria, porém mantendo a luz do nível do freio com o comportamento descrito acima.

    Pois bem, no meu carro por possuir painel digital, a luz do nível de freio fica levemente acesa. Chequei a tensão D+ e esta é em torno de 9,3V em relação à massa (ou seja, cerca de 5V em relação ao B+ o que faz com que ela acenda levemente).

    Testei o D+ com o osciloscópio em busca de diodos de excitação com defeito porém não encontrei nada.

    Analisando o restante do circuito, resolvi remover um dos relés do sistema de ventilação interna que utiliza a informação do alternador para habilitar somente com o motor ligado. Ao retira-lo, a tensão subiu praticamente para 13V.

    Medi o enrolamento deste relé e deu por volta de 75 ohms, igual a outros que tinha guardados.

    Esta lógica de relés é original do fabricante e funciona perfeitamente nos demais carros. Uma vez ao abrir este alternador, vi que o regulador foi trocado por um Ikro. Seria este regulador insuficiente para fornecer a corrente para os relés na linha D+? Alguma sugestão para resolver este problema?

    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, suponho que mediu no D+ e carcaça do alternador. O regulador não faria isto, veja que ele funciona como um interruptor eletrônico para ligar o rotor. A bobina do relê representa pouco consumo para dar uma queda de tensão tão alta.
      Se a diferença existe nos bornes do alternador, então o problema é queda de tensão nas conexões internas por mau contato. Se comprovar que a queda ocorre ao montar o relê, sempre, pode ser que exista um consumo maior por ter alguma coisa a mais ligada a linha D+, mas ainda sim seria uma queda de tensão. por mau contato ou uma carga muito elevada. Assegure de medir no alternador e comprovar se realmente é devido a montagem do relê. Medir o consumo de corrente do D+ para o circuito do carro se tiver relação com a montagem do relê.

      Excluir
  2. Guilherme Rocha David19 de maio de 2017 às 09:28

    Não sei se entendi corretamente, mas veja meu caso:
    A luz de bateria fica acesa mas muito fraquinha, praticamente só dá pra notar a noite e com os faróis do carro ligados. Se eu apago os faróis a luz também se apaga. Se dou seta para qualquer dos lados a luz fica mais forte (algo como 70% acesa). Outra coisa que notei é que em marcha-lenta, mesmo com os faróis acesos, a luz da bateria fica quase que imperceptível mesmo à noite.
    Lendo o seu post, me pareceu que o meu problema não deve ser no alternador e sim no regulador de voltagem... ou entendi errado?
    Desde já muito obrigado Aparecido Oliveira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme seu problema está em alguma conexão, cabo ou fusivel. revise i circuito, fio e conexões

      Excluir
    2. Meu alternador está carregando porém a lâmpada piloto fica acesa o que pode ser?

      Excluir
  3. Boa noite aparecido comprei um alternador do Corsa (denso) e ele só tem dois terminais e eu quero colocalo no meu Chevette como Faso para ligar a luz do painel (d+) pois o mesmo não se encontra no alternador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um (o grosso) é para a bateria e o outro para a lâmpada

      Excluir
    2. Olá aparecido percebi a dias que meu Chevette só consegui atingir 13,8/14.4 em altas rotações em baixa geralmente ele não passa de 12,6 se ligar faróis até baixa bastante disso mesmo com a bateria nova olhei a potência da lâmpada piloto e não tem especificação na lâmpada qual a potência aconselhado para o Chevette e se posso por uma mas potente

      Excluir
  4. Oi a minha quando acende quando dou partida apaga oq pode acontecer desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. posso trocar a lampada comun por de led

    ResponderExcluir
  6. Esquema de ligação de amperímetro de bancada para testar alternador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja meu video no YouTube: teste do alternador com voltamperimetro. é a mesma ligação e amperimetro com shunt.

      Excluir
  7. Ola tudo bem.
    tenho duvida a respeito, quando o componente estator a sua carcaça de ferro estiver isolando dos mancais pode ocorrer falhas no sistema ???

    ResponderExcluir
  8. Amigo bom dia meu carro fica a luz fraca acessa tempo inteiro quado acelera a 2500 rpm pisca forte e fica fraca novamente minha lâmpada indicadora é led l no teste do b+ e d+ a lâmpada teste n acendeu vc acha que o led pode tá me trazendo esse probleminha? Grato

    ResponderExcluir
  9. Amigo estou com minha luz acesa de bateria, mas quando acelero passando dos 2 mil giro de rotação do motor ela se apaga, o problema e por causa dos desgaste das escovas?

    ResponderExcluir
  10. Aparecido, gostaria de saber a causa da luz da bateria no paibel de instrumentos estar piscando. Ligo o carro ela apaga normal, mais fica piscando depois. (NAO COM FREQUENCIA) O que pode ser? Tenho um civic 2003. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra saber tem que examinar, pode ser tantas coisas que não merece adivinhar.

      Excluir
  11. Gostaria de saber, se caso usar o carro com o fio que sai do alternador para a lâmpada de ignição, desligado, pode danificar o regulador?

    ResponderExcluir
  12. oi bom dia tem como transformar um alternador em Motor brushless?

    ResponderExcluir
  13. A lâmpada piloto esta acessa e com isso o alternado não esta carregando a bateria, como faço para saber se o problema é dos cabos ou do alternado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siga as recomendações nos meus videos, há outros com diferentes focos.

