Teste da sonda lambda LSU com o multímetro

Cada vez mais presentes nos veículos atuais a sonda lambda de banda larga (LSU- designação Bosch) requer um diagnóstico cuidadoso em cada uma de suas etapas de controle.

As cores dos fios se referem à cablagem da sonda Bosch.



Borne 1 – Preto
Borne 3 – Cinza
Borne 4 – Branco
Borne 5 – Amarelo
Borne 6 – Vermelho


Abaixo seguem os valores de testes teóricos, medidos no conector da sonda com um multímetro digital, independente da marca ou modelo de veículo.
1 - Com motor funcionando, sem desconectar a sonda:
  • Positivo do multímetro entre borne 5 e negativo do multímetro à massa (chassi): Valor 1,5 V ou 2,5 V. Depende do tipo de unidade de comando do veículo.
  • Negativo do multímetro entre borne 5 e positivo no borne 1: Valor 0,45 V.
  • Negativo do multímetro entre borne 5 e positivo no borne 6. Varia de acordo com a relação Lambda.
    Mistura rica: 0 a – 600 mV (negativo).
    Lambda 1(mistura estequiométrica): 0 (zero).
    Mistura pobre: 0 a + 600 mV (positivo).
  • Positivo do multímetro entre borne 3 e negativo à massa (chassi): tensão da bateria (13,5 a 15V)
  • Positivo do multímetro entre borne 4 e negativo à massa (chassi): pulsos PWM – multímetro indica o valor médio entre 0 e 14 V. Freqüência: 100 Hz.Largura dos impulsos, variam conforme a temperatura da sonda: 0 a 99%.
2 - Com o motor parado, sonda desconectada medir:
  • Resistência do PTC entre os bornes 3 e 4: valor 3 a 6 Ohm a 25 °C.
  • Resistência calibrada (Rs) no conector da sonda, entre os bornes 6 e 2: Valor 30 a 300 Ohm.
Veja também o teste com osciloscópio.
Veja também valores de teste com o scanner

24 comentários:

  1. boas tardes gostava de perguntar se existe alguma forma de enganar a sonda tipo ligar resistencias ou diodos de modo a enganar a leitura eu estou a fabricar umas células de hidrogenio e estou a ter dificuldades com a sonda devido á leitura que vai com mais oxigenio que o narmal e depois a sonda compensa com mais gasolina e isso não faz reduzir o consumo como nos carros mais antigos
    obrigado pela atenção

    José manuel

    ResponderExcluir
  2. José a sonda gera tensão em função do oxigênio presente nos gases de escape, ante mistura pobre haverá enriquecimento da mistura (maior consumo) um emulador que simule um sinal manteria a correção inativa.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Aparecido.

    gostaria de saber se há como fazer um hall meter com a sonda lambda lsu(banda larga), sei fazer a ligação da sonda 4 fios e da certo para a leitura de 0mv a 1000mv com o multimetro, mas não consigo achar o esquema de ligação da lsu. são 6 fios, como adapta-los para esta leitura com o multimetro?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Não sei ao certo a que se refere, posso dizer que a sonda banda larga é basicamente duas sondas em uma. O fato é que a câmara de referência tem uma construção diferente.Se possível faça um teste como se fossem sondas duplas. Para mais detalhe me envie um e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Para iniciar minha postagem. Eu estou com um problema com um carro à diesel, se trata de um ônibus 15190 MAN D08, ele está dando exeço de combustível e quero saber se o teste da sonda lambda da linha diesel é o mesmo procedimento de teste da sonda da linha bi-combustível?

    ResponderExcluir
  6. Servilio, a sonda é usada para detectar o teor de NOx e controlar a injeção de ARLA no escapamento. Eu diria que procedimento de teste não é diferente e sim o abjeto da regulagem que não se relaciona diretamente com ajuste de débito de combustível.

    ResponderExcluir
  7. Preciso de um um emgamador de sonda lambda fiz uma célula de hidrogênio , a sonda reconhece que esta indo muito oxigênio e manda mais combustível meu carro e um palio 8v 1.0 sonda com 4 fios

    ResponderExcluir
  8. Welington, sinto muito, não acompanho este seguimento.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro tem banda larga originalmente, eu poderia ligar o pino 1 ,5 e 6 em um halmeter paralelo banad larga a fim de obter leitura em um visor sem desconectar da ecu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não dá certo, vai interferir na regulagem da mistura.

      Excluir
  10. Quero saber como faço para testar o sensor de nox a diesel,ja que ele é acoplado a um módulo.

    ResponderExcluir
  11. Luis, na sonda só é possivel testar a alimentação do módulo, comunicação CAN e o scaneamento, nada mais.

    ResponderExcluir
  12. pessoal , alguem tem algum esquema para fabricar um testador de marcha lenta (motor de passo ) linha fiat
    se tiverem algum por gentileza rocbhmg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Eu tenho uma sonda dessa, porém está sem o conector. Como faço para adaptar um outro conector qualquer e adicionar corretamente o resistor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complicado, talvez poderia usar kit de sonda universal, porém só existe para 4 pinos. O resistor como saber o valor? são calibrados na fábrica. Sinceramente, melhor comprar uma sonda.

      Excluir
  14. Boa noite Aparecido, gostaria que me ajudasse no seguinte, instalei um sistema de vapor de gasolina no meu jetta que possui sonda banda larga, porem a mistura fica travada em rica, ocasionando o modulo entrar em emergência e injetando mais combustível, existem vários "enganadores de sonda" a venda no mercado, que no caso da sonda convencional, interrompe-se o fio que manda o sinal de 0 a 1 volt, liga um fio do lado da sonda e outro do lado do modulo, e em um potenciômetro no enganador pode-se aumentar ou diminuir esse sinal que vai pro modulo, ... alguns desses "enganadores de sonda" dizem poder ser usado em sonda banda larga e outros não, minha dúvida é em qual dos fios devo fazer essa ligação na sonda banda larga ????

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Minha sonda é planar e nas especificação diz ser de 10 a 12 ohms, a minha esta com 3 ohms seria um problema para condenar a peça? Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja mais postagens minha sobre sondas. Sua fonte de especificação está equivocada. A resistência depende da temperatura. Está funcionando? não é motivo para condenar.

      Excluir
  16. Olá amigos boa noite.estou com um Punto Fiat 1.4 v.gostaria de informação das cores da sonda lambida pós católica na sonda as cores são branco preto vinda.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos boa noite.estou com um Punto Fiat 1.4 v.gostaria de informação das cores da sonda lambida pós católica na sonda as cores são branco preto vinda.

    ResponderExcluir
  18. quantos fios, numero de referência da sonda, fabricante? A melhor forma é consultar o esquema elétrico, alternativamente sugiro consultar o catálogo de sondas da thonsom, lá vc encontra as cores dos cabos de todas as sondas.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde fiz todos os teste passo a passo como está explicado deu tudo certo mas continua a falha da sonda lambda do golf 4 1.4 16 v falha p0036 a sonda pelo seu teste está tudo ok pode ser o módulo?.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.