Teste do regulador de tensão eletrônico na bancada

A troca do componente é a prática mais comum para tirar a dúvida quanto ao estado de funcionamento do regulador de tensão.
Em certos casos, como aqueles em que o acesso ao componente é restrito ou não se dispõe de um alternador para realizar o teste, sua comprovação isolada é aconselhável.

Com uma fonte de tensão regulável e uma lâmpada com potencia máxima de 10 W pode ser testado vários modelos de reguladores eletrônicos Bosch, Delco, Nippon, Denso e outros similares.

Temos como principio a propriedade do regulador em desligar o campo (rotor) ao atingir sua tensão de regulagem, isto é, um regulador do sistema de 12 V vai interromper a corrente do campo com tensão entre 13,5 e 15 V. Abaixo desta tensão o regulador manterá em estado de condução, alimentado o rotor.

Para o teste na bancada de serviço colocamos o positivo da fonte conectada no borne D+ e o negativo da fonte ao borne D-, e os fios da lâmpada ligamos aos bornes que correspondem à conexão com o rotor, vide fotos que seguem.


Da mesma maneira, em um regulador em bom estado a lâmpada estará acesa enquanto a tensão da fonte for inferior ao limiar de regulagem e se apagará na faixa de trabalho referenciada.

A foto ao lado ilustra a ligação correspondente ao regulador eletrônico externo. Para outros modelos de reguladores identifique os terminais e faça as conexões de forma análoga as apresentadas aquí




A avaliação do resultado é bem simples, se a lâmpada não acende com tensão abaixo do limiar de regulagem significa que o regulador está interrompido.
Se a lâmpada não apaga com tensão acima de 15 V significa que o regulador está em curto circuito. Também estará defeituoso o regulador cuja lâmpada apaga com tensão abaixo ou acima da tolerância referenciada para o mesmo.
Lembrem-se estes componentes estão sujeitos à falhas intermitentes.

Para testar o regulador de 24 V basta usar uma lâmpada de 24 V e obviamente uma fonte que possa alcançar pelo menos 30 V.

Com mais esta matéria o leitor pode avaliar a importância que tem uma fonte de tensão e corrente regulável na oficina, pois além de alimentar é possível testar muitos componentes com esta.

Veja também:

64 comentários:

  1. parabéns! a quanto tempo não vejo alguem falar sobre este teste, na verdade, só 11 anos desde que fiz senai. conheço muitos amigos eletricistas que não sabem testar o Regulador. simplesmente trocam quando não acham defeitos nos outros componentes. certa vez conheci um eletricista que media as resistencias dos reguladores! ele tinha uma tabela enorme num caderno velho com vários valores! uma pena. seu blog é otimo. continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Olá Aparecido

    Estou tentanto adaptar um regulador de voltagem automotivo numa motocicleta.
    minha dúvida é: onde ligar o terminal DF, já que a moto possui imãs permanentes.
    Coloquei uma ponte retificadora automotiva e agora só preciso regular a tensão.
    desde já obrigado

    sucesso

    claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moto gera tensão alternada alta não tem como fazer iss.

      Excluir
  3. Olá Claudio, desconheço como fazer isto, más como você constatou, o regulador tradicional não se aplica a moto com magnetos. Vamos ver se algum leitor pode ajudar, Alguém tem alguma idéia???

    ResponderExcluir
  4. ola aparecido, parabens pelas materias, sao otimas. aproveitando eu gostaria de uma ajuda se possivel, trabalho em uma oficina de som automotivo e sempre estamos em competiçoes, adicionamos um vaso de bateria de 2 volts em serie com a bateria pra obter quase 15 volts que o modulo suporta e consequentemente despeja mais potencia, a duvida eh a seguinte, colocamos um alternador separado do carro somente para esse conjunto mas certamente nao dara carga completa nas baterias, existe alguma forma de alterar o regulador para fornecer esse 2 volts a mais? agradeço o apoio. se possivel envia no email py5ay@hotmail.com fabiano

    ResponderExcluir
  5. Ola fiquei interessado neste procedimento gostaria de saber ate qts amperes ou potencia este tipo de regulador aguenta na saida das escovas (onde vc ligou a lampada)pq vc usou uma lampada de de 10 watts é o maximo dele?