      Excluir
  14. Bom dia, professor. O meu alternador já foi revisado e carrega a bateria perfeitamente, porém, de vez em quando, quando giro a chave um pouco, a luz do painel não acende e então quando eu dou partida no motor, ela acende e apaga instantaneamente ou continua apagada. O problema será nesses diodos? Em qual diodo o senhor acha esteja o problema?
    Obs: meu carro é um Chevrolet Opala e alternador de 70A.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto eu sou técnico e se vc acompanha meu canal sabe que eu investigo ou melhor faço diagnóstico, achismo, adivinhação eu deixo para os amadores e videntes. Quando tu vira a chave e não acende a lâmpada, vai lá no alternador e verifica se tem tensão no D+, se não tiver está interrompido o circuito por mau contato no circuito da lâmpada que terá que investigar se é na chave, painel, soquete da lâmpada, fiação, ou soquete de passagem do circuito.

      Excluir
    2. Realmente eu sou novo aqui mas já estou aprendendo muito com o senhor! Obrigado pela solução, agora consigo resolver meu problema. Muito obrigado!

      Excluir
  15. Comprei um alternador cujo so tem a iniciais. B+ SENDO LIGADO A UM PARAFUSO. D+ e + . MINHA DUVIDA MEU ALTERNADOR ANTIGO TEM TRES PINOS UM AO LADO DO OUTRO B+ OUTRO SEM INDICAÇAO E O D+ . MINHA UNO TEM TRES FIOS, COMO ÇIGALOS CORRETAMENTE NO NOVO CAREGADOR ?

    ResponderExcluir
  16. Olá estou com um alternador do tempra 90 amperes adaptado em um caminhão ford cargo, começou a acender a luz da bateria no painel, no começo bem fraca, ai ela foi aumentando conforme o giro do motor aumenta, como o regulador já estava com as escovas bem gastas, coloquei um regulador novo, ai o problema piorou, na lenta a luz da bateria fica fraca, quando acelera ela aumenta bastante, abri o alternador testei todas as peças, está tudo ok, quando desligo o w no alternador que vai para o contagiro a luz da bateria apaga com o motor em funcionamento, mas mesmo assim a carga da bateria é bem lenta, logo que liga o motor carrega uns 12,8 volts, aí conforme fica funcionando ou anda um pouco que a carga vai para os 14 volts, se puder me dar alguma dica fico agradecido.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite a minha fiat multipla o alternador carrega as mediçoes estao todas normais e a lampada piloto nao apaga fica mais fraca do que quando ligo a chave.depois de por a trabalhar fica mais fraca e nao apaga. Levou escovas novas regulador novo. Sera os diodos negativos? Algum que esteja danificado? Se sim ha maneira de testar sem desmontar o alternador? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mede a tensão entre o D+ e B+ direto no alternador. Se der mai que 0,5 Volts é o estator ou diodos

      Excluir
  18. Bom dia.
    Muito legal as informações aqui contidas. Parabéns pelo conteúdo.
    Agora a pergunta
    Eu tenho um Corsa sedan 2002 com alternador Bosch de 70a e de vez em quando a Liz da bateria fica acesa mesmo quando eu desligo o carro. Mesmo depois que eu tirei a chave da ignicao. Quando acontece, eu ligo novamente o carro e desligo logo em seguida e a Luz se apaga normalmente.
    Isso não acontece com frequência.
    Alguma dica para tentar achar onde está o defeito?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. posso" pendurar" um rele universal no d+ do alternador

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Aparecido! Tenho um caminhão Mercedes 1620 ano 98, vi no esquema elétrico da Mercedes que o D+ vai ligado no terminal 86 do relê auxiliar de partida e o outro terminal 87 vai ligado no 15 da chave liga desliga! Como dois terminais positivos indo para só terminais do relê auxiliar de partida, irão aciona lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um relé de bloqueio de partida. Aciona da mesma forma que acende a lâmpadas da bateria.

      Excluir
  21. Oi meu amigo
    Comprei um alternador valeo 110A ,tem o b+ positivo da bateria e sai de um plug 3 bornes um fio vermelho um marrom e um preto ,o vermelho é o da lâmpada piloto e os outros pra que serve

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde! Tenho um triciclo com motor ap flex, comprei uma bateria heliar nova e o alternador passou a esquentar com o motor parado, mas só aquece com o conector da lampada piloto ligado no alternador, testei o conector que vem da lampada e está constantemente com 12v, mesmo com a chave desligada.

    ResponderExcluir
  23. Prezado, primeiramente parabenizá-lo pela riqueza de informações do Blog, muito úteis! Tenho um Civic 1.7, 2005 com Alternador Bosch 14 V - 75 Amp. Começou a acender a luz indicadora de falha no alternador após andar alguns poucos minutos em rotação mais alta (algo em torno de 5000 Rpm), alterna entre acendimento contínuo e intermitente. Ao diminuir a rotação por mais alguns minutos esse funcionamento irregular desaparece. Durante o acendimento a geração de energia é interrompida. Uma única vez permaneceu acesa após a partida por uns três minutos, normalmente é após o motor aquecido e um percurso percorrido. Já viu algo assim? Estou suspeitando do regulador de tensão e do circuito de acionamento da lâmpada, mas não estou conseguindo o esquema do circuito para verificar algum mal contato. Pode me dar alguma dica da origem do problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenho esquema, provavelmente possui modulo de controle de energia. Certifique que não tenha instalado acessórios ou trocado bateria não especificada pelo fabricante, tente fazer os testes normais do alternador e regulador. Verifique se o alternador está sobrecarregado, verifique conexões massa e positivo.

      Excluir
  24. Qualquer ajuda é muito bem vinda!

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.