Diodos positivos e negativos do alternador

Diodos positivos e negativos do alternador
Soa estranho dizer que existem diodos positivos e negativos, afinal o diodo possui apenas dois eletrodos.

O diodo é formado pela junção de dois semicondutores de silício ou germânio do tipo P e N. O semicondutor P, também chamado de ânodo é positivo e o semicondutor tipo N (cátodo) é negativo, detalhe 1 da figura abaixo.
O diodo do alternador, um quadrado de aproximadamente 3 a 5 milímetros de lado e espessura de alguns décimos de milímetros, tem uma face semicondutora soldada na carcaça e a outra soldada no rabicho.

Diodo positivo e diodo negativo são denominações dadas para diferenciar as duas montagens possíveis em seu invólucro. Assim, qualifica-se como diodo positivo àquele cuja face semicondutora N está soldada a carcaça e diodo negativo àquele cuja face P está soldada na carcaça, detalhe 2 e 3 da figura.
Construção do diodo
Desta maneira teremos ligações comuns no retificador do alternador, sendo a placa positiva formada por um conjunto de diodos positivos e a placa negativa formada por outro conjunto de diodos negativos, simplificando a construção das mesmas.

Caso haja dificuldade para identificar-los, use o teste de diodo do multímetro. Se o diodo conduz ao conectar o positivo do multímetro no rabicho e o negativo na carcaça, se trata de um diodo positivo.

Links relacionados:
Cuidado na hora de substituir o retificador do alternador
Alternador com retificador zener
Como medir tensão zener dos diodos do alternador

12 comentários:

  1. Deus te abençoe de ensinar,essas coisa aos pequeninos...

    ResponderExcluir
  2. Caro Aparecido, estou com um alternador Bosch 0 123 120 001 que a princípio queimou só a bobina do rotor e como está desmontado, gostaria de testar tudo e o que me falta é apenas a placa retificadora...porém não tenho o esquema (1 127 319 765), ela tem 8 diodos de potência e 3 de excitação...vc conseguiria disponibilizar ele?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem alguma coisa aqui no blog veja todos os temas de alternador clicando na tag alternador. fora isto não há esquema, é muito simples, embora reconheça sua dificuldade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Creio que busquei por tudo, mas não encontrei nada de específico...desenferrujei meu lado eletrônico e consegui fazer o levantamento físico, ligações dos componentes e nos testes a placa está OK.
    Deixo um link do meu levanto > https://mega.nz/#!OgR3XaYT!2INvZo0D21gh7ZleLPT8cVx45emMNN13M5Kcq1qn4VM

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um diodo negativo de alternador de carro posso mudar o lado dele para obter o positivo???

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde precisava de uma ajuda aparecido Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Olá Aparecido, uma dúvida até que interessante, eu poderia mudar a placa retificadora do alternador por uma ponte retificadora comum que usamos em fontes Chaveadas? No caso essas pontes não usam diodos Zener, usam diodos comuns, usando a mesma capacidade do alternador claro!

    ResponderExcluir
  7. Meus diodo torrou como saber se ele era negativo ou positivo

    ResponderExcluir
  8. hola amigo ay algun manual o alguna informacion para saber leer la leeyenda que traen impresa los diodos que bienen en las placas porta diodos usados en los alternadores de los autos, para saber de cuantos amperes son esos diodos, mi interes es saber identificar de cuantos amperes son los diferentes diodos gracias amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lamentablemente el fabricante no entrega esa informacion. Solo puedo decirte que hay de 35, 50 y 70 Amperios.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.