    ResponderExcluir
  6. O regulador de tensão do alternador tem capacidade de suportar em torno de 3 Amperes.Esta é a corrente máxima de excitação do rotor do alternador de 12 V que tem de 3 a 4 Ohms na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  7. Como que se chama esse aparelho Branco da foto ?

    ResponderExcluir
  8. O aparelho é conhecido como fonte de tensão e corrente varíável, ajustável ou regulável. No meu caso uma fonte de 0 a 30 Volts e corrente de 0 a 5 Amperes.

    ResponderExcluir
  9. ola,tenho 2 baterias no carro uma de 90 amperes e uma de 60 amperes com um alternador de 90 amperes,porem estão ligadas em paralelo as duas baterias ,teria como fazer um sistema que carregasse uma bateria de cada vez,valeu.
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  10. Qual é o uso da bateria extra?
    Veja este post: http://aparecidooliveira.blogspot.com/2011/05/bateria-auxiliar-para-som-automotivo.html
    Me passe mais detalhes da sua necessidade para que eu possa pensar no caso.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade elas estão juntas totalizando 150 amperes ,mas e para o som , tenho 3 módulos de som sendo 1 de 4800w outro de 3000w e outro de 2000w e mais um mega capacitor de 2000w rms ou 2 fared e 4 lampadas de 55w totalizando 220w.

    ResponderExcluir
  12. então,se eu colocasse um regulador de tesão pra cada uma das baterias, daria certo?
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  13. Complicado, não há uma condição ideal! A bateria não atende a necessidade do som, em paralelo piora ainda mais o equilibrio de carga do veículo, bem como o fincionamento do sistema. Menos crítico seria adicionar um alternador/regulador para carregar a bateria do sistema de som que deve ficar separado do sistema elétrico comum do veículo (exceto o negativo em comum). Assim você teria maior flexibilidade quanto a capacidade da bateria e do próprio alternador, porém repito: isto é uma medida paliativa,pois tecnicamente a bateria de partida usada não pode fornecer a corrente necessária para a potência instalada, e o alternador de maior capacidade que pode ser encontrado, também está longe de atender este requisito.

    ResponderExcluir
  14. qual seria a formula pra saber a corrente? Watts dividido por volts ?
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  15. Sim, watts/volts. Geralmente existe divergência quanto a potência real da potência. A dica é tomar como referência a capacidade do fusível recomendado para proteger o mmódulo. Se usa um fusível de 10 Amperes certamente a potência real ;e algo e torno de 50% da potência máxima de protegida: 12 volts multiplicado por 10 Amperes dá uma potência máxima protegida de 120 Watts, assim podemos deduzir que a potência real do módulo (algo como 50%) está em torno de 60 Watts. É isso que tem que ser considerado para efeito de consumo da fonte (bateria/alternador)

    ResponderExcluir
  16. meu carro e 1.0 não aguenta 2 alternador ,1 de 90 ja acho pessado. Tenho outro alternador em casa de 70ah vou instalar um motor 220v nele para fazer um carregador e vou colocar uma bateria de 210ah no carro so para o som e a de 90ah para o carro ,seria mais facil ? O que acha?

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Claudio Boscoe gostaria de ajudar, mas ainda não testei na prática, com relação as baterias em paralelo de 90 e 60 A. Uma ideia instantanea que tive agora é de apenas colocar um diodo de corrente altissima entre o borne positivo da bateria de 60 e o borne positivo da bateria de 90, pois a corrente de carga carregaria a bateria de 60 que pararia mas continuaria "enchendo" a de 90, cujo borne positivo estaria ligado ao negativo (material N) do diodo e esta bateria, por sua vez, quando enchesse, não daria o "retrocesso" de carga para a de 60. Os equipamentos e componentes do carro devem ficar normalmente ligados a bateria de 60 e os acessórios de audio na de 90. Aproveitando, pergunto ao aparecido se o alternador de carro pode gerar correntes de apenas 1 A, por exemplo, para carregar uma bateria de 10,5 volts que eu mesmo criei para alimentar um radio emcima de um morro. O gerador será girado por élices ao vento. Fiz o experimento na bancada utilizando um carregador de lâmpada e funcionou beleza, aliás, esse carregador de lâmpada foi eu que inventei a mais de 35 anos, mas outro reconheceu a patente. Obs. sou tecnico em eletronica... eletricidade de automóveis não é a minha praia. Desde jà agradeço. E-mail: apibosco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por seu comentário, Cláudio, é muito importante poder agregar outras possibilidades.
    Quanto a geração do alternador, a corrente de carga pode ser regulada, o problema é conseguir a rotação mínima (aprox. 1300 rpm)que garante o início de geração. Também vai necessitar de pré-excitação. No carro a pré-excitação se faz pela bateria e através da lâmpada do painel que se conecta em série com o rotor (borne D+ do alternador) sendo cerca de 20 miliamperes.

    ResponderExcluir
  19. valeu pela ideia claudio ,mas a bateria de 60 comtinuaria recebendo carga ate a de 90 estar completamente cheia certo? Não conheço muito a eletronica,pois sou eletricista industrial

    ResponderExcluir
  20. Ola amigo!vendo que tens um grande conhecimento.te peço uma luz!tenho 1 altermador bosch 55amp e estou fazendo um sistema com motor eletrico pra acionalo por correia.e entao garantir corrente nescesaria pra tocar som com o carro desligado.a duvida:qual motor seria preciso pra acionalo?penso em mantelo a 2500rpm.assim evitando o trabalho forçado!desde ja agradeço se puderes me ajudar.

    ResponderExcluir
  21. Juliano a potência máxima do alternador seria de 770 Watts calculado por 14Volt x 55 Amperes.
    Seria necessário manter a rotação do alternador a 6000 rpm para tanto.Isto pode ser consequido com um motor de 3600 rpm e a relação de polias adequadas. A potência do motor deverá ser superior a calculada para o alternador para compensar perdas e obter um desempenho satisfatório, eu usaria um motor de 1,5 a 2 CV. se você reduzir a rotação do alternador para 2500 rpm a potência do mesmo será também menor, algo em torno de 35 a 42 Amperes conforme o tipo de alternador que usar. A vantagem seria a redução do ruido gerado pelo alternador, maior durabilidade dos rolamentos e um motor de acionamento menor (1 a 1,5 CV)e neste caso eu optaria por um motor de 1800 rpm. A desvantagem seria a potência útil reduzida.
    qualquer coisa, entre em contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aparecido. Estou acompanhando os comentários, e neste aí o colega propõe lugar um motor elétrico para alimentar a bateria, o que eu acho um desperdício de energia, já que a durabilidade desta carga seria mínima, enfim, me deparei com uma dúvida. Se o alternador está em bancada, não há consumo de energia, portanto em vazio, porque você aconselha o uso de um motor tão potente, quando um de 1/3 CV já poderiam ser suficientes, haja vista não ter carga?

      Excluir
    2. Josilias no caso ele quer acionar o som, diga-se não é o radinho comum, com o motor do carro parado. Supostamente o consumo é elevado e precisa ter um motor potente. Agora, mesmo acionado em bancada é preciso por carga se o desejo é fazer um teste de potência, caso contrário poderia ser qualquer motorzinho.

      Excluir
  22. No alternador da GM astra, só tem escrito D+ qual o outro borne D- , já testei em todos e não deu certo,

    ResponderExcluir
  23. Anônimo, o Astra usa dois tipos de alternador, qual deles? o teste sugerido no post é para o regulador transistorizado ou híbrido. Para os alternadores compacto série GCB, NCB usa o regulador multifunção, e o teste é diferente. Me envie o número do regulador/marca em caso de dúvida.

    ResponderExcluir
  24. Ola,parabéns ela iniciativa, alguém sabe informar como faço para adaptar um regulador desse :

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503562822-regulador-de-voltagem-eletronico-14v-alternador-gol-uno-_JM

    em uma C10 72 que usa regulador eletromecânico DELCO REMI
    igual este :
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501070666-regulador-voltagem-alternador-opalac10d60d70-_JM

    o regulador colou 120Vp na bateria
    montei 2 circuitos que encontrei pela net, mas não funcionaram .

    lixei os contatos e recoloquei a caixinha funcionou mas quero implementar um regulador eletrônico.
    Obrigago

    ResponderExcluir
  25. Brazil a melhor solução é adaptar diodos de excitação no alternador para obter uma saida D+ e usar o regulador eletrônico externo (terceira foto do post). O regulador que menciona não dá certo o circuito é invertido.

    ResponderExcluir
  26. Aparecido tenho uma fonte da marca TKS de 20 amperes por 25 volts regulável dariapara fazer este teste tenho uma duvida de como testar o regulador da komb e da brasilia e do chevete desde já agradeço um abraço meu nome é Luiz Antonio Ruiz

    ResponderExcluir
  27. Aparecido tem como testar reguladores inteligente aki agente chama de morceguinho Luiz Antonio Ruiz

    ResponderExcluir
  28. Aparecido peguei um logus para conserto moreu e não pegava mais tirei o porta fuzil resoldei todosos contatos voltou a fusionar ma ele tem umas falhas na alta que já tinha ele corta na alta já troquei o rele da bomba a bomba tambem é nova e a falha continua me da uma luz o que pode ser desde já agrdeço um abraço meu nome é Luiz Antonio Ruiz

    ResponderExcluir
  29. Luiz Antonio, basta identificar o D+ e o D- para alimentação da fonte e o DF para ligar um terminal da lâmpada, o outro terminal que sobra da lâmpada irá ligado ao positivo ou ao negativo conforme o tipo de regulador(campo positivo ou negativo)Só funcionará com um deles e a ligação invertida não causará nenhum dano.Quando o regulador possui escova basta ligar cada terminal da lâmpada em cada escova.

    ResponderExcluir
  30. Para o regulador inteligente é necessário conhecer todas as suas funções para fazer um teste satisfatório, não é o bastante testar se está regulando a tensão.
    Deveria ter uma instrução para cada modelo e mais que uma fonte para avaliar tudo, pelo menos nos mais completos.

    ResponderExcluir
  31. Luiz Antonio, falhas em alta pode ter relação com ignição. Verifique o estado das velas e cabos, etc.

    ResponderExcluir
  32. Aparecido peguei um caminhão da marca VOLVO que o alternador esta girando ao contrario pois ele está colocado na frente do motor pode ser que porisso ele não carega esta girando anti horario

    ResponderExcluir
  33. Luiz Antonio o sentido de giro não importa na geração do alternador, somente influi na ventilação do mesmo. Verifique se a lâmpada acende, se o regulador está em ordem, em primeiro lugar. se estiver bem talvez terá que desmontar o alternador para testar os demais componentes.

    ResponderExcluir
  34. Estou com um alternador de astra 120A que quando o carro liga da 14v ainda frio e depois de o carro bem quente a tensão cai para uns 13,2v e com a perda do cabo acaba ficando 12,8V. é normal isso ou o regulador está com defeito? é possivel medir pela fonte, o meu verifiquei é B+ e B- é o mesmo que D+ e D- ?

    ResponderExcluir
  35. Professor bom dia. aqui é o carlos, seu ex- aluno.
    Professor, o regulador de tensão recebe o positivo do D+ correto? Que é a tensão retificada pelo trio de diodos certo? quando desmonto o alternador somente encontro os 6 diodos retificadores do estator. Onde estão os diodos retificadores do D+? os alternadores ou reguladores não trabalham mais com esses diodos? Então como funciona agora? o que são reguladores híbridos?
    Um grande abraço professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, espero que esteja tudo bem com você. Alternadores de geração mais nova não usam mais os diodos de excitação. Observe que o regulador se conecta ao B+. Reguladores híbridos se referem a componentes cuja eletrônica está disposta em uma única pastilha também chamado de circuito integrado, diferente daqueles que usam componentes discretos como diodos, transistores, etc montados em uma placa de circuito impresso.

      Excluir
    2. Parabéns
      diversos eletricistas diseram q era impossivel estar correto
      foi perfeito , dito e feito em relação ao teste

      Excluir
  36. professor uma outra pergunta, para que serve o capacitor, acredito que seja um,que fica ligado na parte externa de alguns alternadores? e em qual borne é ligado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capacitor é um componente que basicamente tem a propriedade de armazenar energia. Conforme o valor e a ligação no circuito terá uma infinidade de função, por exemplo: base de tempo, armazenar energia, isolador de circuito, filtro, etc. Montado no positivo do alternador desempenha a função de antiparasitagem, ou seja amenizar interferências eletromagnéticas geradas pelo alternador e que afetam o rádio ou qualquer outro componente eletrônico que esteja suscetível a estes ruídos.

      Excluir
  37. BOM DIA FIZ UM TESTE DE BANCADA NO ALTERNADOR E ESTA GERANDO 14,10 E RETIREI E COLOQUEI NO CARRO E NAO ESTA GERANDO O QUE PODE SER POR FAVOR ME ORIENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, não faz sentido! se funciona na bancada, tem que funcionar no carro. Na bancada você testou com carga? conectou a bateria? mediu a produção de corrente? Não adianta ter 14 Volts se não é capaz de suportar a carga correspondente a corrente de mais ou menos 10% indicado na placa do alternador. O teste no veículo não deve ser diferente só muda o tipo de motor que aciona, a não ser que a rotação esteja muito abaixo do normal, mas não creio nisso senão estaria dizendo que só gera acelerado. Certifique que esteja ligado corretamente a lâmpada piloto ou fio da ignição. Ou poste fornecendo os dados do alternador.

      Excluir
  38. Como funciona o D- da luz do regulador como o mesmo pino pode ter negativo na hora que estiver parado e positivo na hora que tiver carregando não entra em curto ? não entendo como funciona a lampada piloto indicadora da bateria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega olhe o esquema do alternador e verá que o D+ só é positivo se o alternador está gerando. Sem estar gerando o negativo que reflete aí é um retorno através da bobina do rotor. Ou seja a lâmpada acende porque tem um positivo de um lado e um negativo que passa através da bobina do rotor até ao D+. ao gerar a lâmpada apaga por ter dois positivos um de cada lado B+ e D+. Já o rotor será alimentado pelo D+ e o negativo direto no outro lado da bobina.

      Excluir
  39. Bom dia,,colega,,,como que faço pra medir o regulador do alternador do fusca,,na verdade o alternador nao estava carregando,troquei o porta escovas,ai voltou a carregar,,mais fui inventar de trocar as baterias
    que sao polos invertidos,,,quando liguei,vi que os cabos estavam invertidos,ficou alguns segundos ligados e começou a fumaçar o fio positivo..desliguei e liguei na posiçao correta,,,e quando fiz o teste pra ver se estava dando em volta dos 13,8 volts,,ja nao estava mais,,,peguei algumas informaçoes ,me disseram que poderia ser o regulador de voltagem queimado..por isso que te perguntei no começo da conversa,,,se puder me ajudar agradeço desde,,Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valmir como sugere o post, com uma fonte de tensão variável, caso contrário somente no alternador em bancada ou no veículo.

      Excluir
  40. outra pergunta,,,mesmo o alternador nao carregando aluz de bateria apagava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luz apagada não é garantia de carga na bateria. Por exemplo: se o alternador estiver gerando 12,5 Volts consegue manter todo o consumo do carro, a lâmpada apaga e não carrega a bateria.

      Excluir
    2. Obrigado Aparecido,gostaria de saber a respeito sobre inverter os cabos,,como comentei antes,,inverti os cabos por alguns segundos,,,tem algum perigo de queimar o regulador ou até mesmo o estator,como vi em uns videos que pode queimar os diodos do estator,pois troquei regulador velho por um novo e nao carregaou a bateria do mesmo jeito

      Excluir
    3. Valmir os diodos são os que mais correm risco de queima, depois vem derretimento de solda e queima do estator. Terá que avaliar os danos.

      Excluir
  41. Olá Aparecido.. É possivel o regulador funcionar regulando a tensão porém não fornecendo corrente suficiente? Já fiz teste em todo alternador, inclusive nos diodos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O regulador somente regula a tensão. A corrente depende do estator, rotor, diodos e rotação. As peças são de qualidade?

      Excluir
  42. BOA TARDE,TENHO UMA TENSÃO DE UM MOTOR DE POPA COM 18.8 VOLTS (CORRENTE CONTÍNUA)COM 7 AMPÉRES,CONSEGUIRIA UTILIZAR UM REGULADOR DESSES PARA ESTABILIZAR A TENSÃO E EVITAR DANOS A BATERIA?DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo teria que fazer uma análise detalhada do gerador, não tenho ideia de como ele é no seu caso. Não é minha área de atuação, mas penso que deve existir estabilizadores específicos para este tipo de aplicação.

      Excluir
  43. Respostas
    1. Olá Maik, agradeço sua visita. Também pode visitar meu canal no youtube, um forte abraço.

      Excluir
  44. Boa tarde, tenho aaui alguns reguladores positivos, que saber com faço pra me adaptar ele numa fonte pra me usar numa potência de som, pois quando ligo ela loga voltagem da bateria sobe pra 14,8 ou até 15 volts.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.